Eis aqui, na íntegra, o primeiro dos dois históricos debates realizados entre Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva, os dois finalistas da primeira eleição presidencial realizada no país depois de 29 anos. Ocorreu no dia 3 de dezembro de 1989, duas semanas antes da votação do 2º turno, ocorrida a 17 do mesmo mês. Realizado na Rede Bandeirantes, em São Paulo, mas apresentado por todas as grandes redes então existentes — Globo, Manchete, SBT e Bandeirantes, mais emissoras públicas e repetidoras por todo o país.

O debate teve como mediadores profissionais das quatro grandes redes: Marília Gabriela, então na Band, e depois Boris Casoy (SBT), Eliakim Araújo (Manchete) e Alexandre Garcia (Globo).

No finzinho do vídeo, aparece um pedacinho da propaganda de Collor e outro de Lula, que não consegui eliminar.

As imperfeições são todas de minha responsabilidade, por haver gravado o vídeo na época e, muito tempo depois, tê-lo transformado em DVD, finalmente transcrito para meu canal no YouTube.

As perguntas foram feitas pelos jornalistas Joelmir Beting (Globo), Luís Fernando Emediato (SBT), Fernando Mitre (Bandeirantes) e Carlos Chagas (Manchete).

É uma pequena contribuição do site à história contemporânea.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dezenove =

TWITTER DO SETTI