Serra, grande líder do PSDB. Falta só combinar com os outros

josé serra

Foi assim no discurso feito após a constatação de sua derrota na eleição presidencial, na noite de 31 — o famoso “até logo”, o famoso “nós estamos apenas começando uma luta de verdade” — e continua na postura do candidato José Serra dentro do PSDB: ele se comporta como se fosse o grande líder do partido.

Será que não falta combinar com os outros? Com a “nova geração” de tucanos que vem por aí, por exemplo, tendo à frente o senador eleito Aécio Neves (MG), ou o governador do Paraná, Beto Richa?

Será que tendo sido deputado, senador, ministro, prefeito de São Paulo, governador do estado e duas vezes candidato à Presidência, derrotado em ambas, não é a vez de Serra sair da primeira linha e, modestamente, juntar-se às fileiras dos tucanos “comuns”.

Será que o ex-presidente FHC, principal referência dos tucanos, avaliza a postura de Serra?

Perguntar, como se sabe, não ofende.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − cinco =

Nenhum comentário

  • Marco

    Caro R. Setti : Serra, é sim uma grande liderança política, mas não fadado para a Presidência, acho q ele, já sabe disso…
    Abs.

  • adina

    AÉCIO … NEVER !!!!

  • Esron Vieira

    O que faltou ao Serra como líder democrático, foi aceitar as prévias dentro do partido. Um bom exemplo disto está nos USA, os candidatos ganham legitimidade dentro do partido unido. Teria o partido unido e coeso nacionalmente se submetesse às decisões do mesmo. Na prática houve fissuras expostas pelas vaidades e obistinações pessoais e regionais.

  • João Menezes

    Caro Setti.
    Realmente perguntar não ofende. Lula não foi candidato por três vezes antes de se eleger?. Será que o somatório de expressivos cargos ocupados e eleições disputadas lhe tiram o mérito diante dos demais? Será que a conduta de Aécio na última eleição onde o corpo mole foi a pauta, lhe qualifica como liderança com cacife para desbanca a liderança do “vellho guerreiro”?

  • Rafael Coutinho

    Muito bom artigo sr Setti. Também, pergunto se não seria a hora de outros figurões do PSDB/DEM saírem de cena para arejar o ambiente já bastante carregado.
    Leia-se Bornhausen,Guerra etc. O grande mérito do senhor FHC foi saber a hora certa para sair.

  • Reynaldo-BH

    Setti, esta é a pergunta de 1 milhão de dólares! A cegueira de Serra – que como disse FHC, a ninguém ouve! – o faz não ver o óbvio. Se há um responsável pelos descaminhos do PSDB (vale dizer, infelizmente, da oposição no Brasil) este é Serra. Não se trata de subjetivismo de análise. É somente constatação. Disputou (e perdeu) para Lula, envergonhado em ser a continuidade do Governo FHC. Dsiputou a indicação com ALckmin e o deixou à beira do caminho na campanha de 2006, quando eprdeu a indicação. Esticou a corda com uma arrogância ímpar, em 2010, desprezando prévias ou acordos. Exigiu uma subserviência de todo um partido a um projeto de campanha errático, sem nexo e sem nenhuma emoção. Não apresentou propostas. Não discutiu o Brasil. Escondeu FHC e os avanços de governadores eleitos pelo PSDB (como o Choque de Gestão de Aécio) ou mesmo as propostas educacionais de Richa em Curitiba. Elogiou Lula, “o acima do bem e do mal”. Colocou Lula na propaganda eleitoral. Foi ao segundo turno por méritos de terceiros. Manteve o mesmo mood ! Nada mudou no segundo turno.
    Ainda assim Serra se crê como líder! O “gerentão” que disputou a “gerência” doBrasil com a “gerentona” precisa entender que precisamos de um estadista. Como FHC. E que, certamente, outros poderão ser. Serra nunca! ABRAÇOS.

  • detinho

    Discordo de vc, Ricardo. Acho que o Serra tem muita coisa ainda a fazer pelo Brasil. O fato de que ele perdeu duas vezes para presidência da república é irrelevante. O Lula perde três vezes, e quando chegou lá ficou oito anos no poder. Além do mais, Serra amealhou quase 44 milhões de eleitores, 44 % do total de votos. É voto pra ninguém botar defeito.

  • anônima-RJ

    Como até comentarista político vive de especulação, vou especular também. Acho que Fernando Henrique Cardoso não avaliza a postura de Serra: está nas entrelinhas dos seus últimos artigos e entrevistas. A frase reveladora é que Serra ninguém ouve. Temos também os primeiros parágrafos do seu último artigo “Lunetas novas?” em que ele lista uma série de argumentos defendendo o seu Governo, argumentos que Serra deveria ter usado na campanha e não usou (palavras minhas).

    Se FHC não estiver intimamente chateado com Serra, será o sujeito mais generoso do mundo, não é mesmo?

    Abração

  • Maria

    Penso que o texto trata de duas coisas distintas. Uma é a relevância de Serra no partido; outra é sua capacidade de dialogo dentro do partido. Quanto a primeira concordo com o detinho, Serra sai das eleições como líder inquestionável do PSDB pelos votos obtidos e pela postura ética adotada na campanha. Como tal penso que deve ser eleito pres do PSDB e líder de uma oposição reestrutrada. Quanto sua capacidade de dialogo não posso falar pq desconheço, mas se é assim deve mudar. O PSDB deve estabelecer uma unidade forte obtida apenas com muito dialogo e luta por interesses comuns.

  • carlos nascimento

    Ricardo,

    SERRA, tem qualidades de sobra para continuar na vida pública, é um líder inconteste em SP, sua passagem no MS foi vitoriosa, excelentes estratégias, genéricos, aids, etc., sua atuação no parlamento tem diversas contribuições, com Leis em vigor que beneficiam milhões de brasileiros, seu ativo moral é exemplar, não carrega nas costas ilicitos adiministrativos, tem cacife de MILHÕES de votos, seja como deputado, senador, prefeito e governador, acabou de contabilizar 44 milhões de votos nas últimas eleições, é perfeito – claro que não – tem vários defeitos, um deles, não é carismático, não tem pinta de garoto de ipanema, sorri pouco, é centralizador, mas nem Cristo agradou à todos, porém, uma coisa é certa, a soma de suas virtudes é INFINITAMENTE superior aos 98% dos politicos brasileiros, sem medo de errar.
    SERRA, deve continuar sim, tem muito à contribuir, irá fazer AUTO CRITICA de sua atuação no processo eleitoral e não só deve como merece ser o PRESIDENTE DO PSDB.
    Carlos Nascimeto.

    Caro Carlos, obrigado por sua nova visita e seus comentários, sempre defendendo com argumentos fortes seus pontos de vista.
    É claro que Serra é um líder importante, tem qualidades etc.
    O que acho indevido é ele se postar como O líder do PSDB. Poderia (e poderá, eventualmente) até ser presidente do partido, mas é preciso antes que haja uma escolha, uma votação.
    Um abraço

  • Silvia

    Cabe todo mundo na oposição. Todos são necessários para se opor ao PT. Mas precisam se organizar. Passar a limpo e, de fato, ser oposição.

  • Julio Cesar Pimenta

    Faltou falar que no discurso do Serra, baixou o espírito de Jânio Quadros “Forças terríveis”.
    Será que ele quis dizer “Forças Ocultas”?
    Será que essas “Forças Terríveis” estavam dentro do PSDB?

    Esta é uma boa possibilidade, caro Júlio César. De todo modo, você a esta altura já sabe que o ex-presidente Jânio Quadros nunca se referiu, em sua carta de renúncia à Presidência, a “forças ocultas”, não é? E sim a “forças terríveis”, expressão em que Serra reincidiu.

    Abraços

  • carlos nascimento

    Serra no inicio da campanha praticamente lutava sózinho, contra a máquina poderosa e imoral do molusco, com várias correntes nadando contra, inclusive forças de seu próprio partido, graças ao esforço da Sociedade Civil, da midia honesta,dos blogs corajosos, como o da Veja, conseguiu mobilização e equilibrar o jogo, ai apareceu os “jogadores” que só sabem jogar de posse de “ases” na mão, jogando para a platéia e posando de salvadores da pátria.
    Agora consigo entender à clausura do Serra, estava cercado de forças que na verdade conspiravam, tenho certeza que ele irá detalhar tudo com o correr do tempo e iremos dar razão a quem merece de verdade.
    SERRA, tem o direito de postular o que quiser dentro do PSDB, pois CERTO ou ERRADO coseguiu balançar a popularidade mentirosa de 103% do molusco imoral.

  • Jorge Xonatas

    Ver méritos em José Serra, por conta da suposta boa administração no MS é exagero. Afirmar que ele tem 44 milhões de votos é balela, os votos foram muito mais contra o governo do que votos nele. Serra é um perdedor, este é o fato. José Serra é mais um daqueles que fazem da presidência da república uma obstinação, um projeto pessoal de poder, que nunca chegará lá. Um candidato sem carisma e sem discurso. É carta definitivamente fora do baralho. Deveria se retirar de cena e deixar que surjam novas lideranças de oposição.

  • Caio

    Serra tem que continuar. ele é preparadíssimo, muito competente, culto.
    A única pessoa que eu aceitaria no lugar dele seria o FHC. Mais ninguém.

    Serra presidente 2014!

  • elionier

    Quando Serra fez seu discurso, confesso que chorei. Tenho um filho deficiente e sei do trabalho que ele fez pelos deficientes de São Paulo, somente uma pessoa de muita sensibilidade p lembrar de uma causa tão pouco valorizada neste Brasil. Comparo Serra com aquele funcionario que entra numa empresa e se prepara p ser o presidente da mesma e Dilma, como aquela que não fez por merecer, mas que graças à amizade com o chefe, chega ao poder. Que pena que mais uma vez nossos filhos não tiveram bom exemplo. Alias, esta foi a marca deste governo Lula.

  • Márcia Freitas.

    Serra estava só na campanha,lutou contra uma estrutura do governo federal.O lula foi cabo eleitoral em tempo integral,e o psdb acovardou e cada candidato a governador no primeiro turno só trabalhou para a sua campanha.Eu vi isso em Minas e em Goiás,fui aos comitês exigir mais empenho na campanha para o Serra,então ele foi vencedor porque era ele e seus eleitores.Venceu o marketing,a mentira o engodo.Agora é rezar.

  • Adriana Rolando

    Caro Ricardo,
    A votação expressiva do Serra, 44 milhões de votos, o favorece como líder do PSDB. Nenhum outro candidato alcançou número tão favorável, portanto, acho difícil que ele abra espaço para outra liderança. Mesmo a rotatividade sendo necessária, como foi atestado por cientistas e jornalistas políticos, o partido “saiu da eleição maior que entrou”. Fato que promove o governador a candidato natural. Embora o mérito do resultado não tenha sido nem do candidato, nem do partido, ele acabou sendo beneficiado. Na verdade, o que os tucanos devem fazer agora é oposição, não perder tempo com discussões internas. A indolência deles foi responsável em grande parte pela falta de solidez do candidato, que chegou quando o jogo já tinha começado. Espero, sinceramente, que sirva de lição, que eles(PSDB) tenham aprendido que é melhor lutar do que ficar com medo da guerra.
    Não dá para ser amador, porque o jogo é de doido e de gente muito esperta. Aquele discurso pela “paz mundial” enfadonho deve ser trancado a quatro chaves, só assim, a população vai discernir quem é quem de verdade. Não dá para ficar prostrado quatro anos esperando a maré favorável. O jogo de conveniência, na maioria das vezes induz o suicídio moral e político.
    Abraços.
    PS. Ricardo quando elogiei seu filho o fiz de verdade. O achei bonito, embora, como vc disse “a foto não o favorece”. Pelos traços embora embaçados, percebe-se com clareza que á alguém de personalidade. A opção dos temas do blog revelam além de sensibilidade, alguém que sabe bem pq está aqui. Desculpe se demonstrei o contrário. De qq forma perdoe-me a intromissão, e de novo, o cumprimento pelos dois filhos, que transparecem alegria e bem viver. No final é só essa conta que vamos prestar, mostra o quanto são sábios por terem aprendido isso ainda jovens. Valeu!

    Cara Adriana, é difícil discordar do que você diz do PSDB.

    Quanto ao meu filho, você não demonstrou nada ao contrário, não. Foi muito gentil. Eu, pai dele, é que lhe disse que o danado sempre coloca fotos estranhas nas coisas em que ele aparece. E, de fato, os dois transparecem alegria e bem viver, como diz você.

    Obrigado por sua gentileza de sempre. Abraços

  • José Geraldo Coelho

    Os 44 milhões de votos do Serra foram na maioria contra o Lula. Enquanto todos os votos dados a incompetente Dilma foram na realidade dados ao Lula. Não houve disputa na eleição passada. Não houveram propostas de governo. Não houve preocupação com o futuro. Houve sómente uma concorrência pública de continuidade do governo Lula. E dela participaram Dilma e Serra. Dima ganhou.

  • Luciana mc

    SERRA,se faz necessário que caia logo a ficha para você e para o País que HOUVE REALMENTE UMA GRANDE RESPOSTA DO POVO BRASILEIRO,UMA VITÓRIA, COM OS 44% DE VOTOS QUE VOCÊ OBTEVE, LUTANDO DE FORMA DESIGUAL CONTRA UMA MÁQUINA PERVERSA DE MENTIRAS, CORRUÇÃO E USO DO DINHEIRO PÚBLICO NAS CAMPANHAS DE DILMA E COLIGADOS DOS SEU PARTIDO OU FACÇÃO.Sou de Pernambuco, do verdadeiro Estado que sempre lutou em defesa da liberdade , DE UMA MINORIA QUE VOTOU E ACREDITOU EM VOCÊ. Infelizmente este Estado tem uma maioria de analfabetos funcionais,e encontra-se numa grande ilusão de falso crescimento,de redução de violência,promovida por propagandas governistas enganosas tendo a sua frente um governador que privatiza a saúde ( entregando a entidades privadas tipo IMIP),sucateia a rede pública da capital e Interior e pasmem, ainda quer MAIS DINHEIRO ÀS CUSTAS DA CPMF!!

  • sergio bandeira

    Realmente precisamos de mais educação e oportunidades em todas as regiões do BRASIL, não apenas na região sul, não acredito que va chegar mais educação para as regiões menos favorecidas, certamente o quadro seria outro não apenas 44 milhões!

  • Maria Lima

    Acho que a campnha de José Serra para estas eleições, começou muito tardia. Seus companheiros de partido não lhe deram a devida importancia e até o relegaram certo desprezo, a verdade seja dita. Outra: custaram muito a definir sua candidatura, ao passo que o Lula, desde que seu segundo mandato que iniciou a campanha da Dilma. Confesso que no inicio não nenhum crédito a essa candidatura, porém o homem largoui o cargo de Presidente da República pra lá, e montouj em caminhão e palan ques berrando votos para sua candidata! Enquanto que no PSDB e partidos aliados não se viu tanto entusiasmo, nem o FHC abraçou a candidatura do Serra. Se quiserem ver José Serra vitorioso nas eleições de 20l4, que comecem a trablhar desde já, ou nem adianta lançá-lo. O PT é um cri-cri, seus militantes não largam o osso, e guerra é guerra. Agora quero ver uma oposição cerrada desde já. Nada de quietude nem moleza com esses petralhas!

  • neide

    Jose Serra, meu futuro Presidente!!

  • Tina

    Ricardo,

    Com os eleitores, ele já combinou.
    O Luiz Inácio só foi eleito na quarta vez: perdeu em 1989, para o Collor; em 1994, para o FHC; e em 1998, de novo para FHC. Por que o Serra não pode tentar a terceira? No que me diz respeito, aceito o risco de apostar no Serra outra vez! A taxa de retorno do investimento é alta e, por isso, vale a pena.
    Eleitora do DF.

  • Fátima

    O Serra mostrou competência em tudo que fez. E me lembro quando ele questionou o ENEM, mostrando mais uma vez que estava certo. Pena que seu partido não o honrou dando mais apoio quando ele precisava. Achei lamentável o Aécio aparecer só no segundo turno. Tudo bem Serra. O povo tem o governante que merece. Quem sabe daqui 4 anos o povão não aprende e dá o devido valor a quem merece???

  • Ricardo S.

    apoio Serra para 2014..2018 tb!!

  • VOCÊ É CONDESCENDENTE, TANTO COM SERRA QUANTO COM FHC, PORQUE?
    O QUE FALAS DE LULA? ORGULHO DO BRASIL NO MUNDO, CONFIRA AÍ:
    “LULA” – O MAIS LAUREADO DO MUNDO
    FAZENDO DISCURSOS DURANTE TRES OU QUATRO HORAS DE IMPROVISO (“FHC” SÓ LIA E MAL, DISCURSOS PLANEJADOS POR ASSESSORES E AINDA POR CIMA GAGUEJANDO) ARREBATOU AS MAIORES CONDECORAÇÕES QUE NENHUM POLÍTICO-GOVERNANTE JAMAIS OBTEVE:
    1- O PRIMEIRO E ÚNICO _“PREMIO ESTADISTA GLOBAL”_ CONCEDIDO PELO F O R U M E C O N O M I C O M U N D I A L DA “ONU”…
    2- _“PREMIO ESPECIAL DA ONU” POR COMBATE A FOME…
    3- ELEITO PELA REVISTA “TIME” O LIDER MAIS INFLUENTE DE 2010, E EM 2004 JÁ HAVIA RECEBIDO UMA CITAÇÃO HONROSA PELA MESMA REVISTA…
    4- “LULA” HOMEM DO ANO DE 2009 PELO MAIS INFLUENTE JORNAL FRANCES “LE MONDE” E FOI A PRIMEIRA PREMIAÇÃO CONCEDIDA…
    5- “PERSONAGEM ÍBERO¬-AMERICANO DE 2009” PELO JORNAL ESPANHOL “EL PAIS”…
    6- “LULA” UMA DAS 50 PERSONALIDADES QUE MOLDARAM A DÉCADA DE 2000, SENDO O ÚNICO DA AMÉRICA LATINA SEGUNDO O “FINANCIAL TIMES DA INGLATERRA”…
    NEM O GRANDE E SAUDOSO RUI BARBOSA, TEVE TANTAS HORARIAS.

  • Marcelo José Gonçalves

    Bobo é quem comprou a ideia do Serra como grande gestor e politico. Todo mundo sabe q ele so foi candidato pq usou a força. Aécio deveria ser o candidato natural. Mas agora so resta ao tucanos chorar leite derramado…

  • ctl

    Mohamed – Lula é uma piada de mau gosto. Um tosco que, não tendo trabalhado um único dia na vida, não se deu ao trabalho de estudar. E um analfabeto por profissão. Eu não me orgulho de ter tido um presidente analfabeto. Me orgulho da formação de FHC e de alguns bons nomes no PSDB e no DEM.

  • Marilda Correia

    A grande vitória dos eleitores de Serra é hoje poder
    assistir todas as suas propostas e denúncias acontecendo: salário mínimo, fraude do ENEM, PEC 300
    jogou no colo da dona Dilma um baita problemão) e
    por fimhttp://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/11/10/lula-volta-criticar-criterios-do-tcu-para-fiscalizacao-de-obras-922996974.asp, a Emenda do Cristóvão que exige a Felicidade do Povo, é verdadeira pro lado do PSDB. BOM, MUITO BOM.

  • wanda

    Ricardo Setti, o tempo mostrará ao Serra e aos brasileiros o que irá acontecer. Cabe só ao Serra, o que fazer da sua vida politica.Quantos politicos com o cabedal do Serra existem no nosso país? Vamos dar tempo ao tempo.

  • Sergio Santos

    Como o Brasil precisa de uma oposição firme e coerente, seria o momento de valorizarmos vários novos nomes que despontem na abertura do novo congresso.
    Seria tambem interessante abrir espaço para lideranças fora da politica partidária como Pedro Malan, Arminio Fraga e outras pessoas que possam contribuir para o debate de ideias