Image
A presidente Dilma Rousseff com seus colegas da Argentina, Cristina Kirchner, e do Uruguai, José Mujica, na reunião do Mercosul: reticências do Uruguai e desmentido brasileiro (Foto: Enrique Marcarian / Reuters)

Amigos, como se sabe foi preciso uma manobra feia e triste — para não dizer coisa pior — para que a Venezuela governada por um doidivanas atropelador de direitos civis fosse admitida na ante-sala do Mercosul, o bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, que tem uma “cláusula democrática” para, justamente, impedir que regimes autoritários o integrem.

Como todo mundo já sabe e comentei no blog, o impeachment do presidente “bolivariano” Fernando Lugo, serviu de pretexto para que os quatro países, em reunião em Mendoza, na Argentina, “suspendessem” o Paraguai do bloco até as eleições gerais de abril de 2013. Com isso, com o Paraguai “suspenso”, ficou também suspenso o veto que o Senado do Paraguai mantinha, há seis anos, ao ingresso do chavismo no bloco.

Pois bem, o chanceler uruguaio Luis Almagro deu mostras de que seu país está repensando o assunto e ainda por cima disse claramente que o Brasil teve um “papel decisivo” na admissão da Venezuela.

Agora, vejam só quem vem desmentir o papel da diplomacia brasileira. Sim, ele mesmo, Marco Aurélio “Top Top” Garcia.

Leiam a reportagem da Agência Brasil:

Image
Marco Aurélio “Top Top” Garcia (Foto: José Cruz / Agência Brasil)

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, defendeu hoje (2) a decisão do Mercosul de suspender o Paraguai do bloco após a destituição de Fernando Lugo da Presidência do país e rebateu as declarações do chanceler do Uruguai, Luis Almagro, de que o Brasil teria pressionado as negociações para a entrada da Venezuela no grupo.

Em entrevistas à imprensa uruguaia, Almagro disse que o país dele era contrário a entrada da Venezuela no Mercosul e que a decisão foi influenciada pelos governos do Brasil e da Argentina. Durante a Cúpula do Mercosul, na última semana, ficou decidido que o país de Hugo Chávez fará parte do bloco a partir do dia 31 de julho.

“Critérios jurídicos”

“A posição que o Brasil levou à reunião na Argentina foi fortemente amparada por critérios jurídicos, pedimos um longo parecer da Advocacia-Geral da União para ver quais alternativas se aplicavam no caso. Tanto a suspensão do Paraguai quanto a entrada da Venezuela no Mercosul, que já havia sido aprovada pelos Congressos, foram fortemente amparados nesse parecer jurídico”, justificou Garcia.

[“Top Top” esqueceu de propósito o Congresso do Paraguai — perceberam?]

Segundo o assessor internacional, fazer pressão sobre outros países não combina com o estilo da diplomacia brasileira nem com o a presidenta Dilma Rousseff, principalmente com nações próximas. “Não fizemos pressão sobre nenhum país. Foi uma decisão tomada pelos três presidentes e suas chancelarias, refletiu um consenso político. O Brasil não faz isso e menos ainda o faria em relação a governos com os quais temos uma associação tão íntima, seja do ponto de vista geopolítico, seja do ponto de vista inclusive pessoal, como são os governos o Uruguai e da Argentina”.

Compromissos econômicos

Garcia disse que Dilma reiterou a posição do Mercosul de não aplicar sanções econômicas ao Paraguai e informou que a Venezuela voltará atrás na decisão de suspender o fornecimento de combustíveis ao país. “Houve um acordo do presidente Chávez de manter o abastecimento de combustíveis para o Paraguai e nós apreciamos muito essa decisão”.

O governo brasileiro, segundo Garcia, manterá compromissos econômicos firmados com o Paraguai apesar da crise política, inclusive a construção de uma linha de transmissão entre a Usina Hidrelétrica de Itaipu e a capital paraguaia, Assunção. “O Brasil não criará nenhuma dificuldade de ordem econômica”.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =

Nenhum comentário

Renato em 14 de outubro de 2012

Ricardo você não passa de um reacionário, frustrado e defensor de projetos facistóides. Você e sua, a revista para qual você escreve e boa parte dos energúmenos que a leem não conseguem aguentar a popularidade deste líderes. Hahahahahahaha, frustrado, eu? Cara, você não poderia escolher alguém mais feliz com a vida que tem, com a família que tem, com os amigos que tem, com o trabalho que tem do que eu. Não me mate de rir. Você tem ideia do que seja "fascistoide", sem o acento agudo que você, erradamente, aplicou à palavra? Vá estudar, cresça, amadureça, vire gente grande e depois apareça aqui.

Dimas em 05 de julho de 2012

Esse senhor um dia ainda vai ganhar férias permanentes... em Cuba.

Osvaldo Aires Bade - Comentários Roubados na "Socialização" em 05 de julho de 2012

1) O Mercusul virou a gaiola das loucas, Cristina a louca, e Chávez o doidão com dinheiro do petróleo das arábias e do roubo do povo venezuelano, e o Mercosul caminha para ser a casa de loucos, se eu fosse o Governo Paraguai se bandeara para o lado dos americanos e largava os pobretões e perfeitos idiotas latino americanos, aderindo o ALCA ao lado do México, Canadá, Chile e Colômbia. . 2) O Chanceler do Uruguai disse que expulsaram o Paraguai do Mercosul por pressão do Brasil, via top top Garcia, o mesmo Garcia que montou a pensão, paga por nos, do Zelaya Ruela juntamente com o Chávezuela. . 3) Antes de embarcar para Argentina a “PresidentAnta” Dilma se reuniu com o Ex Pres. Lula no QG do Sírio Libanês – para vender órgãos. . 4) A Venezuela tentou armar uma quartelada para manter o Bispo Erótico Reprodutor Capa Preta Fernando Lugo na presidência, hoje foi divulgado vídeo pela Ministra da Defesa do Paraguai mostrando o embaixador da Venezuela SR. Maduro se reunindo com os Generais do Paraguai igual a Democracia democrática da Venuzruela. . 5) O Ministro da Fazendo Guido Mante(i)ga fez mais uma plano meia sola e Brasil caminha para estagnação, quero dizer com pé no primeiro mundo, vamos continuar ignorantes terceiro mundista, viva as Repúblicas Latinas dos “cumpenhêro”!!! . Abraço a Todos Osvaldo Aires

fpenin em 05 de julho de 2012

Para a Etiene, Diga-me, cara senhora, de que modo ou maneira o Corínthians foi campeão mundial, se nunca antes vencera a Libertadores.Explique, por favor.Eu, de minha parte, farei todo o esforço possível para...entender!Quanto ao Top-Top, a sua apresentação pessoal, desmazelada,já é suficiente para fazer algum juízo. Além de feio, burro... Campeão mundial do primeiro certame mundial de clubes organizado pela FIFA. Passo o link para sua melhor informação: http://www.fifa.com/clubworldcup/index.html E parte da história do Mundial de Clubes e do reconhecimento do Corinthians, pela FIFA, como primeiro campeão mundial de clubes, em 2000: "(...) Em 17 de dezembro de 2006, a FIFA deixou claro que o primeiro campeão mundial reconhecido pela mesma é o Sport Club Corinthians Paulista, não considerando a Copa Europeia Sul-Americana como mundial, mas sim como intercontinental.[61][62] Em abril de 2007, a FIFA chegou a considerar a primeira edição da Copa Rio Internacional de 1951, como a primeira Copa do Mundo de Clubes, tendo enviado um fax para a CBF e para o Palmeiras reconhecendo a Copa Rio desta forma.[63][64][65] Porém, em 15 de dezembro de 2007, através do informe à imprensa ("media release") "Approval for Refereeing Assistance Programme and upper altitude limit for FIFA competitions", a FIFA reverteu sua posição anterior de abril/2007 sobre a Copa Rio e não considerou a Copa Europeia Sul-Americana como Mundial, declarando novamente, como em dezembro de 2006, que o primeiro mundial de clubes foi realizado em 2000, no Brasil, e vencido pelo Sport Club Corinthians Paulista, declarando também que as "competições intercontinentais de anos passados, como a Copa Rio nos anos 1950" foram intercontinentais e não foram eventos da FIFA, sendo o Corinthians o "primeiro clube campeão mundial FIFA" ("the very first FIFA club world champions"), afirmando que esta decisão do Comitê Executivo era definitiva[66]: "With respect to the history of the FIFA Club World Cup and intercontinental club competitions in years gone by, such as the Copa Rio in the 1950s, the FIFA Executive Committee endorsed the view that the first edition of this competition was held in 2000 in Brazil where Corinthians became the very first FIFA club world champions. Other tournaments are not considered official FIFA events."[67] Devemos sempre ter um pé atrás com a Wikipedia, mas o link que vou lhe passar, de onde extraí esse trecho, contém todas as fontes em que o verbete está baseado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Intercontinental Abraços alvinegros

Tico Tico em 04 de julho de 2012

Esse sujeito é sem dúvida alguma o mais tenebroso dos petralhas.

Pedro Luiz Moreira Lima em 04 de julho de 2012

Felipe Lima: "Idéias distorcidas de democracia." Poderia definir o conceito de democracia - aí democraticamente poderíamos debater. Pedro Luiz

Pedro Luiz Moreira Lima em 04 de julho de 2012

Gonçalo Osório. Não fico chateado de ter opinião diferente da minha aliás acho bastante positivo. Não entendo são os adjetivos "jurássicos" e "Sabem muito bem que, com gente pensando como o Pedro, não precisam nos levar a sério." Não me acho jurássico por pensar diferente e muito menos"gente como o Pedro," isso posso afirmar ser uma conotação NAZISTA. "GENTE COMO..." - "Não merecem viver em nosso meio" "GENTE COMO..." - "Merecem ser caladas,eliminadas e suas idéias desaparecidas." Sabe Gonçalo Osório,passou o tempo do "GENTE COMO..." o máximo que dou a pessoas como você e não "GENTE" é desprezo,total desprezo - ainda raciocinam na eliminação,adjetivação dos que pensam diferente e na Verdade Absoluta que defendem. Pedro Luiz

Osvaldo Aires Bade - Comentários Roubados e Socilizados - em 04 de julho de 2012

Ao Gonçalo Osório - 03/07/2012 às 23:01; Ao Corinthians - 04/07/2012 às 1:12; Ao Jeremias-no-deserto - 04/07/2012 às 1:35 e tantos outros que não cito por pura impossibilidade prática. . Muito obrigado por tudo, o Brasil decente lhes agradecem. Jeremias-no-deserto foi logo onde está a ferida, foi direto no coração das trevas: - O financiamento ao terrorismo (pelos árabes) e sua caixa de recursos vindo do petrodólares, trafico de drogas, armas e etc... Lembre-se que Maluf esta perseguido mundialmente devido seu dinheiro roubado ter sido investigado por financiado à grupos de terrorismo. Estamos na era Maluf, Haddad, Temer, sírio-libanês, Cesare Battist, Fã clube brasileiro do Irã e etc e etc... Abraço a Todos Osvaldo Aires

Felipe Lima em 04 de julho de 2012

Pedro Lima, você é um espanto... Nunca vi alguém com idéias tão distorcidas de democracia... Por certo você acha que o govêrno do Chaves é um primor de democracia, não ?

Jeremias-no-deserto em 04 de julho de 2012

O Paraguai acabou sendo beneficiado pelo complô bolivariano, pois certamente terá que fazer alianças comerciais e estratégicas com os Estados Unidos e paises fortes do bloco europeu.Aliás, não se poderia esperar outra coisa da desastrosa diplomacia brasileira, uma contumaz colecionadora de alianças espúrias e fracassadas nos últimos nove anos.Outra conjectura otimista para a região é a possibilidade dos EUA assentarem uma base na tríplice fronteira para compensar a livre circulação de terroristas árabes região. Quanto ao Mercosul não há muito o que dizer sobre um tratado fadado ao fracasso em conseqüência dos inúmeros descumprimentos dos acordos firmados com a Argentina.

Corinthians em 04 de julho de 2012

Mais uma atitude patética. Mais uma vez estamos apoiando uma ditadura de bananas. Essa entrada é ridícula e vai prejudicar não só o bloco - que é um bloquinho de mentira, já que a Argentina faz o que bem entende com as importações e exportações - mas também seus países membros. Hugo Chávez é um boquirroto sem noção nem responsabilidade, e isso tudo vai acabar prejudicando o comércio que temos com EUA e Europa - as maiores economias consumidores hoje dos produtos brasileiros - mas também com democracias locais como Chile, Colômbia e até México. COmo se estivéssemos em uma boa situação para prejudicar ainda mais a situação da indústria brasileira - já vimos hoje que os "estímulos" do governo à economia tupiniquim não deu em nada, e já estão ajustando - de novo - a previsão de crescimento para baixo. O Brasil está cada vez mais amador. -- P.S. Agora fico espantado como eles gostam de usar este tipo de coisa... já e comum de grandes petistas usar dos serviços de coleta de lixo para fazer das suas, mas eles não se contém e agora estão usando a porta dos fundos ... vai ver por isso dá cada vez mais m3r...

Carlos em 03 de julho de 2012

Esses esquerdistas acham que todo mundo aceita essas explicações tolas.

Gonçalo Osório em 03 de julho de 2012

O comentário do Pedro Luiz reflete o pensamento jurássico que domina parte dos irresponsáveis que hoje tomam decisões de política externa. Assume que há um "cerco" americano ao Brasil que ao mais tardar desde Geisel é impossível de ser provado por fatos. A entrada da Venezuela é desejada por algumas empreiteiras, e pelos ideológicos do PT (e alguns bobocas que emprestam ares de "ciência" ao que diz um imbecil como Samuel Pinheiro Guimarães), pelo que o chavismo tem de "antiamericanismo" (é mesmo, é? então suspenda a venda de petróleo para os "estadunidenses"), e não pelo que pode reforçar um bloco detonado pela miopia, ausência de estratégia, e simples burrice dos nossos governantes. Política externa se faz definindo os interesses nacionais, e não por "amizades", ou pretensas "afinidades ideológicas". Entregamos nosso papel de líderes incontestes da América do Sul a um bando de diletantes que acham que mostrar a língua para o "império" é sinônimo de "soberania". Pedro, não ofenda a nossa inteligência. Cordão de isolamento é o que acontece com o cérebro desses "estrategistas" que transformaram o Itamaraty num apêndice de um partido político. Cordão de isolamento para a realidade. A jogada em relação ao Paraguay abriu, ao contrário de fechar, oportunidades para os americanos. Que, diga-se de passagem, estão pouco ligando para estas bandas. Sabem muito bem que, com gente pensando como o Pedro, não precisam nos levar a sério.

Pedro Luiz Moreira Lima em 03 de julho de 2012

Setti: Essa opinião saiu em outro blogue,não coloquei o nome do autor para ele não sofrer agressões. Concordo inteiramente com os termos, caso a Presd.Dilma tenha dito isso - MUITO BEM E APOIADO. Abrraços Pedro Luiz

Pedro Luiz Moreira Lima em 03 de julho de 2012

Comentário ao post "A unanimidade na decisão da entrada da Venezuela no Mercosul" Na minha visão, a maneira como a Venezuela entrou no bloco foi corretíssima. O Uruguai tinha alguns questionamentos sobre a conveniência de se tomar uma atitude tão importante aproveitando-se da suspensão do Paraguai, o que é legítimo... Penso que o chanceler do Uruguai está dizendo a verdade e não tenho dúvida alguma de que a presidenta Dilma Rousseff, ao perceber essa vacilação da posição uruguaia simplesmente meteu o pé na porta, chutou o balde, chamou o Mujica e a Cristina e disse o seguinte: -"A entrada da Venezuela no Mercosul é estratégica para o fortalecimento e a expansão do bloco. Segundo o último relatório da OPEP, a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo, maiores do que as da Arábia Saudita! Finalmente vamos conseguir romper o cordão de isolamento que os norte-americanos queriam nos impor eternamente através de seus títeres no Paraguai e através da Aliança do Atlântico. Pois bem, se estamos de acordo com relação a isso, porque não votamos hoje a entrada da Venezuela? E, de mais a mais, para nós do Brasil a importância da entrada da Venezuela é maior ainda, pois é um estado fronteiriço e que pode potencializar o desenvolvimento da região norte do país. Fui clara"? Dilma Rousseff bancou e defendeu a posição brasileira sem receios ou meias palavras, no que fez muito bem!!!

Pedro Luiz Moreira Lima em 03 de julho de 2012

Setti: Minha opinião - Mercosul com a Venezuela. Abraços Pedro Luiz

Luiz Carlos em 03 de julho de 2012

Paraguai tem a oportunidade de ouro para se livrar dos pobretões latinos e se atirar nos braços dos Estados Unidos ou até mesmo da China... Os EUA são um bom palpite. Houve recentemente, antes do governo Lugo, um acordo militar que poderá evoluir para outras coisas. O Pentágono adoraria ter uma base territorial ali perto da Tríplice Fronteira.

Felipe Lima em 03 de julho de 2012

Obrigado Setti, me deixei levar pela raiva. Abraços

duduvieira10 em 03 de julho de 2012

,,,Elementar meu caro Setti,,, e bota pressão nisso,, o Brasil pelo menos deveria ter vergonha e assumir a responsabilidade uma coisa que todo mundo sabe e dizer: foi o Brasil mesmo, o Lugo é companheiro e temos que defedê-lo, por isso tudo submetemos a diplomacia brasileira ao bufão companheiro Chávez. Eu estava pensando que era o ex-Pres. Lula que estava por traz da armadilha ( por causa daquela passadinha da Pres. Dilma ao QG do Sírio Libanês e se reunir com Lula antes de viajar para ARgentina) para aplicar o golpe no Paraguai, mas claro que é ele!!! o top top Marco Aurélio Garcia, pois é reincidente já havia armado antes com Chávez a operação cucaracha para montar a pensão do Zelaya na Embaixada brasileira! -De mais a mais meu caro RS, a democracia brasileira não é melhor do que a do Paraguai, temos um Congresso corrupto, fisiológico e perdulário, uma eleição das mais viciada do mundo onde torra bilhões, uma montanha de dinheiro não contabilizado como disse Adv. do mensaleiros Dr. M.T. Bastos. E o Lugo caiu de podre, ex-padre, promíscuo e prevaricador e com idéias confusas sobre democracia. Atenciosamente.

sidney em 03 de julho de 2012

Setti No quintal..... dos - cucarachos - esse ai o top top etc etc , consegue entrar porem ; la no da - ONU - ??? nadica de nada neeee !!!!! Porque sera ??? Depois discursam sobre uma tal de - SOBERANIA etc etc. Veremos as consequencias - INFELIZMENTE - em breve !!! Baita abraco

elizabeth correa em 03 de julho de 2012

Quando eu vi que seria o infeliz para explicar o injustificável não acreditei. Ficamos com credibilidade + ética = a zero DE NOVO. Setti, fugindo do tema em questão se você me permite gostaria de passar este link sobre a região da Normandia, quando o vi lembrei-me do seu blog e achei que tinha tudo a ver. Tenho certeza que você vai gostar e Vive La France! http://www.youtube.com/embed/AmrCH0AhbDg bjs Que coisa deslumbrante!!!!! Muito obrigado, cara Elizabeth. Um grande abraço e volte sempre.

Cesar Antonio em 03 de julho de 2012

Bem Ricardo, está feito. É bem claro que a atitude foi exclusivamente para colocar o Bolívar de Hospício (citando Augusto Nunes) no Mercosul. Essas figuras repugnantes como Dilma e Top Top, não nos representam, porque tenho certeza, a maioria da população brasileira não concorda com tal atitude.

Tadeu em 03 de julho de 2012

Porque você sempre fica contra o Brasil em tudo? Os EUA mandam no mundo inteiro, fazem o que querem, fazem guerras, patrocinam golpes, tomam decisões unilaterais, vai contra a ONU e você não reclama. E daí que o Brasil e Argentina tenham votos mais fortes que os outros? Queria que o Paraguai desse a última palavra na América Latina. Tenha paciência. Achar que quem critica o governo é "contra o Brasil" constitui um absurdo total e intolerável, próprio dos regimes fascistas e que lembra a ditadura militar que nos oprimiu de 1964 a 1985, na base do "Ame-o ou deixe-o". Não acredito que você seja tão pouco inteligente a ponto de misturar as duas coisas. Deve ter sido a pressa. Justamente por amar meu país é que critico posturas do governo que me parecem ir contra o melhor interesse do Brasil e dos brasileiros.

Felipe Lima em 03 de julho de 2012

Mas e alguém acredita neste "senhor" ??? O que sai daquela boca ***** é só para o mal !

Tuco em 03 de julho de 2012

. Foto deprimente. Duas mulheres que envergonham as Mulheres. Pobre Mujica... .

etiene em 03 de julho de 2012

QTO AO MARCO AURÉLIO, É UMA FIGURA REPUGNANTE, É COMO UM CARAMUJO AFRICANO, QUE ONDE PASSA VAI DEIXANDOAQUELA BABA NOJENTA PRA TRAZ

etiene em 03 de julho de 2012

SETTI, VOCE QUEMÉ ASSIM COM O AMARROTADO DO PELE, E ASSASSINO DE FILHA, PEÇA PRA ELE NÃO TORCER PARA O CORINTHIANS, PELO AMOR DE DEUS. ME PERDOE, SEI QUE O ASSUNTO NÃO É ESSE, MAS O RECADO TA DADO. "Assassino da filha"? O que é que você sabe do processo de reconhecimento de paternidade que correu em SEGREDO DE JUSTIÇA para usar esses termos? E nunca me referi à vida pessoal de Pelé, embora ache que sobre essa filha, já falecida -- não houve qualquer assassinato, como irresponsavelmente alega você --, a verdade do que ocorreu só é conhecida pelos dois. Pelé reconheceu sem qualquer problema a filha que é fisioterapeuta no Rio Grande do Sul, que convive normalmente com ele hoje em dia. Mas o que sempre enalteci foi a figura incomparável de Pelé dentro do campo de futebol. É incrível como há pessoas, como você, incapazes de distinguir uma coisa de outra.

Mairalur em 03 de julho de 2012

Essa figura pouco simpática não abdica, mesmo, do "direito" de falar em nome de nossa chancelaria. A propósito, onde foi parar o cunversê do ministro Patriota de que o Brasil não reconhece governos, mas Estados? O Paraguai deixou de ser Estado? As instituições paraguaias são órgãos de governo? Parece que sim, como mostra essa desastrada suspensão, arquitetada em benefício daquele lá, o mandão bolivariano.

sandra d'agostini em 03 de julho de 2012

Caro Ricardo. A desfaçatez desse senhor é "algo" e bem conhecida. Não honra os fios do bigode, mesmo! Pbs por enfrentar o assunto. Abs

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI