COMO AS MENTIRAS CONTRA AÉCIO VOLTAM A CIRCULAR, REPUBLICO ESTE POST IMPORTANTE: ‘Tribunal de Justiça de Minas, por unanimidade, anula processo contra Aécio que vinha sendo utilizado para acusá-lo de “desvio” de dinheiro público’

Aécio: acusação era sobre se verbas para saneamento básico podiam ser consideradas investimentos em saúde (Foto: Luiz Alves / Agência Senado)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por unanimidade, anulou ontem o processo movido contra o senador e ex-governador Aécio Neves (PSDB-MG) por uma promotora de Justiça que questionava os critérios de investimento do Saúde durante parte de seu período à frente do governo do Estado (o mandato se estendeu de 2003 a 2010).

A ação judicial questionava se os 4,3 bilhões investidos em saneamento por empresa pública do estado poderiam ser considerados gasto em saúde, mas adversários do presidenciável tucano e blogs alugados espalhados por toda parte acusavam-no de “desvio de dinheiro público” — como se o ex-governador tivesse desviado, para si, dos cofres públicos.

Acusavam-no, portanto, de ladrão.

Na decisão,os desembargadores — os mesmos que julgaram o recurso  técnico anterior —  questionaram as motivações da promotora, que, segundo a decisão, não tinha competência legal para mover a ação. Registraram também que, na mesma época, diversos outros  Estados seguiram o mesmo procedimento sem infringir qualquer lei.

O processo decidido pelo TJ mineiro é algo a que estão sujeitos quaisquer ex-governantes: a uma ação de iniciativa do Ministério Público estadual, no caso tendo à frente a promotora Josely Ramos Pontes, que questionou, junto à Justiça, os critérios dos investimentos em saúde feitos por Aécio como governador.

O principal ponto do processo era impugnar que fossem considerados investimentos em saúde, além do dinheiro dos cofres estaduais aplicados no setor, os recursos próprios aplicados pela estatal Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em saneamento básico (água e esgotos).

Além disso, a promotora levantou a possibilidade de que houvessem sido transferidos fundos do Tesouro de Minas para a Copasa, o que não seria legal. A Advocacia-Geral da União, que defende perante a Justiça os ex-governadores, apresentou provas de que não houve transferência de dinheiro — a única forma de o Tesouro de um Estado injetar recursos numa empresa pública é via aumento de capital, o que não ocorreu, segundo a Comissão de Valores Mobiliários, que fiscaliza empresas com capital em bolsa, como é o caso da Copasa.

Foram apresentados também documentos de auditorias realizadas pela própria empresa e por empresas especializadas independentes corroborando que não houve injeção de dinheiro.

MP estadual também processou Itamar pelo mesmo motivo

Diga-se de passagem que não se tratou de uma “acusação” apenas contra Aécio. A mesma integrante do Ministério Público mineiro, junto com outros dois colegas, já movera ação semelhante contra o ex-governador e ex-presidente Itamar Franco, que governou Minas entre 1999 e 2003 — um homem público probidade reconhecida até por inimigos. O ex-presidente faleceu em 2011, quando exercia mandato de senador.

A promotora pretendia que a Justiça enquadrasse Aécio por improbidade administrativa (lei nº 8.429, de 1992).

O ex-presidente Itamar

O ex-presidente Itamar Franco: de reputação ilibada, sofreu o mesmo tipo de processo por seu governo em Minas (Foto: Agência Senado)

Tanto Aécio como o ex-presidente Itamar — cujo processo foi extinto por sua morte — estariam enquadrados na legislação porque teriam deixado de seguir conduta obrigatória, não investindo em saúde os percentuais do Orçamento estadual previstos em lei, mesmo que não tenha havido prejuízo ao Tesouro.

No entender da promotora, teria ocorrido “um dano moral”.

“A acusação é apenas de um suposto desvio de finalidade na utilização dos recursos”, disse Aécio ao blog ainda no curso do processo. “Não existe nenhum centavo desaparecido de nenhum lugar”. Ademais, acrescenta o senador, “os valores referem-se a investimentos em saneamento feitos nas regiões mais pobres do Estado. ( pequenas comunidades dos vales do Jequitinhonha e Mucuri ), o que ajudou a salvar a vida de milhares de crianças pobres”.

O senador considerou, na ocasião, que o processo tem “claro viés político”.

Governo Lula fez coisa parecida, e foi considerada legal

Se a tese defendida pelo MP estadual mineiro valesse, até o governo federal lulopetista teria problemas, uma vez que, durante o lulalato, recursos do programa Fome Zero foram declarados como investimentos em saúde e aceitos sem problemas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Vários Estados brasileiros atuaram da mesma forma, inclusive Estados com governadores petistas, como o Rio Grande do Sul, com Tarso Genro.

Os percentuais dos orçamentos da União, dos Estados e municípios foram estabelecidos em setembro de 2000 pela Emenda Constitucional nº 29, aprovada pelo Congresso. Houve, porém, uma grande disputa política pela regulamentação da emenda, que se estendeu até o ano passado.

Enquanto a emenda não foi regulamentada, ficou cabendo aos tribunais de contas dos Estados a decisão sobre o que podia ou não ser classificado como investimento em saúde. No caso mineiro — como, aliás, nos dos demais Estados em idêntica situação –, o Tribunal de Contas considerou regular a conduta do governo.

Em Minas, o Tribunal “recomendou”, porém, que se diminuíssem os valores investidos pela estatal de saneamento.

A campanha que estava em curso na web acusando Aécio de crimes, insinuando que houve “desvio” como se fosse roubalheira, era orquestrada por gente, sobretudo do PT e de grupos de esquerda radical, com o evidente objetivo de atingir o candidato do PSDB à Presidência em 2014.

Até jornalistas críticos duríssimos do partido e dos tucanos, porém, vinham mostrando que se tratava de mentira. Vejam, por exemplo, este link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 2 =

168 Comentários

  • Liberal

    Em resposta a seu grosseiríssimo e mal informado comentário, que, naturalmente, deletei, sinto dizer que você vai morrer de velho antes de ver o que deseja acontecer, meu caro.

  • Maria Elisa Maranello

    Será que os blogs a que você se refere, Ricardo, vão deixar o senador em paz agora? Duvido…

  • Edson Moraes

    A primeira medida de saúde pública é saneamento. A segunda é Educação. A terceira é alimentação. Depois, vem médicos, remédios e hospitais. Ou não???

  • Welliton Thiago

    Pois é 2014 é Aécio Presidente

  • Jose Maria

    Esse PT é partido mentiroso, seus líderes e seguidores só criam o que não presta. Caluniam a todos, quando a vítima prova que está correto, o estrago já está feito. Usam artifícios que Lênin usava na Russia contra os que dele discordavam. São capciosos!!!!

  • Reynaldo-BH

    Depois perguntam porque o PT é seita e perde, a cada dia, o resto de credibilidade que um dia teve! São sectários, mentirosos, usam de milianos a soldo, compram blogs e pagam por opiniões favoráveis e matérias contrárias a adversários (para eles, inimigos). Não entendem – os cegos nunca veem! – que ao fim e cabo, é somente uma histeria tentando provar que todos no mundo são iguais a eles próprios: LADRÕES! Não são!

  • Angelo Losguardi

    Petista bom é petista preso!

  • Eduardo

    É uma BURRICE não incluir saneamento básico como gasto em saúde. É melhor comprar remédio e importar médico de CUba do que prevenir? Q quantidade de doenças por águas não tratada e por esgoto a céu aberto e sem tratamento no país é absurda. Essa regulamentação maluca do governo federal tira bilhões de investimentos em saneamento todos os anos.
    Que dia alguém vai acordar??

  • Kitty

    E sem duvidas a institucionalização da mentira como instrumento de embate político. O PT construiu uma muita eficiente máquina de aniquilar reputações e que usa com total desenvoltura contra qualquer um que se coloque em seu caminho…!!!/// Parabéns Aécio: forte e firme..e se prepare porque mais chumbo grosso virá pela frente, se você crescer nas pesquisas..!!!
    Um excelente post, caro Ricardo, que ajuda a reparar um equívoco, já que foi uma tentativa espúria de macular a reputação de Aécio Neves, um jovem político, que está intentando concorrer com a presidente Dilma para as próximas eleições em 2014 e, seguramente, terá de enfrentar desafios e adversários da pesada. Ficou claro no texto que, o dinheiro que se supunha desviado, não foi a parar nos bolsos do senador Neves, mas, se usou em obras de saneamento básico sendo este investimento de suma importância para as comunidades carentes, porque é peça fundamental para a redução da mortalidade infantil e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas num modo geral.!
    Um abração/Kitty

  • Reidson

    Não publico acusações sem provas contra ninguém.

  • CLAUDIA

    todos eles vao acabar sendo absolvido de seus crimes ,porque eles fazem as leis,ladrao de galinha vai preso,de comida,isso é um absurdo,decepcionante

  • SANDOVAL DOS SANTOS

    Os promotores de Minas Gerais devem ser do PT, se não quero me enganar e estão apoiando essa guerrilha vivida pelo país, sobretudo em SP.

  • Leonardo Saade

    A maquina de boatos do PT é uma coisa grotesca. Acusam o Senador mineiro de ladrão por investir dinheiro publico em saneamento. Mas se calam, negam ou desviam o assunto quando perguntados como cardeais petistas enriquecem da noite para o dia, sem dar uma explicação plausível
    Até hoje não se explicou de onde saiu o dinheiro dos dossiês falsos no escândalo dos aloprados de 2006.
    Ate hoje não se explicou como Pallocci conseguiu imóveis caríssimos em São Paulo com dinheiro de palestras de economia, sendo ele médico. O mesmo se diz do Ministro Pimentel.
    E sem falar do mensalão, o escandalo negado por 10 entre 10 petistas, como um ” golpe midiatico” , mas ninguém comenta a movimentação absurda de dinheiro entre os parlamentares e o diretório do PT , do tesoureiro Delubio expulso do partido, mas recentemente filiado de novo com todas as glorias.

  • nexon

    Não publico acusações, muito menos graves, sem prova.

  • Jorge Medeiros

    Eis aí um candidato que poderia mudar os caminhos tortos do Brasil.
    Já o ouvi num encontro de empresários no Rio, o que reforçou sua imagem de politico pragmático, que acredita nas praticas da democracia e do livre mercado.
    Infelizmente, será denegrido pela gigantesca e pavorosa máquina da mentira petista. É assustador: lembra a campanha de Hitler nos anos 30.
    Facismo puro.

    Boa sorte governador. Farei campanha onde puder.

  • José Carlos P Almeida

    É o jeito PT de atuar. Sabem o que é 100 petistas amarrados no fundo do mar?
    Um bom começo!!!

  • alberto santo andre

    enquanto o aecio e inocentado ,de denuncias veiculadas nos folhetins a soldo do erario publico federal, os petistas denunciados por uma revista honesta e libada ,como a veja ,so estao esperando que as nossa justica a passo de tartaruga cumpra o seu dever e os coloque na cadeia ,faltam muitos ainda que ja foram denunciados com provas cabais ,alem e obvio do bandido mor e sua amante e companheira de alcova federal.

  • alberto santo andre

    segundo alguns analistas de investimento ,brasileiros e estrangeiros ,2015 sera o ano da via crucis do brasil ou seja a chegada ao fundo do poco,visto que com a campanha eleitoral do governo federal ja comecada [nao sera punida, como nao o foram em eleicoes anteriores ,visto que o ste nao passa de uma alcateia a servico do rei] o governo nao podera fazer cortes ou as mudancas necessarias na economia para tentar manter o brasil em um ritmo pelo menos modesto de inflacaoe crescimento,e com a perda de invetimentos,e a enorme saida de dolares do pais e tendo perdido o poder de vender titulos pre fixados ,ja comeca a ter que buscar emprestimos a um custo muito mais alto ,para compensar os quase duzentos bilhoes /ano de deficit orcamentario….

  • Leonardo

    Caro Reidson – 23/08/2013 às 18:11, poderia ir dormir sem essa, mas valeu de mais pelo conhecimento ta bom, da próxima vez que for fazer ilações, pesquise mais sobre o assunto pra não passar vergonha.

  • Rita Salazar

    Fico feliz que comecem a desatar os nós que o pt ( odiondo, bandido), está fazendo, desviando os assuntos que realmente precisam ser discutidos. ptralhas são mestres em disvirtuar assuntos… felizmente uma revista séria começa a mostrar a verdade e tirar as argumentações do pt

  • Roger Marson

    Engraçado o que o ódio cego ou cabresteador faz com as pessoas. Dá a impressão que é só um partido que não presta e o resto, é tudo puritano e honesto. É tudo farinha do mesmo saco. Usa o povo e depois de todos esses protestos, mais do que nunca, mas na hora que todos os políticos chegam ao poder, esquecem tudo que prometeram e se entregam à ganância dele.

  • Adauto Gonçalves dos Santos

    Não publico ofensas nem acusações sem provas.

  • M Ferreira

    Tudo acaba em pizza mesmo neste pais…nao confio em politico nenhum, muitos menos nestes partidos que se revezam no poder e ainda tem a cara de pau de querer ter alguma moral
    Fazer contratos de saneamento deve ter sido mais interessante.

  • Je

    O ex-presidente, LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA, portador dp CPF: 070.680.938-68 é condenado e consta o processo no site do TRF.Por incrível que pareça os brasileiros tomaram conhecimento, porque saiu na imprensa portuguesaO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PEDIU O BLOQUEIO DOS BENS DO LULA NO VALOR DE R$ 9.526.070,64, POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.Confira o processo na Justiça Federal:htpp://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php?secao=DF&proc=78070820114013400Depois de abrir o link acima, clique em “PARTES” e verá o nome do Lula.Se quiser poderá acompanhar o desfecho.Processo: 0007807-08.2011.4.01.3400Classe: 65 – AÇÃO CIVIL PÚBLICAVara: 13ª VARA FEDERALJuiz: PAULO CESAR LOPESData de Autuação: 31/01/2011Assunto da Petição: 1030801 – DANO AO ERÁRIO –IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA – ATOS ADMINISTRATIVOS – ADMINISTRATIVOObservação: ASSEGURAR O RESSARCIMENTO DOS BLOQUEIO DOS BENS DO LULA!A notícia que o Brasil não soube pela imprensa nacional, foi publicada em 23/10/12 no jornal Correio da Manhã em Portugal, quem no endereço abaixo, no site português:http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/ministerio-publico-pede-bloqueio-de-bens-de-lula

  • Helaine

    Quem não deve não teme! Todos já sabiam que não havia nada!

  • marta

    Taí, pra quem prefere acreditar nas mentiras do PT!! provado a integridade do Senador! Aécio é integro, como o avó, grande tancredo.

  • Alisson silva

    Tipo o que acontece e que Aceio Neves e um forte candidato a presidencia em 2014 , a e vao aparecer todos os tipos de acusacoes fraudulentas e mintirosas para que o povo brasileiro deixe de votar nele ,
    PT com Dilma ano que vem nao vai ter como dizer que e favorito, porque o Brasil nao melhorou em nada depois da saida do ex- presidente ‘Lula’ .

  • Edmar Oliveira

    Certos leitores, boçais e destituídos de neurônios, não sabem criticar sem ofender — e julgam os demais a partir de sua própria e apodrecida imagem refletida pelo espelho.

  • Jeffson Gomes Morais

    Se você quiser saber porque seu texto foi deletado, por favor consulte as regras para publicação de comentários no blog no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado.

  • Marcirio

    Essa promotora com certeza é petista! Está a serviços dos “cumpanheros”, Querer penalizar um ex-governador pelo fato dele ter feito investimentos em obras de saneamento básico, é o cúmulo! Devia pedir demissão da função pública, pois está prestando um desserviço à população.

  • artur lago

    Ótimo, vamos ter um grande e competente presidente.

  • Carlos Alberto Oliva

    Não publico em hipótese alguma comentários que elogiem, aceitem ou justifiquem o golpe militar de 1964 e/ou a ditadura que a ele se seguiu.

  • Dante Clodsmith

    A corja petista assalariada para mentir e insultar o Aécio Neves é que inventa mentiras e calúnias sobre um dos grandes governadores da história da nossa Minas Gerais.
    EStou com o Aécio para presidente e não abro!

  • Ledi Buth

    Caro alberto santo andre
    Aécio não foi inocentado. O processo foi anulado porque entendeu a justiça que o MP é imcompetente para propor a ação contra aécio, que na época do rombo era governador.

  • miguel

    alguem pode me fornecer um link que atesta no tjmg que o processo foi efetivamente anulado?

  • Vilka Lopes

    Aécio vai ser duramente atacado pelo PT até o segundo turno.

  • Franciele Borboleta Gehm

    os comentários sobre os comentários não aceitos são a melhor parte da matéria

  • José G Antunes

    Tanto Aecio quanto Lula investiram em saneamento. Temos de ser justos e conscientes, qualquer político que façam bons atos, temos de aprovar. Enquanto estivermos julgando com o sentimento de rancor ou protecionismo à determinado partido, seremos pobres de espírito e estaremos longe da evolução que nos tira da pequenez. Sejamos altruísta, grandes de alma, mente e espírito.

  • neusa almeida

    Finalmente. Esperávamos, ansiosamente a anulação desse processo contra o Senador Aécio Neves, que visava, unicamente denegrir sua imagem, durante o processo eleitoral!

  • geroldo zanon

    LULA DILMA são aquilo que o LULA chamou o ITAMAR

  • Malu

    Caro Setti, o que Aecio tem que falar em alto e bom som e que ele desafia qualquer um a provar que ele tenha feito “malfeitos” porem que ele nao admite que esses que estao no poder e que estao sendo acusados todos os dias de crimes de lesa a Pátria se atrevam a tentar sujar a sua imagem. Que eles ,em primeiro lugar se preocupem em provar que nao estao envolvidos com toda essa corrupcao que esta ai. Que enquanto nao fizerem isso nao tem moral de acusar ninguém de ser corrupto.

  • Malu

    Aecio precisa fazer a comparação das supostas corrupções que o PT o acusa de ter praticado com todas as corrupções que estao ai nos jornais e que ocorreram e estao ocorrendo nos governos do PT, acusações que foram e esta sendo feitas nao pelo PSDB e sim pelo MP e PF . Precisa mostrar pro povo que existe uma enorme diferença entre acusações nao provadas de um partido e acusações e ate condenações e prisões feitas nao por pum partido e sim pela policia e pela justica. Tem ue esfregar tudo isso na cara do pivô e dessa gente.

  • Ayrton Senna

    Aécio conseguiu apoio de Marina e da família Campos, resta o apoio de Joaquim Barbosa e Romário no RJ. Ambos estão a caminho e o Brasil finalmente se livrará desta PesTe que está destruindo o País.

  • mairalur

    Que ele tenha em mãos, nos debates ou onde for, o documento judicial que o isentou de qualquer desvio. Vamos ver se a presidente-candidata ataca a decisão judicial. Ponto final.

  • Rodrigo Santos

    Caro Ricardo, estou chateado com a afirmação do Aécio que está no site de Veja. Muito chateado mesmo. Porque ele era a favor do fim da reeleição e agora já está desconversando, dizendo que para o mandato dele não se aplicaria. Porque não dar o exemplo, ser republicano, ter a chance de mostrar desapego e novidade na política. Estou muito chateado de verdade… não esperava isso. Se ele não rever a posição dele sobre reeleição poderá perder meu voto, que será anulado.

  • MARAT

    .
    Só sabem fazer campanha assim: DIFAMANDO, MENTINDO, DESONRANDO e DESTRUINDO REPUTAÇÕES.
    .
    Me ocorre a figura do OUROBOROS, ou seja, a serpente que engole o próprio rabo.
    *******Assim é o PT, morrerá com seu próprio veneno.
    .
    ACORDA BRASIL!

  • MARAT

    Caro Ricardo:
    .
    Com relação ao post: Reidson – 23/08/2013 às 18:11
    .
    As informações do DETRAN-MG ou de qualquer outro estado, não são de domínio publico. Sendo vedada a divulgação de dados e bens dos contribuintes.
    .
    Caracteriza-se no mínimo MÁ-FÉ, isso sem avançar no campo legal.

  • ps

    Elles avisaram que fariam o Diabo e parece que não deu tão certo. Quem mais invocarão, além do Reidson abaixo, para tentar achincalhar a reputação do Aécio? O problema é que o “consultor” pimentel não terá tantas boquinhas, em MG, para atender a demanda dos petralhas desempregados caso o PSDB leve essa!

  • Fernando de Campos

    Aécio deve tomar a iniciativa de campanha, evitar ficar na defensiva. Não perder tempo tentando explicar acusações falsas. Ignorar as cascas de banana, manter sua calma e partir para cima deles falando as verdades que toda a população brasileira esclarecida quer ver em debate. Assunto não falta, preparo não falta.

  • André

    Os blogueiros governistas e os militantes são covardes. eles mentirosos contumaz e difamam adversários. eles não toleram o contraditório e , além disso , mostram agressividade e não expõe nenhuma ideia que preste. É espantoso ! os soldadinhos do lulopetismo entram em twitter e comunidades do facebook espalhando ódio e calúnias contra a oposição. a tática é criar fakes no facebook para fezer terrorismo

  • Marcus VinÍcius

    O próprio Fernando Pimentel na última coletiva, já eleito governador de MG, quando perguntado se iria fazer uma auditoria nas contas do Estado(MG)afirmou que não havia necessidade já que existem orgãos competentes para esta função e que ele criticou a conduta das políticas públicas não que estavam ilegais!
    Ou ele sabe que não tem nada contra Aécio, ou tem medo do PSDB ganhar o pleito federal e mexer na estrela vermelha e achar as digitais dele em papeis de Cuba!

  • joselma

    Eles chafurdam na lama do chiqueiro em que transformaram o Brasil e querem arrastar tudo e todos para lá. Que fique bem claro, jamais, em toda história da república houve um partido tão sujo, tão corrupto como o Partido dos Trabalhadores, estão no governo há doze longos anos, porque não investigaram, não puniram, não repatriaram o que eles dizem que foi desviado? Simplesmente é porque não houve nada de errado e durante este período negro da nossa história o que vimos foram pessoas de bem sendo atiradas no esgoto enquanto os verdadeiros delinquentes alcançavam os mais altos cargos na administração Federal.
    Já deu PT!

  • Kitty

    Aló caro Ricardo, a luta vai ser de foice. Dilma, no twitter deu a largada do que será daqui para frente o tom da campanha. Se um diabo não é suficiente muitos outros serão contratados. Haveremos de nos preparar porque o chumbo vai ser de grosso calibre. Baixaria de primeiríssima qualidade; caneladas a destro e sinistro, dossiês e as redes sociais escupindo veneno, orientadas para o mal por Franklin Martins e os militantes e bocas sujas ricamente pagos para denigrir a honra do candidato tucano que pretende pousar no Palácio do Planalto!
    O tucano Aécio tem de mostrar esse documento no debate ou na propaganda na TV. Nada pode ficar sem respostas. Vai haver muitos ataques ao candidato do PSDB Vão querer fazer o que fizeram com Marina: desconstruí-lo moralmente, inventando calunias ou inverdades..! Os aloprados estão de prontidão…contra os fantasmas do passado que a Dilma está falando, Aécio deveria responder que o que mais assombra são os MONSTROS do presente: o excessivo intervencionismo do governo na economia, agravado pela possessão de instituições que deveriam servir a sociedade e não ao governo e o PT;o setor elétrico que vive grave crise, deixando uma real herança maldita: alto endividamento de empresas, perda de valor de estatais, altos reajustes de tarifas, obras atrasadas entre outras mazelas. Aquela canetada demagógica no setor elétrico, teve um custo de R$ 61 bilhões só às distribuidoras. Além do alto custo de energia, o consumidor terá sua conta de luz mais cara com o acréscimo de juros, que são astronômicos. Políticas populistas dá nisso! E são muitas as assombrações deste governo! Então, XÔ fantasmas do passado, os do presente são de estarrecer..Teremos dois heranças malditas a do Lula e a da Dilma..haja coração e haja impostos para pagar as contas da demagogia!!!//Um forte abraço-Kitty

  • Anderson

    Pq vc é filiado ao PSDB?

    http://www.psdb.org.br/aecio-aponta-13-fracassos-do-governo-petista-da-para-discordar-por-ricardo-setti/

    Não sou filiado ao PSDB nem a qualquer outro partido.

  • Comentarista

    Pior que mentira é a mentira travestida de verdade virtuosa:
    Dona Dilma e o PT estão se gabando de, em seu governo, a Polícia Federal ter prendido o maior número de corruptos como nunca se viu em nossa história, mas não diz que é o próprio PT o responsável direto, devido à sua incompetência, pela existência desse número recorde de corruptos em nosso país. Algo parecido com o seguinte: “O responsável pela sujeira recorde se gaba ao dizer que esta limpando um volume recorde de sujeira produzido por ele mesmo”.
    O Governo está sendo obrigado a limpar essa sujeira devido às pressões do povo e não por iniciativa própria do Governo Federal. Quem manda investigar e prender os corruptos é o Ministério Público e o Poder Judiciário e não a dona Dilma e nem o seu governo. Quem manda a Polícia Federal prender corruptos é a Justiça e não o Governo Dilma.
    Se dependesse da incompetência do governo PT esses corruptos jamais seriam presos.
    Esse tipo de atitude condenável que caracteriza manipular fato negativo para tirar vantagem espúria, tentando transformar incompetência em coisa boa, distorcendo a realidade de forma eleitoreira populista da pior espécie, vem enganando o nosso país há vários anos.

  • Carlos Vieira

    Caro Setti, muito interessante o artigo. Parabéns! O certo eh que Aécio não eh da estirpe daqueles politicos (mensalão, petrolao). Deixou o governo de Minas com 92% de aprovação. O certo eh que qdo. Nao se tem nada de mal prá falar inventam, so que cabe direito de resposta, ação de indenização por danos morais e outros mecanismos legais para enquadrar as campanhas difamatórias da turma.

  • Silvia

    O PT é especialista em torcer fatos e criar dossiês falsos com o maior cinismo.

  • adriano

    Desculpem -me mas a justiça pode tê-lo inocentado,mas o aeroporto ainda está na fazenda da família dele,e foi construído com o dinheiro do povo mineiro!!!

  • JUSSARA FREITAS

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • jonas oliva

    Só tem ****** nesses comentários. O texto é bom mas o discurso clichê ta infestado nos eleitores do Aecio

  • Carlos Vieira

    Desculpe-me Adriano mais vc tá muito mal informado, pelo que sei o aeroporto como dezenas de outros instalados em regiões de Minas foram regularmente licitados e aprovados pelo MP. Poderia já estar em funcionamento nao fosse o boicote do orgao federal responsável, pois atenderia a região que eh um pólo calçadista de Minas. O mais prejudicado eh o parente de Aécio que ainda não recebeu a indenização pels desapropriação. Vê se atualiza meu caro!

  • cristovam

    Agora querem trocar 6 por meia 12, porque aecio não ganhou em minas ???

  • Carlos Vieira

    Cristovam em respondo! Por causa da manipulação dos correios. Agora no segundo turno muitos dos que votaram em sua candidata votarão em Aécio.

  • catson aruak

    Tá bom, a moça fez uma lambança danada e se constatou que não podia fazer, que foi excesso de arbitrariedade.
    Mas, VAI ACONTECER ALGUMA COISA CONTRA ELA?

  • Beatriz C

    Esta promotora deve ser petista de carteirinha! E deve ter chegado ao cargo adulando seus correligionários, dado que, claramente, lhe falta competência!

  • Comentarista

    O senhor “cristovam”, travestido de imparcial, tenta enganar, mas sua pergunta que visa induzir o leitor ao erro de forma proposital, deixa bem claro a sua posição de petista, ao perguntar: “Agora querem trocar 6 por meia 12, porque aecio não ganhou em minas? (sic.)”. A resposta é evidente, mas como todo petista é mal informado, ou melhor, se recusa a enxergar as evidências, ou pior ainda, finge não saber de nada, tenta se passar por um questionador bem intencionado, mas que, na realidade, sua pergunta tem como objetivo prejudicar as pessoas.
    Aécio foi vítima da manipulação insidiosa dos Correios em Minas Gerais – está claro ou vossa senhoria necessita de mais alguma coisa, ou será que sua parca capacidade de memória deu “overflow”? Para refrescar a sua memória, pois você já deve ter, “convenientemente”, esquecido desse fato, segue o link abaixo:
    http://www.youtube.com/watch?v=D5W54-l9A58
    Que tal você, senhor “cristovam”, perguntar, também, por que Dilma perdeu no Estado de Pernambuco, terra do Lula?
    Pergunta, também, por que Dilma perdeu no reduto sindicalista do PT, em São Bernardo do Campo-SP, terra adotada por Lula, berço sindical e de origem do PT.
    Pergunta por que Dilma perdeu na terra sede de seu partido PT, que é a cidade de São Paulo.
    Pergunta, ainda, por que Dilma obteve uma derrota humilhante, quase ficou em terceiro lugar, no Estado de São Paulo, onde seu partido PT foi fundado.
    Pergunta, também, por que dona Dilma perdeu na Região Sudeste, onde fica o seu Estado natal.
    Que tal perguntar por que Aécio venceu Dilma na terra do PT, que é o Estado de São Paulo, com um índice de 88% de vitórias sobre o número total de municípios do Estado de São Paulo.
    Existe, ainda, inúmeras outras perguntas dentro desse tema que o senhor “cristovam” escolheu, que não cabe descrevê-las aqui, pois ficaria extremamente longo e inadequado para este distinto Blog de nosso caríssimo Ricardo Setti.
    Petista é assim mesmo, não enxerga seus próprios erros, ou melhor, ignora-os deliberadamente, e tenta dar uma de intelectual em terra de cego, mas aqui essa tática lamentável não funciona.

  • domenico

    “macaco, olha o seu rabo !” O PT em sua sanha para tentar derrubar seus adversários ou opositores, usa de meios covardes e mentirosos ! É enervante e enojante essa tática safada !

  • Dáuria Laís Freire de Araújoo

    PT seu nome é mentira

  • Humberto D'Alembert

    É impressionante o que a máquina de mentiras do PT é capaz de fazer!

  • elio

    Não é mentira não, o processo está ativo.
    http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_resultado.jsp?listaProcessos=10244832&comrCodigo=24&numero=1

  • razumikhin

    Uz cumpanhêru fazendo o diabo. Eles avisaram.

  • Regina do Couto Rabêllo

    Justiça foi feita.

  • Neto

    Não presta Dilma com o PT e não presta Aécio com o PSDB: é tudo farinha do mesmo saco. Onde existe o ser humano existe corrupção, mentira, trapaça e outras coisas mais. então deixem de serem bobos em acreditar na existencia de partidos politicos honestos.

  • adriano

    Caro Carlos vieira,respeito sua opinião,mas o aeroporto ainda está irregular,porque não recebeu os documentos necessários para tal,segundo a ANAC.Quanto a viabilidade econômica,a cidade de Claudio é rodeada de fazendas com importância modesta para a economia da região.A cidade de Divinópolis já tinha aeroporto quando esse foi construído,e fica a apenas 50 km da cidade de Claudio.Dizer que essa obra é para favorecer o setor calçadista,é afirmação de quem só ouviu falar,mas que de fato não conhece a região. Portanto a construção desse aeroporto só se deu para fins particulares.

  • Kitty

    Meu caro amigo Ricardo, vamos espalhar mais esta notícia na coluna? Cada um luta com as suas armas. Isto não é rumor, está publicado na Folha. Você como formador de opinião pode ajudar muito ao candidato tucano: ele vai ser desconstruído pior que a Marina, você sabe do que eles são capazes de fazer quando há possibilidade de perder o poder..E o aeroporto de Cláudio vai ser usado para derrubar a boa onda de Aécio. Eis aqui a informação:
    “O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, avaliou que não houve crime e arquivou o pedido de abertura de inquérito para investigar a construção do aeroporto de Cláudio (MG). A obra custou r$ 14 milhões e foi feita numa área que pertenceu a um tio-avô do candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB).
    O procurador determinou, no entanto, que a representação fosse encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais para a avaliação de eventuais casos de improbidade administrativa”. Sendo Janot petista tinha que colocar essa ressalva, mas as evidências, os fatos como eles são, ele não poderia modificá-los mesmo que quisesse?
    Os detalhes só na Folha///Um abração Kitty

  • Ronaldo força

    Aécio Neves não tem de explicar nada. A Dilma Roussef é quem tem de explicar a compra de Pasadena, o rombo na construção da refinaria Abreu e Lima, a atuação do Paulo Roberto Costa na Petrobras, o financiamento da campanha dela em 2010 com dinheiro roubado da Petrobras, o gasto na ferrovia inacabada Nortenordeste, o dinheiro gasto e desviado da transposição do rio São Francisco, o caso da fraude eleitoral recente dos correios em MG, o trem bala,o pibinho, a inflação, o crescimento 0 na economia, o escândalo Rosemary, o enriquecimento do Lulinha, o fato de Lula ter uma fortuna de 2 milhões de dólares, segundo a Forbes, o caso Eike Batista e o BNDES, etc. Ó telhado de vidro da presidente Dilma Roussef é um buraco só. A cada mentira de Dilma Roussef , Aécio deverá responder com uma verdade.

  • Carlos Vieira

    Obrigado Kitti pelos esclarecimentos abaixo! Agora, e o o aporte de quase 2 bi para construção de um porto na ilha de Fidel! Nao precisaria de autorização do Congresso? Por que os documentos estão confidenciais? Responda estas Adriano! Afinal 2 bi (eh dinheiro demais!!!) Investido em saude, segurança e educação aqui no Brasil faria enorme diferença.

  • Jorge BNU

    Eis o processo: http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_resultado.jsp?listaProcessos=10244832&comrCodigo=24&numero=1

    Mas já foi extinto em 29/01/2014

    Texto da sentença:
    Conclusão
    POSTO ISSO, nos termos do art. 267, IV, do CPC, julgo extinto, sem resolução de mérito, o pedido formulado pelo MINISTÉRIO PÚBLICO nos autos da AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA em face de AÉCIO NEVES DA CUNHA e MARIA DA CONCEIÇÃO BARROS DE REZENDE.
    Deixo de impor à Parte Autora o pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, por força do art. 18, da Lei nº 7.347/85.
    P.R.I.
    Belo Horizonte, 29 de janeiro de 2014.

  • Junio

    no comments

  • barbara

    Seu comentário asqueroso é, antes de ofensivo e calhorda, MENTIROSO. O que você escreveu em suas pessimamente traçadas linhas é MEN-TI-RA. Evidentemente, não posso publicar isso.

  • hellyétt f.Mamede l.

    Construir aeroporto em Cuba pode ,dar dinheiro a ditadores pode, saquear a Petrobrás pode, usar as empresas públicas em benefício próprio pode.Mesmo que fosse verdade, comparado com a pouca vergonha que impera no país , quando um tratador de animais fica rico do dia para noite, ninguém fala nada.

  • Cleide

    Para os preguiçosos de plantão que sequer sabem fazer uma busca na internet, a página do TJ-MG e do processo: http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_movimentacoes.jsp?comrCodigo=24&numero=1&listaProcessos=10244832

    Pela SEGUNDA despacho favorável a Aécio:

    Diante do exposto, considerando o que mais dos autos consta, e, repita-se, com todo respeito à ilustre Promotora de Justiça, DEIXO DE RECEBER A APELAÇÃO interposta às fls. 2703, cujas razões encontram-se às fls. 2704/2732.
    Com o trânsito em julgado, dê-se baixa e arquivem-se os autos.
    Intimem-se.
    Belo Horizonte, 11 de junho de 2014.

    Diante do exposto, considerando o que mais dos autos consta, e, repita-se, com todo respeito à ilustre Promotora de Justiça, DEIXO DE RECEBER A APELAÇÃO interposta às fls. 2703, cujas razões encontram-se às fls. 2704/2732.
    Com o trânsito em julgado, dê-se baixa e arquivem-se os autos.
    Intimem-se.
    Belo Horizonte, 11 de junho de 2014.

    Acho que os petistas em vez de atacarem Aécio Neves, deveriam arrumar um jeito de defender ( embora seja impossível ) sua “ilustríssima” candidata, que além de incompetente é uma mentirosa contumaz.

  • Francisco Luciano

    Aécio foi governador de Minas mas não conseguiu fazer o seu sucessor. Os mineiros preferiram eleger Fernando Pimentel, um petista. Que bom governador deverá ter sido… E agora quer governar o Brasil, com aquele ar de estabanado adolescente cinquentão.

  • adriano

    Não,não pode,porto em Cuba,saquear a Petrobrás,como também não pode superfaturar as obras do metro paulista,privatizar um país inteiro e sumir com o dinheiro,não pode!!

  • Inês

    Neto, fale por você mesmo, nem todo mundo é corrupto… Aeroporto com fins particulares, em terras do governo, que sequer pagou a desapropriação, faz-me rir… Eu voto Aécio Neves, e não sou conivente com a roubalheira que aí está… Não conheço nenhum pilítico do PSDB condenado por corrupção e formação de quadrilha… Já do PT, não posso falar o mesmo…

  • Inês

    corrigindo político***

  • Inês

    Francisco Luciano, que eu saiba o Aécio Neves é Senador, e não governador… Se alguém lá não conseguiu eleger o seu sucessor, com certeza não foi ele… Está com inveja do cinquentão? rsrsrsrs

  • Gil Lucio Almeida, PhD

    O MP precisa ter ampla liberdade de investigar e processar se for o caso. Porém, é preciso mudar a lei para que os procuradores que agirem com leviandade sejam responsabilizados na esfera civil e criminal pelos seus atos. Em caso de abuso de poder ou de acusações levianas contra cidadãos brasileiros eles devem começar a pagar a conta com a perda do emprego. Esse negócio de não ter nenhuma consequência para o acusador leviano não existe em nenhum lugar do mundo civilizado.

  • HAROLDO

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • HAROLDO

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Sergio SantAnna

    Deveriam , o MP, investigar quem é esta juíza.

  • LINDOVAL LIMA

    Minhas divergências com você começam e são sobretudo no terreno gramatical.

  • Carlos Vieira

    A meu ver claro que investir em saneamento básico e água significa investir em saúde, pois onde não existe sameamento básico e não existe água, certamente nao podera existir saúde. Parabéns ao TJMG, fez muito bem em extinguir um processo que não passa de perseguição política.

  • Katty

    Seu comentário foi deletado por haver ultrapassado o limite máximo de boçalidades tolerado num único texto.

  • Katty

    Seu comentário foi deletado por excesso de boçalidade.

  • Berta Reel

    A mulher diz com orgulho que é a responsável pela ação da polícia federal e critica a oposição de antes do Lula… mas a ação contra Aécio foi anulada e s outra arquivada tudo durante o governo dela.Então não houve favorecimento à oposição.

  • Berta Reel

    Setti, tem um leitor de nome sugestivo com uma foto de um dedo em atitude ofensiva- Markku – 18/11/2013 às 23:06 – Pediria a gentileza deste leitor tirar a ofensa daqui. Reidson poderia nos fazer o favor de fornecer todos os veículos e propriedades que os companheiros petistas- dele -conseguiram desviar nestes 12 anos? Parece bem informado, não será difícil para quem faz o diabo!

    Você tem razão, o camarada não tem nem educação para estar aqui no blog. Já foi para o lixo.

  • Berta Reel

    Aécio para Presidente do Brasil! Fora PT e aliados comparsas!

  • MARLENE MOURA

    Mentirosos não me representam. Não dou crédito à propagandas enganosas.

  • MARLENE MOURA

    Aécio Neves me representa.

  • Dilma 13

    VEJA deveria mudar seu nome, diz você, e aí parte para a ofensa.
    E qual deveria ser o SEU nome, já que, covarde e sem caráter, você utiliza email falso e pseudônimo?

  • Cláudio C. de Lima

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • jose

    Aécio apresentava uma simpatia por pimentel do pt em minas ,e pegou para seu sucessor um político que estava na geladeira a tempos,deu no que deu.No PT se não bater você apanha.

  • marciosfranco

    Perguntar não ofende, porque Dilma e o PT ganharam as eleições em Minas, alguem perguntou aos mineiros? O que diria o raciocinio logico?

  • geroldo zanon

    O ITMAR soube escolher um ministro da economia o FHC a DILMA LULA não souberam

  • Carlos Vieira

    Definitivamente não ganharam, e vão perder feio no segundo turno. Os votos de Aécio e Marina superam a votação de Dilma, bem como o Senador Antonio Anastasia foi eleito com ampla maioria dos votos batendo Josué Alencar apadrinhado por Lula. Como vê Minas esta no caminho certo e no final ainda terá o futuro presidente.

  • José Carlos Araújo Andrade

    É incrível como os ptistas conseguem criar e espalhar tanto boato sobre seus adversário, se usassem essa capacidade pra trabalhar honestamente, fariam grandes coisas nesse pais.

  • lucas

    Lembrando que aqui você não está em VEJA, mas em um dos vários blogs do site de VEJA, minha recomendação é que se esparrame nos blogs sujos, financiados com dinheiro público.
    Não preciso de leitores de sua laia.

  • Felipe

    Se você acha que os outros se vendem é porque está acostumado a isso, não? Quem é que lhe paga para encher de insultos os blogs de oposição à quadrilha que está no poder?

  • Felipe

    Sua mente desequilibrada é incapaz de entender o que ser um jornalista decente e honesto. Como você julga os demais pelo seu próprio caráter, dá nisso que você escreve e que deletei, por ser MENTIROSO e OFENSIVO.

  • jose amtonio de jesus

    aecio e homesto diferente do pt de lula e dilma o pt fica iventado mentiras das pesoasde bem porquer pt menti tanto assim chega e pt opovo mao merece esse pt

  • Paula da Silva

    Sinceramente, não aguento essa ladainha de petistas e demais camaradas. Antes, quando ainda não estavam no poder, criticavam a corrupção de todas as formas possíveis, criticavam as privatizações, etc etc etc… Prometeram a nação que seriam diferentes, e o que fizeram???
    Os diversos casos de corrupção, de improbidade administrativa, de formação de quadrilha e tantos outros crimes estão mais que escancarados e, ainda assim, existem indivíduos (provavelmente, lobotomizados) que insistem em ladrar aos quatro cantos que se trata de intriga da oposição, de atos conspiratórios pra derrubar o PT. Ah ta! Tenha a santa paciência!!!
    Sou Aécio e pronto! Não voto no candidato porque sou afiliada a seu partido nem nada do tipo. Voto Aécio porque meu partido é o Brasil e como estou assistindo ao meu país despencar, prefiro fazer algo a depois ter que lamentar. Certo é que ele não fará milagre, mas, é um bom começo!

  • Alberto

    Boa noite
    O PT perdeu mais uma ESCRAVA do Mais Médicos aqui em AGROLANDIA interior de SANTA CATARINA.
    Trata-se da medica KENIA AGUIAR MARTINEZ que a uma semana abandonou seu posto sem avisar qualquer pessoa da prefeitura embarcando para os ESTADOS UNIDOS que conforme informações esta em casa de parentes naquele pais.

  • Sincero

    Você é covarde, por xingar e ofender se escondendo num pseudônimo e num email falso. E é analfabeto, pior do que o Lula. Até para xingar e ofender é necessário algum domínio do idioma. Volte para a escola elementar!

  • alsorina

    Não podemos deixar mais 4 anos o PT no poder,saiu o Lula entrou a Dilma e agora não podemos concordar com isso, acorda Brasil fora PT.

  • waldo

    Respeito a “análise” (política) manifestada no blog, embora dela discorde. Democracia pressupõe divergência e debate. Estão, posta de lado esta discussão, de natureza política, quero dizer que a INFORMAÇÃO do resultado da ação de improbidade ESTÁ ERRADA. O processo NÃO FOI ANULADO. Também NÃO HOUVE JULGAMENTO algum. O processo foi EXTINTO SEM JULGAMENTO DO MÉRITO, pelo entendimento de que seria de atribuição do Procurador Geral do Estado entrar com a ação de improbidade administrativa, apenas isso. Quem quiser conferir a VERDADE, o número do processo é o seguinte:2448321-09.2010.8.13.0024. Basta acessar o sitio do TJMG, 1o grau – Comarca de Belo Horizonte. Fica a pergunta: o processo será renovado pelo Procurador Geral do Estado de Minas? Outra: caso eleito Presidente, terá foro privilegiado e a competência mudará, inclusive, de Instância. Alguém se lembra do apelido que foi oferecido ao Dr. Geraldo Brindeiro, Procurador Geral da República na gestão tucana? Pesquisem! Tenham DISCERNIMENTO na hora de votar e NÃO ACREDITEM em tudo que dizem. Sempre digo: PROCUREM A VERDADE NAS FONTES e não nas “opiniões”. Neste caso, A FONTE É O PROCESSO. Abraços em todos e boa escolha.

  • jose paulo patricio

    nao voto no pt por nao aceitar essa robalheira que ta ai nao voto no aecio porque essa e minha opiniao se ele fosse um bom administrador teria ganhado la em minas , porque qual estado que nao quer ve um patriarca presidente pois e minas reprovo ele,,,, confesso eu tenho medo do governo aecio, o povo deveria se uni ja que nem um dos dois presta vota em branco , dai eles politico vao entende que mesmo eles pela uma menoria vao entende que o povo nao e troxa……sei nao mas vcs vao tira uma raposa e coloca um lobo pra toma conta do nosso galinheiro essa e minha opiniao presidente prudente 14 de outubro de 2014

  • Maria

    Mas o processo foi reaberto 2014:
    http://noticias.r7.com/eleicoes-2014/minas-gerais/justica-mantem-minas-como-reu-em-acao-de-uso-indevido-de-r-3-bi-na-gestao-aecio-29072014

    Não tem mocinho nessa história.

  • Takarracha

    waldo – 13/10/2014 às 19:20
    .
    Você tá correto. Após a sentença, a promotora recorreu novamente, tendo o recurso de apelação sido não recebido, pois o TJMG já havia decidido pela competência originária do PGJ/MG de atuar no feito, e que em manifestação, o PGJ afirma textualmente:

    ” Destacou que, no caso concreto, não se vislumbra lesão ao patrimônio público e que a discussão sobre o caráter e composição das despesas realizadas no financiamento da saúde pelo Estado não resultará na configuração de dano ao erário, desvio, apropriação ou dilapidação de bens ou haveres do Estado. Salientou que, inicialmente, não restou caracterizado o dolo indispensável à configuração da improbidade administrativa. Deixou, por fim, de convalidar os atos de investigação levados a efeito e a ação deles originada.”

    Há quem queira forçar a barra. No caso da carta de Lulla aos aposentados, oferecendo o consignado do BMG, eu defendi que não via improbidade ali, apenas oportunismo cínico típico dele. De igual modo, querem forçar uma improbidade inexistente nesse caso do Aécio, pois o dinheiro foi aplicado em saneamento, e até a EC 29, saneamento era sim despesa da saúde. A própria função programática do orçamento Federal utilizada a mesma definição para ambas despesas.

  • Mauricio

    Caros,
    Eu votei no PT, mó Lula e hoje me arrependo, pois tudo que eles criticaram e diziam “vamos fazer diferente”, hoje nada aconteceu e ainda piorou. Exemplo disso foi a reforma tributária que nunca foi feita e hoje pago mais impostos do que pagava no passado e pra mim é uma vergonha o que está acontecendo na petrobras, por favor pessoal vamos ouvir a delação premiada que irá entregar todos os vagabundos que nos roubam, os colegas da Presidenta, que inventa até palavra que não existe, foram presos e condenados por um Brasileiro pobre que chegou a ser ministro por méritos proprios, em todos esses escândalos se a Dilma no fundo não está envolvida, no mínimo foi incompetente e omissa. Se você tem uma empresa e não sabe o que acontece com os setores e onde está indo seu investimento com certeza vai quebrar, ela não soube ou finge não saber, isso não significa que o Aécio é a solução, mas como estão todos esses escândalos é demais para qualquer pessoa que ama e trabalha honestamente neste País. Além de tudo o Lula toma para sí o mérito de ter colocado o País com uma moeda estável, sendo que isso foi feito no governo do Fernando Henrique. Estamos tendo que escolher entre o menos ruim, e na minha opinião o menos ruim hoje é o Aécio, pois de ser roubado pelo governo já estou de saco cheio e dificilmente votarei no PT novamente, porque meter o Paú é fácil, mas fazer diferente não fez em doze anos.
    Abraços.

  • Grasiele rodrigues

    Agora estamos sabendo quem realmente está falando a verdade,que vergonha presidenta mentir em rede nacional,e todos brasileiros vendo.Vamos lá to com Aécio e não abro.

  • Carlos Holanda

    Aécio Neves é muito dissimulado e se esquivou das perguntas sobre o que é feito nos governos do PSDB em São Paulo e Minas Gerais. Não respondeu e fugiu. Um cara que acha que já ganhou a eleição escolhendo ministro pode dar com a cara no muro.

  • Alex Alves

    Que vergonha a chefe do Executivo, mentindo em rede nacional em um debate prestigiado por todos.

  • Luis Galvão

    Bem, acredito na vitória do aécio neves.
    Porém, não acredito na reforma política muito menos tributária.
    Será submetido em meados de 2015/2016 mostrar seu pleito político em conseguir de forma diplomatica mitigar os empresários a investir aqui no Brasil, situação que eu não acredito pois será as ofertas e oportunidades aquecidas voltada de fato para USA e Europa.
    Programas sociais, não acredito na prática pois desde as gestões do FHC somente projetos como indicativos para aprovação mas nenhum na prática.

  • Juliana lopes

    Boa noite a todos so eu acho que esse candidato e muito debochado !acho que temos que lembrar quando o brasil foi governado pelo. Psdb que a inflacao estava descontrolada o brasil era.governado por um bando de colarinho branco que governavam para a elite e se o fernando henrique pcardoso nao estivesse se espondo nessa campanha do atual cadidato poderiate ser

    Você é de que planeta? Fernando Henrique, como ministro da Fazenda, herdou uma inflação de 900% ao ano e foi o Plano Real, coordenado por ele no governo do presidente Itamar, quem acabou com esse inferno que agora a incompetência do governo lulopetista está fazendo retornar.
    Você precisa se informar minimamente sobre o que ocorre em seu país, meu Deus do céu…
    Admira-me você estar no mercado de trabalho com esse nível de ignorância sobre fatos notórios.

  • Isac Castro

    http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_complemento.jsp?comrCodigo=24&numero=1&listaProcessos=10244832

    Aqui diz que ainda esta ativo

  • Tatianna

    Cada um mente do jeito que pode. Não foi um único processo aberto contra o Aécio e por isso, apesar desde ter sido arquivado, ainda existem outros. Por algum motivo (que não vou dizer qual) o site do TCE MG está fora do ar, mas envio link que permite a exibição do processo em cache:
    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:jOjZIKxtmJcJ:tcnotas.tce.mg.gov.br/TCJuris/Nota/BuscarArquivo/119093+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&lr=lang_en

  • alexandre magnos

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Fábio

    Mais uma vez o padrão PT de sempre.MENTIRAS.

  • Thiago

    Para a Cecília que fez 2º comentário, observe bem a data da publicação do seu Link (25-07-14) e o dessa matéria (07-10-14), logo sua colocação está errada. A não ser que você me traga uma matéria mais atualizada que o desta comprovando o contrário.

  • R.

    O fato de um Procurador-Geral do Estado de Minas Gerais, indicado a dedo pelo braço direito de Aécio, ter dado parecer pelo trancamento dessa ação de improbidade, não conta?

  • Rodrigo

    O parece que o caso é o seguinte,o Estado Mineiro afirmou que repassou recursos para companhia de saneamento mineira e declarou como verbas para saúde.Isso hoje seria fraude contábil,e inicialmente foi esse o processo que ele respondeu.(Isso era comum e legal,até alteração da lei).
    Mas a empresa afirmou que não recebeu os recursos, até porque não existe forma legal de receber,a empresa é “privada”, por isso o processo foi reaberto.
    Tem dois cenários abertos,fraude contábil esse recurso nem existi.
    Ou o dinheiro foi desviado para fins particulares ou para propaganda.

  • Joao pontes

    E so mentira do pt

  • Joao pontes

    Eu asisti o debate completo e o q saiu da boca de dilma era so mentiras,e so vcs vet o brasil,e ela nao tem nem dialogo vcs vcs podem ver q na propagando eleitoral do dia de hoje ,um dia depois do debate ela voltou com as mentiras q ela usou na sua propagando eleitoral partes do debate de ontem e dizia q aecio nao tinha dialogo mais pq ela nao colocou as respostas a qual aecio fez a ela,ela nao tinha o q falar ,so dizia bousa famulia pra la ,bolsa familia pra ca e ela so queria deframar aecio a qual o objetivo q o povo queria saber e sobre mudanca do nosso brasil,entao q viu o debate sabe o q eu tou falando,entao eu foto por mundaca 45 aecio,boa tarde a todos

  • Paulo

    foi tanta mentira do PT, que o site do tribunal de contas de minas sau fora do ar, gente vão dormir,

  • talia monigi lembo

    Vale a pena ler…o PT apela demais, será medo da quase iminente derrota?

  • amanda silva de jesus

    Vergonha deve ter quem, de forma canalha, covarde e mentirosa, ofende jornalista honesto, com longa e respeitada história.

  • Washington

    Por favor me tirem uma duvida. Os delatores do caso da Petrobras terão que devolver alguns milhões de reais aos cofres públicos certo.A dúvida é a seguinte, quando e quanto o PT,o PMDB e o PP farão o mesmo? Acorda povo brasileiro. Será que só a Petrobras é nossa E O LUCRO é deles. Aguardo respostas. FORA LULA, DILMA, PT e CIA

  • ednilson

    Uma coisa que me assusta muito é o fato de tantos meios de comunicação estarem tão imparciais! Dificilmente vejo investigações sobre o PSDB ! Gosto de ler todos os tipos de notícias ! O conhecimento é um bem público! Não é só condenar um lado e não condenar o outro! Noticiar um e não o outro! Por esses motivos que ainda voto no PT, pois sei que hj político pode ser preso !

  • Carlos T. Moura

    Agora a coisa complicou. O Ministério Público de Minas entrou hoje com uma nova ação alegando o descumprimento do investimento obrigatório na saúde. Pelo menos é o que está dizendo o site de O Globo. http://oglobo.globo.com/brasil/mp-entra-com-acao-contra-estado-de-minas-sobre-gastos-com-saude-no-governo-de-aecio-14286351

    Não acho que a coisa complicou para Aécio, não. Há dois ou três integrantes do MP mineiro que, com viés político, vêm procurando notoriedade há tempos com esta questão.
    Estudei o caso a fundo e, juridicamente, o Aécio jamais perderá essa causa.
    A aplicação de recursos em saneamento básico podia perfeitamente ser aceita, na ocasião, como investimento em saúde.
    O presidente Itamar fez o mesmo quando governador, e foi sabidamente homem de integridade inatacável.
    Ele não “desviou” nada, sobretudo para o próprio bolso.
    Evidentemente que o caso continuará sendo objeto de exploração. Aécio teria munição para responder com fogo pesado, mas, apesar de haver endurecido sua fala, ainda nem mencionou casos cabeludos do governo lulopetista, como o escândalo Rosemary Noronha.

  • marcel nakayama

    Acho que a revista veja inteirinha deveria perder a credencial por publicar merda contra Dilma.

    Tirou a máscara? É, portanto, a favor de que haja um Estado-censor que cale a boca da imprensa?
    Isto é típico de fascistas. E eu não preciso de leitores de sua laia.

  • Maria Estela Piffer

    É verídico de que o tiro sai sempre pela culatra!

  • JOSÉ CARLOS URBANO

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas.
    Textos em maiúsculas dificultam enormemente a legibilidade, mas as regras levam em conta também o respeito à boa educação e seguem uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem em maiúsculas e minúsculas, tal como este texto que você está lendo.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Claudia Nogueira

    Muita gente tem dito que o processo de improbidade contra o Aécio foi extinto, de fato um dos processos impetrados pelo MP-MG foi existo antes do julgamento do mérito. Mas em outra ação, sobre o mesmo tema, o mesmo juiz deu provimento. A processo em andamento é o 0904382-53.2010.8.13.0024 e a decisão do juiz proferida em 17/06/2014 foi a seguinte: “AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS; RÉU: ESTADO DE MINAS GERAIS e outros => Indefiro o pedido de extinção do processo sem resolução do mérito suscitado pelo Estado de Minas Gerais às f.266/275, sob a alegação de não mais existirem as condições da ação, mormente a legitimidade ativa da parte e o interesse processual. Isto porque ,de fato, a ilegitimidade ativa da i. RMP refere-se, estritamente, ao Ex-Governador do Estado no bojo da ação civil pública administrativa, sendo que, in casu, constituem polo passivo desta ação o Estado e a COPASA. Ademais, prevalece o interesse processual ministerial, a fim de demonstrar se houve o financiamento do setor saúde entre os anos de 2003 na 2008 no piso constitucional de 12%(doze por cento), sob pena de descumprimento da CF/88. Certifique-se a Secretaria acerca da intimação do Perito nomeado às f.258, Dr. Ronaldo Siqueira Dantas, bem como eventual apresentação de proposta de honorários. Adv – PAULO DE TARSO JACQUES DE CARVALHO, GUSTTAVO REIS ARAGAO RODRIGUES, CRISTIANE DE OLIVEIRA ELIAN, FLAVIA MELO CAMPOLINA, MARGARIDA MARIA PEDERSOLI.” http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_complemento.jsp?comrCodigo=24&numero=1&listaProcessos=10090438

  • Catarina Annoni

    Lamento muito o comentário da Claudia Nogueira logo abaixo, ja que a mesma nao entendeu o despacho do juiz. Isto porque está claro em sua decisão haver ILEGITIIMIDADE ATIVA da promotora no que tange ao ex-governador do Estado de MG. O Estado e a Copasa permanecem no polo passivo da demanda , pois há discussão doutrinária a respeito de repasses para saneamento básico serem ou nao questão de saúde pública, tendo o TRIBUNAL DE CONTAS ja se pronunciado a favor. Portanto, nao ha processo de improbidade contra Aecio Neves.

  • Vitor Pereira

    Então quer dizer que é mentira? Então se é mentira, porque os relatórios do TCE sobre os levantamentos de gastos sumiram? É só aqui que a gente vê defender corrupto ou nos jornais dos petralhas. Depois vem com este papo de parcial. Olha eu votaria Aécio…agora é que eu voto mesmo é Dilma. Estão querendo esconder os desvio do sujeito porquê?

    Você está pessimamente informado, meu caro. “Desvio” é usado de propósito pela camarilha do PT para insinuar que houve ladroagem. Aécio é “acusado” de ter contabilizado como aplicação em SAÚDE recursos que ele destinou a saneamento básico — ou seja, a água e esgoto, que são indiretamente um investimento importantíssimo em saúde.
    A legislação da época permitia isso, que foi feito por outros governadores, inclusive um exemplo de correção moral como o ex-Presidente Itamar Franco.
    O que a mídia lulopetista não comenta é que os integrantes do Ministério Público mineiro que insistem nesse caso são adversários políticos do ex-governador.
    Ocorreram movimentos no processo desde que publiquei este post, que é de muitos meses atrás.

  • LEANDRO ANDRADE

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Carlo freitas

    Isso é antigo! Eles estao vindo a tona de novo. Sabdo dia 18/10 foi o ultimo. P. Enquanto.
    Diga-me uma coisa vc acredita que os leitores de Veja sejam tao estupidos, assim?

    Os leitores de VEJA não são estúpidos, de forma alguma. Estúpidos são alguns palhaços que escrevem comentários para meu blog.

  • Antonio Alberto

    Aecio, por favor faça alguma coisa não deixe que a Dilminha ganhe as eleições, confiamos e esperamos em voce, Veja a pesquisa , a Dilminha cresceu, use algumas armasdela também, fale do enriquecimento rápido do filho do lula, a fazenda que tem em goias, como? se até 12 anos atrás eles não tinham nada? Obrigada.

  • Antonio Alberto

    Encontre uma maneira de subir pelo menos mais dois pontos nas pesquisas, e pergunte quem é o dono da OI, da frIBOI, FAZENDA COM MAIS DE 15600 alqueires de terra.

  • Marcus Vinicius

    Alguém sabe o número do processo?

    Caro Marcus, não tenho o número do processo e este post foi publicado há meses. De lá para cá, o MP de Minas voltou à carga. Mas continuo plenamente convencido de que a tese da defesa prevalecerá. Não houve nada de irregular, porque o procedimento de investir em saneamento básico antes da regulamentação de emenda constitucional foi aceito como correto em vários Estados, alguns governados pelo PT.

  • Marcio

    Convido-o gentilmente a sumir deste blog, para não ouvir coisa pesada.Suma!

  • Marcio

    antes de julgar o que é ou o que não é procure saber sobre quem fez a edição, ele é : Ricardo Setti é editor do livro ; A Arte da Política – A Historia que Vivi

    Com muitíssimo orgulho. Colaborei nas memórias políticas de um homem de bem e o melhor presidente da História do país. Contratado não por ele, mas pela editora.
    E por que você, covardemente, usa nome e email falsos?

  • Lorenzo da Paz

    Sua fixação em suínos é freudiana.

  • Mario Tsuchiya

    A Dilma e o Lula estão desesperado e estão apelando de todas as formas. Não querem largar o poder de jeito nenhum. Sabem porque ? Porque se o Aécio ganhar, muitas sujeiras vão ser reveladas. Inclusive os enriquecimentos ilícitos dos filhos do Lula e da filha da Dilma. Como explicar que o Lulinha, um simples limpador de fezes de animais em zoológico, é um empresário de milionário. Pecuarista em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e sócio da Friboi. E o próprio Lula que também enriqueceu. Veja se o FHC enriqueceu ? Não! Continua a pessoa humilde como sempre e vivendo de palestras, mundo a fora.

  • Rodrigo Lo Schiavo

    Boa noite pessoal. É claro que ambos os lados são culpados, PT ou PSDB, não cresceram e evoluíram em total honestidade. Mas só que, o Brasil é um país muito grande, e na sua constituição diz que todo Brasileiro tem direitos e deveres à educação, saúde, emprego, saneamento básico, emprego, aposentadoria, transporte, moradia e a votar. Entre todos esses itens, infelizmente, somente se beneficiaram até o início do governo lula, os estados do sul e parte do sudeste do Brasil. Quero lembrar a todos que o restante dos 70% eram esquecidos pelos demais partidos antes do PT. Onde quero chegar com isso, que agora mesmo roubando, o PT está determinado a continuar arrumando o país onde realmente está crítico e com isso, me desculpem, mas os 30% que já foram beneficiados (que na verdade isso só aconteceu também após o governo lula) tem de parar de olhar para o próprio umbigo e deixar o restante do país nos acompanhar. Se para o Sudeste e o Sul brasileiro hoje está ruim, imagina para o restante do país (70%) que também são cidadãos e também estão protegidos pela constituição, precisaram esperar mais de 70 anos para ver de verdade alguém no governo “mesmo roubando” se relacionar socialmente de verdade diretamente com eles. bom, acredito que eu que já passou da hora dos governos olharem por todos os brasileiros sem exceção! Caros amigos, eu nunca vi isso acontecer nem como respingo d’água, só agora nesses 12 anos de PT, “mesmo roubando”. Por tanto, acredito em uma teoria, a teoria do respeito ao ser humano: “- vamos deixar o 70% restante do país ruim igual a São Paulo “, quem sabe assim o país começa a fluir por um todo. Imaginem só se o país inteiro ficar ruim igual a São Paulo? puxa vida, seria um grande passo. Por isso, mesmo roubando, mesmo que saia noticias que saberia se é verdade ou não, é fato, que o único governo que realmente tem condições e conceito para melhorar o país é o PT.
    Agradeço a todos que tem capacidade/senso de critica e análise, para com meus amigos, independentemente de qual for sua opinião, valorize o próximo, seja qual for a situação, de chance! Muitos dos países considerados perfeitos fazem isso. Agradeço.

  • alberto santo andre

    sera que esta promotora tera a qcoragem de fazer este tipo de representaçao contra pimentel que e inclusive denunciado pelo tre e ,como boa petista e uma medicre cidada brasileira tenho certeza que nao pois cumplices de bandidos nao os denunciam.