Image
Chávez no céu, entre nuvens — uma das inúmeras ilustrações idolatrando o caudilho falecido que circulam na Venezuela

Os sinais de idolatria por Hugo Chávez, o caudilho da Venezuela morto em consequência de câncer no dia 5 de março passado, estão por toda parte e em todo o país.

A ilustração acima, mostrando a imagem do coronel formada por nuvens, como se ele estivesse no céu, é apenas um exemplo.

Ao mesmo tempo, porém, circulam brincadeiras — distantes da idolatria.

Por email e outras formas, percorrem a web, entre muitos outros, os seguintes versinhos em forma de epitáfio:

Aqui yace un hombre

Que hizo bien e hizo mal.

El bien lo hizo muy mal,

Y el mal lo hizo muy bien.

Él descansa en paz

Y nosotros también.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários

Edgar Rios em 07 de abril de 2013

Seu comentário, além de inteiramente inverídico, é racista. Foi deletado.

Ronaldo Barra em 05 de abril de 2013

Ele apareceu como um passarinho para o Maduro. Acho que maduro tinha tomado umas tequilas e lhe apareceu um urubu e ele trocou de ave.

Isayas em 05 de abril de 2013

ABOCANHAM-SE FEROZMENTE ENTRE SI OS COMUNISTAS... O que nós sabemos de sobejo é que os comunistas odeiam-se entre si, vivem aos trancos uns com os outros, abocanham-se se ferozmente entre si pela hegemonia interna - os expurgos - e mesmo externa, e apenas os mais truculentos prevalecem na direção do partido ou se sobrepões sobre os outros. Algumas das muitas frases repulsivas a Deus, tão detestado e odiado por Marx, o mentor absoluto dos partidos comunistas, como do PT que perseguem todas as religiões e de forma particular a Igreja Católica: "Desejo vingar-me d'Aquele que governa lá em cima"! Outra: "Vamos expulsar os capitalistas da terra e Deus do Céu"! Marx em mais um de seus acessos coléricos: "Com desdém lançarei meu desafio bem na face do mundo; então vagarei semelhante a um deus, vitorioso, pelas ruínas do mundo e dando à minhas palavras força dinâmica, sentir-me-ei igual ao Criador"(em "Marx antes do Marxismo"). Apenas há um detalhe a meditar, contrapondo-se ao acima e os que os apoiam, como os eleitores: Is 14, 13-15: "Que dizias no teu coração: subirei ao céu, estabelecerei o meu trono acima dos astros de Deus, sentar-me-ei sobre o monte da aliança, aos lados do aquilão. Sobrepujarei a altura das nuvens. E contudo foste precipitado no inferno. Não é que se enquadra bem isso aos comunistas adoradores do falso deus Marx, falsos deuses seus adoradores como Chávez, inclusive aos eleitores, e de suas niilistas ideologias?

Othelo em 04 de abril de 2013

trata-se de epitáfio que servirá perfeitamente aos remanescentes e insistentes coronéis fdp da política tapuia, quando derem ao Brasil o prazer do passamento.

Diego Lopes em 04 de abril de 2013

Don Setti, Este epitáfio está um primor (e qual texto seu não é?). Se eu fosse parente do CHÁVEZ, era isso que eu mandaria escrever na lápide dele. Abraços.

moacir em 04 de abril de 2013

Setti, Pelo menos na web os venezuelanos ainda não perderam de todo o juízo!Beleza a sensatez do soneto não-bolivariano! abc

Roberta em 04 de abril de 2013

Y acá nosotros también! Amen!

Arilson Sartorato em 04 de abril de 2013

Uma questão de interpretação a imagem, eu vejo o caudilho chamuscando no inferno,saindo fumaça por todo lado. KKKK

Hippie Killer em 04 de abril de 2013

Vejam aqui a q ponto chegar a estupidez humana: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/04/partidarios-de-hugo-chavez-tatuam-assinatura-do-ex-presidente-no-corpo.html

João Augusto em 04 de abril de 2013

Setti, boa tarde!! Mais uma vez apelo para sua clareza e principalmente ponderação na visão dos fatos.Sem bajulação, voce é um dos únicos.Agora, não entendo (geralmente as explicações são simplistas) o por quê que um maluco (a História já teve centenas e continuará a ter) consegue arrebanhar tantos. O povo argentino continua a ter um ranço peronista (por um psicanalista argentino), Evo Morales sacode a massa, Kim Jong leva o povo a forca, poderia continuar com o Irã e mesmo aqui no Brasil (não os cito para evitar embates histéricos). Saõ os Antonios Conselheiros? Por que? Qual a bibliográfia psicologica? Por que o povo tem a vocação a carneirinhos? Luz, pls abraço Caro João Augusto, muito obrigado por suas palavras amáveis. Quanto à explicação para esses fenômenos políticos, acho que se encontra em suas políticas populistas, de distribuição de benesses sem qualquer preocupação com o futuro. A questão do Irã é diferente, e ali o poder se funda na religião. Na Coreia do Norte, no fechamento total do país a influências externas sob uma tenebrosa ditadura e a 70 anos de lavagem cerebral 24 horas por dia. Ainda bem que existem as democracias ocidentais decentes -- muito criticadas por muita gente, mas para as quais não se encontrou qualquer alternativa. Abração

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI