Image
“Happy Meal Project”: as batatas fritas e o hambúrguer fotografados no primeiro dia

Passados vinte anos do documentário Super Size Me, que obrigou a rede de fast food McDonald’s a reformular seu cardápio no mundo inteiro, incluir alimentos saudáveis nos famosos combos, como frutas e saladas, e investir pesadamente numa campanha para melhorar sua imagem de disseminadora de alimentação prejudicial à saúde — o que o documentário indicava fortemente –, a cadeia internacional está já há anos diante de outro desafio.

Trata-se do Happy Meal Project, da artista plástica e fotógrafa nova-iorquina Sally Davies que, no dia 10 de abril de 2010 — veja bem, de 2010! — resolveu registrar em fotografias diárias o processo de decomposição de um McLanche Feliz, formado por um hambúrguer e uma porção de batatas fritas. O lanche não está em geladeira nem nada parecido: fica no ambiente natural de uma casa.

Com o passar do tempo, a fotógrafa ficou estupefata: o sanduíche e as batatinhas continuavam com a mesma aparência, não mostrando sinais de alteração, como continuam até hoje, passados — pasme! — mais de CINCO MIL DIAS. Estão como se fossem de borracha ou de isopor.

No dia 10 de abril de 2014, o projeto completou 4 anos e estava tudo igualzinho ao primeiro dia. As fotos, todas elas, estavam expostas em seu site, e em seu espaço no flickr, e mostravam que a única variação se deu no pão do hambúrguer, que se partiu em alguns pedaços devido ao ressecamento.

“Eu demoro a acreditar que se passaram dois anos desde o dia em que o comprei”, disse a fotógrafa à agência espanhola de notícias EFE em meados de 2012. “Eu pareço dois anos mais velha, mas para o hambúrguer o tempo não passa”.

Image
As batatinhas e o hambúrguer, 1660 dias depois: tudo o que aconteceu foi que o pão secou e se partiu em alguns pedaços; a carne do hambúrguer encolheu um pouco e endureceu, e as batatas fritas têm quase o mesmo aspecto, apenas um pouco murchas

“Continuarei fotografando o hambúrguer até que ele se desintegre, o que pode custar o resto da minha vida natural”, explicou a artista, que constatou como nos mais de cinco mil dias em que fotografa esse exemplo de fast-food muito pouco mudou nos componentes do lanche infantil.

Davies acha que o lanche que comprou em 2010 sofreu algum tipo de desidratação mas não iniciou nenhum processo de putrefação. E se pergunta que qualidades nutricionais que pode ter “um alimento que não apodrece nem se corrompe com a passagem do tempo”.

Veja como está o lanche atualmente neste link.

Um mês só comendo no McDonald’s — e o cineasta ficou péssimo

Em 2004, o cineasta americano Morgan Spurlock passou 30 dias se alimentando exclusivamente no McDonald’s: café da manhã, almoço e jantar, sendo monitorado por exames clínicos e acompanhado por um médico, para realizar o documentário Super Size Me.

Chegou a consumir em média 5000 kcal (o equivalente a 6,26 Big Macs) diariamente durante o experimento.

Image
“Super Size Me”: em 30 dias, o cineasta Spurlock ganhou 11 quilos, problemas no fígado, disfunção erétil e depressão

Spurlock, antes do experimento, mantinha uma dieta variada, era saudável e tinha peso adequado, 84,1 quilos para seus 1,88 metro de altura. No final dos 30 dias, havia engordado 11,1 quilos, seu índice de massa corporal se elevara de 23,2 para 27 (grande aumento de gordura), sofreu problemas como mudanças de humor (um começo de depressão) e disfunção sexual, além de danos ao fígado. O cineasta precisou de 14 meses para perder o peso que havia ganhado.

ATUALIZAÇÃO

(Este post foi originalmente publicado a 14 de maio de 2012 no blog que mantive no site da revista VEJA entre setembro de 2010 e março de 2015. Os dados do post original foram atualizados para a republicação neste site.)

252 Comentários

Paulo em 15 de janeiro de 2015

Eita bando de desocupado

Wal em 28 de dezembro de 2014

Até acreditaria caso não tivesse mexido em nada, mas visivelmente pelas fotos do Flix várias fotos mudam a posição das batatas. Elas podem encolher e ficar rígidas, porém é visível que foram mudadas, é só prestar atenção a cada 6 fotos mais ou menos. Ou seja, quem me garante que nesse tempo todo não foram trocadas só pra provar algo que não existe?!

ALDO MARTINS em 20 de dezembro de 2014

Qualquer coisa que esse ********* comesse diariamente acima de 2000 calorias, durante 30 dias, certamente as consequências poderiam ser as mesmas ou talvez piores. Dá licença!!!

ALDO MARTINS em 20 de dezembro de 2014

O cara passou a comer 5000 calorias dia e queria o quê? Deveria ter comido o equivalente a 2000 calorias dia que é o normal de um ser humano. A outra diz que o sandwich ficou com a mesma aparência após passados 4 anos. O que vi na segunda foto foi um sandwch todo embolorado. Pô! Burrice tem limite

joelder em 14 de dezembro de 2014

quando Aécio falou que ia por fim a matança feita por infratores protegidos por uma lei de países que formam criminosos a sombra do estado que pelo menos indenizasse os menores assassinados.eu disse:meu voto é seu,porem pressionado por marina,voltou atras e perdeu milhares de votos que lhe fizeram falta. Quando um político acabar com a lei da menoridade eu voto nele

DEYSE PASCHOAL em 26 de novembro de 2014

As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web. Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo? 99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas. Peço que você faça o mesmo das próximas vezes. Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm Obrigado

Sally Davies em 17 de novembro de 2014

I am the author of the Happy Meal Project. Thank you for publishing my story. I still have it in my kitchen, and I am still photographing it.

Gunther Retz em 04 de novembro de 2014

Se o mundo odiasse o genocídio, a corrupção, a ignorância e a intolerância* como esses gênios odeiam o McDonld's... *Acabar antes com a ignorância, pois ninguém merece ser obrigado a tolerar ignorantes!

Angèlìka em 31 de outubro de 2014

Nossa! deveriam vender o "aditivo químico" em potinhos, escrito nos rótulos: Fonte de juventude eterna. -O nosso Ministro da Saúde iria dar OK! Iriam ganhar uma grana roubada! Mas, como diz minha mãe: quem se nega a envelhecer, termina podre.

Abreu e Lima em 30 de outubro de 2014

. Fui dar uma olhada com mais atenção nos comentários e... quanta bobagem! Assim, decidi resolver a questão de uma maneira prática: basta apresentarmos esse sanduíche, que está sendo amparado pelo Estatuto do Idoso, para o Bartolomeu*! Em segundos ele nos dirá se é bom alimento, ou não! . * http://i.imgur.com/vfmnmYU.png .

Abreu e Lima em 30 de outubro de 2014

. Grande RSetti, gigante do Jornalismo, temos o outro lado brilhantemente apresentado pelo Nobre Colaborador Marcelo - 30/10/2014 às 16:29, e outros. Convém, portanto, passar a régua nesse assunto e nos trazer o que é real e o que é ficção criminosa. Não morro de amores por lanchonetes mas sei o quanto o Mc encanta as crianças, daí há de haver bom senso. Com todo o respeito, apenas idiotas (sei que existem aos montes, mesmo neste Valoroso Espaço...) levam a sério que QUALQUER coisa que se possa comer dure quatro anos! Nem em fotografia (essa é capaz de amarelar!)! O que temos é uma alegoria criminosa que não pode ser avalizada por este magnífico Espaço. A palavra é tua, Grande RSetti. Sensacionalismo barato nunca se aproximará do teu Jornalismo. .

Marcelo em 30 de outubro de 2014

O documentário Fat Head refutou totalmente como "farsa esquerdista" o documentário Super Size Me, especialmente quando o cineasta Spurlock se negou a dar entrevistas ou mesmo a conversar por telefone. A fotografa Sally Davies não quis mostrar a produção onde está o "Hambúrguer imortal" e foi acusada de ter tirado 100 fotos do mesmo prato, e mentido sobre os dias. Tanto Sally Davies e Spurlock foram processados pelo Mc Donalds. A produção de Fat Head tentou repetir a mesma experiência do "hambúrguer imortal" e em duas semanas o hambúrguer havia apodrecido. Chineses também tentaram repetir o feito, e em 7 dias o hambúrguer já estava fedendo, e com 14 dias ele já estava todo embolorado (foto abaixo) http://i2.wp.com/www.chinasmack.com/wp-content/uploads/2010/05/chinese-netizen-mcdonalds-happy-meal-experiment-23.jpg

Detefon em 30 de outubro de 2014

Bom deve ser friboi?

Felipe Hamachi em 30 de outubro de 2014

Assistam outro documentário disponível no youtube chamado FAT HEAD - ele dá uma desmentida nesse Super Size Me.

Alexandre Sampaio Cardozo de Almeida em 30 de outubro de 2014

São Paulo, 30 de outubro de 2.014 Prezado Setti, Vamos lá: Essa estória de bater em redes de fastfood é coisa de esquerdopata que quer controlar até a alimentação das pessoas! Quem é obrigado a comer nesses lugares? Por um acaso, ao passar em frente de uma lanchonete dessas, o gerente sai armado, e obriga o transeunte a consumir hambúrgueres e refrigerantes, sob pena de ser morto? Não!!!! A pessoa come o que quer, bebe o que quer, transa com quem quer, torce para o time que quer por uma coisa chamada LIBERDADE DE ESCOLHA! Essa liberdade está sendo tolhida pelos esquerdopatas, que acham que sabem mais do que cada cidadão! Hoje, eles proíbem o consumo de sanduíche, amanhã de torcer pelo XV de Piracicaba, depois de votar no partido "Y", até chegar o ponto, do cidadão não poder sequer decidir a cor da cueca que usará! Danem-se esse cretinos! Se a pessoa quer se empanturrar de porcarias, problema dela! Que arque com eventuais conseqüências a sua saúde posteriormente! As pessoas estão cada dia mais imbecilizadas, mais dependentes do Estado. Sou diabético, faço um regime maluco, não posso comer nada, mas só de raiva, vou encher a cara de hambúrguer do McDonald's só para irritar os esquerdopatas do politicamente correto e da alimentação saudável!

Eduardo em 30 de outubro de 2014

não me leve a mal, mas isso é um experimento de PTbas americanos, de esquerdinhas-paris! Os alimentos devem estar em uma caixa ou ambiente com desumidificadores e, apenas por essa razão, não foram oxidados. Ou seja, quer aparecer as custas da lanchonete! Por que não vão investigar a qualidade das esfihas da Jandira Fegali?? (ou sei lá o nome della)

Indivíduo em 30 de outubro de 2014

Mas falando sério, agora. Como no Mac pelo menos uma vez por semana. Ponto. Também tomo meus chops e se não fosse assim, preferiria estar morto.

Indivíduo em 30 de outubro de 2014

Chato mesmo é a disfunção erétil.

wilson em 30 de outubro de 2014

Precisamos dar um "menas" nesta neurose de alimento ser visto como remédio, comida também é prazer uma vez fiquei numa fila mais tempo do que o normal porque dois adolescentes ficaram discutindo a caloria de um mero croquete. Nada mais insano do que a fome.

Arimatéia em 30 de outubro de 2014

Anti americanismo boboca.

carlos alberto em 30 de outubro de 2014

Vou entrar agora no mérito da comida. Aqui no Rio agora tá um boom de novos "restaurantes" de hambúrguer; abre-se um a cada dia e cada um mais sofisticado que o outro. Escolhe-se o shopping mais chic para abrigar a hamburgeria. É uma aposta ariscada, pois o sanduíche hambúrguer é horroroso, porém aceitável, como fast food, porém, como alimento sentadinho no restaurante é inaceitável. O mau gosto do americano vira cafonice no Brasil.

carlos alberto em 30 de outubro de 2014

No mínimo o experimento tem que ser reproduzido e comparado com outros de outros fabricantes. Alguém fez isso? Tente você leitor em casa. . Quantas vezes será que a autora tentou para conseguir o efeito esperado? Give a break, man!

Valmir Junior em 24 de outubro de 2014

bom pra começar, tenho 1,83cm, 78kg e saudade perfeita e muito feliz, passo para comer pelo menos 1x por semana em rede de fast food assim como no MC'Donalds. Bem se fomos nos privar de tudo oque faz mal, vai fazer mal porque não iremos viver me sinto bem comendo hamburguer's porque gosto bastante, bebo algumas bebidas alcoólica em momentos especias e isso me deixa feliz me deixa de alto astral. Oque faz mais mal do que esses lugares é baixo astral, infelicidade que causa diversos distúrbios na saúde como exemplo Depressão. Não se prive de coisas que goste, apenas controle para poder usufrui sempre.

Cesar em 22 de outubro de 2014

E nem mofo cresce nisso... Adeus McDonald's.

Rodnei em 20 de outubro de 2014

Nem entro no mérito do tempo, se é comida esterelizada já era mesmo de se esperar esse resultado. O que eu não entendo é a quantidade de gente que goste desses lanches do McDonald's, Bob's e outros. Venham aqui no interior de Minas pra comer os legítimos X-Tudo da terrinha, comida de verdade preparada na sua frente (lanches muito mais baratos e apetitosos que essas peças de isopor aí), aposto que depois ninguém conseguirá consumir essas porcarias sem gosto de cidade grande.

Maurício Pinto em 16 de outubro de 2014

O problema não está nas redes de fast foods e sim nos compradores, nunca vi uma rede ir na casa do cliente e oferecer um produto a força, o cliente que vai até na rede de fast food e compra, então, neste trajeto não havia restaurantes? supermercados com lanches naturais? dizer que é culpa das redes de fast food é ignorância, sabem que faz mal e ainda compram!

Lele em 15 de outubro de 2014

Se as bactérias não comeram é porque não é comida.

Rosa em 10 de outubro de 2014

Para durar tanto, imagine o teor de sódio e de outros conservantes...

Rainer em 08 de outubro de 2014

Nunca foi novidade que os alimentos fornecidos pelos Fast-Food são prejudiciais a saude, em especial que sempre foi alvo maior de críticas o MCDonald's. Nao é um lanche para ser consumido todos os dias.

Luísa Helena em 03 de outubro de 2014

http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/homem-perde-17-quilos-comendo-so-mcdonalds-por-3-meses e como esquecer deste caso, na qual o Homem perder 17 quilos apenas comendo mc donalds por três meses.

Debora em 02 de outubro de 2014

ADORO MCDONALTS, MARAVILHOSO QUEM FALA QUE É RUIM E DOIDO "!

Cesar em 28 de setembro de 2014

Estou com o Julio ai embaixo, quem estudou um pouquinho nas aulas de ciências na 6ª serie deve lembrar que qualquer comida esterilizada vai se manter por 20 - 30 anos ou mais, é assim com qualquer conserva, de milho a salchicha, basta manter em uma redoma de vidro e bingo, você tem um "causo" pra contar para os netos. O que espanta nisso tudo é o nível educacional do brasileiro, aqui todo mundo "vai "na escola, "vai" na faculdade, mas aqui POUQUÍSSIMOS, estudam e aprendem, AQUI se cola e se ENROLA , aqui o foco é ter "diploma" e não "ter conhecimento".

neide maria de almeida em 28 de setembro de 2014

O que será que se coloca nesses alimentos? Se nós envelhecemos ,porque será que os sanduíches não envelhecem? vejam o que vocês andam comendo!

LC DA GROTA em 21 de setembro de 2014

Seu comentário agressivo, grosseiro e desrespeitoso foi deletado. Aceito críticas sem o menor problema. Mas desse jeito, não. Volte à infância, a seus pais, aprenda a ser minimamente educado e depois volte aqui.

GEROLDO ZANON em 20 de setembro de 2014

Melhor do que ele só o churasqueiro do LULA

Natália Prado em 19 de setembro de 2014

Passo minha vida sem consumir MC Donalds os lanches e não importo,uma vez a primeira e única minha mãe eu e minha irma fomos comer um lanche destes no shopping é um preço caro,o lanche é grande entretanto não foi tão bom para ter tanta propaganda o refrigerante que acompanha o lanche é enorme,estes lanches são prejudiciais,somente uma coisa é realmente deliciosa neste fast-food o sorvete.

adriano em 16 de setembro de 2014

Não consumo esse tipo de comida,mas respeito quem gosta.Mas que esse tipo de alimento é horrível,isso é,além de ser um veneno para o corpo!A obesidade é só um dos problemas que acontecem a curto prazo.Tem que haver também a preocupação com as doenças mais graves que surgem a longo prazo,devido ao consumo desses produtos,como câncer por exemplo.Não os chamaria de alimentos pois eles não alimentam,só entopem suas veias e destroem o seu fígado!!

Julio em 11 de setembro de 2014

Tenho dó de quem se acha o dono da verdade e acha que pode saber o gosto de todo mundo. O lanche é bom e já era, se fosse podre como todo mundo fala, primeiro que ninguém comia, segundo que pessoas já teriam morrido por isso. Enfim, Mc Donald's, Coca Cola, e blá blá blá, sempre serão criticadas pq são gigantescas e muitos babacas atacam o princípio jurídico da transcedentalidade, ou seja, se está fazendo mal somente a vc, se é que realmente está, ninguém tem que meter o bedelho. Qto a parte da matéria que diz que o cara comeu um mês e ficou mal, pow, é lógico, é uma comida gordurosa, com conservantes, glútem, e tudo o mais que MUITAS outras comidas tem e que não podem ser comidas todos os dias. Tente comer só chocolate por um mês, ou só salda, obviamente vc não ficará bem, não é uma alimentação balanceada, precisamos de gordura exemplo do chocolate, precisamos de vitaminas exemplo da salada, mas precisamos de carboidratos, potássio, fósforo... enfim, não manjo disso, o fato é, tudo que é enorme, será invejado.

Leonardo Lourenço em 09 de setembro de 2014

Tenho dó de pessoas cujo paladar é tão pobre a ponto de achar esses lanches gostosos. Além de, obviamente, tratar-se de um alimento que não traz absolutamente nada de bom à saúde, muito pelo contrário. Então, só resta a alguns tolos dar conotação ideológica ao tema. Pfffff!

Alexa em 08 de setembro de 2014

Nao acreditem em tudo que leem.

Brasileiro Cansado em 08 de setembro de 2014

Se eu comer feijoada ou churrasco, todos os dias, também vou ganhar peso e ter problemas de saúde.

Ricardo em 08 de setembro de 2014

Só ***** para acreditar nesta besteira nota-se claramente que saõ diferentes o pão as batatas ,as posiçoes que se apresnta no prato!!!!

Ishnowa em 07 de setembro de 2014

Os comentários denotam o ponto de vista pessoal. Não há problema se uma pessoa aceita se alimentar com um "alimento" saboroso, porém envenenado com tudo o mais de substancias que podem " e devem" proporcionar paladar e aspecto apreciáveis, entretanto, desprovidos de nutrientes necessários à manutenção da vida. Todo o radicalismo é deplorável! Somos mamíferos e nossa dieta engloba tanto cereais, vegetais e carnes - somos animais onívoros! O fato é: alimentos naturais e livros de conservantes fugiram das nossas prateleiras há muitas décadas. Creio que não devemos nos radicalizar em nos alimentarmos sempre de comidas de rápido preparo, como também de vegetais. Creio que devemos equilibrar nossos desejos e permitir o "dia do lixo" e comer e beber todas os "alimentos que não alimentam", sem fugir da regra de nos alimentarmos adequadamente como onívoros na maior parte de nossos dias.

nobile em 06 de setembro de 2014

Quanta perda de tempo, não ? Aqueles que odeiam os Estados Unidos estão sempre procurando pelo em ovo para tentar difamar seus símbolos. Lembram-se da famosa barata encontrada numa garrafa de Coca-Cola ou do cara que desentupia pias com Coca-Cola ? Tudo pulha virtual. Ninguém é suficientemente imbecil de se alimentar todos os dias com fast food. Experimentem se alimentar todos os dias com pastel e coxinha. Vai dar no mesmo resultado.

JHR em 06 de setembro de 2014

Assustador! E o pior que levamos nossos filhos para comer isto...Mac lanche Infeliz

Felipe em 05 de setembro de 2014

Os patrulheiros da dieta "politicamente correta" me enojam. Maldita sociedade adoecida pela saúde.

flavio dos santos em 04 de setembro de 2014

Bem há algo bom ai houve um milagre,quém sabe a "vaca" que doou a carne pode ser canonizada, quem como o Mac lanche Feliz nunca ficará velho...é isso?

Glaucia da Fonseca Pereira em 02 de setembro de 2014

O que será que estamos consumindo? É preocupante essa informação e espero que nosso Ministério da Saúde investigue o por que dessa longevidade. Já pensou se este é o segredo da JUVENTUDE ETERNA?

Júnior em 02 de setembro de 2014

Mais eu sou bobo mesmo, perdi tempo lendo isso! Os melhores lanches que existem são do McDonald´s e vão querer fala mau!

Homem Bomba em 31 de agosto de 2014

Por acaso, isso aconteceu numa gaveta de arquivo do meu escritório. Comprei duas dessas bombar, comi uma e guardei a outra na gaveta. Esqueci dissso. Quinze dias depois ao abrir a gaveta vi essa bomba em perfeitas condições. Nem formiga ou vermes comem essa bomba. Nesse dia PAREI de ser trouxa.

Cadu em 15 de agosto de 2014

O que me deixa mais admirado é que essa fotógrafa deve morar dentro de um filtro, não tem um pózinho no prato mesmo depois de 2 anos!!! Se fosse na minha casa ninguém consegueria ver o Lanche pq estaria todo encoberto por pó... haha

Cristina Silveira em 11 de maio de 2014

Eu não como estas porcarias industrializadas. Esta cultura americana, em relação à alimentação, é tão eficaz que basta olhar para o povo daquele país: obesos, enormes. É o preço que se paga por serem o país de maior desenvolvimento do mundo, e consumirem a maior parte dos alimentos produzidos.

Gabii em 06 de março de 2014

Tá..todo mundo sabe que esses tipos de lanches engordam e no futuro vai ser prejudicial a saúde.. Maaais esses lanches são uma deliciia...muiito boom e outra fala que o cara ficou com DEPRESSÃO(kkkkkkkkkk) isso não tem lógica...e outra se vc deixa um mc de um dia para outro o hamburgue fica duro e fica com um gosto estranho..que que esse povo ta falando aff ddeve ser quaiquer concorrencia BARAATA isso siim (((((((:

DIZ em 03 de março de 2014

Pegue dois pedaços de isopor + fatias de papelão + pedaços de gordura hidrogenadas. Esta pronto seu MacFeliz. Meus pêsames.

Eduardo em 02 de março de 2014

esse lanche é sintético não pode ser organico ,e esses que não acreditam é pq já comerão esse plástico d +

Lara em 18 de fevereiro de 2014

Gente, isso está desatualizado, olha no flickr dela, tem foto de *pasmem* 1402 dias depois, quase 4 anos

Fabiana Azevedo em 17 de fevereiro de 2014

Olhando as fotos e me perguntando: como será que a ação do tempo desamassou o pão? É nítido que os vincos e marcas entre o pão inicial e o final são diferentes.

Lucinda Rolnic Rodrigues em 14 de fevereiro de 2014

O que mais vem intrigando os ciêntistas é que o ser humano não mais humano tem hoje estomago de avestruz.

Vinícius em 08 de fevereiro de 2014

Achei o "Supersize Me" uma grande bobagem. Experimentem comer Pizza 3 vezes por dia; ou qualquer outra "porcaria": O efeito será muito parecido. Qualquer pessoa que não tenha um cérebro de ervilha sabe que fast food não são alimentos para serem consumidos diariamente; são lanches feitos para serem consumidos eventualmente, num momento de lazer... As pessoas agem como idiotas e querem sair impunes...

eriberto em 05 de fevereiro de 2014

Esse negócio não é de Deus!

Rogerio em 28 de janeiro de 2014

Parabens por perder 2 anos de sua vida.

Celso em 25 de janeiro de 2014

Não costumo comentar esse tipo de matéria, mas o senso comum do Sr. Deyson Tomé foi tão grande que não posso deixar de dizer que para se ter 5000 kcal consumindo brócolis são necessários aproximadamente 15kg da deste, sendo que o consumo de 700g de brócolis em um dia já é suficiente para causar um intoxicação e hipervitaminose por vitamina A, ou seja se vc comer isso em brócolis na melhor da hipóteses vc sera hospitalizado, TUDO em excesso É TOXICO, inclusive ÁGUA. Eu assisti o documentário e nem preciso dizer que é ridículo, agora este experimento do post, além das imagens denunciarem uma possível substituição dos alimentos, como trabalho na área de microbiologia posso dizer que é simplesmente IMPOSSÍVEL... Não vou julgar as intenções de quem realizou o experimento mas infelizmente pela minha experiencia e conhecimento não posso dar credito algum. Acho que existem muitas outras formas mais inteligentes e honestas de se promover uma campanha para alimentação mais saudável se é que foi essa a intenção.....

Paulo em 22 de janeiro de 2014

Deu-me vontade de comer um. Aproveito que estou de saída para o shopping e vou devorar um Big Mac com fritas e uma coca-cola.

FÁBIO CARDIM em 22 de janeiro de 2014

Fico satisfeito em saber que meu mc donald não vai estragar. Posso comprar o suprimento de uma semana inteira e econimizar o combustivel.

Aurea em 17 de janeiro de 2014

Dúvida honesta: como as batatas mudaram de lugar?

Deyson Thomé em 16 de janeiro de 2014

Hussar, se vc comer isso em brócoli, sua saúde vai melhorar muito, já, mac donalds, basta comer moderadamente para vc prejudicar sua saude, agora se vc quer comer coma. o problema é seu.

André em 07 de janeiro de 2014

Sal é um grande conservante...

Hussar em 26 de dezembro de 2013

A manipulação é óbvia. Ele escolheu as opções hipercalóricas do McDonalds. Tivesse usado com moderação não teria propiciado todo este espetáculo e seria um pouco menos famoso. Se ele comer 5000 calorias por dia de brócoli, o resultado vai ser o mesmo, só que com muitos gases.

Jorge Medeiros em 21 de dezembro de 2013

Não é só a comida dessas redes de lanchonetes. É toda a industria alimentícia, processando alimentos saudáveis, para torná-los deliciosos, viciantes, e ... sem quase nenhum valor nutricional. Entre num supermercado e tente, com toda honestidade, identificar o que é saudável ou não. Sobra muito pouco. Até o que seria o saudável, tem agrotóxico, vacinas, antibióticos, componentes transgenicos e, sabe-se lá o que mais. Pode-se eliminar, de cara, quase tudo que está transformado e embalado. Paga-se muito caro para ficar doente. E querem que o governo garanta saúde, enquanto a população inteira se regozija comendo, e se deliciando, com porcarias, que geram uma enormidade de impostos. Que charada hein! Catch 22!

MAURÍLIO I BRGES em 19 de dezembro de 2013

A nossa sobrevivência está diretamente relacionada com a nossa capacidade de assimilar conhecimentos e, a partir deles, resolver problemas. Já sabemos o que é e o que não é saudável, no entanto, por conta da ambição e da ganancia, desmedida, de alguns (as gigantes das sementes, dos pesticidas, dos produtos farmacêuticos, do mercado financeiro etc), somos levados a nos intoxicar, nos envenenar, nos tornar reféns de tudo aquilo que interessa à classe dominante (detentores do capital econômico-financeiro). As coisas vão piorar - nas próximas décadas - por conta do agigantamento da população mundial, já que este evento, preocupante, favorece às liberalidades, ou seja, neste contexto - superpopulação - garantir a alimentação da massa justifica todos os meios ora empregados, já que a fome é tida como uma emergência mundial. Mas, aqui comigo: "eu nunca estive no Mc Donalds, mas, nem por isso posso dizer que escapei destas porcarias. Elas nos acometem por inúmeras outras vias, ou seja, elas estão por ai, nos supermercados, nas feiras livres, nos restaurantes, nos bares e lanchonetes, enfim, somos seus reféns, incondicionalmente".

fabio em 05 de dezembro de 2013

acho que farei esse teste ....cubatao sp otimo para esse tipo de estudo...

debora ramos em 04 de dezembro de 2013

proponho o mesmo experimento em regiões de clima tropical ou com maiores variações de temperatura. exposição a um maior número de agentes decompositores no ar e no solo.

em 01 de dezembro de 2013

Não publico comentários cafajestes como o seu. E você presta tanta atenção ao blog que citou um vídeo que, no post, não existe.

Antonio R. Melo Jr. em 01 de dezembro de 2013

CORREÇÃO: Caro Ricardo Setti. Primeiramente peço desculpas se meu texto foi um tanto quanto contundente a ponto de ter sido agressivo. Mas gostaria de esclarecer que a crítica contida na minha opinião NÃO foi contra a sua pessoa ou NEM contra quem tornou pública tal experiência, se é que ela realmente foi feita de forma honesta. É notório que existe um forte movimento de alguns setores (minoritários) com finalidade de difamar e desqualificar essa cadeia de fastfood. Não tenho procuração, nem interesse algum em defendê-los, mas acho irritante esse esforço – muitas vezes infundado – em difamar uma cadeia de lanches, cujos lanches são vendidos praticamente no mundo todo. Quanto aos meus sanduiches, de fato, fiquei curioso em reproduzir o mesmo experimento. Se o resultado for o mesmo, farei questão de informar. Grande abraço e minhas sinceras desculpas. Está desculpado, claro, prezado Antonio. Um abração pra você.

Antonio R. Melo Jr. em 29 de novembro de 2013

Seu comentário é incrivelmente agressivo para quem apenas reproduziu uma experiência realizada por uma profissional. Não vou publicar, não. Faça o que quiser com seus sanduíches.

LEONARDO em 25 de novembro de 2013

A reportagem da fotografa é falso, pq já esqueci um bigmac na geladeira por ter ido viajar e depois de 1 semana, ele estava podre, e se olhar bem a foto ou a mulher comeu umas batatas ou mexiam de lugar as batatas, e o hamburger se reparar no pão ele não tem a mesma ranhura e o papel depois de 2 anos com certeza ia mudar o aspecto e o dela esta perfeito como novo. A segunda reportagem é sobre o comedor de hamburguer, poxa, ele come 6 bigmac mais 1/4, lógico que vai engornar, basta uns 2 no máximo para o dia para satisfazer, se o cara é glutão qq lanche vai fazer mal, só uma pessoa muito mal informada para acreditar nessas reportagens sensacionalistas.

Duda em 21 de novembro de 2013

Não como isso nem de graça. Eles querem enriquecer a custa de nossa saúde.

D. em 14 de novembro de 2013

Quem não gosta de comer um lanche desses que atire a 1° pedra!!Pessoal, eles não seriam o n° 1 se o lanche fosse uma "porcaria".Vamos combinar que ninguém vai até eles com um revolver apontado pra cabeça.Se o lanche engorda?Claro que engorda, assim como o cafezinho se tomado em excesso. Quanto aos órgãos competentes, não acredito que a carne tenha essa procedência, afinal a ANVISA está sempre nos meios televisivos como fantástico por exemplo, apontando irregularidades e nesse caso não seria diferente.

Monaliza em 09 de novembro de 2013

Nem me fala. Alem de conter hidroxido de amonia, a carne do Mc Donalds nao e para consumo humano. Ate que em fim um Chef de cozinha nos Estados Unidos ganhou na justica contra o Mc Donalds pois conseguiu provar como e feito e processado a 'carne' do hamburguer. Sem contar os chicken nuggets, atraves de uma analise, constataram que eles possuem visceras, orgaos e pele de animais alem xe farinha e tempero. Brincadeira.....

Thiago Camargo em 08 de novembro de 2013

Hambúrguer do McDonald's tem hidróximo de amônia http://www.humorpolitico.com.br/saude/hamburguer-do-mcdonalds-tem-hidroxido-de-amonia/

MV em 06 de novembro de 2013

Não publico ofensas a ninguém, o que naturalmente inclui leitores do blog.

JESUS em 05 de novembro de 2013

Se não se deteriorou é coisa boa, coisa de Jesus, eu amo Jesus, tenho até Jesus nu meu nome, afinal, se não deteriorou é alimento de Jesus, que nunca para de existir, nunca fica feio

Mirian em 05 de novembro de 2013

estou impressionada com certeza conservante aí não deve faltar ou pelo menos algo que não deve ser muito bom pra saúde!!! acredito que o Mc Donalds precisa melhorar, renovar... se não... mas tem que ser averiguado direito pelos órgãos competentes!!!

João Vicente em 04 de novembro de 2013

Até acredito na fotógrafa, mas acho que aqui no Brasil isso não aconteceria por razões climáticas. Já aconteceu de eu comprar um combo desse e deixar dormindo na cozinha do dia pra noite e a aparência mudou bastante nesse pequeno período. Mas aqui faz muito mais calor e a umidade do ar é bem maior ... pelo menos por aqui na Bahia!

Gabriel em 01 de novembro de 2013

Já assisti a dieta de um palhaço (Super size Me) e até concordo com o q vi no documentário, mas, vão me perdoar, quem acreditou nesse post é ignorante. Não tem nem como. E se vcs acham que isso é possível, basta ir no Mc donald's comprar um Mc Lanche Feliz e fazer o teste. Vão ver q esse post é invalido. E aquele tag ali a respeito de carne de minhoca, outra coisa ridícula q inventaram!

Anne em 30 de outubro de 2013

Isso se come uma vez ao ano e olhe lá.....

ZR em 30 de outubro de 2013

Claro que ficou doente! Ficaria da mesma forma se ela fizesse um lanche similar em sua casa e só comece isso todos os dias. Nosso corpo precisa de sais minerais e vitaminas diariamente, e elas não são encontradas em lanches. Qualquer pessoa que tenho um pouco de inteligência sabe que isso não é para ser consumido diariamente, mas sim esporadicamente!

Brasilino Brasa em 29 de outubro de 2013

Portanto, não joguem hamburguers do Mac Donalds na natureza pois eles não irão se deteriorar. Se as bactérias não gostam deles, no estômago dos glutões, eles desaparecem rapidamente. De qualquer forma, se substituir boas refeições com os "fast foods", instintivamente já se sabe que comprou gato por lebre.

Ferreira Neto em 23 de outubro de 2013

Bem, não acho que seja a seriedade de algum país que determine se algum de seus habitantes pode falsificar dados ou não. Admito que pode ser fake e também aceito que não seja. Acho difícil não ter criado bolor depois de tanto tempo, mas como não sei como foi conservado, em que tipo de ambiente, vá lá, pode ser. Mas o que eu não consigo compreender é o que a autora do trabalho quer demonstrar. Se apodrece é bom e se não apodrece é ruim? Talvez falte um pouco de suco gástrico para dissolver o sanduíche. Mas não entendo mesmo, a intenção do trabalho da fotógrafa.

J.B.CRUZ em 12 de outubro de 2013

O MAL DO SÉCULO:CÂNCER.. Com a industrialização dos alimentos,ficamos negligentes com a pureza e a qualidade da nossa alimentação de cada dia..Usa-se desordenadamente,inseticidas e pesticidas nas plantas e hortaliças,para matar pragas e insetos..Não há metabolismo que aguenta!!! Não há fiscalização do Ministério da Agricultura;aliás,neste governo não se fiscaliza nada..Estamos a DEUS dará......

LUCAS em 11 de outubro de 2013

MC Donalds não é alimento e nunca será. é um mero fast food com pouquíssimas proteínas e vitaminas. desde os sanduiches que são pura gordura e conservantes até o suco que é adoçado e também lotado de conservantes , quem come sabe que está o que ingerindo...Conservantes em excesso. Porém é importante ressaltar que não é só o mac donald que faz isso. Todos os restaurantes, estabelecimentos que trabalham com fast food servem lanches de péssima qualidade, visando sempre o lucro, portanto ao invés de comer uma porcaria de mac donald faça um hamburguer natural em sua casa, vai lhe alimentar 200x mais e melhor...

Beatriz Antonieta Lopes em 10 de outubro de 2013

E os conservantes??? Quantos novos casos de Câncer surgem diariamente??? E a obesidade que virou epidemia? Deixei um copo de leite durante 15 dias, não azedou, não talhou...Estamos ingerindo o que????? E a ANVISA, faz o que???

celia em 10 de outubro de 2013

existe outros comentarios nas redes sociais sobre a procedencia da carne do macdonalds.

crisanto em 10 de outubro de 2013

2 anos e o pão não criou bolor? OK!

wilson em 08 de outubro de 2013

as duas fotos não são do mesmo hamburger. Observem que no de 2010 temos duas linhas que se cruzam no pão, e no de 2012 uma das linhas sumiu. As batatas também não parecem as mesmas. Acho que tem algo muito falso na proposta.

Denise em 07 de outubro de 2013

Depois de ler alguns comentários, fiquei admirada com a quantidade de pessoas defendendo este tipo de alimento. Conheço várias pessoas absolutamente viciadas em mcDonald's , que precisam comer lá toda semana (mesmo tendo médicos sugerindo distância de fast-food). Bom, verdade seja dita, cada um faz do seu dinheiro o que quer. Se não tá prejudicando ninguém tá bom, né ? Eu fico feliz é com arroz, feijão fresquinho. hummm, vou almoçar.

Eu mesmo. em 19 de setembro de 2013

Uma coisa é diferente da outra claro que tudo em excesso vai prejudicar , é só comer moderadamente.

Valdiele em 18 de setembro de 2013

Depois as pessoas não sabem de onde sai tanto cancer,infartos, excesso de peso, entre tantas outras coisas maléficas. E ainda tem nutricionista metido a sabichão, que diz que comer gordura animal faz mal. kkkk Meu vô tem 88 anos e sempre comeu "banha" e incrivelmente não tem nenhuma doença.

leonardo oliveira em 18 de setembro de 2013

so quero saber porque a fiscalizaçao permite que isso continue sendo vendido sera que os fiscais sao coruptos pois ese lanche so tem quimica entre outras coisas formol botox entre outros produtos

Rodrigo em 07 de setembro de 2013

"Michelle - 14/06/2013 às 11:42 Que horror oq eu vih nees lixo do mc donald’s, por causa deles que muitas pessoas sofrem por doenças que aparecem no seu proprio corpo…" O pior são as pessoas que sofrem por doenças que nascem no corpo alheio...

Marcelo Nascimento em 27 de agosto de 2013

Esse mito do hamburguer que nao apodrece eh somente um exemplo de mal jornalismo. O hamburguer nao apodrece pq o seu tamanho eh pequeno e com uma grande superficie nao possibilita a existencia de fungos e bacteria. Veja por exemplo como eh feito a carne seca, salami, presunto, etc. O mesmo experimento foi feito com carne normal e diversos tamanhos para comprovar que a carne nao apodrece. http://aht.seriouseats.com/archives/2010/11/the-burger-lab-revisiting-the-myth-of-the-12-year-old-burger-testing-results.html Meu jornalismo é tão "mal" quanto seu português é "bem". Incrível como não se consegue criticar sem ofender.

Wagner Junior em 21 de agosto de 2013

É inquestionável a quantidade de conservantes antioxidantes e outros "antes" nesses fast-foods (McDonald's ou QUALQUER outro). Não sou defensor dessas biroscas, porém, duvido muito que haja algum aditivo químico que faça alimentos altamente perecíveis, como o pão e,principalmente, a carne durarem tanto tempo assim. IMPOSSÍVEL.

Kawana em 14 de agosto de 2013

Eu já havia assistido, o documentario super size me, e realmente da pra ver o quanto ele engorda, comentei até no meu blog Onde fiz um post hoje onde explico porque devemos evitar refrigerantes http://euqueroeupossoemagrecer.blogspot.com.br/

Gustavo em 07 de agosto de 2013

apesar de tudo,eles fazem trabalhos sociais,eles também tem uma preocupação ambiental http://www.newsrondonia.com.br/noticias/mcdonalds+realiza+atividades+sociais+em+porto+velho/30536

marien em 06 de agosto de 2013

kkk... pegue outro hamburguer qualquer e verá que fica do mesmo modo. Aff... será só o da Mac que é ruim? Pensem um tanto, gente! E cadê os outros? Que não é saudável todos sabemos. Agora, come quem quer, não? Digamos que o Mac vá a fal~encia, daí vão começar a falar de quem? Do que estará no topo, do gigante da vez, né? E covenhamos que nem precisava ele comer Mac um mês para ficar mal, qualquer outra comida, como por exemkplo comer bife durante um mês ele iria ficar mal. me poupem!

Luiz em 03 de agosto de 2013

Paulo Anjos, análise sociológica mais furada a sua.

Paulo Anjos em 02 de agosto de 2013

Comida artificial é isenta de nutrientes e é a preferencia de pessoas superficiais, onde ausentes estão o importar-se por si mesmas e pelo bem da sociedade.

Elton Pereira em 31 de julho de 2013

Por isso so como Macdonaldos Uma unica vez por ano

Patrícia de Sampa em 31 de julho de 2013

Ao Jaime Barbosa - 16/07/2013 às 14:26,e a outros que pensam como ele: tenho uma filha extremamente alérgica ao ar de São Paulo, envenenado pelos poluentes emitidos pelos carros. Ela se mudou para o interiorzão do Estado, perto do Mato Grosso, só para poder respirar e parar de tossir. E, como ela, existem milhares de paulistanos. Nem por isso deixam de fabricar carros e combustíveis altamente poluentes. Será que essa perseguição ao McDonald's não é modismo,não? Por que ninguém fala do Bob's e tantas outras lanchonetes? será que só o McDonald's resolveu envenenar todo mundo?

Patrícia de Sampa em 31 de julho de 2013

Alex - 21/07/2013 às 14:40, garanto que não colocam mais do qualquer outro restaurante. Conhecí um dos fornecedores do McDonald's que me disse que eles são extremamente rigorosos com a qualidade dos produtos. E nas lanchonetes, qualquer lanche que sobre, não é aproveitado; simplesmente vão para o lixo. Além disso, não permitem que moradores de rua se utilizem desses lanches descartados. Portanto, fora os boatos e preconceitos, pode comer sossegado. Mas, não exagere, pois nem só de lanche pode viver um homem (ou mulher, ou criança, etc.)

Patrícia de Sampa em 31 de julho de 2013

Que sorte tem essa fotógrafa! Eu compro batatas fritas no McDonald's e, se não as como em meia hora, ficam murchinhas, murchinhas! Adoro batatas fritas de lanchonete. Fazem mal? Mas a vida é curta, e isso é muito, muito bom!!!!

André Luís em 23 de julho de 2013

Não sou nenhum vegetariano e neurótico com comida, mas está mais do que provado que fast food é péssimo pra saúde e também os alimentos processados em geral, biscoitos, etc. Não sei como aguentam, mas tem gente que come isso 2, 3 vezes por semana. Terrível pra saúde, assim como o fumo e refrigerantes.

wagner em 23 de julho de 2013

Amo muito tudo isso!!! rsrsrsrs

Alex em 21 de julho de 2013

Ela pelo menos podia não ter mexido no lanche durante esse tempo. Parece até que as batatas aumentam de quantidade. Mas realmente acredito que a mecdonalds colaca muito conservante em seus alimentos. Afinal, ela trabalha para obter o máximo de lucro, e alimentos saudáveis e de rápida deterioração, além de serem caros para a manutenção podem causar intoxicação alimentar caso deteorem, ai não é nada lucrativo para ela e para a sua imagem. Tomara que ela continue enchendo o rabo dos mauricinhos e patricinhas com essas químicas industriais que ela ensiste em chamar de lanche.

Jaime Barbosa em 16 de julho de 2013

Engraçado, em casa ao cortamos uma maçã e comermos uma banda e guardar a outra na geladeira, após 20 min é só retornar à geladeira e observar que a banda já está com alguns pontinhos escuros (deterioração), o que é normal em produtos orgânicos livres de conservantes. Comprei em determinado e infeliz momento um mc lanche (in)feliz, que no qual vinha uma maça descascada e cortada em cubos. Por puro esquecimento a porção foi esquecida sobre a geladeira e pasmem, depois de quatro dias escondida atrás de um pote de margarina achei os cubinhos clarinhos e intactos, os quais em seguida fizeram uma rápida viagem para a lata do lixo! Acho estranho que em alguns comentários as altas taxas de conservantes e corantes sejam consideradas como algo normal. As ocorrências crescentes de câncer e distúrbios diversos à saúde humana estão aí para provar, estamos morrendo pela boca, e tem mais, pessoas morrem em virtude de reações alérgicas a tais componentes. Meu filho é alérgico e assisto de camarote e sofro todos os dias essa luta constante e incessante contra os conservantes e corantes. Valeu!

Carlos em 13 de julho de 2013

Duvido que isso tudo seja verdade. Sim, a qualidade da comida do McDonald's não é boa porque tem muita gordura e etc... Mas essa história da decomposição me cheira a fraude. Que tal fazermos essa experiência nós mesmos?

Maria fernanda em 05 de julho de 2013

Quando eu fui no McDonald eu vi que a cumida estava com uma imagem muito boa mas depois que eu comi , passei quase uma semana doente !!!

jorge em 25 de junho de 2013

é por isso que temos os ácidos do estômago para digerir a comida. quando se morre tbm se leva no mínimo 3 anos para ser exumado o corpo, que ainda pode ter restos de carne.

jo soares em 21 de junho de 2013

O que eu ainda não entendo é como algo que é considerado comida barata para os menos afortunados num país vira artigo de luxo e objeto de desejo da classe média em outro.

jo soares em 21 de junho de 2013

Os que questionam a veracidade do experimento ou estão "pêgos" ou são fakes a serviço das relações públicas da empresa, algo bastante comum. Lembrando que não é experimento científico e sim artístico, por isso não há rigor algum, pode ser que o prato seja movido de lá pra cá. O importante é o questionamento levantado. Talvez o excesso de conservante seja benéfico, prevenindo doenças, quem sabe, o fato é que é bizarro!

Kaio Saens em 20 de junho de 2013

Todo mundo sabe que a comida desse lugar faz mal, mesmo sabendo, insistem em ir lá. É a realidade.

Clarissa Torres em 19 de junho de 2013

Fiquei com vontade de comer Mc Lanche :D Não entendo porquê, mas quando assisti ao documentário "Super Size Me", eu tive a mesma vontade e acabei pedindo o lanche. Ai que fominha!

renan em 18 de junho de 2013

Imparcialmente, nao vejo nada saudavel no McDonald e em nenhum fastfood, mas em tambem nao vejo nenhuma veracidade nesse teste. Algo esquisito e que o Pao Nao mofou, com no maximo uma semana ja fica com varias pintinhas verdes, com um mes, manchas enormes, com meses entao, todo verde... perdi meu tempo!

Michelle em 14 de junho de 2013

Crítica, sim. Palavrões e xingamentos, não. Sinto, mas deletei seu comentário, Michelle. Por favor, siga as normas para publicação de comentários no blog, que têm chamada permanente na home page.

Michelle em 14 de junho de 2013

Que horror oq eu vih nees lixo do mc donald's, por causa deles que muitas pessoas sofrem por doenças que aparecem no seu proprio corpo...

Alaércio Flor em 14 de junho de 2013

Pode provar????

Fernando em 13 de junho de 2013

O Fato é que nenhum outro ser vivo se interessa por esse tipo de alimento cheio de conservantes e altamente processado! Nem os fungos. Só o ser humano mesmo.

Domingo em 12 de junho de 2013

E impresionante como ainda tem maluco que defende essa porcaria de comida e o pior e que tratam de fazer ver aos outros que não existe escapatoria na hora de se alimentar. O cara que fala das galinhas e dos ovos, compra ovos industrializados porque são mais baratos. Eu por opção compro ovos orgánicos da Korin por ejemplo, o mesmo para os legumes, carnes e demais alimentos que EU escolho com base na minha saúde. E não preciso estudar pra saber que se quiser comer saudável tem sim como fugir da mediocridade dos alimentos-lixo que nos rodeiam. Se você não consegue comer melhor e por algum dos seguintes casos: 1) Gosta de comer porcaria mesmo! 2) Não tem o mais minimo conhecimento de nutrição (nesse caso coitados de seus filhos) 3) A sua economia não lhe permite optar por uma alimentação mais saudável!!!

Sergio em 06 de junho de 2013

Parece que o velho e conhecido MacDonalds, quando o mundo acabar, irá fazer companhia as baratas.

Matheus Vieira em 05 de junho de 2013

Sobre o Super Size Me: É claro que comer por 30 dias direto vai fazer mal. O lance em si não é o McDonald's, mas questionar a alimentação baseada em Fast Foods. Pra muita gente é obscuro este documentário, mas nas grandes cidades norte-americanas as refeições são basicamente lanches, uma vez que uma alimentação regular baseada em legumes e frutas sai super caro para um cidadão norte-americano. O ponto principal do documentário era questionar a base de alimentação norte-americana, e não o McDonald's em si. E sobre comer lanche por 30 dias. Bem, eu como arroz e feijão todos os dias e não passo mal. Agora se fosse o contrário, comer lanches todos os dias e um alimento natural de vez em quando, tenho certeza que o meu corpo iria agradecer. E pra finalizar, os EUA tem pouco mais da metade de sua população de obesos, e graças à nossa mania de usá-los como modelo, estamos seguindo o mesmo caminho. Crianças com problemas de colesterol alto, com problemas envolvendo diabetes e má formação óssea, disfunções renais e do fígado, são só alguns dos problemas que envolvem uma má alimentação. Acho que questionar a veracidade da notícia é válido, mas é imprescindível levar em conta também os motivos que a inspiraram. Pra finalizar, uma alimentação natural (pelo menos no Brasil) sai muito mais barato do que comer lanches e produtos industrializados todos os dias.

adriana marques em 05 de junho de 2013

Não precisa ser lá muito inteligente para saber que qq pessoa que passe 30 dias comendo lanche, batata frita e refrigerante 3 vezes por dia vai engordar e ficar com a saúde prejudicada. Aliás em qq que fosse a lanchonete o resultado seria o mesmo.

Carlos em 03 de junho de 2013

Completamente falso, onde já se viu depois de 2 anos não ter poeira no prato? E as batatas estão fora do lugar, parecem outras, com certeza isso é uma enganação tola, o Mac Donalds devia processar essa pessoa por falsidade e fraude com seus produtos. É óbvio que se você comer todos os dias o mesmo produto vai passar mal, se você comer todos os dias beringela, ou xuxu, banana, qualquer alimento em excesso faz mal, até vitaminas demais faz mal, o resto é bazófia!

marilu conde em 03 de junho de 2013

No programa MULHERES a apresentadora Catia Fonseca fez este teste com varias lanchonetes e realmente ,apesar de não citar nomes,aconteceu exatamente igual.Foram varios dias de teste...

felipe em 02 de junho de 2013

Não agrido leitor com meus posts, jamais fiz ou faria isso. Seu comentário é ofensivo e mentiroso, e por isso foi deletado.

MeuNomeNaoInteressa em 31 de maio de 2013

O engraçado é que no Mc Donald's a comida parece que já vem deteriorada.

Macbuchadadebode em 22 de maio de 2013

Tambem acho que é falso. Depois de 2 anos em ambiente natural, a embalagem das batatas continua branca e sem vestígios de poeira. O pão da primeira foto tem duas depressões que se cruzam, e o da última foto apenas uma. O prato tambem está limpo e sem vestígios de poeira. FAKE !!!

Ronaldo em 15 de maio de 2013

Estamos cercados de ameaças - http://www.youtube.com/watch?v=GgSTchOnNHs

Químico em 03 de maio de 2013

Acredito que seria bom uns testes laboratoriais... Se a carga de conservantes estiver tão alta, esse "alimento" não estaria apto para o consumo de ninguém!

Carolina em 03 de maio de 2013

Mas as batatas estão fora do lugar... quem garante que ela não trocou?! Ficou meio difícil de acreditar na credibilidade do "experimento"... Há países em que as pessoas são sérias, e sua credibilidade não é posta em dúvida a menos que haja razões fortes e concretas.

ShaoLin JiangHU em 01 de maio de 2013

Hambúrguer de 2012 é novinho ainda... Tem um dos anos 80, com quase 25 anos ainda inteiro... Comprado no Mc Donalds em 1989, vejam no site bionicburger.com e ainda encontra-se conservado... Bem, a gente não sabe qual o segredo, mas se esse troço pudesse ser aplicado em gente viva, e não ingerido, quem sabe ninguém ia ficar velho, rs rs....

Kéfren em 01 de maio de 2013

Exploração capitalista com números alterados por malabarismos bancários transformam à força, homens em escravos, os quais dispendem seu tempo em prol das estruturas que o vampirizam. Desde o Governo, investidores estrangeiros, bancos com seus juros "justiceiros" e toda uma cadeia de ordens, instituições e aglomerados, tiram do seu bolso, suor e lágrimas. Vivendo pior do que um escravo do Brasil Colônia, o sujeito fica sem tempo. Aí surgem as fórmulas milagrosas de cozinha corisco, aquela que a mulher e o marido conseguem em dez minutos ou então optam pela entrega pronta. As redes de fast food fazem fortuna enquanto os escravos fazem banha! PS A ausência de água não permite o desenvolvimento de bactérias, coisa que ocorre em alimentos "liofilizados", processo que jamais pode ocorrer espontaneamente antes da putrefação da carne. Se assim fosse, não haveria geladeira, já que a carne do dia anterior deixada sobre o fogão secaria e não apodreceria. No salgamento, os ìons Cloro e Sódio do sal marinho, altamente eletronegativos e eletropositivos, aniquilam os microorganismos... Só falta o tal hambúrguer ser feito de jabá não dessalgado! Não façam a análise de nitritos, por favor!

Ricardo em 23 de abril de 2013

Bom, estou chegando a conclusão que o santo graal é comer no mcdonalds sempre......rsrsrs

Mario Silva em 03 de abril de 2013

Ultrapassado. Provaram em outro estudo que isso nada tem a ver com o Mc Donalds... fizeram a experiência com hamburguer caseiro e deu o mesmo resultado. O segredo está nas dimensões do lanche (fino), e também na posição em relação ao pão. Ele seca, e o fungo não desenvolve sem umidade. Nada a ver com conservante, ou outros "venenos". É o mesmo princípio milenar pelo qual se faz carne seca ("jabá", "jerky beef"). Procurem no google: "The Burger Lab: Revisiting the Myth of The 12-Year Old McDonald's Burger That Just Won't Rot"

Cid José de OLiveira em 03 de abril de 2013

Não concordo com esta perseguição não. Primeiro porque eu desconheço alguém que faça sua dieta baseada no Mc Donald's, só se for louco e tiver dinheiro para jogar fora, pois os lanches não são baratos. Segundo, mesmo que os lanches oferecidos não tenham nenhum valor nutritivo, não vai fazer mau saborear um ou dois por mês, nunca colocaram uma arma na minha cabeça me obrigando a comprar nada la, tenho duas filhas e sempre levei as duas ao Mc Donald's, elas tem sua rotina com seu pediatra, e nunca houve nenhuma alteração por causa dos lanches. E em terceiro, acho que a responsabilidade da educação alimentar dos filhos cabe aos Pais, na minha casa por exemplo, não tomamos refrigerantes, somente suco natural, e da mesma forma a alimentação é variada, mas uma ou duas vezes ao mês, saímos para satisfazer o "ego do estomago", dai fica tudo liberado, mas com moderação.

Paulo Faustino em 31 de março de 2013

É um paradoxo doido, por um lado a industrialização e as novas tecnologias de produção aumentaram enormemente a oferta de alimentos, ao ponto de gerar fatias enormes de obesos na população, tanto adulta quanto infantil, por outro lado a confiabilidade da qualidade e do benefício nutricional caiu enormemente. A relação do ser humano com o alimento se tornou, em larga escala, doentia. Tudo é fonte de prazer, uns saudáveis e outros danosos e arriscados a saúde humana. Os governos, por seus órgãos técnicos/científicos deveriam ter vigilância ferrenha sobre a indústria da alimentação, o caso de consumo de carne de cavalo em produtos vendidos como de boi é um exemplo. Um alimento é por origem orgânica, portanto sujeito a deterioração como processo normal, se como visto na matéria, comportasse como se fosse um SINTÉTICO, é notória a falsificação de suas propriedades nutricionais e malefícios aos humanos. Para pasteurizar o sabor de uma laranjada, feita com 1000 laranjas na filial "y" dando o mesmo sabor de outra da filial "x", o jeito é acrescentar um agente de sabor, tipo ácido cítrico, para produzir um "padrão comercial", resultando daí um suco de laranja "natural"(?)aditivado. As pessoas adultas, crianças e com idade mental equivalente terão dificuldades de entender, precisam aceitar o fato de que 70% da qualidade de nossa saúde é determinada por nossos hábitos alimentares, e que o consumidor tem direito a informação, até mesmo sobre veneno de rato, caso resolva ingeri-lo. Se um sanduíche não se decompõe com o tempo, isso é antinatural e pode-se dizer que ele está MUMIFICADO. Vamos aguardar e ver o que acontece com o sanduíche da fotografa.

ral em 31 de março de 2013

Não deixarei de comer no Mac. Ricardo, por que você virou comunista? Sua pergunta é tão idiota que não vou responder.

Dear em 24 de março de 2013

Querem fazer com que as pessoas deixem de comer fast food? Duvido que dessa maneira consigam. ;) Tratem mas é de fazer alguma coisa útil e metam-se na vossa vida. Deixe de ser agressivo(a), atrás de seu corajoso anonimato de pseudônimo e e-mail falso. Ninguém está fazendo campanha para nada, nem se metendo na vida de ninguém. Divulguei uma IN-FOR-MA-ÇÃO. Já ouviu falar nisso? Tenha bons modos antes de voltar ao blog. Este pretende ser um espaço civilizado.

Ana em 23 de março de 2013

Kdija você falou algumas verdades sim, não é possível fugir dos conservantes e tal,mas preste atenção antes de chamar os outros de burro e mandá los estudar olhe para o seu próprio português porque INCLUZIVEL não existe é INCLUSIVE!!!

Orizon Jr em 19 de março de 2013

Creio que é mais simples ainda. O Menu Mcdonalds (e concorrentes da turma junk food) é ruim por si só. Não precisa muito conhecimento pra não ir até lá. O paladar já é o suficiente. Qualquer carrinho de esquina, limpo e decente, dá de 10 zero.

EDEN RASUK em 15 de março de 2013

ALGUÉM PODE EXPLICAR? MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO INTEIRO INGEREM ANTIDEPRESSIVOS, CALMANTES,ANTIBIÓTICOS. JOGAMOS FORA ISSO ATRAVÉS DA URINA E FEZES QUE SÃO DESPEJADAS NOS ESGOTOS E, POSTERIORMENTE, NOS RIOS E MARES. OS ATUAIS SISTEMAS DE "PURIFICAÇÃO" DA ÁGUA QUE BEBEMOS NÃO CONSEGUEM ELIMINAR A QUÍMICA. O QUE ESTAMOS BEBENDO?

ANINHA em 14 de março de 2013

ENGRAÇADO, PEDI AO MEU MARIDO P. ME TRAZER UM LANCHE DO MAC DONALD, E QDO ELE CHEGOU ESTAVA TUDO MURCHO, SERÁ QUE É SÓ COM ESTA DONA QUE O LANCHE FICA INTÁCTO. A E CONCORDO COM TUDO O QUE VC DISSE KADIJA, INTELIGENTE VISÃO DAS COISAS. AO CONTRARIO DESTA BESTA .

ANINHA em 14 de março de 2013

AFFFFFF

kadija em 14 de março de 2013

DETALHE, EU DETESTO FAST FOOD, MAS, POR OPÇÃO NAO POR BABAQUICE, CASO CONTRÁRIO , AO ADERIR ESTA PALHAÇADA, EU NAO COMERIA NEM COMIDA NEM BEBERIA NADA, MORRERIA DE INANIÇÃO, POIS TUDO É FARINHA DO MESMO SACO.

kadija em 14 de março de 2013

PSICOPATA, LOUCA OU NAO TEM O QUE FAZER? SÓ VOU TE DAR UM EXEMPLO:O SIMPLES OVO: ELES COLOCAM AS GALINHAS EM UMA TELA MENOR DO QUE UMA FOLHA A4, E ALI ELA SE CRIA E POE OS OVOS ATÉ MORRER, NAO SAI P. NADA. ENTAO A ENCHARCAM DE ANTIBIÓTICOS E OUTRAS DROGAS, PARA QUE ELA RESISTA O MÁXIMO POSSIVEL. CRUELDADE COM OS BICHOS, ASSASSINOS DE HUMANOS POR NATUREZA, POIS TUDO QUE PASSAM PARA A GALINHA ESTÁ DENTRO DE NÓS. E AÍ QUERES CONTINUAR COM A TUA PALHAÇADA? QUERIDA, O JEITO DE NAO ENGORDAR E DE NAO FICAR DOENTE, É SÓ UM, MORRER ENTENDE, POIS ATÉ O AR QUE RESPIRAMOS ESTÁ CHEIO DE PÓ TÓXICO QUE NOS FAZ DOENTES. ESTUDA QUERIDA, ESTUDA...

kadija em 14 de março de 2013

TODOS SABEMOS QUE TUDO QUE COMEMOS EXAGERADAMENTE, NOS FAZ MAL, E ENGORDA, ISTO PQ. TUDO QUE COMEMOS E BEBEMOS INCLUZÍVEL A ÁGUA ESTÁ CHEIO DE VENENOS. DEIXA DE SER BURRA E ESTUDE MAIS UM POUQUINHO, PARA POSTAR O QUE SABE , NAO O QUE DEDUZ OU QUE QUER SACANEAR ENTENDE.

kadija em 14 de março de 2013

AFFFFFFF! E AS PESSOAS CONTINUAM SE METENDO ONDE NAO É CHAMADO! QTA. INVEJA HEIM... MINHA FILHA, SE VC TEM DE FAZER CRÍTICAS VERDADEIRAS, NAO COME NEM ARROZ, NEM OVO, POIS TUDO QUE COMEMOS É CHEIO DE ANTIBIÓTICOS E AGROTÓXICOS, DEIXA DE SER IDI, E VAI ARRUMAR O QUE FAZER.

marcelo Santos em 26 de fevereiro de 2013

O motivo do hamburger e as batatas nao se deteriorarem pode ser a resposta sobre o porque tem surgido tantos casos de cancer, diabetes,pressao e colesterol alto e muitas outras doencas,ate mesmo geneticas, que crescem de forma tao assustadora no mundo todo.Nao e natural um alimento nao apodrecer, e nao se conhece ainda o que pode causar no ser humano.Alem do mais, a quantidade de pessoas obesas esta aumentando rapidamente, e ja comecou a preocupar as autoridades.Em New York, por exemplo,(nao estou bem certo se apenas New York City, ou o Estado de New York inteiro) ja esta proibida a venda dos refrigerantes,em copos grandes (500ml ou mais).

Layla em 16 de fevereiro de 2013

O rapaz que fez o Super Size me faleceu devido a complicações por causa da ingestão de gordura Não, minha cara Layla, não é verdade. É um boato que percorreu a internet há alguns anos. Spurlock está vivo e bem. Tanto é que acabou de terminar um documentário em série que será apresentado por ele mesmo na rede CNN, "Inside Man", a partir de abril.

Toni Almeida em 05 de fevereiro de 2013

A matéria prima de todos os hamburgueres industrializados, o que inclui o do McDonald's, é a "gosma rosa", denunciada pelo chef Jamie Oliver que fez com que a sociedade estadunidense ficasse revoltadíssima. Tá no Google, é só pesquisar. Comida boa estraga logo. Comida ruim não desperta o interesse de nenhum outro ser vivo, nem mesmo um verme, apenas dos humanos que não procuram se informar a cerca do que ingerem.

Fabio em 05 de fevereiro de 2013

Hehehe! E eu pensava que havia sido privilégio meu comprar lanche no McDonald's e o mesmo ficar conservado por quase um mês! Ano passado comprei um desses e esqueci no armário de casa. Encontrei-o algumas semanas depois e, para minha surpresa, a "carne" não havia estragado! Incrível!

armando em 01 de fevereiro de 2013

eu quero é saber se posso usar a mesma tecnologia usada nesse hambúrguer para me manter sempre na idade em que estou. Temos de exigir a fórmula. Todos queremos ficar bem conservados.

Anna Carolina em 01 de fevereiro de 2013

Essa matéria só aumenta mais a minha determinação em não comer mais "fast food". Depois que essa empresa decidiu por "bem" incluir frutas (maçã) no cardápio, percebi a grande quantidade de CONSERVANTES, ANTIOXIDANTES, FLAVORIZANTES e demais substâncias agregadas ao produto. Uma verdadeira bomba tóxica! Fiquem longe!!

Mariane em 01 de fevereiro de 2013

Surpreendente! Mas né....come quem quer! Ninguém é obrigado a nada! Ninguém coloca na boca de ninguém esses lanches. É questão de consciência e saúde.

Zuleide Xavier Dantas em 07 de janeiro de 2013

É por essas e outras que não como no McDonald's!

luciana em 06 de janeiro de 2013

estou pasma com o que li desta materia e vi mas vele para nos pais nus comsientizar mos e selecionar melhor o tipo de alimentos que estamos oferecendo para nossos filhos

Dalberto Jacometi Lima em 06 de janeiro de 2013

Exijo que excluam meu nome e e-mail deste blog, sinto muito mas não sou corporativista, e nem estou a venda para os americanos, acho que tenho esse direito, o nome é meu, me desculpem mas sou brasileiro nato...!!! Obrigado.

Dalberto Jacometi Lima em 05 de janeiro de 2013

Seu comentário foi suprimido tendo em vista as regras de do blog. Se não as conhece, por favor clique no link http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/143081/

joseluizdacosta@yahoo.com.br em 04 de janeiro de 2013

Vou uma vez por ano, mas quem não gosta do MC, monte uma lanchonete para concorrem com ele e vendam 4 milhões de Mc por dia no Brasil.

Dalberto Jacometi Lima em 04 de janeiro de 2013

Seu comentário foi suprimido tendo em vista as regras de do blog. Se não as conhece, por favor clique no link http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/143081/

grazi em 25 de novembro de 2012

Quero sugerir ao MacDonalds para investirem em cremes para o rosto, vou comprar potes e potes, eles ficaram ricos e nós lindas!kkkk

Rogerio Valle em 23 de novembro de 2012

Poxa, zepovinhodasilva, você é o Highlander, heheheheeh. Nesses lanches de rua o que vc vai encontrar são somente coliformes fecais e outras bactérias que podem matar. Só isso. É outra forma prejudicial de alimento. De repente, aquela diareiazinha que tu tens, e nem fica preocupado pois passa, é disso mesmo. Salvo se você for um avestruz, uhauhauha.

zepovinhodasilva em 22 de novembro de 2012

Os lanches vendidos no Mac Donalds fazem muito mal para a saúde. É por esse motivo que eu consumo apenas sanduíches de linguiça mal passados, vendidos em vias urbanas, e para complementar minha saudável alimentação, bebo um suco feito em máquinas também localizadas nas ruas. Até o momento ainda não contrai nenhuma verminose ou fui atingido por contaminação alimentar.

Rogerio Valle em 21 de novembro de 2012

Replicando a Neiva de Almeida. Você colocou uma coisa interessante, mas esqueceu de algo. Nada fica 2 anos sem ter poeira. Provavelmente ela os guarda e volta a montá-los para a fotografia. Imagine o mesmo prato 2 anos... ia ficar sujo de cagado de moscas e poeira, salvo se ela deixasse numa redoma de vidro, mas aí não seria o ambiente natural. Ah, tb odeio essas comidas...

Gustavo em 21 de novembro de 2012

O experimento super size me foi tendencioso. Com uma alimentação diária de 5000 calorias qualquer um engordaria comendo qualquer coisa. Além dos problemas de pressão e outros.

Maria Fernanda em 15 de novembro de 2012

É triste ler os comentários abaixo. A começar pelo português impecável. Depois, independente de gostar ou não do McDonalds, de ser bom ou ruim no quesito sabor, valor nutricional, marketing, ou ainda, se a ANVISA ou qualquer outro órgão tipo FDA americano funcionam ou não, o fato é que não existe razão para uma empresa usar um produto tal que deixe seu sanduíche imortalizado por dois anos. Pra deixar ele com cara mais apetitosa? Cá entre nós, os sanduiches do Mc não tem a aparência mais apetitosa do mundo. Pra deixar mais saborosos? Os sanduíches também não são assim tão saborosos? Que benefício o Mc ou qualquer outra empresa teriam em usar uma gordura tão transgênica que funcionaria como um formol, um elixir da longa vida. É lamentável que se acredite num troço ridículo desses. Ainda mais, corroborando com o comentário sensatíssimo de Neiva Almeida, as imagens são beeeem diferentes, inclusive, numa delas no sanduiche falta um pedaço e no outro não. Se ela deixou na mesma posição, as batatas não deviam estar na mesmíssima posição?

José Carlos em 13 de novembro de 2012

Em qualquer país sério um comentário seria benvindo aqui. Mas no Brasil dos petralhas, o que adianta falar que um alimento assim não tem valor nutricional e que deveria ser impedido de ser comercializado, se o desgoverno que assola essa nação tem o rabo preso com tudo o que é porcaria?

José Lanner em 12 de novembro de 2012

McShit!

neiva de almeida em 05 de novembro de 2012

Um recado aos que comentaram o experimento, contra ou a favor: será que não notaram que as fotos, nitidamente, não são as mesmas? Basta olhar a posição das batatinha, especialmente aquela que sobressai do saquinho de papel, bem no centro, e as duas que sobressaem da carne do hambúrguer, à direita - para citar só essas. Dá para ver que a fotógrafa procurou "arranjar" um segundo hambúrguer, dispondo a carne e as batatas de maneira semelhante à do primeiro, mas não foi feliz no seu propósito. É como no jogo dos 7 erros: procure com cuidado, que você vai perceber as diferenças. Basta isso. O pretenso experimento é visivelmente uma fraude e essa fotógrafa não merece o menor crédito. Não gosto de nada do McDonald's, só para completar.

ricardo tato em 29 de outubro de 2012

Algo de errado com isso, pois o pão do mc donalds mofa em cerca de 2 dias. Fazia analise deles e trouxe alguns para casa que acabaram estragando.

clover em 29 de outubro de 2012

É óbvio que não se deve comer todos os dia, o experimento não sugere que você consuma todo dia. Mas que faz mal todo mundo sabe, você come uma vez achando que não vai te matar mas vai matando aos poucos. Não é só no McDonalds que a gente se alimenta mal, mas sim praticamente a nossa vida toda.

tamires em 25 de outubro de 2012

O que aconteceria comigo se eu comesse só alface durante 30 dias?, ou comesse ovo frito por 30 dias........pelo amor neh.

Alex em 24 de outubro de 2012

O lanche ficou conservado porque contém conservantes! Todo mundo sabe que fast food não é saudável, assim como quase todos os alimentos industrializados. Mas é gostoso e não faz mal se for consumido eventualmente. Ou alguém vai trocar a pipoca por uma salada no cinema?

Katrash em 24 de outubro de 2012

Dois anos. Que ambiente fantástico deve ser a casa dessa senhora. Nenhuma poeira no prato e seu conteúdo em dois anos....

LEIAM em 20 de outubro de 2012

GENTE BURRA cai no sensacionalismo de uma reportagem como essa. Um pouco de ciência para algum ser humano pensante que ainda exista: http://aht.seriouseats.com/archives/2010/11/the-burger-lab-revisiting-the-myth-of-the-12-year-old-burger-testing-results.html

J.Correa em 08 de outubro de 2012

Boa Zaratrusta! Enfim...''A minoria, que é a classe dominante atualmente, tem as escolas, a imprensa e, em geral, as igrejas sob o seu polegar. Isto permite organizar e influenciar as emoções das massas, e fazer delas a sua ferramenta." Quem disse isso?? Albert Einstein (Profissão: gênio)

Zaratrusta em 07 de outubro de 2012

Não há o que contestar na experiência apresentada pela fotografa! Está documentado! É um fato! Nossa geração está participando involuntariamente (e o pior que está até pagando - e caro - para financiar o experimento) do processo de implantação da "bolacha verde" produzida com os restos mortais industrializados de nossos contemporâneos conforme futuristicamente foi denunciado no filme "O Mundo de 2020" lançado em 1973! Fatos são fatos, não existem conjecturas. Estamos tão habituados a receber "informações digeridas" para não "ficarmos chocados" que quando informações factuais são apresentadas, surgem logo um monte de "interpretadores" para tentar colocar "panos quentes" nos fatos, para torná-los "digeríveis", e garantir que "nada mude"! Com esse nível de conformismo não chegaremos longe!

J.Correa em 05 de outubro de 2012

Se fosse fraude Márcia, o Mc já teria processado a fotógrafa que está espalhando aos 4 ventos a sua experiência.

Márcia costa em 03 de outubro de 2012

As fotos parecem de uma batata e de um hamburgueres diferentes, será?

J.Correa em 02 de outubro de 2012

Como tem gente ingênua. Basta ver o comentário desse tal de Fishbone e o fernando abaixo. Por esses é que os McDonald's continuam a vender esse LIXO em larga escala. O povo é fácil de manipular com propagandas e ninguém questiona a qualidade. Excelente idéia da fotógrafa. Não admira o uso de todo o tipo de substância pra manter aqueles lanches com aparência apetitosa para os coitados comerem (e Pagam por isso). Esses produtos nos tornam uma população de mutantes no longo prazo. Já não basta o acúmulo de toda essa química, ondas eletromagnéticas, radiação, água, ar e alimentos industrializados e transformados. A geração do futuro será uma geração de mutantes e doentes físicos e talvez mentais (geração ritalina), pois cada vez menos encontramos coisas realmentes naturais. O tributo a ser pago por nós será alto.

João Leopold em 29 de setembro de 2012

Muito legal esta variedade de assuntos atingidos, sua página agora está sendo a primeira que acesso no site de Veja. Este Spurlock se comesse o equivalente em grama teria ficado mais natural, somente suas orelhas teriam crescido e no lugar da fala ele zurraria. Que tal a nova publicidade usando a pesquisa da Sally - McDonalds a fonte da juventude eterna!

Daniela em 22 de setembro de 2012

A qualidade d batata frita d Mc Donalds mudou. Era crocante e sequinha, mas ficou grande, oleosa e escura. Alguém sabe dizer o que aconteceu?

Gerson em 19 de setembro de 2012

Acredito que o consumo ocasional não deva fazer mal a ninguém, como alguns já disseram. Além disso, em um Big Mag estão representados os principais grupos alimentares. Vejamos: Carbohidratos: o pão; Proteínas: os hambúrgueres; Laticínios: o queijo Cheddar; Gordura: a maionese; Legumes: a alface e o tomate; Fibras: as sementes de gergelim. Talvez os nutricionais não concordem com as proporções de cada item na composição do produto. Mas isso é um mero detalhe :-)

Daniel em 14 de setembro de 2012

Pombas! Também ficar comendo direto só pode atrapalhar o metabolismo. É como passar a comer somente alface por 1 mês. Vai dar problema nutricional no final.

Lucas em 12 de setembro de 2012

O cara quer o q? passa 1 mês no McDonald's. Diz pra ele tomar só cerveja durante 1 mes pra ver o q acontece. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fabio em 10 de setembro de 2012

É só não comer todo dia, simples não? 1x por semana, 1x por mês que seja! Não vai te matar.

AYLTON SANT ANA em 02 de setembro de 2012

REZO E PEÇO A DEUS QUE NOS AJUDE,POR FAVOR CUMPRAM ESTA SENTENÇA PELO MENOS EM RESPESTO A JUSTIÇA.

Fishbone em 02 de setembro de 2012

Pessoal Mc Donalds é igual a cigarro, come quem quer. Todo mundo sabe que não presta pra saúde, come por que? Porque quer, simplesmente. Agora guardar um lanche por dois anos não faz sentido nenhum,pois a orientação do Mc Donalds é que sejam destruídos em minutos, caso estejam encalhados nos restaurantes.

Cleber Souza em 27 de agosto de 2012

Vai ver que é por isso que ainda muitos comem, devem pensar ser uma fonte da juventude! kkkkkkkk

Mariana F. M. Pivetta em 23 de agosto de 2012

Concordo com o comententário abaixo e não entendo o por que de tanta demora, afinal a ANVISA Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria, responsavel primordial entre outros de vigiar a qualidade dos produtos alimenticios comercializados no pais, não tomou um medida mais propícia para tal. Cara Mariana, você acho que não leu o post, só o título. A experiência fotográfica foi feita nos Estados Unidos, e não no Brasil, onde a Anvisa funciona. Um abraço

GISELY MARQUES BRIOLY em 10 de agosto de 2012

O Q TENHO A DIZER É O SEGUINTE: O MAC DONALDS ´´ APESAR DE TODA PROPAGANDA Q VÍNCULA NA MIDIA TEM UM GRAVE DEFEITO. [ MEU VIZINHO TRABALHA NO MAC DONALDS E JA TEVE PROBLEMAS GASTRICOS E D OBESIDADE GRAÇAS AOS LANCHES FORNECIDOS PARA SEUS FUNCIONARIOS , GOSTARIA D SABER SE A VILILANCIA SANITARIA E A SECRETARIA D SAÚDE JA TOMARAM CIENCIA A RESPEITO DESSE ASSUNTO? EXISTE NUTRICIONISTA PARA VER E RESOLVER ISTO? CONHEÇO EX: FUNCIONARIOS Q ESTÃO HJ DOENTES D ALGUMA FORMA PELO FATO D ANOS A FIO TER COMO [ REFEIÇAO ] LANCHE. FICA AQUI ESTA OBSERVAÇÃO E ESPERO SABER EM BREVE Q ESTA MULTI NACIONAL TOME AS DEVIDAS PROVIDENCIAS.

Alessandro em 10 de agosto de 2012

Estudo publicado na revista Innovative Food Science and Emerging Technologies 10 (2009) 383–389 resume do que estou falando. Segue abaixo o abstract. Brazilian consumer views on food irradiation This study investigated the consumer attitude to food irradiation in São Paulo, Brazil, through a qualitative research perspective. Three focus groups were conducted with 30 consumers, responsible for food choices and purchases. Both irradiated and nonirradiated food samples were served in the sessions to motivate the discussion and elicit the participants´knowledge, opinions, feelings and concerns towards the irradiation process. Reactions were similar among the groups and differences between the irradiated and the nonirradiated samples were hardly perceived. When provided with positive information about irradiation and its benefits to foods and human health, many people still remained suspicious about the safety of the technology. Risk perception seemed to be related to unease and lack of knowledge about nuclear power and its non-defense use. Participants claimed for more transparency in communication about risks and benefits of irradiated foods to the human health, especially with respect to the continued consumption.

Alessandro em 10 de agosto de 2012

Certamente que uma dieta baseada em "fast food" por longos periodos nunca foi saudavel pra ninguém e não é preciso documentários e fotos a respeito disso. O que seria interessante por parte dos jornalistas investigar (ou pelo menos consultar um especialista no assunto) evitando comentários aleatórios e totalmente equivocados a respeito da conservação dos alimentos. Me refiro especificamente ao comentário do Sr. Ailton a respeito de irradiação ionizante. Esta metodo é utilizado no mundo a mais de 50 anos para a pasteurização de alimentos e é o que garante o alimento de qualidade para as populações do século 21. Nestes 50 anos, estão disponíveis na literatura científica milhares de artigos documentando estudos relacionados as dosagens de radiação e os seus efeitos na composição quimica dos alimentos. É de fundamental importância que os meios de comunicação procurem sempre pessoas da área em questão (neste caso um engenheiro de alimentos) para comentar o assunto e evitar especulações indevidas que levem ao panico da população.

TAMARA em 07 de agosto de 2012

NOSSA QUE NOJO VOU EVITAR DE COMER NO MC DONALD.

Angela Zenaro Barello em 04 de agosto de 2012

Fritas do Mc Donald`s realmente é uma delícia enquanto está quente .Quando esfria já começa a ficar borrachenta e com gosto ruím, mas nunca podia imaginar que não apodrecia!!!!

Carlos Roberto Batista De Menezes em 01 de agosto de 2012

tinha tanto conservante , que virou um isopor,teve Alguem, ai que falou que comia acompahada de uma Coca Cola, mas antes deveria deixar o Funeral pronto..

Aparecida em 28 de julho de 2012

Confesso que não gostei do atendimento, achei péssimo, mas essa do hanburguer e a batata não deteriorar, em dois anos, sei não... isso está me cheirando armação da concorrencia humm.....

Anderson Guimaraes em 21 de julho de 2012

por isso q prefiro truck´s lanches de THE,com aquele velho molho verde hum....num e essas bostas que vendem por ai nao

gidalia em 20 de julho de 2012

comida saudável ou não ,geralmente apodrece fora de conservação dentro de um dia no máximo 2 dias ,agora esse hambúrguer por não ter estragado até hoje,não pode ser considerado como comida não saudável e sim como um veneno.

valdeci em 19 de julho de 2012

SOU DIABETICO E ACHO QUE SE EU COMER ESSE ALIMENTO NAO VIVO MAIS 30 DIAS

Viviane em 12 de julho de 2012

Uma coisa é comer de vez em quando, outra é todo o dia...adoro comer junkie food, mas durante a semana tenho uma dieta balanceada e faço exercícios físicos, o day off é no final de semana,fazendo isso e fazendo um check up anualmente ñ tem problema em comer McDonalds, o problema de tudo na vida é o excesso...

José em 11 de julho de 2012

Isso quer dizer o que .? Que nem a batata é batata poha perai também !

Milton Guedes Guimaraes em 30 de junho de 2012

Péssimo para quem se alimenta do mesmo. Isso , loge de ser um mérito, é o contrário, mostra a quantidade ecessiva de aditivos que o mesmo contém. O que traz sérios problemas à saúde.

Renê em 30 de junho de 2012

Eu comia na boa esse hambúrguer, com uma coquinha gelada descia que era uma beleza

PAPA em 24 de junho de 2012

Todo mundo com um pingo de bom senso sabe, desde a infância, que se alimentar somente de hamburgueres e batata frita não faz bem pra saúde (Talvez os americanos não saibam, pq comem ovos fritos e bacon pela manhã todos os dias). Mas não temos q ser os coitadinhos ingênuos e as redes de fast food, os super vilões. Basta a gente relembrar que, como não temos mais mamãe pra nos impedir a comilança de porcaria, precisamos ter discernimento e auto-controle como adultos. Com isso, o McDonalds não precisará vender apenas coisas saudáveis, como o politicamente correto prega. Surpreendentemente, seremos capazes de fazer escolhas sensatas mesmo sem nossa mamãe por perto.

Inglison oliveira em 21 de junho de 2012

wilson santos, você falou tdo ........

karlos em 19 de junho de 2012

a verdade e que nao confio em nenhuma comida que nao esta preparada dentro da minha casa,si tenho que consumir ,pode ter certeza que consumo com muita desconfianca nao so no mac , mas em barraquinhas e lanchonetes sem uma fiscalizacao ativa da vigilancia saitaria , e nao sao excessoes.

Thiago Luís Menillo em 14 de junho de 2012

Ninguém vai passar a vida se alimentando de Mc Donalds ou coisa parecida. É uma delícia sim, cada um deve saber a alimentação que faz. Dois anos, só acredito vendo, vou comprar um e deixar lá em casa.

EDSON em 12 de junho de 2012

A fórmula deve estar em hieroglifos.

Canjos em 10 de junho de 2012

E o ministerio da saude permiti a comercialização destas porcarias(Kapo+Toddy etc)

Carlos em 04 de junho de 2012

É obvio que isso é verdade, os lanches do MC possuem uma quantidade absurda de sódio, e o sódio preserva o alimento !!

IVANI em 01 de junho de 2012

odeio lanches McDonald´s.

PoPa em 29 de maio de 2012

Eu não gosto das comidas do Mc Donalds, mas este experimento perdeu uma grande chance de ser realmente impactante. Ela deveria ter deixado o alimento em um local fixo, com a câmara fixa, tirando fotos diariamente da mesma posição e feito um filme com isso. Não dá para ter certeza que é o mesmo sanduiche, pois eles são extremamente padronizados...

JOSÉ CARLOS WERNECK em 28 de maio de 2012

Tão simples verificar a veracidade da experiêcia da fotógrafa.Comprar o mesmo lanche e deixá-lo num local sem refrigeração por um período de tempo(NÃO PRECISA TANTO TEMPO,BASTAM 15 DIAS,OU MENOS)e ver o que acontece.

CARIOCA DE OPOSIÇÃO em 27 de maio de 2012

Aprenda a ter educação para frequentar um blog.

Fernando em 26 de maio de 2012

Não acho que isso seja verdade. O problema desse tipo de comida é que as pessoas abusam, uma vez ou outra não faz mal nenhum.

eduardo em 24 de maio de 2012

Duvido não. Faz pouco tempo comprei peras "verdes" para que amadurecessem em casa. As tais peras nunca amadureciam e nem aprodeciam. Pareciam presas em um tempo só delas. Resultado: joguei tudo fora.

victor hugo em 22 de maio de 2012

Seria bom fazer um com COCA-COLA apos refeiçoes tomar coca durante 30 dias ou 60 porque deve fazer menos mau...

Wilson Santos em 21 de maio de 2012

Vai ao McDonalds? A diferença de quem vai comer o lanche do palhaço e de um mendigo que revira o lixo procurando comida é: Uns pagam pra comer lixo imitando feito marionetes, o estilo de vida dos EUA, e ainda saem falando pra todo mundo como uma grande M... coisa, enquanto o mendigo faz isso por não ter opção.

Charles A. em 21 de maio de 2012

Quem passaria a consumir o mesmo tipo de alimentos durante 30 dias só para provar uma tese a não ser um doido varrido?Se eu comesse somente tomates orgânicos por 30 dias,talvez não sobrevivesse para dosar minhas taxas de gorduras sanguíneas,assim como se ingerisse somente torresmos e pururuca durante o mesmo período acabaria virando um suíno com dislipidemia. E ainda temos de acreditar nele? E por que devo acreditar na sinceridade da tal "artista plástica"? Não teria ela colocado um pouco da sua arte no sanduíche, só para fazer proselitismo ideológico? Eu já larguei ,por distração,lanche do Mac Donalds exposto ao tempo na pia da cozinha e fui viajar por três dias.Quando voltei, a coisa estava podre,como qualquer alimento.Enfim, arte é arte e cada um escolhe a sua...assim como a comida.

elisa cristina em 20 de maio de 2012

Gente!!!!!! passar 30 dias se alimentando exclusivamente no McDonald’s. Chegar a consumir em média 5000 kcal (o equivalente de 6,26 Big Macs) diariamente, torna qualquer ser humano obeso, doente,.... O exagero, aliado à falta de atividade física, à falta de frutas, verduras, legumes é que leva ao ganho de 11 quilos, problemas no fígado, disfunção erétil e depressão situação. Alimentar-se durante 30 dias no MCDonald's, consumindo 5000 Kcal/dia é o mesmo que alimentar-se por 30 dias no Bob's, no Habbib's, no carrinho de cachorro quente. Não é o alimento do MCDonald´s que faz mal à saúde e sim os maus hábitos!! Elisa cristina

Ailton em 20 de maio de 2012

Conservação de alimentos por irradiação atômica; Para quem estranhar o que estou a falar, deixo sites do google para consultas, sobre o tema. http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&sclient=psy-ab&q=irradia%C3%A7%C3%A3o+de+alimentos+para+conserva%C3%A7%C3%A3o&oq=irradia%C3%A7%C3%A3o+de+alimentos+para+conserva%C3%A7%C3%A3o&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=hp.3...1078479.1095187.1.1095798.40.2

Ailton em 20 de maio de 2012

Só existe um conservante poderoso a tal ponto, o sulfato de cobre associado a pequenas doses de radioatividades atômica, produtos alimentícios irradiado com césio, só começa a ser deteriorado por fungos e bactérias depois de 50 anos A irradiação de alimento é muito comum na Europa, EUA e Japão, É PROIBIDA NO BRASIL,se por aqui, os produtos da McLixo Feliz não deteriorarem em quatro dias, é sinal que eles estão a usar esse método de conservação, ou a importar produtos conservados com essa técnica cancerígen para o nosso país. Não como carnes conservadas de especie alguma, tampouco carnes fresca de: gado, porco, ovelha ou bode. Minhas refeições são com frutas e grãos de cereais sempre acompanhada de peixes, embora eu saiba que estou a comer agrotóxicos, NÃO HÁ SAÍDA Dese lixo estou livre.

GlorInha de Nantes em 20 de maio de 2012

Setti, não! Você! A tentativa foi muito boa. Entretanto, inspirada no Primeiro de Abril, n'é?! Que é isso, menino?! Travessura de criança?! . Se bem que no país em que houver falta de liberdade de imprensa, a informação, a notícia, até as anedotas e piadas passariam a ser dessa natureza e tom. . Hummmmm...! O tema livre estaria sugerindo uma reflexão em torno do controle, censura, aliciamento, cooPTação, desde sempre, ameaças reais! Desde sempre, buscadas, exercidas e ou anunciadas subliminar ou subterraneamente! Nada foi inspirado em 1º de abril, Glorinha. Simplesmente reportei uma experiência que está sendo feita por uma fotógrafa de Nova York.

Scavalca em 18 de maio de 2012

Sem querer defender ninguém, mas eu gostaria de saber como após dois anos não tem o menor sinal de POEIRA no prato e na refeição? Acho que está faltando alguma informação a respeito...

Jeremias-no-deserto em 17 de maio de 2012

Os lanches do MCDonald's só fazem bem aos seus proprietários, de resto é puro veneno que mata lentamente uma enorme legião de ingênuos.As maiores vítimas são as crianças, pobres seduzidas pela torpe propaganda que martela dia e noite o inconciente dessas criaturinhas indefesas.

Newman em 16 de maio de 2012

Pela que li anteriormente, a causa para o lanche não se decompor seria o sal e a falta de humidade. Não frequento o McDonald's mas acho esse documentário uma estupidez. Todo mundo sabe que lanche fast food não faz parte de uma dieta saudável. Tanto o McDonald's quanto os seus concorrentes, incluído aí o seu maior concorrente, o Bigode's, a maior rede de fast food espalhada por barracas em cada esquina no mundo, não podem ser responsabilizados pela ignorância do povo. Tem coisas que são óbvias demais.

Ismael em 15 de maio de 2012

Setti, parabéns pelo post e pelos seus leitores. Acho que JT matou a charada. Existem mais elementos para lançar dúvidas sobre a veracidade do experimento. A principal, a meu ver, são as marcas no pão. O mais recente deveria, por estar ressecado, apresentar sulcos mais profundos, porém eles são menos profundos e diferentes no pão original. Além disso, o sulco principal está em diagonais diferentes nas duas fotos. Elementar meu caro Setti.

calopsita em 15 de maio de 2012

Falso, falso, falso, falso, falso...

Simone Struminski em 15 de maio de 2012

Nao sou fan de Mac Do, nem de fast food, mas fiquei me perguntando, a que ponto uma experiencia desta pode ser realmente levada à sério, no sentido que, foto hoje em dia é algo tao facil de ser forjada, mesmo que nao tecnicamente, o que nos garante que a cada sei la, semana, ela nao comprou um novo combo e colocou exatamente igual. Eu acredito até que isto possa ser verdade, tamanha a quantidade de quimico que estes produtos tem, mas o projeto em si, pode sim ser questionado, mesmo sendo valido.

JT em 15 de maio de 2012

Se prestarmos atenção no arranjo das batatas e mesmo na posição do pão sobre a carne processada, veremos que houve alguma mudança. Não sei dizer se houve manipulação das batatas, mas sozinhas elas não mudariam de sobreposição. O pacote de batata também parece mais próximo do sanduíche depois de dois anos. Uma experiência como essa deveria ser feita com mais controle para não haver questionamentos deste tipo, pois é inegável que a comida desta lanchonete não seja saudável. Outro exemplo de pseudo-alimento que não se deteriora é a margarina. Num e-mail que recebi há uma recomendação para deixar um pote de margarina aberto na garagem, ao lado de um pote aberto de manteiga. Resultado? As moscas só vão na manteiga. A manteiga se decompõem rapidamente e a margarina permanece intacta. Se até as moscas rejeitam a margarina - uma espécie de plástico comestível - então deveríamos evitar passar isso no pão, também.

Leonel em 15 de maio de 2012

Sobre o paspalho do "SuperSize Me", se ele tivesse se alimentado no Burger King, não teria engordado, certo?

Ismael em 15 de maio de 2012

Com certeza há uma explicação científca. Arriscaria dizer que a carne salgada e gordurosa do hamburguer murcha e seca tal como jabá. Aliás, jabá é muito melhor. Quanto a comer só um tipo de comida todo dia, é preciso ir com calma antes de botar a culpa no lanche do Mac. Michel Felps tem de consumir 14.000 Kcal por dia. O que ele come no café da manhã? macarrão com almondega. Sou descendente de italianos e adoro massa, mas não como isso todo dia. Se alguém sair por aí comendo SÓ massa ou feijoada, certamente terá problemas de colesterol e triglicérides.

bruna em 15 de maio de 2012

Essa matéria parece falsa. Não é a primeira vez que a agencia EFE publica histórias mentirosas. Tem que cuidar, não dá pra confiar cegamente neles. É só comprar uma batata do McDonalds e tu vai ver que não fica igual de um dia pro outro. Vá ao site da fotógrafa. A reportagem não é da agência EFE. Apenas transcrevemos declarações da fotógrafa à agência. É fácil -- e irresponsável, e ofensivo -- dizer que a notícia é "falsa". Aqui no blog temos responsabilidade, Bruna!

Maria Daniela Caputo em 15 de maio de 2012

Acho que sem querer, descobriram a fonte da juventude!?!?!Será!!!

Vera Scheidemann em 15 de maio de 2012

Um espanto !!!!!! Vera

Willer em 15 de maio de 2012

Ricardo, não vou entrar na questão do mistério do hamburguer eterno nem criticar a empresa ou produto, eu mesmo como um bigmac às vezes e não me sinto especialmente culpado por isto. O ponto é: -Combinar fastfood com alimentação sadia é um desafio. Hábito alimentar depende tanto de orçamento como de certa cultura, além claro de uma boa pitada de disciplina. Mas se fastfood tira a coisa toda do equilíbrio pela quantidade de calorias que carrega e pelos hábitos não muito saudáveis que marcam a vida da maioria de nós(pouco movimento entre eles), existe um movimento que tem exatamente a intenção de combater efeitos não tão bacanas da globalização. Em contrapartida à instituição do fast food existe o Slow Food. Sustentabilidade, ecogastronomia e manutenção das tradições culinárias regionais, creio que estes sejam os caminhos. As implicações são muitas, principalmente quando nos damos conta do enorme patrimônio de produtos regionais que o Brasil possui e alguns correndo o risco de desaparecerem da mesa e da memória. Se você me permite, segue o link para o site brasileiro do Slow Food, nele a turma vai poder ter uma ideia da dimensão e importância do tema além de conhecer a Ostra de Cananéia, Arroz Vermelho ou a Castanha de Baru. http://www.slowfoodbrasil.com/ O link para a página com alimentos brasileiros que requerem atenção especial: http://www.slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto/produtos-do-brasil

Marta Otto em 14 de maio de 2012

Prezado Setti, Ao leitor márcio costa - 14/05/2012 às 20:23 deve ter passado despercebido que a notícia refere-se à fotografia do 756º dia da observação, ou seja, em 6 de maio de 2012. Essa matéria nos obriga a cuidar da alimentação de maneira especial, muitas vezes conduzida como algo sem menor importância para a conquista ou a manutenção de uma boa qualidade de vida. Abração, Marta

Raquel em 14 de maio de 2012

Como será que ela conservou? Congelou? Pois aí é que está: não congelou nem guarda em geladeira, está em ambiente normal. Vou esclarecer isso no post. Obrigado pelo toque. Abraços

Teresinha em 14 de maio de 2012

Espantoso mesmo, que conservante é esse, alimento perecível ficou imperecível. Haja estômago e fígado!

Dina Marcoleti em 14 de maio de 2012

Nunca mais piso no McDonald's!

márcio costa em 14 de maio de 2012

Notícia velha e cujo motivo já foi explicado no próprio ano do projeto: http://gizmodo.com/5682815/the-truth-behind-the-everlasting-happy-meal-no-burgers-that-size-rot Caro Márcio, o que é novo para mim eu coloco no blog, quando acho interessante. É o caso deste post. Aposto que a maioria esmagadora dos leitores não conhecia o assunto. Eu não disse que se tratava de furo de reportagem, nem nada. Abraço

Think thank em 14 de maio de 2012

Se contar a quantidade de batatinhas do day one e do day 756, notará que a quantidade aumentou após 756 dias, denunciando ser fake.

VER + COMENTÁRIOS