Image
Charles Jencks: gênio do paisagismo (Foto: BBC)

O currículo de Charles Alexander Jencks, nascido em 1939 em Baltimore, no Estado americano de Maryland, é de espantar qualquer um.Vamos lá: formado em literatura e arquitetura em Harvard, Phd em história da arquitetura pela Universidade de Londres; escritor especializado em arquitetura moderna, com doze livros publicados; premiado por dezenas de associações e escolas do mundo inteiro; renomado escultor, autor de obras espalhadas por prestigiadas galerias, a maioria na Escócia: professor com passagem por 40 universidades de 14 países diferentes.

Tudo isso, porém, chama menos atenção do que as criações paisagísticas de Jencks, nas quais ele despeja toda a sua imaginação. Com inspiração eclética que abrange desde o poeta e pintor inglês William Blake (1757-1827) a ciências como a geometria, ele cria conceitos surpreendentes e os coloca em prática em jardins que parecem extraídos de (bons) sonhos.

Image
A cascata que conta a história do universo; apenas uma das extravagâncias do Garden of Cosmic Especulation (Foto: Charlesjencks.com)

De William Blake às ciências

O mais antigo e mais conhecido trabalho paisagístico entre os 14 que Jencks destaca em seu site é o Garden of Cosmic Speculation (“Jardim da Especulação Cósmica”), um complexo privado – abre apenas um dia por ano para visitas – que se espalha por área de espantosos 120 quilômetros quadrados em Dumfries, no sudoeste escocês.

Começou a ser construído em 1989 e, nas palavras do responsável, “utiliza a natureza para celebrar a natureza, tanto intelectual quanto sensorialmente, incluindo o sentido de humor”.

Entre as 40 atrações do deslumbrante e peculiaríssimo parque estão uma cascata em degraus que conta a história do universo, um terraço inspirado pela “distorção de tempo e espaço causada por um buraco negro” e uma série de paisagens que fazem referência a diferentes disciplinas científicas.

Image
O laguinho onde desagua a cascata (Foto: Charlesjencks.com)

A maior forma humana já esculpida

Mas há outros projetos de Charles Jencks que saltam aos olhos de quem procura surrealismo e beleza em jardins. Os mais notáveis são o Maggie’s Centre, em Inverness, Escócia – famoso pelo arranjo paisagístico em forma de um colar -, e, sobretudo, o Nothumberlandia, em Newcastle, Inglaterra.

Image
A mulher gigante esculpida por Charles Jencks na Nothumberlandia (Foto: Charlesjencks.com)

Prevista para ser concluída em 2013, ganhou o nome “Godness of the North” (“Deusa do Norte”) e o apelido de “a maior forma humana já esculpida em uma paisagem”, tem comprimento de 400 metros, altura de 34 metros e se situa num parque público de 77 quilômetros quadrados.

Vejam abaixo mais fotos de diferentes trabalhos de Charles Jencks:

Image
O colar esculpido no Maggie’s Centre, em Inverness, Escócia (Foto: Charlesjencks.com)
Image
Um lago que sorri na Galeria de Arte Moderna de Edimburgo, Escócia (Foto: Charlesjencks.com)
Image
Parque Florestal Olímpico de Wu Shi, em Pequim, China (Foto: Charlesjencks.com)
Image
O DNA Garden, outra atração do Jardim da Especulação Cósmica arque Florestal Olímpico de Wu Shi, em Pequim, China (Foto: Symmetry Magazine)

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − quatro =

9 Comentários

ariel jorge de oliveira em 31 de outubro de 2012

Caro Ricardo Setti:Muitissimo obrigado pelo apoio a nos aposentados do aerus!Que Deus te abencoe,abs.,Ariel e familia. Estou muito feliz e agradecido com mensagens de leitores como você. Gostaria de responder individualmente a cada um dos amigos do blog que vêm me cumprimentando, mas o grande número de comentários que têm chegado tornam inviável esse gesto que me daria grande gosto. Então, pelo menos por meio desta mensagem geral, agradeço de coração e digo que este blog não teria nenhum sentido sem seus leitores. Um grande abraço

Kitty em 25 de outubro de 2012

Então, caro Ricardo, emulando os seus pedidos de desculpas quando erra sem querer,eu estou fazendo a mesma coisa e peço perdão ao caro Daniel e aproveito para parabenizá-lo por trazer para o nosso deleite estas obras tão belas, trabalhadas com elementos da Natureza: belas esculturas sempre-verdes! Um abração///Kitty

Sergio the original since 1ª Leitura em 25 de outubro de 2012

Obrigado pela matéria caro jornalista Ricardo Setti! Funciona como um oásis nestes tempos tão áridos que estavos vivendo. Obrigado, caro Sergio. Em geral a esmagadora maioria dos leitores comenta posts sobre política e similares. Gosto de saber que leitores como você apreciam esse tipo de material. Um grande abraço!

Ismael Pescarini em 25 de outubro de 2012

Eu não gosto. Porém o paisagismo de Jencks rompe com a tradicional escola de paisagismo inglês onde se propõe a imitação da natureza, e veja que os ingleses amam seus jardins. Muito criativo.

Silva em 25 de outubro de 2012

Lindo mesmo. Uma visão que refreca a alma. Parabéns pela matéria.

José de Araújo Madeiro em 25 de outubro de 2012

Para Ricardo Setti: MENSALEIROS AGUARDAM EXILIO NA VENEZUELA. OS VENEZUELANOS QUE SE CUIDEM!!!! JOSÉ DIRCEU , JOSÉ GENUÍNO, DELUBIO SOARES,JOÃO PAULO CUNHA, ESTÃO COM EXÍLIO CONCEDIDO NA VENEZUELA. O EMBAIXADOR DA VENEZUELA JÁ ESTA PRONTO EXECUTAR A ORDEM DE HUGO CHAVES. A DEFESA DOS RÉUS DO PT VAI ACUSAR O STF DE JULGAMENTO POLÍTICO E VAI RECORRER A ÓRGÃOS INTERNACIONAIS DA SENTENÇA. ISTO CRIA UMA JUSTIFICATIVA PARA A CONCESSÃO DO EXÍLIO . GASPAR ! A NOTICIA É QUENTE E PRECISA SER DIVULGADA. REPASSE PARA LISTA DE RESISTÊNCIA. Att. Madeiro.

José de Araújo Madeiro em 25 de outubro de 2012

Para Ricardo Setti: MENSALEIROS AGUARDAM EXILIO NA VENEZUELA. OS VENEZUELANOS QUE SE CUIDEM!!!! JOSÉ DIRCEU , JOSÉ GENUÍNO, DELUBIO SOARES,JOÃO PAULO CUNHA, ESTÃO COM EXÍLIO CONCEDIDO NA VENEZUELA. O EMBAIXADOR DA VENEZUELA JÁ ESTA PRONTO EXECUTAR A ORDEM DE HUGO CHAVES. A DEFESA DOS RÉUS DO PT VAI ACUSAR O STF DE JULGAMENTO POLÍTICO E VAI RECORRER A ÓRGÃOS INTERNACIONAIS DA SENTENÇA. ISTO CRIA UMA JUSTIFICATIVA PARA A CONCESSÃO DO EXÍLIO . GASPAR ! A NOTICIA É QUENTE E PRECISA SER DIVULGADA. REPASSE PARA LISTA DE RESISTÊNCIA. Att. Madeiro

Kitty em 25 de outubro de 2012

Olá caríssimo Ricardo!! É um mistério de onde você e a Rita encontram tão maravilhosas e inacreditáveis obras de arte que tão diferentes mas sem duvidas, muito belas. Os espetaculares jardins aqui exibidos mostram a grande imaginação deste artista Charles Jencks. Ricardo,gostei muito do DNA Garden,é um sonho. Dá para acreditar um lago que sorri, espetacular! e o colar esculpido no Meggie's Centre, fora de série! Abraços muito carinhosos para você amigo Ricardo, para o filhote Daniel e para a gentil Rita de Souza, tão eficiente nas escolhas dos temas aqui postados! Kitty Querida Kitty, a Rita sem dúvida encontra muita coisa linda na web. Mas este post foi sugestão do meu filho Daniel. Obrigado por seu carinho. Abração

Reynaldo-BH em 24 de outubro de 2012

Setti, "prôce", pro Daniel e para a Rita. Como diz você, um resfresco no fim da tarde (por aqui) ou início da madrugada (por aí...) Abraços. Mais um flashmob!) https://www.youtube.com/watch?v=b-g0Uvt61Ow Grande Reynaldo, sua colaboração é tanta que você deveria assumir este blog! Muito obrigado!!! Abração

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI