olimpiadas-mexico-68

Amigos, no momento em que publico este post o Brasil tem 9 medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres — 2 de ouro, 1 de prata e 6 de bronze. Ainda pode levar várias, a começar pela de ouro no futebol.

O quadro está aquém do que poderíamos, muito aquém, sobretudo para quem será o próximo anfitrião das Olimpíadas, com sede no Rio de Janeiro, em 2016.

Mas há terreno pela frente até o final dos Jogos de Londres e, claro, até chegar a Rio-2016. Se usarmos como termo de comparação, há que se olhar para o único país latino-americano a sediar Olimpíadas até hoje — o México, em 1968. Na ocasião, o anfitrião disputou com uma grande delegação, e obteve 9 medalhas — 3 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze.

Olimpíadas do Rio, em 2016

O Brasil, portanto, a despeito de todas as deficiências que conhecemos e que impedem o desenvolvimento pleno de nossa capacidade nos esportes, tem tudo para alcançar um número de medalhas muito maior. Talvez até ultrapasse o México-1968 ainda em Londres.

Sim, desde o México-1968 decorreram 44 anos, mas tudo é proporcional: a superpotência esportiva que são os Estados Unidos, atualmente com 72 medalhas, alcançaram naquela ocasião 107.

Como o Brasil só obteve no México miseráveis 3 medalhas — 2 de prata e 1 de bronze, zero de ouro, portanto –, em termos numéricos melhoramos proporcionalmente mais que os Estados Unidos.

Apesar de um certo pessimismo que se nota no público em relação à Rio-2016, estou seguro de que não vamos dar vexame no campo esportivo.

Já no terreno da organização, depois de ver o espantosamente bom funcionamento de tudo em Londres, não dá para apostar, não.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 5 =

6 Comentários

alisson em 16 de agosto de 2012

acho que o brasil nao esta preparado pra sediar as olimpiadas, mas como os brasileiros gostam de dar vexame ..... nada posso fazer

marcelo kaja em 09 de agosto de 2012

O COB projeta para 2016 um total de 30 medalhas para o Brasil, não sei se consiguirá principalmente pelas pessoas que dirigem o Comitê, que para mim não fazem uma boa gestão.

Hélio em 08 de agosto de 2012

Marcondes : Também vi vários relatos de turistas e jornalistas, sobre diversas falhas na organização em Londres. Inclusive, sobre várias manisfestações que foram coibidas, algumas de forma mais ríspida, pela polícia inglesa. Abs!

Marcondes Witt em 08 de agosto de 2012

Com relação à boa organização, também houve falhas. Bob Fernandes, do Terra, relatou problemas de segurança e de internet, além de ordens contraditórias na chegada dos atletas e jornalistas. COI recomendou reduzir uso de twitter e celulares para não prejudicar cobertura televisiva.

Marco em 08 de agosto de 2012

Dom Setti: Nossa melhor posição foi um 16 lugar e na média ficamos sempre acima do vigésimo lugar, será q vamos conseguir ficar acima do décimo lugar. Quero ver para crer. Abs.

Gustavo em 08 de agosto de 2012

E curiosamente em ambos os casos temos os dois maiores eventos esportivos do mundo em sequência: no caso do México, olimpíada e copa do mundo em 68 e 70 e no caso do Brasil, copa do mundo e olimpíada em 2014 e 2016.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI