Texto atualizado às 17h52 de 27 de janeiro de 2014

Este vídeo, preparado por um brasileiro titular de um canal no YouTube, pretende mostrar a estrangeiros, em inglês, a “realidade brasileira” que espera os visitantes que virão à Copa de 2014.

Embora saibamos das inúmeras carências do país — que, aqui neste blog, neste site e nesta revista não cansamos de apontar –, o vídeo mostra um Brasil pavoroso, muito pior do que na verdade é. Parece que nada, absolutamente nada presta em nosso país, quando sabemos que não é isso.

É verdade que o Brasil exibe índices de desenvolvimento humano ainda absurdos, que as desigualdades sociais são abissais — apesar dos progressos havidos –, que a impunidade é uma praga e uma vergonha, que nos revolta e nos desilude.

É também verdade que temos instituições que funcionam muito mal, como o Judiciário, polícias mal equipadas, mal pagas e, em vários casos, expostas à corrupção, governos ineficientes e uma ladroagem na máquina pública que nos humilha diante dos países desenvolvidos do mundo e enfurece os cidadãos de bem.

O vídeo, porém, só reuniu uma seleta do que temos de pior, do mais fundo do poço.

O Brasil será só isso? Não tem NADA mais?

Não é preciso ser um babaca ufanista para constatar que não é assim.

Não somos, é claro, uma Austrália ou um Canadá, mas também não somos a caricatura de país exibido no vídeo.

Vejam e julguem por vocês mesmos. Se quiserem, comentem.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =

275 Comentários

Vinícius em 29 de janeiro de 2014

O vídeo não mostra nada além da meeeeeeeerda que esse país é. Um liiixo total.

alessandro silva em 29 de janeiro de 2014

O senhor colunista do blog mora no Brasil? Ou mora em cuba? Pois o video mostra a realidade q é esse pais chamado Brasil. Roubalheira total. Não, caro Alessandro. Infelizmente eu moro longe, moro no planeta Marte.

Kleber em 29 de janeiro de 2014

Seu comentário ofensivo -- e mentiroso -- foi deletado.

Eduardo em 29 de janeiro de 2014

Prezado Ricardo, confesso que após ver o vídeo minha reação foi a de repúdio ao seu texto. “Como assim esse vídeo não representa nossa realidade?”, insistia em questionar. Mas lendo os comentários e algumas de suas respostas pude raciocinar melhor sobre a questão. Seu texto foi coerente quando expressou que o Brasil não é APENAS aquilo. Apesar de ver notícias do tipo todos os dias na tv, eu acredito que não podemos nos basear apenas nisso para generalizar um país inteiro. Critérios de noticiabilidade exigem que os jornais mostrem fatos notórios em suas reportagens. Esses critérios elegem matérias a respeito de homicídios, desastres naturais e outras tragédias. Infelizmente “coisas boas” não vendem jornal, mas seria de bom grado ler um jornal só de notícias boas – que, aliás, ocorrem com tanta, ou maior, frequência que as notícias ruins, só não nos atentamos à elas. A maioria dos comentários versa sobre a suposta culpa estatal dos problemas brasileiros. Tudo é culpa dos outros. Ninguém assume pequenos deslizes de conduta que colaboraram de alguma forma para o caos instaurado em nosso País. Quem nunca aqui parou em fila dupla, cortou pelo acostamento ou não avisou sobre um erro no troco. Pior, será que a maioria aqui ainda lembra quem foram seus candidatos na última eleição? O governo é um reflexo do povo, e o povo brasileiro é mesquinho, egoísta, não sabe administrar e não pensa no futuro. Claro que isso é uma generalização e, assim como o vídeo, não retrata TODOS os brasileiros. A grotesca maioria dos comentários “bateu em bêbado”, xingando o autor e o veículo que o emprega sem ao menos se esforçar na criação de argumentos sustentáveis. É por isso que o Brasil vai de mal a pior. Julgamos sem conhecer, nos fazemos de perfeitos para poder condenar a todos, afinal, a culpa é sempre do outro, não é? Não gosto da Veja, mas faço questão de ler algumas matérias para treinar meu senso crítico e argumentação. É uma pena que esse comportamento seja tão raro, xingar da menos trabalho do que pensar. Aos que reclamam do País, o que vocês tem feito para mudar essa realidade? Quer mudar o mundo? Comece pela sua própria casa! Obrigado por seu comentário ponderado e civilizado, tão diferente de tantos eu, aqui, nem leram o texto direito e passaram a me hostilizar, ofender e insultar pessoalmente. O que, de fato, denota um aspecto péssimo do país que NÃO está no vídeo... Abraços

Felipe Silva em 29 de janeiro de 2014

Essa é a realidade de nosso país, o Brasil ta no fundo do poço faz tempo, o Brasil esta podre, não adianta querer fazer bonito para os gringos, sr. Ricardo Setti, nós somos sim, o que é apresentado neste vídeo. E por favor, quando for usar um vídeo em suas matérias, use o original, e não um vídeo re-upado.

Jenadson em 29 de janeiro de 2014

O video mostra a verdade não tem essa de que não é dessa forma, essa é a realidade de quem tem que ir para o batente as 5:00 da matina e retorna a noite, para quem tem uma vida boa isso é uma realidade que não existe pq nunca passas por isto deixem de ser hipócritas. o video ainda deixa de comentar muita coisa, como é dito no comentário não é bem assim! Pois é é pior que isso!!! O Brasil só é uma maravilha pra quem vive na bolha.

Senhor R em 29 de janeiro de 2014

Seu comentário mentiroso, ofensivo e calhorda foi deletado. Pelo teor do bestialógico, estou certo de que você não leu o post.

Lucas em 29 de janeiro de 2014

Não publico comentários incitando à violência e sugerindo a quebra da legalidade constitucional.

Vinicius em 29 de janeiro de 2014

Parei de ler no "muito pior do que é, na verdade". Tudo que foi mostrado no vídeo é a mais cristalina verdade. Tudo aqui cheira a podridão. E não é nenhuma forma barata de pessimismo minha. É surpreendente como as coisas aqui são distorcidas. Principalmente os valores. E isso está muito longe de mudar. A gente não age, só reclama. Mais um grave problema.

Gabriel em 29 de janeiro de 2014

Seu comentário mentiroso, ofensivo e canalha foi deletado.

Sheron Fakih em 29 de janeiro de 2014

Infelizmente é a mais pura realidade. Esse patriotismo cego é que impede muitos de vê que vivemos no caos.

Phâmela em 29 de janeiro de 2014

Essa é a pura verdade ! Sou brasileira e moro no Brasil ... e o Brasil é um lixo de país ... cheio de mascaras ... Porque tudo que temos não funciona. E isso não é culpa de ninguém em específico... e sim da população que vota em políticos bosta para governar esse país. A culpa disso são das pessoas que TROCAM UM HOSPITAL DE QUALIDADE, POR UM EMPREGO OU ATÉ MESMO 50 REAIS ! ----- CHEGA DE MASCARAS-----

eu em 29 de janeiro de 2014

tem que hororizar mesmo, assim tomam vergonha na cara e resolvem as coisas para não serem vitímas de um video como esse

Lucas Carvalho em 29 de janeiro de 2014

É apenas a realidade, sorte de quem conseguiu sair desse lugar.. eu ainda estou tentando.

andre em 29 de janeiro de 2014

mas #VEJA o que à de errado no vídeo? tem alguma mentira que ele fala? ah e fora o que o governo esta fazendo com pessoas que moram próximo aos estádios, estão expulsando-as de suas casa!!!!

Dimas em 28 de janeiro de 2014

Sinceramente, depois dessa lista de injustiças praticas no nosso pais que você mesmo mencionou no texto... Acho muito "otimismo" pensar assim. É Como se você me dissesse "Olha eu sei que está tudo horrível, deplorável e desumano mas pense bem, poderia ser pior, porque você não se senta ai no sofá (rasgado e quebrado) ligue sua TV (de 42 polegas parcelada em 24x)engula sua cerveja barata e contente-se com isso, afinal já tem gente cuidando de tudo isso muito bem e você precisa acordar cedo amanhã pra merecer seu salario minimo lembra-se?"... Pra quem tem um bom dinheiro esse lugar é um paraíso, mas meu amigo pra quem ta aqui embaixo, chora...

JESSYSPK em 28 de janeiro de 2014

esse vídeo é tudo montagem essas coisas ñ acontecem aqui no Brasil ñ....

caroline em 28 de janeiro de 2014

Com todo o respeito não compartilho da mesma opinião expressa no texto. Infelizmente o que foi retratado no video é a realidade, por mais cruel que possa parecer. Achei uma forma ótima de divulgação da realidade brasileira. Atos como esse só reforçam a nossa indignação, que a cada dia é maior com o descaso de nossos políticos. É a nossa forma de protestar sem termos que bater de frente com a polícia, abrindo os olhos do mundo para o descaso com a população, para que quem sabe ele não abra os olhos de nossos representantes. O pais não se alimenta, se educa, e procura ajuda médica com estádios super faturados. ACORDA BRASIL!

Fabio Nunes em 28 de janeiro de 2014

Sr. Ricardo Setti, assisti todo o vídeo, e todas as imagens mostram a mais pura realidade de nosso país, e quem tem acesso a qualquer periferia das grandes cidades de nosso país concordará com isso. Com relação ao mal funcionamento das instituições públicas, tenho certeza que este problema é algo que dá-se início com o imenso quadro de concursados que em sua grande maioria adentrou a estas instituições visando estabilidade, e que em nenhum momento possuíam preparo qualquer para lidar com a população ou sequer com a função quais foram designados, pois em minhas péssimas experiências com o serviço público, ficou nítida a total falta de competência e de respeito destes com a população. E se é que exista um Brasil melhor do que o mostrado no vídeo, infelizmente este somente está ao acesso daqueles que almoçam no Fasano e fazem compras na Daslu. Em toda sua experiência como JORNALISTA, sugiro que lembre-se sempre das últimas passeatas ocorridas em nosso país e entenda que o povo não é mais bobo.

Cris em 28 de janeiro de 2014

"Pior do que na verdade é" é um pouco de exagero né. Afinal tudo que mostrou aí realmente acontece no país. Com certeza esse vídeo foi feito por um brasileiro ou alguém que mora por aqui e conhece essa dura realidade. Mas não fiquem preocupados, para receber as "visitas" o governo vai varrer a sujeira para baixo do tapete e gastar o que for pra oferecer um banquete.

Victor em 28 de janeiro de 2014

Não vai ter copa!

Igor de Bastos Costa em 28 de janeiro de 2014

Um cidadão de classe média alta (não me importo se vc conquistou isso), sabe da verdade que é o Brasil, um país onde nada presta, mas você vive em um sociedade totalmente fora desta realidade sacana e nojenta, você não sofre os horrores da desigualdade e o resultado da corrupção. Entenda o que o vídeo quer fazer, que tentar mostrar que o Brasil precisa melhorar muito para poder possuir um evento tão grande. Odeio futebol, mas odeio muito mais essa população que vive no Brasil, pois aceitam uns eventos que todos sabem que servem apenas para ter mais roubo... A muito tempo eu descobri a única forma correta de ser alguém na vida, em um local que presta, descobri que tenho que mudar deste país. Desde então estou lutando para isso.

Fred em 28 de janeiro de 2014

Caro Ricardo (perdoe a falsa intimidade), Normalmente não comento textos online, mais leio os comentários por achá-los hilários, mas estou abrindo uma exceção pois, incrivelmente, concordo com você em seu questionamento. Viajei e trabalhei o suficiente no país para afirmar categoricamente: não, o Brasil não é isso. Só que existem dois países aqui... O Brasil do cidadão comum, que te atende sorrindo na padaria ou uma atendente de fast food que ri de um comentário bobo... É um país de pessoas trabalhadoras e felizes com o pouco que tem, que mesmo com medo acordam todo dia e trabalham, pagam suas dívidas, são honestos, e buscam algo para acreditar, e sabem da beleza deste país e muitas vezes sabem usufruir dessa beleza. O segundo? O segundo é o que vemos e lemos todos os dias. É esse Brasil da verdade "nua e crua" onde os problemas tomam proporções tão grandes que ficam acima da própria opinião das pessoas sobre como resolver eles. Sim, temos problemas (e não sou menos crítico que os outros comentaristas), mas o quanto nós mesmos somos responsáveis por esses problemas? Quem vota, quem se abstém de ajudar? Quem nunca furou um farol vermelho sem a real necessidade? Já viajei para fora e digo: existe um senso de responsabilidade com o próprio país "lá fora". Não tenho partidos, porém é cômodo criticar. Porque nao podemos aproveitar a exposição para mostrar como o povo brasileiro é superior à Dilmas, Lulas, criminosos e assassinos?

Marina em 28 de janeiro de 2014

Que me desculpe o autor do texto, mas o que foi retratado no vídeo é o que eu vejo todos os dias. O Brasil é um país com um potencial maravilhoso, um país que tem tudo para ser o melhor país do mundo. Infelizmente o povo não tem voz ativa e não usa sua inteligência, e quem sabe usar essa inteligência, a usa para tirar proveito do restante da população.

Leandro em 28 de janeiro de 2014

O vídeo não mostra mentira nenhuma pois é a mais pura verdade, e caro Ricardo Setti, o Brasil não é só isso, o Brasil tem coisas bem piores que não foram mostradas neste vídeo, e muito me espanta você trabalhar em um jornal e mostrar aqui que não o lê, já que o vídeo o espantou tanto... É que eu sou alienadíssimo. Trabalho há mais de quarenta anos como jornalista e já percorri o Brasil inteiro, mas, como sou um bobo alegre, não consegui perceber nada. Além do mais, atualmente vivo no planeta Marte.

Ruy Fernandes em 28 de janeiro de 2014

O vídeo condiz com a proposta. O turista que não quiser ver, com sorte não verá. Mas a realidade é esta, graças à nossa indulgência e à política predadora oportunista.

Rogerio em 28 de janeiro de 2014

Beleza, este video não deixa de ser mentira, mas é um bando de babaca quem concorda e quem faz esses videos, ate porque essa briguinha politica de ativistas babacas e politicos otarios, não faz do nosso pais menos ou mais miseravel do que é, não tira a fome dessas crianças, não constroi rampas para deficientes, enfim...bando de otario que só fala e não faz porra nenhuma, ta ai comentando mimimi o que os outros deveriam fazer e esta assistindo a novela do globo.

JESSYSPK em 28 de janeiro de 2014

Tenha educação. Argumente em vez de xingar o colunista. É o mínimo que se espera.

Andre em 28 de janeiro de 2014

Nao e mostrando as belezas de nosso pais que mudaremos os seus problemas. Enquanto ficarmos so admirando nossas belezas, vamos esquecer de nossos problemas e continuaremos sendo passados para tras por nos mesmos.

Nagib em 28 de janeiro de 2014

O VÍDEO É MUITO BOM, ESSE É O BRASIL SIM!

Andre em 28 de janeiro de 2014

Muitas pessoas de fato sao propositalmente cegas a realidade. E mais simples negar a desgraca do que encara-la. A copa sera muito pior do que esperamos. Provavelmente um fracasso. E sera bom que essa vergonha nos mostre, mais uma vez, que somos um pais desigual. Gostaria de saber quantas vezes vamos precisar sentir essa vergonha, esse asco ate percebermos a realidade dura de que nosso pais so vai afundar ate onde permitirmos. Reclamamos, mas permitimos tudo. Essa hipocrisia nos cega. Ja passou da hora de largar mao dessa hipocrisia e forcar a mudanca. Caro Andre, Apesar do cansaço em voltar tantas vezes ao tema, repito o que já escrevi inúmeras vezes: concordo inteiramente com você. O que acho, porém, é que o Brasil não é APENAS miséria, desgraça e lixo. Abraços

Tereza em 28 de janeiro de 2014

Esse vídeo mostra toda a realidade, nada disso e mentira.......

Teach em 28 de janeiro de 2014

Concordo com o vídeo também, mostrou só fatos ali!

Everton em 28 de janeiro de 2014

Que video maravilhoso. Como gostaria que os estrangeiros vissem isto. Essa copa sendo o maior fiasco quem sabe tire essa visão de país maravilhoso que o Brasil tem. Não quero dizer que outros países sejam maravilhosos. A Suécia, Australia e muitos outros, por exemplo, possuem favelas e muito feias por sinal, roubo e corrupção, mas a diferença é que nesses países há fiscalização por parte do governo e população.

Fernanda em 28 de janeiro de 2014

Noossaaa....que ótimo vídeo para mostrar para os gringos! Apesar de incompleto....falta muita barbaridade que é praticada impunimente .....parabéns ao autor desse video!

Leandro C. Machado em 28 de janeiro de 2014

Deletei seu comentário, porque você falava coisas muito feias, certamente a propósito de si próprio.

Gringo em 28 de janeiro de 2014

Eú ser guringo i-vo-nacopa. vai se-er 1 prazer voutar 500 anos no tempo! Thanks indius

Lima em 28 de janeiro de 2014

O vídeo mostra simplesmente a nossa realidade. A única coisa horrorosa que existe é a situação que se encontra no país, que é exatamente essa exibida no filme.

Renato Luque em 28 de janeiro de 2014

Caro Ricardo Setti. Esse vídeo mostra até pouco do que temos de ruim. Concordo com o senhor que no Brasil existem sim coisas boas. Por exemplo as maravilhas da natureza. Me diga qual europeu ou americano tem uma praia decente igual às nossas praias "fraquinhas"? A questão é que essa copa não está sendo para o povo brasileiro. Isso é coisa para burguês ver. Não temos um transporte público de qualidade; nosso sistema de saúde é um caos (como muito já foi mostrado em publicações da própria Veja); a educação é das piores da América Latina, quiçá, do mundo; os impostos que pagamos são dos mais altos; e o salário mínimo dos mais baixos. Nessa, não temos que criticar uns aos outros e, sim, nos unir para que tudo mude e, talvez, possamos pensar em nos tornar o "país do futuro"...

Leandro Ruggero em 28 de janeiro de 2014

Prezado colunista, Respeito seus anos na carreira, sua cultura e viagens pelo Brasil, porém, não vejo nada de errado nesse vídeo. Tente utilizar o Metrô ou Trem de São Paulo as 18hs, ande com seu celular na praça da Sé a noite, tente utilizar o transporte público para ir ao estádio do Recife, tente pegar um táxi no Rio de Janeiro na orla da praia. Coisas do cotidiano e verá que infelizmente esse vídeo não tem nada de errado. Caro Leandro, Apesar do cansaço em voltar tantas vezes ao tema, repito o que já escrevi inúmeras vezes: concordo inteiramente com você. O que acho, porém, é que o Brasil não é APENAS miséria, desgraça e lixo. Abraços

Leandro em 28 de janeiro de 2014

Infelizmente não tenho como não aceitar a mensagem do vídeo,pois é a mais pura realidade deste BRASIL meus caros.

lucas em 28 de janeiro de 2014

eu realmente amei o vídeo só ta faltando bastante coisa que tem muito pior no brasil, mais ta muito bom o vídeo assim os americanos vêem e não vem para essa copa de m*** que o brasil vai fazer e que os políticos usaram o nosso dinheiro pra fazer essa copa de m*** e ainda cobraram pra gente ir numa coisa que agente praticamente pagou pra fazer, ganharem milhões em sima disso que vai voltar em bilhões e agente aqui lutando pra ganhar as coisas

Alex Marques em 28 de janeiro de 2014

Seu comentário mal-intencionado e injusto foi deletado. Basta reler o que escrevi para ter um mínimo de compreensão para o que eu quis dizer.

Dann Feltrin em 28 de janeiro de 2014

Seu comentário ofensivo, mentiroso e calhorda foi deletado. Não julgue os outros por aquele que você vê no espelho ao mirar-se nele. Peço a gentileza de sumir daqui. Leitores de sua laia não me fazem falta alguma.

tulio em 28 de janeiro de 2014

alias acho que falta exibir os roubos a turista

tulio em 28 de janeiro de 2014

Parabéns pelo produtor desse vídeo, ele exibe tudo o que acontece no brasil.

fi em 28 de janeiro de 2014

as fotos acima são de que pais ? BRASIL ? então porra, isso é o Brasil, podem ter varias coisas boas aqui, mas que tudo acima existe aqui, e em grandes proporções é verdade !

Mateus Lopes em 28 de janeiro de 2014

Seu comentário ofensivo, mentiroso e cafajeste foi deletado. Tenha um mínimo de educação antes de escrever para um blog como este.

Neto em 28 de janeiro de 2014

Não tem nada de errado com o video.. eu acho que faltou algumas cenas, como por exemplo a fuga de traficantes do morro do alemão, um pouco mais da impunidade, mais fotos do sistema prisional e alguns exemplos de corrupção por parte dos nossos políticos: Desvio de verba para merenda escolar, verba para o sistema de saúde "sangue-sugas"......

zanardi em 28 de janeiro de 2014

Hahahaaha, qual eh, o vídeo nem mostrou tudo de ruim q existe no país, isso sim seria uma coisa horrorosa...

Marcelo em 28 de janeiro de 2014

Acho que o cara não exagerou não... mostra a realidade, se achou ruim mostrar só os pontos negativos do Brasil, faça um video mostrando só o que tem de bom.

bia em 28 de janeiro de 2014

não vi nada q não fosse verdadeiro, afinal estas imagens foram tiradas de cenas q ficaram nacionalmente conhecidas e infelizmente a realidade do nosso país é essa, não adianta quererem disfarçar ou então maquiar a podridão que acontece no Brasil... Onde é que você leu que não há cenas verdadeiras no post que escrevi? Faça a gentileza de me informar.

Rafael em 28 de janeiro de 2014

Uma coisa horrorosa é o Sr. falar que o vídeo mostra um país muito pior do que é... o Brasil é muito pior do que isso e o que chega nos meios de comunicação ainda é filtrado, se tudo fosse bem claro o povo estaria mil vezes mais revoltado.

DerK em 28 de janeiro de 2014

"...o vídeo mostra um Brasil pavoroso, muito pior do que na verdade é." - isso foi sarcasmo né?! Ou então, em que país você vive cidadão? Porque o Brasil ta bem pior do que esse vídeo mostra.

Rafael em 28 de janeiro de 2014

O vídeo postado acima, sobre o 'verdadeiro' Brasil, é sim legítimo e verdadeiro. O vídeo simplesmente mostra a realidade. O país obviamente tem muita coisa boa e bonita, mas o belo não esconde o feio. Uma produção de crítica jamais deixaria de mostrar essas verdades, e se é uma seleta, com certeza é porque o país coleciona isso que você chama de "seleta do que temos de pior", afinal é o país do futebol na copa 2014! De Justins e Dilmas o mundo ta cheio também!

Gesiani Zulato em 28 de janeiro de 2014

Já estamos cansados de falar isso, já sabemos de tudo isso, passa nos jornais a cada minuto, tudo isso e muito mais, coisas absurdas acontecem aqui. Já fizemos protestos, mudamos nossos votos, mas é sempre a mesma coisa.

Clara em 28 de janeiro de 2014

Muito pior? Acho até que dava pra falar de muito mais coisas, cara. Só vi realidades.

Lourival Marques em 28 de janeiro de 2014

Não vi exagero algum nesse vídeo. Infelizmente este é o nosso país...

Leandro em 28 de janeiro de 2014

Não vi nada demais. Alias acho ainda que falta conteúdo, como por exemplo: Das 50 cidades mais violentas do mundo em 2013, 15 são brasileiras: Brasília (50º), Belo Horizonte (48º), Macapá (45º), Curitiba (42º), Goiânia (34º), Recife (30º), Cuiabá (28º), Belém (26), São Luís (23º), Vitória (16º), Salvador e Região Metropolitana (14º), Fortaleza (13º), Manaus (11º), João Pessoa (10º) e Maceió (6º).

Daio em 28 de janeiro de 2014

Não vi mentira nenhuma no vídeo, esse é o Brasil que vemos todos os dias nos Jornais, porque não mostra-lo assim para os gringos?

Cristian em 28 de janeiro de 2014

Só alguém alienado para dizer que o brasil não é como nesse vídeo. É que eu sou alienadíssimo. Trabalho há mais de quarenta anos como jornalista e já percorri o Brasil inteiro, mas, como sou um bobo alegre, não consegui perceber nada. Além do mais, atualmente vivo no planeta Marte.

Lewis em 28 de janeiro de 2014

Me desculpe, mas se não somos o país exibido no vídeo, acho que aquilo foi uma computação gráfica de última geração, porque tava bem parecido com o que costumo ver.

Helena em 28 de janeiro de 2014

Oi cade a parte muito pior do que realmente é?

Moisés em 28 de janeiro de 2014

Caro Ricardo Setti, Entendo tanto seu lado como dos 208 comentários concordando com o vídeo, mas realmente não é fácil ver tudo esse dinheiro sendo gasto em um evento que não é para nós. Todos esses anos políticos prometendo educação, saúde, segurança e ano após ano continuamos na mesma. Imagine esse dinheiro gasto com que realmente precisamos. O Brasil não é APENAS isso, mas infelizmente é.

matheus em 28 de janeiro de 2014

Permita-me sugerir que o estimado leitor utilize a linguagem usada no comentário nas conversas que mantiver com a senhora sua mãe.

lucilene bueno em 28 de janeiro de 2014

"o vídeo mostra um Brasil pavoroso, muito pior do que na verdade é"... belas palavras porem esta é a realidade do país... este é o outro lado do brasil... como todo país temos nossas belezas mas temos tambem tudo isso que o video mostra... e a revolta é saber q milhões estão sendo investidos em um evento que nos beneficia em que mesmo??? esse dinheiro poderia ser utilizado para mudar parte da realidade que o vídeo "pavoroso" nos mostra...

Rafael Colletta em 28 de janeiro de 2014

Podiam passar na globo e mostrar como estão "exagerando" sobre o Brasil. Será que assim o Brasil acorda?

Carolina em 28 de janeiro de 2014

Ih, colega, sai da bolha que você vive aí, porque o Brasil que eu vejo sofre isso e muito mais!

Eduardo em 28 de janeiro de 2014

Acho que essa é a realidade sim. Receber uma copa do mundo nesse país é um absurdo. Jornalista, talvez essa não seja a sua realidade, também não é a minha (exceto a insegurança das ruas). Contudo, para uma enorme parcela da população essa é sim a realidade. Gostaria muito que meu país fosse conhecido como o país do futebol, da alegria, e do samba, como a mídia enfia garganta abaixo de QUASE todas as pessoas fora desse país, mas infelizmente não podemos aceitar essa divulgação ridícula e totalmente distorcida. Esse vídeo é sim a realidade do país e deve ser divulgado. Encaremos a verdade e quem sabe um dia, daremos um jeito de mudar esse cenário. Tenho medo do que terá que acontecer para que esse país se torne um local digno de se viver.

Elton em 28 de janeiro de 2014

Faltou mostrar muito nesse vídeo ainda, a 9 anos atras eu troquei o Brasil por Londres, só depois que coloquei meus pés para fora do Brasil que eu vi a verdadeira realidade que o brasileiro vive e hoje me pergunto compensa voltar para o Brasil? E isso que todos os brasileiros que moram fora se perguntão..

Jessica Cestariolli em 28 de janeiro de 2014

"Muito pior do que é na verdade"? Cara, eu não sei em que Brasil você vive, mas o meu Brasil é isso aí, bastante disso aí. O meu Brasil é bonito sim, mas tem tanta coisa errada, sendo mascarada com uma Copa para ganhar dinheiro. Francamente, que textinho fraco hein meu colega. O problema é o seguinte, Jessica: eu vivo em Marte. Sim, sou o único habitante do planeta vermelho. E o textinho é fraco porque eu sou péssimo. Durante mais de 40 anos de carreira, consegui enganar todos os chefes e diretores dos veículos em que trabalhei. Quando me tornei eu próprio chefe, foi por enganação. Enganei também os leitores a vida toda, como faço agora, enganando os leitores que me propiciam perto de 2 milhões de acessos por mês. Isso tudo porque sou mesmo fraquinho, não sei nada de coisa nenhuma, não vejo TV, não leio jornais nem livros, não navego pela internet. Fraquinho e burro. Uma besta quadrada. Agora, colega seu eu não sou, não. Isso eu garanto. Portanto, você não está autorizada a me chamar de colega.

Thais em 28 de janeiro de 2014

Não sei o Brasil que você vive... mas o que eu vivo é daí pra pior!!!

ANDERSON BERFIO em 28 de janeiro de 2014

As regras para publicação de comentários no blog, conforme alertei os amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web. Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo? Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm Obrigado

Rodnei em 28 de janeiro de 2014

Assim não dá, Rodnei. Xingar o colunista? Você não é capaz de elaborar uma crítica minimamente estruturada e civilizada? Tem cabimento? Desse jeito, pode sumir daqui. Não preciso de leitores de sua laia.

Bruna em 28 de janeiro de 2014

Esse jornalista só pode ser filhinho de papai para não ver a realidade nesse vídeo! Existem coisas boas no brasil? Ah, existem, para quem tem dinheiro.. Mas como é que você adivinhou? Sempre fui filhinho de papai, sempre. Estou passando da meia-idade, mas até hoje -- acredite -- vivo única e exclusivamente da mesada de meu pai. Trabalho aqui na VEJA só por diversão, como fiz nos últimos mais de 40 anos em diferentes veículos. Sempre por diversão.

Claudio Augusto em 28 de janeiro de 2014

Este vídeo apenas mostra a “realidade brasileira” que não interessa ser mostrada pelos organizadores da Copa. Carências que permanecem há muitas décadas, por falta de vontade política em resolve-las e pela corrupção que enriquece aos que deveriam servir nosso país. Na minha opinião o vídeo mostra alguns dos problemas do Brasil de terceiro mundo que vivemos, que deveríamos ter vergonha de mostrar ao mundo, mas que a era da informação tornou isso impossível de acontecer. Infelizmente a verdade dói, pois quem gosta de receber suas visitas em casa com tanta sujeira em baixo dos tapetes, torcendo para que as visitas não percebam todos os problemas estruturais da casa. O que presta no Brasil é apenas um quarto de hóspedes organizado, com janelas blindadas. O resto da casa está caindo aos pedaços. Como disse, não somos uma Austrália ou um Canadá, mas também não somos a caricatura de país exibido no vídeo promocional da copa do mundo.

alex honse em 28 de janeiro de 2014

Não sei qual o país Brasil que vive o colunista Ricardo Setti. Talvez seja naquele Brasil que o seu salário (juto aliás, pois estudou e se profissionalizou para tanto) pode pagar. O Brasil do colégio pago para os filhos,a casa boa e bem decorada(nada contra) de m bairro como os Jardins, Higienópolis ou alguma das Chacaras" de São Paulo. provavelmente o colunista não tira féria junto com a população do Brasil pobre, assalariada que pode escolher o período de descanso. O Brasil real é este que está nas imagens. Há coisas boas por aqu? Sim, e muitas. Belezas naturais, hotéis de alto padrão, restaurantes de nível internacional, cinemas e teatros estonteantes. Mas este Brasil caro Ricardo é para poucos, muito poucos. A maioria absoluta da população enfrenta realmente estas condições mostradas no vídeo. Mas o turista endinheirado que virá para esta Copa não terá estes problemas. Terá dificuldades para conseguir se comunicar pois como sabemos o número de brasileiros que domina um segundo idioma é minimo. Também não falou que é muito fácil para um turista ter relações sexuais com garotas de 9, 10 ou 12 anos, afinal o turismo sexual no Brasil que não o do colunista isso existe e é infelizmente muito comum. Temos coisas boas sim. Mas a sujeira, a roubalheira, o mau caratismo dos governantes de plantão supera qualquer coisa boa que temos. O vídeo retrata um Brasil real, possivelmente muito diferente do Brasil do colunista.

Marco em 28 de janeiro de 2014

Finalmente alguém fez um vídeo que mostra a verdade... e ainda estão faltando tantas outras...

Natan em 28 de janeiro de 2014

Como o amigo falou ali embaixo, faltou ainda muita coisa, como falar mais da falta de hospitais, da educação relacionada à falta de estrutura das escolas públicas e do baixo salário dos professores (que talvez seja o que causa grande parte dos problemas do vídeos)... Acho que é isso mesmo, se não fosse a beleza natural do país e alguns fatores culturais como a música, por exemplo, e que hoje vai de mal a pior, não nos restaria muito do que se alegrar.

vicente em 28 de janeiro de 2014

Explica exatamente a realidade do brasil e ainda acho que faltou muitas outras coisas a serem mostradas, mas pelo menos o mundo agora consegue ver uma pequena parte do que sofremos a anos, muitos anos. Só espero que com esse pequeno vídeo o mundo consiga entender a situação catastrófica no qual o Brasil está passando e não apenas se basear em bundas, carnaval, futebol e funk.

João em 28 de janeiro de 2014

Domingo eu fui assaltado à mão armada no Morumbi, perto do cemitério, na avenida deputado laércio corte. Roubaram carteiras e telefones. Agora eu e meu irmão temos de gastar pra tirar novos documentos e comprar novos telefones (tiraram de nós com arma e temos de gastra pra ter novos). Se eu tivesse carro blindado, não teria sido assaltado e passado pelo trauma que passei. Talvez esse jornalista tenha condições de ter. Trabalhando desde muito jovem como jornalista, o que eu vi de barbaridades no nosso país até hoje nem dá para descrever. Lamento o que aconteceu com vocês, claro. Não ignoro nenhum dos problemas mostrados no vídeo. Mas o "crime" que eu cometi foi escrever que o Brasil não é APENAS aquela sucessão de barbaridades que o vídeo mostra. Você acha que é, que não há NADA positivo, NADA que se salve em nosso país? Quanto a ter carro blindado, não costumo incursionar pelo terreno pessoal no blog, mas meu carro tem 10 anos de uso e NÃO é blindado. Abraços

Júlia Medeiros em 28 de janeiro de 2014

Caro jornalista, Concordo com o fato de que isto não é tudo que temos. Mas, a meu ver, esta postura do "vamos apenas ressaltar pontos positivos" e agir como se as imensas mazelas sociais que afligem esse país não são dignas de "gringo ver" é uma das razões que nosso pais continua como está. Talvez, se a população passasse a divulgar e denunciar os absurdos que observamos diariamente em nossa sociedade, e não apenas balançar os ombros e dizer que "é assim mesmo", algo começasse a mudar. Não se trata de dizer que somos somente isso, mas sejamos francos em admitir que divulgação positiva de nossa cultura já ocorreu extensamente. Sinceramente creio que este tipo de postura é um retrocesso. Prezada Júlia, se você ler alguns posts do blog, mesmo não sendo leitora habitual -- espero que se torne! --, verá que eu não estou entre os que acham que se deve apenas "ressaltar os pontos positivos". Critico tantas coisas, e tanto, que não raro acho que exagero. É só conferir ao longo do blog. Abraços

fredy em 28 de janeiro de 2014

Nao vi exagero algum no video Tudo o que realmente acontece. E ainda faltou muita coisa

tio em 28 de janeiro de 2014

eu acho e pouco

Paulo em 28 de janeiro de 2014

Faltou falar de estupros, enfermeiros estupradores, pedofilia, e uma coisa boa faltou tbm..... ah, um, acho q se perdem as coisas boas qdo se tem tanta desgraça por incompetencia de alguns, espelhar esse video internet afora é uma coisa q vou fazer... pode ter certeza, se a intenção do post foi falar q o Brasil é um bom país para se viver, realmente é pra quem se aliena a coisas como o brasil é um país de todos, o nome é unica coisa q o pobre tem de valor, entre outras coisas. o povo parece q pedia pra ser otário, agora as coisas estão mudando um pouco de figura, com um pouco mais de educação e menos crianças jogando bola sonhando em ser um neymar (coitados, ele é um bo$ta) esse país vai pra frente, enquanto jornalistas de 40 anos de carreira defenderem a copa dos otários vamos ficar por aqui mesmo e fingir q estamos felizes, afinal temos o carnaval certo??

Raul em 28 de janeiro de 2014

A mudança começa de cada um, é fácil montar um vídeo falando da parte que infelizmente existe e é medonha, colocar a culpa na policia, governo, em Argentino e Deus. Mais não vejo ninguém promovendo um vídeo falando que cada um é responsável pelo pais em que vive, não só na hora de votar, mais na hora de fazer a coleta CORRETA do lixo, de se preocupar em fazer uma calçada descente, de denunciar o cara que tenta roubar o carro ou a casa do vizinho, as coisas que foram colocadas no vídeo não são problemas sociais e sim culturais. Esse vídeo é uma ofensa as pessoas que estão comprometidas com a mudança de nosso país!

Evandro em 28 de janeiro de 2014

Só vi verdades...

Claudio Bueno sartori em 28 de janeiro de 2014

Sr. RICARDO SETTI, Em qual Brasil você vive? Há vários brasis dentro desse país!! O Brasil relatado no vídeo, infelizmente, existe sim!!!

Alex em 28 de janeiro de 2014

Tudo, absolutamente TUDOOO mencionado no vídeo é REAL ... Não sei porquê o espanto.

Roberto Aquino em 28 de janeiro de 2014

ë a pura verdade, claro que temos outras coisas mas tudo o quefoi postado no video é real.Gosto do meu Brasil mas esta sempre foi sua realidade independentemente do governo que o assuma.

Natália em 28 de janeiro de 2014

Concordo totalmente com vídeo, as imagens poderiam ter sido registradas pelo produtor do vídeo, daria a "realidade" que você não conseguiu enxergar... Mas ele mostra exatamente a realidade do Brasil, o país da copa que gasta dinheiro em estádios, e não tem educação, hospital, e organização que o povo precisa. Simplesmente volta a economia para algo tão supérfluo, enquanto famílias morrem de fome, sem moradia, sem educação para os filhos, e sem direito a um hospital com médicos e equipamentos necessários, gerando mais e mais bandidos ! Esse é o nosso país, estamos para mostrar a realidade, o lado que poucos param para olhar.. As praias, as regiões mais desenvolvidas, fica por parte da mídia divulgar !! O Brasil pede socorro, e o povo não consegue ouvi-lo!!!!!!!!! Acho que, com mais de 40 anos de carreira como jornalista, eu consegui, sim, enxergar mais do Brasil infeliz e injusto do que você. O que eu quis dizer foi que o Brasil não é APENAS aquilo que o vídeo mostra. Não é possível que você não haja entendido isso.

julia em 28 de janeiro de 2014

Caro jornalista, em qual Brasil o senhor vive? Porque não é possível que um habitante desse mesmo país onde eu vivo, não concorde com todas as palavras ditas nesse vídeo. Eu gostaria de saber, QUAL BRASILEIRO nunca pegou uma estrada esburacada ou ate mesmo uma rua esburacada. -Ah, a estrada pro Guaruja nao tem buracos. - Mas e o fato de pagarmos 20 e tantos reais para manter nossas estradas, sendo que ja pagamos muito mais do que deveriamos em impostos? QUAL BRASILEIRO nunca viu vagas de carros de deficientes e idosos ocupadas por pessoas sem qualquer tipo de deficiência, a nao ser a falta de educação. QUAL BRASILEIRO nunca teve que mudar de caminho porque certas partes da cidade de Sao Paulo estao sempre inundadas. É só chover um pouco que a cidade para. Uma cidade grande em um país tropical, onde é fato certo que choverá todos os dias no verão, que não tem a miníma estrutura para evitar que isso aconteça. Sem contar as pessoas que perdem suas casas e famílias por conta da água. QUAL BRASILEIRO, nao tem medo? Medo de ser assaltado, medo de ser sequestrado, medo de perder a vida. O medo aqui existe dentro e fora de casa. E alem de ter medo dos bandidos, ter medo da POLICIA. Essa policia ignorante, sem instrução, corrupta como os políticos que estão no governo. QUAL BRASILEIRO nunca sofreu ao voltar do trabalho cansado e ainda ter que aguentar o transporte publico lotado, as pessoas te empurrando, os homens desrespeitosos se aproveitando de voce. Ser tratado como animal. QUAL BRASILEIRO nunca perdeu um compromisso importante porque ficou preso nesse transito insuportavel. Mas como largar o carro, se no onibus voce é tratado com um bicho enjaulado? QUAL BRASILEIRO nunca viu gente pobre dormindo na rua. Crianças pedindo dinheiro no sinal. Adultos analfabetos. QUAL BRASILEIRO nao sabe da situaçao e da falta de humanidade nos nossos hospitais publicos? Das longas filas e das vidas perdidas nos corredores sujos. ESSE É SIM O BRASIL EM QUE VIVEMOS. E ELE NÃO É APENAS ISSO, SOMENTE SE O SENHOR VIVER DENTRO DE UMA BOLHA. PORQUE É ESSA A REALIDADE QUE NOS AFETA A CADA DIA. Estou cansado de saber dos dramas e sofrimentos dos brasileiros. Você acha que trabalhando como jornalista há mais de 40 anos eu vi o que em meu pais? O que procurei dizer é que o Brasil não é APENAS o que o vídeo mostra. Não é mesmo?

Daniel em 28 de janeiro de 2014

não vi nada além de verdades neste vídeo, para muitos, a realidade diária é bem pior que esse vídeo. tem nada que tapar o sol com a peneira pra tentar fazer bonito pra estrangeiro ver não, talvez passando vergonha algum desses políticos cria vergonha na cara e coloca as coisas pra funcionar direito mesmo, ao invés de ficar pintando favela de verde pra ver se mistura com a paisagem.

joao em 27 de janeiro de 2014

caro ricardo setti,acho q vc não vive no mesmo brasil que eu,pois tudo q vi no video,é o q eu vejo diariamente nas ruas Eu também, caro João, e fico indignado. Mas o que quis dizer é que o Brasil não é APENAS isso!

Lucas em 27 de janeiro de 2014

Vídeo genial, verdadeiro e estampado na cara do mundo inteiro ! ISSO É BRASIL !

Pardo em 27 de janeiro de 2014

Tá... aonde está o vídeo pavoroso???

Otavio em 27 de janeiro de 2014

Eu realmente espero que seja ESSA a imagem que o mundo tenha do Brasil, para ver se o ESTADO cria VERGONHA NA CARA e muda de vez para melhor, dando atenção para o que realmente merece!!!!!

Guilherme em 27 de janeiro de 2014

Vi mais verdades no vídeo que em suas palavras, provavelmente dentro da sua realidade o vídeo não se enquadre. Mas para muitos é disso para pior.

Patricia em 27 de janeiro de 2014

Caro Jornalista, Concordo vom o fato do brasil não ser só isso que esta sendo relatado no video, mas convenhamos: a parte boa todo mundo ja sabe. As melhores praias, comidas boas, etc etc etc O video relatou nada mais nada menos fo que a nossa realidade. O inferno que é o transito das maiores cidades (em SP você demora 3horas pra fazer um caminho de no macimo 6km e olha la). Enchentes, pessoas morando mal, passando fome, saneamento basico nulo, roubos (tanto de gente pobre quanto dos nossos vergonhosos deputados). Eleição ta ai... Com todos esses problemas, vamos receber a copa, dps temos as olimpiadas... Nos temos estrutura?? Temos??? O que ta sendo mostrado para os estrangeiros futuros "clientes" não deixa de ser a nossa realidade. As coisas boas praticamente se anulam com tanta sujeira (nao so as das ruas como as roubalheiras, o desrespeito, e muito mais). Não estamos preparados para ser o pais que vai sediar a copa. Como você disse, não somos Alemanha, EUA, Inglaterra, mas com certeza, se tudo fosse feito direito, como tem que ser e nao dando o nosso "jeitinho" pra tudo, as coisas seriam melhores!!

Marcela em 27 de janeiro de 2014

"O vìdeo mostra um Brasil muito pior do que ele é..." Mas o vídeo não está mostrando? Ou as imagens são montagens? O Brasil tem uma natureza realmente magnífica, mas zero de infra estrutura. A começar de qualquer aeroporto. Infra-estrutura ruim e preços exorbitantes.

Carina em 27 de janeiro de 2014

Olá, li alguns comentários, e algumas respostas a respeito do vídeo que foi postado, e me pergunto, o que o povo brasileiro quer??? Concordo com suas palavras, pois o vídeo é medonho - mesmo sabendo que tudo isso acontece em nosso país- porém, não somos apenas uma país sujo, pavoroso, nojento da maneira que foi mostrado. Sabemos das necessidades do nosso país, mas não sejamos cegos pela ira da injustiça que nos corrói neste momento em que nosso país foi mais uma vez abandonado pelos governantes em prol de uma COPA que está sendo construída com nosso dinheiro, para dizer que o Brasil se resume a somente ao que foi mostrado neste vídeo. Concordo com o vídeo, porém não compartilho dele, pq não acredito que o Brasil seja apenas isso....sabemos que tem muito mais, e se queremos mais, temos que arregaçar as mangas e pensar melhor na hora da votação para escolhermos melhor nossos governantes!

itlo franque em 27 de janeiro de 2014

Ue eu achei que ficou faltando mais coisas a serem anexadas . !

Vanessa em 27 de janeiro de 2014

Eu acho que este vídeo é muito real e condiz exatamente com a situação da maior parte dos brasileiros. Só não enxerga esta realidade quem prefere ficar sentado no sofá confortável de sua sala, assistindo um filme do tipo Alice no País das Maravilhas e esquece de olhar para a maior parte que nem mesmo tem tempo de assitir TV pq tem q ficar horas dentro de um metro para ir e voltar do trabalho... Se você se deu ao trabalho de ler o que escrevi, verá que escrevi que o Brasil não é APENAS isso. O vídeo é uma composição de mazelas que obviamente existem, mas não se pode absolutamente dizer que ISSO é o Brasil. O Brasil inclui também coisas boas, e quem não enxerga é cego.

joao em 27 de janeiro de 2014

E a pura realidade esse vídeo, esse e o verdadeiro Brasil lixoo!!!!!

Erica Miranda Milano em 27 de janeiro de 2014

COISA HORROROSA? é a mais pura realidade, o vídeo não diz mentira alguma. Toda realidade e tristeza do Brasil que andam escondidas pela mídia estão sendo mostradas. COISA HORROROSA É A REALIDADE DO NOSSO PAÍS.

leodir Carlos Correa de melo em 27 de janeiro de 2014

Enquanto o nosso povo não tem,saúde, educação, moradia e segurança, o filho do Ex presidente compra fazendas de porteira fechada *** *** *** ***** e kd as investigações, A atual presidenta construiu um porto em cuba com dinheiro do BNDES enquanto pequenas empresas minguam até aprovarem recursos pra elas pelo BNDES, ou cuba agora é território Brasileiro? porque pelo que sei BNDES é para auxiliar empresas nacionais, me corrijam se eu estiver errado...

Werton Nóbrega em 27 de janeiro de 2014

Caro Ricardo , o vídeo incomoda pois fala de nossa casa! Mas o que dizer se tudo o que mostrou é a verdade? Não devemos censura-la ! Nao devemos mostrar os motivos que nos fazem pensar no país das maravilhas, isso nao passa de obrigação! Devemos nis envergonhar de todas as verdades ditas neste vídeo! Quem sabe assim resolvemos o que nos incomodou neste vídeo! Video triste e mais triste ainda foi o que faltou falar!

Jota Oliveira em 27 de janeiro de 2014

Não discordo do vídeo, quem crítica ou é cego ou é politico. Foram gastos 51 bilhoes de reais pra que? Pra termos meia dúzia de jogos e pronto. E o país escasso de tantas coisas, saúde, educação, estrutura, estradas. O vídeo mostra sim a realidade que o brasileiro vive e ainda digo que faltou muitas coisas. Sou radialista e jornalista e assino embaixo, aprovando o vídeo.

Claudia em 27 de janeiro de 2014

Gente esse jornalista nao deve assistir jornais, nao deve sair de casa, aluas se sair de casa só se for de helicóptero e andar apenas nas areas mais nobres das cidades. Uma pena a Revista Veja manter um jornalista desinformado sobre a realidade brasileira! Não me ofenda. Garanto que sei mais do Brasil do que você, após mais de 40 anos de carreira. Se você ler direito o post, o que quis dizer -- tudo o que quis dizer -- é que o Brasil não é APENAS isso que o vídeo mostra. Se você acha que é, quem não conhece nada do país não sou eu.

Washington Costa em 26 de janeiro de 2014

Esta gente que critica por despeito e incompetência, nunca fez nada para melhorar o povo e o Brasil.

Deise Solha em 26 de janeiro de 2014

O pior é que nenhuma dessas imagens é forjada ou adulterada. Todos nós vemos essas mesmas imagens com frequência, ou ao vivo ou em qualquer telejornal.

Angelo em 26 de janeiro de 2014

Só na cabeça dos senhores jornalistas e editores da Veja que este Brasil não existe como mostrado no vídeo. Onde os senhores e seus fotógrafos estavam nas manifestações na metade do ano que passou? No conforto de suas casas? Talvez eles tivessem credenciais especiais que fizesse com que eles pudessem trabalhar sem serem molestados pela polícia. Talvez ainda, todos os funcionários da revista em questão vão e voltam todos os dias de helicóptero para suas casas e por isso não conhecem a realidade do tráfego de veículos, enchentes e inacessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e idosos. Talvez, os senhores nem morem no Brasil, mas sim no País das Maravilhas criado pela Dilma Rainha de Copas e seu ministro do Esporte que olha pro sue relógio da copa e diz:" Estou Atrasado!"

GEOVANE em 26 de janeiro de 2014

Ele so mostro a parte vergonhosa do nosso pais, o Brasil tem muita coisa boa, mais infelismente 99% do video é somente a realidade do PAIS DO FUTEBOL...

Leandro em 26 de janeiro de 2014

O duro foi detratarem nosso trânsito com uma imagem do trânsito em uma via expressa americana. (01:45 min) É cada uma.

Leandro em 26 de janeiro de 2014

Setti, este vídeo é um contraponto ao ufanismo e à mistificação do país maravilha exibido pela mídia oficial. O Brasil não é uma coisa nem outra. Mas, entre os dois, o vídeo dito detrator é o que mais se aproxima da realidade. Infelizmente.

Daniella em 26 de janeiro de 2014

Falou a pura verdade e acho até que falou pouco. Não entrou no assunto da especulação imobiliária e destruição do meio ambiente. Se toca Ricardo Setti! Posso dar exemplo com o RJ? Sai do Leblon, pega o metrô, vai pra linha 2, integra com o trem e veja essa caca de cidade que chamam de maravilhosa. Aproveita e conhece Caxias, Nova Iguaçu e veja a situação de municípios que não tem nem coleta de lixo! Acorda, cara!

Elias em 25 de janeiro de 2014

O video foi muito bem colocado, isso pode não ser a realidade de muitos que moram em bairros nobres, tem carro, comida na mesa, um bom plano de saúde. E aqueles que não tem isso, que são muitos, vamos fechar os olhos só porque não é nossa realidade? Bom, além do jeito que a noticia é dada, achei meio que induzindo o pessoal a falar mal do video. Opinião é opinião, e se não roubassem tanto não teria motivos para esse tipo de video. Olha a tecnologia dos estádios, olha o quanto foi gasto, imagina escolas e hospitais com o porte dos estádios!

Luciana em 25 de janeiro de 2014

Realmente não sei de nenhuma das coisas que você listou, dei minha opinião com base na sua opinião publicada no site, para você ver como quando damos opinião, podemos estar errados e eu admito isso, e você? Pelas suas respostas abaixo infelizmente não vi isso, apenas respostas malcriadas a comentários que não lhe agradaram rs Sou uma pessoa extremamente gentil com a esmagadora maioria de quem trata comigo, inclusive leitores. As respostas que você considera malcriadas são dadas a leitores que xingam, ofendem, desrespeitam e mentem. Só nestes casos. Antes de me julgar, leia outro tipo de respostas, que dei aos milhares. Respeito inteiramente os contrários e a divergência, e publiquei não um, dois ou três comentários refutando minhas opiniões, mas milhares deles, como os leitores habituais do blog podem atestar. Recebi mais de 200 mil comentários, e creio ter respondido a pelo menos 30 mil. Dessas respostas, 99% foram gentis.

Luciana em 25 de janeiro de 2014

Seu comentário é muitíssimo ofensivo a um jornalista que trabalha há quatro décadas e deu duro a vida inteira. É ofensivo também a VEJA. E é ofensivo porque supõe fatos sobre a minha vida pessoal, da qual você não tem a mais remota ideia, nem do quanto ralei na vida, nem das origens das minhas famílias paterna e materna, nem coisa alguma. Volte quando estiver mais calma e com mais disposição de respeitar as pessoas.

Francisco de Assis Cruz em 25 de janeiro de 2014

Só vi fotos pontuais é verdade com um comentário talves parcial,muito menos parcial do que é nossa grande mídia, e menos impactante que será a nossa disputa eleitoral neste ano. Isto faz parte do nosso Brasil.

RBruno em 25 de janeiro de 2014

Essa 'e a nossa triste realidade. Precisamos encara-la sem dourar a pilula. O Brasil ja esta mal faz tempo, e a cada dia piora mais. Reconhecer esse fato 'e o primeiro passo para mudar a situacao. Parabens aos autores do video.

Zabelita em 25 de janeiro de 2014

Ricardo voce mora e vive aqui nesse Brasil???

Zabelita em 25 de janeiro de 2014

Ricardo, será que vc tá mesmo morando no Brasil?????? Não. Eu moro na China.

antonio c. de s. bento em 25 de janeiro de 2014

É verdade, como nós nos acostumamos com o que é ruim, tá ruim, mais tá bom, né empurrando com a barriga, tanta, vergonha, País maravilhoso lindo!, comandado por politicos ladrões e um povo omisso e sem memória, se torna podre e nojento, tudo isso é nossa culpa, arrecadando dinheiro prá pagar divida de ladrão, só falta soltar barrabás e crucificar Cristo Novamente!

Fernando em 25 de janeiro de 2014

Infelizmente não é mentira. Essa é a cara do Brasil!!!

Alexa em 25 de janeiro de 2014

Concordo contigo, Setti. Tive a mesma sensação ao ver o vídeo. Tudo que há nele é verdade, mas não somos APENAS isso. A grande dificuldade em apresentar o Brasil é que temos enormes contrastes. Isso infelizmente é característica de países em desenvolvimento e abaixo disso também. Temos "ilhas" de desenvolvimento e uma grande massa de coisas por resolver. Há ainda um rico gorducho que é nosso Estado, que só pensa em gastar e inchar sua própria estrutura. Acho que faltou mostrarem essas contradições, porque há gente por aí trabalhando de verdade para desenvolver o Brasil. Além disso, a narração/áudio do vídeo são muito ruins. Me parece que o vídeo não serve nem aos que querem ver o país melhorar mas estão cansados do Governo ufanista petista (porque parece que não há jeito algum) nem aos deslumbrados com a copa, que acham que está tudo uma maravilha (para isso, o que esses petistas andam tomando, hein?). É apenas toda a sujeira, sem saída.

Patrícia Sobral em 25 de janeiro de 2014

Não se trata de uma caricatura e sim da verdade, da mais pura verdade! Quem enfrenta, diariamente, essa carência das necessidades básicas (saúde, moradia e educação) é que pode dizer com propriedade. Não somos nós, classe media, alta, enfim, os que não utilizam esses serviços públicos no nosso "país de todos". É revoltante demais assistir isso tudo, essa maquiagem, esses tapa-buracos, que só enganam (e mal) os turistas que aqui vierem. Mas o principal beneficiado deveria ser o povo. É pra ele que esses políticos bandidos deveriam trabalhar. A situação do Brasil é (sim, senhor!) pavorosa!

Ricardo em 25 de janeiro de 2014

Não gosto de reconhecer...mas não é caricatura,não...É RETRATO MESMO!

Felipe Romeu Guedes Campos em 25 de janeiro de 2014

Sr. Ricardo, por ser um jornalista o sr deveria ter mais conteúdo nas suas respostas aos leitores, e usar um comentário logo do Lula? grande exemplo...(risos) como um presidente profere tais palavras? igualando-se ao ronaldo fenômeno,com aquele comentário infeliz dele,mesmo com todo o dinheiro do mundo eu não teria tal pensamento. Sobre eu procurar minha turma, eu ja faço parte da turma que é maioria do país: a turma dos esquecidos por esse sistema que nós temos, a turma que concorda com tudo o que está sendo mostrado nesse vídeo, e que por mais que o Brasil não seja só isso, ele não é só isso pra poucos, só os ricos e corruptos é que podem ver o outro lado do Brasil. Vivemos no país com o ''slogan'' mais hipócrita do mundo. Brasil um país de todos? sinto muito mas ele é de poucos.

MARGARETH em 24 de janeiro de 2014

Gente que coisa horrorosa mesmo, e o pior é que NADA é mentira, TUDO VERDADE, esse pais com políticos maravilhosos, incorruptível, nem dá pra falar nada, eu só sei que nós vamos passar muita vergonha com as gringaiadas aqui, vão roubá-los, matá-los, coitados, se fosse eles não viria pra cá nesse paisinho de m*** onde 90% da população é criminoso.

ana lucia cordeiro pires em 24 de janeiro de 2014

Não vi nenhuma mentira, o Brasil é isso mesmo, fazer o que, fingir que não dá!

Myla em 24 de janeiro de 2014

Não vi nenhuma mentira... Apenas verdades que nós brasileiros não queremos enxergar!!!

MLD em 24 de janeiro de 2014

Tem que tirar as mascaras e mostrar a realidade.deixa de ser ipocrita presidenta.gorvernadores deputados ,prefeitos ,senadores etc.etc

Sinnuhe em 24 de janeiro de 2014

Sou leitor desta coluna, e em geral pela lucidez dos seus comentários, Ricardo Setti. Mas, dessa vez ...! Com o devido respeito, avalie se este não é um bom momento para revisar algumas visões de mundo. Ora, como bem expressou abaixo o leitor Alex "essa é a realidade! Quem não gostou do video que mude a realidade do Brasil! Infelizmente não houve exagero, o video mostrou a realidade dos brasileiros comuns. Ver excesso no video é não querer enxergar o mundo real no qual vivem os brasileiros comuns.

Jose Maria em 24 de janeiro de 2014

A gente quer contestar tudo o que o foi mostrado. Mas, como fazer isso? Essa é uma realidade só vista pelo homem comum, da classe média pra baixo, o rico, o milionário, não enxergam esse desastre social, infelizmente vejo-os completamente cegos. Então, sofremos com essa verdade, infelizmente! Que vergonha, Brasileiros!!!!!

Vânio Santos em 24 de janeiro de 2014

A verdade nua e crua....Brasil real.

Cicero em 24 de janeiro de 2014

Pelo menos 70% disso e verdade, nos brasileiros negamos isso 24 horas por dia.

Carlos R. em 24 de janeiro de 2014

eu concordo com o vídeo sim talvez assim a corja de ladrões parem de roubar pelo menos 20% a menos, para nosso brasil melhorar valores absurdos nas construções de estadio com o dinheiro publico e muito mais tem q ser assim mesmo parabéns para quem fez o vídeo agree 100%

Alex em 24 de janeiro de 2014

Essa é a realidade cara. Não gostou do video, mude a realidade do Brasil Aliás, video perfeito

lucia em 24 de janeiro de 2014

Mostrou a realidade que estamos vivendo no brasil da copa 2014.. muitos PARABÉNS!! ao produtor do vídeo.

João em 24 de janeiro de 2014

Que vergonha! para um País da Copa 2014, tenho assistido aos jornais da Globo, os trens que transporta trabalhadores, estão em estado de ruínas, superlotados, os passageiros, não têm um mínimo de conforto; estou preocupado com a nossa imagem que vai se espalhar ao exterior, durante a Copa do Mundo. Vai uma pergunta aos bajuladores políticos como faz para não criticar esse governo?

fernando em 24 de janeiro de 2014

parabens pelo video,porem realmente faltam muitas coisas ainda a serem mostradas,infelizmente nosso povo morre de fome, falta de saude,falta de educaçao,falta de politicas honestas,oq sem politicos honestos nao pode ser realizada, entao com ctz nao vamos ter politicas honestas pq nossos politicos sao todos corruptos, nosso sitema é podre!!

Delson Gabriel Silva Junior em 24 de janeiro de 2014

A mais pura verdade. E a verdade choca. Brasil, pais falido....

JUSTICEIRO em 24 de janeiro de 2014

SOMENTE, um controle, pelo estado, da natalidade, podera, a longo prazo, solucionar, em parte esse problema, que vivemos,.

JUSTICEIRO em 24 de janeiro de 2014

TRISTE, ,porem, é a realidade, mesmo,,,,,

Pedro Lucas em 24 de janeiro de 2014

Concordo com Marcelo df. Talvez não para o Setti, porque a realidade aqui é prismada pela condição social... Mas as agens traduzem a realidade diaria de maior parte da população.

angelo em 24 de janeiro de 2014

Senhores,Bom dia esse vídeo,mostra claramente o Brasil realidade em que o povo vive, trabalha e luta para sobreviver no cáos diário,patrocinado pelos políticos podres,com suas mentes voltadas tão somente para projetos políticos,nunca para um projeto de Nação.

marceloDF em 24 de janeiro de 2014

O Brasil é ainda pior que isso, o problema é que a sujeira é varrida para debaixo do tapete. Um país que tem 200 milhões de pessoas e que somente 20 milhões vivem com dignidade.As outras 180 milhões vivem uma vida de merda, sempre tendo que lutar por migalhas, sendo humilhado em hospitais, transportes públicos, sem professores ( outros pobres coitados que nem formação tem ). Nem vou falar das estradas, do saneamento básico e da infraestrutura de um modo geral.

Jean em 24 de janeiro de 2014

Não há mentiras no que foi mostrado. Se por um lado, temos um "exercito" de aproveitadores querendo iludir o mundo e o próprio Brasil de somos capazes de sediar uma Copa e uma Olimpíada, ele mostrou o outro lado da moeda. Alguém pode até argumentar que a maior parte do nosso país não é assim (o que eu tenho dúvidas), mas, a parte ruim é tão grande, que faz com que o país seja visto como uma lugar ruim. Se não podemos esquecer, que o pedaço bom do Brasil é usufruído pela menor parte da população, a maior parte vive no lado ruim do nosso odiado e amado Brasil.

irani correa dos santos em 23 de janeiro de 2014

o melhor vídeo pra inglês ver

Rafael em 23 de janeiro de 2014

Somente a verdade e ainda é pior.

Marcela em 23 de janeiro de 2014

Faltou muita coisa ainda para ser mostrado...

Felipe Romeu Guedes Campos em 23 de janeiro de 2014

Seu comentário, além de repetir ofensa anterior, é tão ridículo que não merece sair neste blog. Vá procurar sua turma. Quanto a "burgueses", o Lula é quem é o autor da famosa frase: -- O que todo operário quer é ser burguês também.

warley em 23 de janeiro de 2014

Mas onde está a mentira? Aqui é assim mesmo.

Felipe Romeu Guedes Campos em 23 de janeiro de 2014

Na verdade é mesmo, moro aqui no nosso maravilhoso país e o descaso é exatamente esse mesmo, e são posturas como essa de abafar a situação, que contribuem para que a situação continue do jeito que está.

Eu mesmo em 23 de janeiro de 2014

Horrososo, definitivamente, são certos leitores calhordas, mentirosos e covardes que se escondem atrás de pseudônimos e emails falsos para ofender quem trabalha sério.

vitoriano em 23 de janeiro de 2014

Por muito tempo, essa é a cara do Brasil, um país onde a corrupção impera e o pior a incompetência de nossos governantes isso é o mais triste... a palavra que define o Brasil é incompetência.... até mesmo pra ganhar milhões com a copa eles são incompetentes extrapolam prazos etc.... E o mais triste é que nada disso vai mudar tão cedo... porque a população que tem a sensibilidade de ver que tudo estar errado e que necessitamos de mudanças não é a maioria nas urnas... nossas eleições é uma fraude.... a miséria tem que existir sempre para quando chegar o dia da eleição o povo estar faminto sedento de desejos mínimos que são obrigações do estado, para venderem o seu voto aos "Candidatos". Não sou contra a democracia e ao direito de todos votarem , mas o voto censitário seria uma medida que acabaria com currais eleitorais, pessoas que vivem de bolsa família, bolsa escola , e outras bolsas mais não deveriam votar.... o voto deveria ser para aqueles que pagam milhares de reais anuais em imposto de renda , para o aposentado que mesmo aposentado paga tributo de previdência .... as coisas estão erradas ... muito erradas e o senhor diz ÜMA COISA HORROROSA". Horrorosa é a postura do governo diante de tudo, horrorosa é a administração da família Sarney, horrorosa é a atitude de fazer vaquinha para soltar mensaleiro, horrorosa é a política ineficiente de cotas, horroroso é ver esses pseudosocialistas e comunistas nas ruas vestidos de Ralph Lauren brigando por igualdade. Horrorosa mesmo senhor sabe o que é: é a apatia do povo brasileiro com os mandos e desmandos de políticos safados que estão a anos no poder e exibem sua incompetência com pompas de grandes chefes de EStado. Prezado Vitoriano, concordo com CADA PALAVRA do que você considera horroroso. Tal como você, fico indignado com tudo isso, e muito mais. O que quis dizer, apenas, no meu sucinto texto, é que o Brasil não é APENAS isso que o vídeo mostra. Mas estamos de acordo, sim. O Brasil tem tanta coisa horrorosa que um dia em que tivermos um governo decente de novo nem saberia por onde começar a mexer. Abraços

Denize Cenci ) em 23 de janeiro de 2014

Quando o Brasil começar a ficar bom para os Brasileiros então não precisaram fazer propagandas enganosas para os estrangeiros... que passa todos dia por estradas ruins, por falta de transporte de qualidade, por ausencia de segurança, por falta de higiene e saneamento básico.. por falta de agua... das coisas básicas, sem falar em educação e saúde... de ÁGUA meu amigoooo... então isso é verdade quer mudar isso mande para os políticos... esse é o Brasil que não é pra "GRINGO VER" ESSE ´E BRASIL PARA OS BRASILEIROS....

Edinalva Soares em 23 de janeiro de 2014

O video é puramente verdadeiro.

Mauri Freitas em 23 de janeiro de 2014

Isso é Brasil

Luiz CArdoso Jr em 23 de janeiro de 2014

Não é um video horrivel como sugerido pelo sait, é simplesmente a realidade nua e crua do que realmente acontece em nosso pais...

Ana Araújo em 23 de janeiro de 2014

Desculpe mas na minha opinião o vídeo não exagerou em nada. Tudo isso acontece e muito pior na vida dos brasileiros. Fico muito triste e ao mesmo tempo indignada quando vejo o noticiário. Todo dia se descobre mais roubo e sujeira. Lamentável!!!

Jeferson em 23 de janeiro de 2014

Sr Ricardo Setti, para mim Copa e para países onde não precisa de nada referente a poder publico, porém o dinheiro que esta gastando em estádios deveriam ir diretamente para o povo, melhorando o transporte, lazer, educação, segurança, saúde e entre outros... Isso que o vídeo demonstra e pura realidade, pois se fosse mentira ou pesado demais pela realidade não demonstraria isso, tenho vergonha de ser brasileiro, pois um governo onde prefere investir em Gringo do que no seu povo e um país de merda! Sua opinião fere mais de 200.000.000,00 de brasileiros... Quero hospitais, policia justa, justiça, quero escolas, quero transporte digno para o povo lutador... Quero uma politica revolucionaria, pois este e uma tremenda de uma porcaria! Prometeram que com a Copa e Olimpíada iriam melhoram, porém a coisa tá ficando feia! Quero um Brasil digno de se viver! para vc que publicou esta grande merda de opinião, rebata contra nossos políticos e faça a sua função de ser o representante de comunicação do povo Brasileiro pois só assim que melhora as coisas!

Wilma Kroff em 23 de janeiro de 2014

Que coisa pavorosa... realmente. Pena que é verdade. Mas é um absurdo assustar os turistas com isso, afinal, eles não terão contato com nada disso durante a Copa, já que está sendo montado um lindo cenário para recebê-los, saúde, transporte, segurança - tudo de papelão, para durar o suficiente para as fotos.

João Ecio Rolim em 23 de janeiro de 2014

O nosso País e isto mesmo(que pena), mas me apontem um país que seja perfeito. Não existe.

Antonio Carlos Teles Maynard em 23 de janeiro de 2014

Essa infelizmente é a grande realidade do dia a dia do povo brasileiro cuja nossas "autoridades" fingem não querer saber e ficam apregoando em que tudo por aqui funciona maravilhosamente bem.

Vanderley Filho em 23 de janeiro de 2014

Este vídeo mostra simplesmente a realidade, não esta sendo discutido se o Brasil tem "COISAS" melhores ou piores, simplesmente mostra fatos que realmente acontecem. Mas por interesse pessoal, hipocrisia e também ignorância de um povo que não tem educação de qualidade, estas coisas continuarão acontecendo, e varias pessoas, pelos fatos descritos acima, tentarão mudar o foco da situação dizendo "NÃO É BEM ASSIM".

carlão tx em 23 de janeiro de 2014

verdade pura pena que os gringos não vão ver nada. com pacote de turismo lindos. com transladodo hotel para os estadio em vans confortavel.

Giovanni em 23 de janeiro de 2014

Deixem que milhares e milhares de pessoas que sofrem todos os dias com os problemas do Brasil digam a todos nós se este vídeo não é a realidade ou se ela ainda não é muito pior... É muito fácil para quem tem uma vida relativamente melhor do que a maioria dizer que o vídeo foi pavoroso...porque com certeza ele não teve sua casa destruída pela enchente, nem foi vítima de assaltos ou sequestros, não passou fome ou frio e nem dormiu na rua uma noite se quer, ou ficou sem tomar um banho, ou ficou nas filas em hospitais por dias, meses ou anos para ser atendido, talvez não foi pisoteado e amaçado no transporte público, etc... O vídeo não foi nada pavoroso... pavoroso é ver um pais que enquanto seus irmãos morrem nas ruas e nos hospitais, ele prefere gastar milhões para fazer estádios para agradar a quem tem dinheiro... preferem vender bundas na televisão a exibirem um programa educativo para nossos filhos... e depois reclamarão dos futuros comandantes do país...ué, cresceram vendo que bunda é arte e que a corrupção é normal... ah então é só fechar os olhos e sorrir mesmo com nossos irmãos morrendo, pois aqui é o pais do samba do futebol e da cerveja né... triste! Governantes sem Deus, povo sem Deus, sistema falido,desigualdade social gritante, vidas destruidas...A paz a todos!

Leandro Barroso em 23 de janeiro de 2014

"o vídeo mostra um Brasil pavoroso, muito pior do que na verdade é." Essas imagens não são montagens, são todas reis, todos nós vimos a realidade do Brasil, e a veja pelo visto está fazendo o que fala no vídeo, vamos fazer de conta que não existe........

Hugo Freitas em 23 de janeiro de 2014

Você pergunta, no comentário que deletei, o que está fazendo aqui? Eu pergunto o mesmo: o que faz você aqui, com comentários mentirosos e ofensivos? Portanto, suma, dê o fora! De leitores de sua laia eu não preciso.

Rian Bicalho em 23 de janeiro de 2014

Caro Ricardo, Achei sua reportagem excessivamente suja. Você diz que essa não é a verdade, porque você não vive como a maioria das pessoas vivem. Passando necessidades, lutando pra por o pão na mesa. Existem lugares em nosso país SEM energia elétrica, SEM saneamento básico, PESSOAS passando FOME, FRIO, e sentindo falta de segurança por onde andam. O pior de tudo é um jornalista de renome não saber os verdadeiros problemas do próprio país. Abraços. Você diz que minha "reportagem" (na verdade, um curto comentário) é "suja" e me chama de "caro" e me manda um abraço? Isso é que é gente fina, não? É preciso saber divergir com um mínimo de civilidade, um mínimo.

Ronaldo Barra em 23 de janeiro de 2014

CAro Ricardo Setti, quero mais uma vez registrar a sua postura democrática e correta. Nem sempre existe uniformidade de pensamento. E as vezes o ilustre jornalista tem uma análise diferente da maioria dos comentaristas. Nem por isso vc se afastou do equilíbrio e aceitação do que discordaram do seu texto. Parabéns, e aproveito para reiterar meu orgulho em participar deste blog dando minhas humildes opiniões. Obrigado por suas boas palavras, caro Ronaldo. Abraço

Paulo Baniski em 22 de janeiro de 2014

Brasil, mostra a tua cara...

Lula da Silva o retorno em 22 de janeiro de 2014

Pegaram leve!!! O buraco é mais em baixo !!!

Lula da Silva em 22 de janeiro de 2014

Pegaram leve !!! A coisa é bem pior !!! Foram camaradas !!!

Priscilla em 22 de janeiro de 2014

Moarcir1, eu queria dizer que seu levantamento em vídeos foi brilhante, porém ele é triste, desesperador. Sim, pq eqto houver essa corja no sistema nd vai mudar. No entanto, quero parabeniza-lo pelo comentário mais completo, que não faz nenhuma vista grossa, ainda que o turismo seja o seu ganha pão. Consciência, é disso que precisamos. Parabéns!

Thay em 22 de janeiro de 2014

Verdade nua e crua! Vídeo aprovado, pelo menos não vai ter gringo frustrado, e quem achou esse vídeo um horror é por não depende do serviço público brasileiro.

Vanderlina em 22 de janeiro de 2014

Não achei o vídeo um exagero, infelizmente o que foi mostrado é real.

Alex em 22 de janeiro de 2014

O senhor foi muito infeliz no seu comentário, o país é isso tudo sim e se não for pior , só não ver que não quer.O povo está insatisfeito e a copa do mundo vai ser uma tragédia.

Roney araújo em 22 de janeiro de 2014

No Brasil existem muitas coisas maravilhosas, mas o fato é que hoje nos encontramos numa situação bem complicada. Não precisa pesquisar muito não, talvez a saúde brasileira esteja passando por um dos momentos mais dificeis, sem falar na violência e educação. O video é pavoroso mas infelizmente relata uma realidade que existe sim em nosso país. Eu não queria que meu Brasil fosse assim...

Roney araújo em 22 de janeiro de 2014

No Brasil existem muitas coisas maravilhosas, msa o fato é que hoje nos encontramos numa situação bem difícil. Não precisa pesquisar muito não, talvez a saúde brasileira esteja passando por um dos momentos mais sinistros, sem falar na violência e educação. O video é pavoroso mas infelizmente relata uma realidade que existe sim em nosso país. Eu não queria que meu Brasil fosse assim...

Marcelo Ulbrich em 22 de janeiro de 2014

é brincadeira como existem pessoas assim, ignorantes! todo pais tem seus problemas e o Brasil como qualquer outro também tem os seus, vamos ser brasileiros ficar felizes que a copa é no nosso país, vamos ajudar nosso país e não tentar arruiná-lo.

virgilio mota em 22 de janeiro de 2014

As regras para publicação de comentários no blog, conforme alertei os amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam xingamentos, palavas de baixo calão, descomposturas. Dá para criticar e desabafar sem baixar o nível, não é mesmo? Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm Obrigado

Eder Ferreira em 22 de janeiro de 2014

Horroroso ? oque há de horroroso nisso ? isso ai é a mais pura realidade brasileira , pessoas morrendo sem um leito hospitalar , em muitas cidades brasileiras , se você for sair na rua tem que levar pelo menos uns 300 'conto' porque se os bandidos te abordarem e você tiver 'duro' meu irmão , infelizmente é um abraço pro gaiteiro . Minha irmã passou dois dias na fila para conseguir uma vaga no colégio para o filho mais velho , mais dois dias na fila da cheche , e o que há de errado nisso ? há , isso é normal em qualquer país civilizado não é ? e a politicagem ? o nosso código penal é um dos mais "severos e contundente do mundo" país civilizado é assim parceiro ! Na moral , sinceramente , eu quero e ver oque vai acontecer depois dessa tal copa , quem vai pagar essa conta ? somente DEUS pra ter misericórdia.

Cláudia Maria em 22 de janeiro de 2014

Bom, com certeza há muitas coisas boas no Brasil, mas vamos a verdade, o senhor concorda com 47% de imposto sobre material escolar? e a saúde um caos, não há investimento relevante para melhorar nosso país, somente enchendo de carros todas as ruas, pois a transporte público é o mais lento (em construção)e caro do mundo, toda vez que chove em São Paulo é o caos - nada é feito a favor do cidadão e sim no interesse daqueles que governam, somente um exemplo: na minha cidade uma licitação foi feita para compra de banana: querem comprar banana por unidade. Precisamos dizer mais????

Eny Passini Moreno em 22 de janeiro de 2014

Que comentario mais infeliz dizendo que aqui nao eh nenhuma Australia ou Canada.Nao vi MENTIRA alguma neste Video,pelo contrario faltou mostrar a prostituiçao infantil,os pedofilos,o descaso do Governo com o Saneamento,as mentiras que este Governo veicula quase diariamente.Virgem,daria um Video de umas 03 horas.Se liga.

vinicios em 22 de janeiro de 2014

isso é mentira? creio que é só um esboço da realidade, tá faltando muita coisa ainda... e tá certo mesmo, não tem muita coisa que funcione nesse país além da política, isso é claro, é a melhor do mundo no quesito "eleger, de novo, políticos corruptos"

SideShow Bob em 22 de janeiro de 2014

-----Off Topic----------mas ainda sobre copa. Alguém duvida que a Seleção brasileira vai ter aquele apito amigo durante toda a competição?

SideShow Bob em 22 de janeiro de 2014

Ora, o que é bom o governo já mostra. (barquinho no mar, banquinho e violão, este socialismo moreno, cheio de balacobaco, ziriguidum e telecoteco) O vídeo é apenas um contra-ponto. Aliás o vídeo poderia ser bem mais longo e muito mais severo com a República Bolivariana da Banânia. Nada além de um alerta aos europeus inocentes, que acham que todos que aqui vivem são os bons selvagens de Rosseau. Selvagens certamente, bons é dúvida.

Antonio em 22 de janeiro de 2014

Seu comentário calhorda e mentiroso sobre VEJA foi deletado. Pode sumir daqui, que gente de sua laia não faz falta.

Maycon em 22 de janeiro de 2014

Tenha mais educação da próxima vez que fizer um comentário -- você falaria do jeito que escreveu com a senhora sua mãe, por exemplo? --, aí eu publico sua opinião.

o desPTtizador em 22 de janeiro de 2014

Ô Sir ney Brasil de paz...[21/01/2014 às 10:46]... eu não consigo ver esse Brasil q vc fala... deve ser por culpa da pilha de cadáveres dos CINQUENTA MIL ASSASSINATOZINHOS e das QUARENTA MIL MORTES NO TRÂNSITO anuais no SEU Brasil Maravilha, tolinho! . Caro Setti, pode ser q alguns exageros foram cometidos no video [como p.ex. a parte q mostra a imprensa tomando jato de pimenta de policial, o q foi mentira, pois o policial mirou - e acertou - um manifestante comunista imundo], mas algumas verdades estão lá - ou estarão em futuro, caso a dona dilma seja reeleita!

moacir 1 em 22 de janeiro de 2014

Prezado Setti, Eu trabalho com turismo.E 60% dos meus negócios dependem de fluxo incoming.Ou seja, do turismo receptivo.Estrangeiros no Brasil.Portanto,sou absolutamente isento quanto a esta pauta. Trata-se da minha sobrevivência financeira.Não me interessa que esse vídeo aí em cima seja divulgado.Porém ele é verdadeiro. // Como é que a gente explica a um turista americano,italiano,português,espanhol, alemão ou japonês essas imagens,que ele poderá ver beeem de perto durante a COPA REAL : // 1.Desembarcado no Galeão um turista tem que passar pela Ilha http://www.youtube.com/watch?v=D2h-19Ale0k // 2.E pelas cracolândias da Av Brasil http://www.youtube.com/watch?v=B7gVLE-b1Rk // 3.Quem sabe vencer a chuva? http://www.youtube.com/watch?v=u52UAcEJ6rk // 4. Se ele se hospedar em Ipanema ou no Leblon vai ter que conviver com isso http://mais.uol.com.br/view/jinmcnm98vmk/vitimas-de-arrastao-narram-clima-de-pesadelo-em-praia-no-rio-04028C993766D8B94326?types=A& // 5.E pagando US$ 2.500 de diária hoteleira! - o babaca do cara-pálida poderá ter que superar isso também http://www.youtube.com/watch?v=EBNzl16pD2k // 6. E presenciar 2km da Av.Visconde de Pirajá E A REDE GLOBO ,serem vandalizados,sob o olhar atordoado das ôtoridades http://www.youtube.com/watch?v=anuiVIVfnZ4 // 7. Tomara que até lá o Cabral já esteja no TCU,e que o Pezão more em Marte,senão usturiztaz não conseguirão dormir http://www.youtube.com/watch?v=RM8RsdfmR7E // 8. Talvez eles não possam praticar o crime do consumo desvairado no Shopping Leblon - fechado por decisão de seus proprietários no último domingo! - mas,em compensação,os rolezinhos lhes garantirão funk ,churrasco e diversão no meio das ruas de metro quadrado mais caro deztepaiz http://www.youtube.com/watch?v=PTSCgzUUFf4 // 9.E se o turista for ao Nordeste - digamos ao Recife - para ver outras partidas de soccer e gozar de todo aquele caloroso frevo,poderá chover e a maré estar alta ao mesmo tempo,e aí então...vivenciará ele um reload do DIA QUE O RECIFE PAROU...e as partidas terão que ser adiadas pois NINGUÉM conseguirá chegar ao estádio http://www.youtube.com/watch?v=vL7Y87uPA88 // 10.É por isso que o Jérôme está tirando o traseiro da reta...E olha que ele nem falou que o novo terminal de passageiros do aeroporto de Fortaleza será uma tenda climatizada com um teto de lona http://esportes.terra.com.br/futebol/copa-2014/videos/jerome-valcke-nao-garante-curitiba-como-sede-da-copa-do-mundo,7301670.html // 10.Enquanto isso olha aí o verdadeiro Brazil-zilll Hello,Dilma Maravilha,faz mais um pra gente ver! http://www.youtube.com/watch?v=Jn-qnqmwJ6k // Brasileiros,oremos... Um abraço envergonhado Caro Moacir, desculpe a demora na resposta, e obrigado pelo incrível levantamento! Um grande abraço

Antonio Marmo em 22 de janeiro de 2014

Video not found...é o que aparece... Aconteceu alguma coisa recentemente, então, porque vinha sendo muito visto. Vou ver o que se pode fazer. Obrigado pelo alerta. Abraço

ricardo bisio em 22 de janeiro de 2014

Ô cara-pálida...onde estão as mentiras mostradas no vídeo?!! Nós vamos completar 12 anos de um governo que dizia que as cenas vistas no vídeo iriam ser coisa do passado! Sim, a presidente assinou um decreto extinguindo a Miséria. E pronto! Acabou a miséria!! Quem escreveu o artigo provavelmente preferiria mostrar a praia de Ipanema, a Avenida Paulista, as jangadas do Ceará... Pela asneira que você escreveu no final de seu comentário, vê-se que nunca leu o blog antes.

Priscilla em 22 de janeiro de 2014

Horrorizado com a verdade Setti? Não preciso sair de BH pra ver todas essas cenas. Não se pode prever um feriado que rodoviária e aeroportos viram um formigueiro, com filas intermináveis e atrasos absurdos. Imagina na copa? Em dia de clássico, mal conseguimos acessar o Mineirao. Imagina na copa? Nossas principais vias param, literalmente, em horário de pico, apenas com nossos habitantes indo e vindo. Imagina na copa com milhares de turistas? Eu ficaria aqui o dia todo listando problemas, pois são intermináveis. Mas não quero ser redundante. Só lamento os desvios de recursos incontáveis, para esta copa que só irá render prejuízos às classes menos favorecidas. Essa, como eu, que depende da rede pública e percebe seus tributos pagos escorrendo pela rede da FIFA. Só espero que o maior e melhor protesto de todos os brasileiros, que tem orgulho ou não de pertencer a este país, SE MOSTRE NAS URNAS. 2014 não deve ser marcado como o ano da copa, mas como o ano da MUDANÇA.

Lucas em 22 de janeiro de 2014

Vá ofender em casa, Lucas. Aqui, não. Você não tem ideia de quem eu seja ou de que fiz ao longo de minha vida para fazer o comentário truculento e boçal que fez a meu respeito. Dê o fora e me deixe trabalhar em paz.

Benamy Ramos em 22 de janeiro de 2014

Lula, Dilma, acordem! Tenham a coragem e cancelem imediatamente a Copa e as Olímpíadas, pois será uma vergonha mostrarmos tudo isto que está no vídeo para os gringos e parando com os gastos, usem melhor o dinheiro para corrigir estas mazelas mostradas no vídeo que são verdadeiras. Por favor evitem-nos este vexame, alem da possibilidade de termos um mau desempenho nas competições. SEJAM PATRIOTAS!!

manaoel alcides rocha em 22 de janeiro de 2014

Não publico ofensas e baixarias como as contidas em seu comentário, que foi deletado. Criticar, sim. Ofender e xingar, aqui não tem vez.

Martha em 22 de janeiro de 2014

Realmente o Brasil não é só essa "coisa horrorosa" retratada no vídeo _ temos uma natureza maravilhosa que os turistas poderão contemplar... Daqui a algumas dezenas de anos talvez entremos para o rol dos países civilizados, quando tivermos um governo que se preocupe com o seu povo.

Flavia em 21 de janeiro de 2014

Não existe nada de pavoroso nesse vídeo, isso é a REALIDADE brasileira...aqui nesse país só se dá valor ao futebol...educação, saúde, alimentação, moradia, cultura e lazer não são levados a sério!!pra quem mora em bairro nobre, tem casa, carro, não depende da saúde e educação pública, realmente esse vídeo é uma coisa horrorosa, pois foge da sua realidade!

Ronaldo Barra em 21 de janeiro de 2014

O vídeo esqueceu de lembrar que o Brasil é o país mais eficiente do mundo no que concerne a cobrança de imposto de renda. O índice de cobrança chega a quase 100 %, melhor que o dos EEUU que não ultrapasse 80 %. Mas, e sempre tem um porém, são impostos de países desenvolvidos e serviços de países africanos. Pagamos impostos para que? Se não temos estradas, segurança, hospitais e educação. É duro saber o dinheiro vai para o bolso dos políticos ladrões. Haja paciência.

Phenix Bear em 21 de janeiro de 2014

acho que o vídeo ainda dourou a situação... bem o sei quem tem vida privilegiada em condomínios ou anda muito de helicóptero deve achar isto tudo um exagero... mas na rua do Brasil as coisas são bem piores que as mostradas no vídeo...

antonio em 21 de janeiro de 2014

O interessante é que realmente nós concordármos com o video e a gente não faz nada pra mudar essa realidade . Fizemos umas 3 manifestações e governo temeu , mais as manifestações acabaram . Queria saber pq???

Tolerância Zero! em 21 de janeiro de 2014

Os políticos são frutos do povo, nosso espelho refletido. Merecemos o que temos!

Leandro em 21 de janeiro de 2014

Concordo plenamente com o vídeo! Me diga uma, só uma coisa boa desse país... Nem um dos serviços prestados a população é referência para o mundo. Todos são de total precariedade. O que tem de bom neste país? Estádios, sim estádios de futebol. O dinheiro gasto nos estádios teria construído quantas escolas, hospitais, estradas? Perfeito, vou copiar o link do vídeo e replicar.

Sérgio Lima em 21 de janeiro de 2014

Não podemos esconder o que se passa no Brasil...Só é mostrado na tv o que eles querem mostrar lá fora ou seja,um país bonito por natureza quando na verdade o povo brasileiro perece com o descaso, só não vê quem não quer ou finge que ser patriota é proteger a corrupção que assola nossa população...É um país rico ? claro que sim, mas visite a periferia de cada estado e veja tambem os contra, Nosso sistema de saúde, de transporte, de educação, de segurança entre outros. Sou brasileiro com orgulho, mas não sou hipócrita afirmando que tudo aqui é maravilhoso. A melhor coisa que um brasileiro tem é a fé...fé em Deus, fé de que tudo vai melhorar. Para finalizar expresso a minha opinião de que o nosso país não está preparado para uma responsabilidade tão grande (Copa do Mundo)

Acorda Brasil! em 21 de janeiro de 2014

Eu gostaria de ser cidadã de um país onde a civilidade fosse regra e não exceção!

Acorda Brasil! em 21 de janeiro de 2014

O caro jornalista só pode estar fazendo um ping-pong com seus caros leitores. Eu gostaria de saber onde fica a região do país do realismo fantástico para eu me mudar prá lá hoje mesmo. Em toda minha existência eu só conheci o PODER DA IGNORÂNCIA, presentemente OFICIALIZADO! O filme não está em perfeita consonância com o surrealismo trágico da “realidade brasileira”, mas já é um resumo do “Brasil pavoroso”: “UMA COISA HORROROSA”!

MÁRCIA em 21 de janeiro de 2014

Q VERGONHA DE SER BRASILEIRA

José Cardoso em 21 de janeiro de 2014

Este é o país da copa do mundo uma vergonha!!!!!

Marcio Prado em 21 de janeiro de 2014

Não foi nada inventado ou mesmo exagerado. É isto mesmo! Esta copa é um absurdo! Farei minha parte não assistindo um único jogo sequer...

Alberto Porém Jr. em 21 de janeiro de 2014

"Quem semeia vento colhe tempestade; quem semeia o mal recebe maldade e perde todo o poder que possuía." Provérbios 22;8.

Sateu Malpractor em 21 de janeiro de 2014

A impressão que me dá, é que o nosso amigo jornalista, Ricardo Setti, está sendo propositalmente comedido ao se tratar do vídeo como "UMA COISA HORROROSA", justamente para avaliar a opinião dos internautas nos comentários! Só pode ser isso! Acho que o produtor do vídeo foi muito superficial. Pq se aprofundasse ainda mais, o vídeo duraria não só alguns minutos, mas horas! Parabéns ao criador do vídeo!

João Inácio em 21 de janeiro de 2014

O vídeo é irônico (tá bom, tá bom, irônico, não.... sarcástico) mas não mostra nenhuma, eu disse NENHUMA mentira. Realmente não somos nenhuma Austrália ou Canadá. Na verdade, não somos nem Uruguai, Chile e, pasmem, Argentina. Somos isso aí mesmo, triste mas é a verdade.

Sérgio em 21 de janeiro de 2014

Sinceramente, não sei onde está o exagero!

Sir ney Brasil de paz... em 21 de janeiro de 2014

Vejam o que o tratamento visual, e com honestidade de propósitos , pode fazer num país com problemas bem mais sérios que o Brasil, e também com grande corrupção:http://www.youtube.com/watch?v=8sx7lWkvP2k .

alexandre em 21 de janeiro de 2014

Setti, te acho um jornalista incrível, mas agora você se enganou. O vídeo não mostra nada que seja falso. Grande abraço!

EDSON em 21 de janeiro de 2014

DESCOBRI!! o Brasil tá uma draga danada, mas ainda bem que tem este blog, a deliciar-nos às vezes com fotos de belas mulheres, paisagens, entre outras coisas!! essa terrinha ainda tem salvação... animai-vos!!

Felipe Olivier em 21 de janeiro de 2014

Isto é apenas reflexo de nosso maravilhoso povo e cultura ! Povo aguerrido, honesto e trabalhador !! kkkkkk Bostil um país de tolos !

EDSON em 21 de janeiro de 2014

VAIIII BRASILLLLL!!1 GOOOOLLLLle de uisque doze anos goela abaixo da dona Roseane!! Entra pela direita, DáÁÁ uma finta seca no Becao Lewandovski- Acho que o beque facilitou esse drible um pouquinho.. ( comentário do comentarista- por acaso isso é pleonasmo?) ajeitou a meia, arrumando o dindim de contra-peso chutou e.... ACEEERRRTTTA a canela do pobre incauto gandula...( que sorri o sorriso dos masoquistas, satisfeito pela deferência dispensada).BRASILL. BRASILL, BRASILLL!!!

joao antonio ferreira em 21 de janeiro de 2014

espero que o aecio neves (nossa unica esperanca de recuperar o estrago que os petralhas fizeram com o nosso pais) aproveitem estas informacoes reais da triste realidade brasileira para a campanha politica que se aproxima. temos que acordar o povo brasileiro antes que isto aqui se transforme noutra venezuela.

Bruno Sampaio em 21 de janeiro de 2014

Infelizmente, não vi UMA ÚNICA MENTIRA em todo o vídeo. Dói, mas é verdade. Quer começar a mudar isso? Não vote na Dilma nas próximas eleições, senão levaremos décadas para tentar começar a trilhar o (LONGO) caminho certo.

João em 21 de janeiro de 2014

Parabéns pelo texto, sr. Setti. Lembrou-nos Elio Gaspari uma frase de San Tiago Dantas: "a Índia tem uma grande elite e um povo de b****, o Brasil tem um grande povo e uma elite de b****". Uma elite que odeia estupidamente o Brasil.

Mike em 21 de janeiro de 2014

Prezado Setti, o vídeo -- claramente irônico -- mostra nossas mazelas. Pode ter carregado em algumas cores, mas, no geral, foi fiel. E o que pensa o mundo? Bom, acho que o mundo espera mesmo pelo pior... A frase "Imagina na Copa!", assim mesmo, em Português, é bastante frequente nos jornais londrinos, como um alerta (nosso?) de que "A maior Copa de todos os tempos" será mesmo "A Maior". Meus planos são modestos; fecharei minha casa e irei pescar... Ah! Para um vídeo que tinha algo como 120 mil acessos até sua nota, a contagem já se encontra nos 240! Visibilidade é isso! Parabéns!

Julio Auler em 21 de janeiro de 2014

Realmente está exagerado tanto na propaganda mostrando as belezas como as feiuras. Algo como pagar na mesma moeda...

EDSON em 21 de janeiro de 2014

Mas o que é isso?? denegrindo o país??- essas pessoas esqueceram de falar o que é eficiente por aqui como por exemplo o sistema de cobrança de impostos como iptu, a beleza dos palácios de justiça, a variedade enorme de lagostas, uisques e outras iguarias das quais se servem nossos pobres governantes,das nossas maravilhosas escolas que ensinam aspectos da leveza da alma, onde "nós pega o peixe" é sinônimo de desprendimento intelectual, entre outras delicias... VAIII BRASILLLL!!!

Ana em 21 de janeiro de 2014

Lamentavelmente é a realidade. Nada presta neste País. Nem mesmo as supostas ilhas de excelência. De uma caminhada com um olhar aguçado nos Jardins,em São Paulo, no Leblon, no Rio de Janeiro, em Batista Campos, em Belém do Pará... Nada se salva.Construções rudimentares, butecos sem qualquer noção de higiene, postes ao lado de outros postes em meio a uma profusão de outros postes e fios pendurados, buracos nas calçadas, nas ruas; lixo para todo o lado...É triste, mas é nossa realidade. Desça em Guarulhos ou no Tom Jobim, e veja a paisagem. Pegue o carro e faça o Rodoanel; são quilômetros e quilômetros de uma miséria assustadora. Vá para o litoral norte de São Paulo. E Angra dos Reis? Só dando as costas ao Continente, mirando apenas as águas cristalinas, sem levantar os olhos. Pegue a Rio Santos e tenha a curiosidade de entrar nas localidades. Entre no Rio de Janeiro pela estrada velha Rio São Paulo; observe o descaso com Campo Grande, um bairro da cidade. Se precisar de um atendimento médico, mesmo que privado, esqueça...Pegue um trem, um metrô, um ônibus...Compare a qualidade das casas postadas no site Estamos Ricos; a qualidade,o cuidado, a ordem, o asseio. Socorro!!!!!!

Justiceira em 21 de janeiro de 2014

Não deixa de ser verdade!!! Alguma coisa fizeram com o site da Veja (blogs) porque não dá prá compartilhar nada...atenção a isso! Prezada Justiceira, peço a gentileza de informar como isso tem acontecido. Você não consegue compartilhar posts nossos nas redes sociais? Me dê por gentileza mais detalhes para que possamos tomar providências na área técnica. Obrigado.

Debora em 21 de janeiro de 2014

A coisa ta feia pra todos os lados. Acabei de ler sobre a freira grávida e do Vaticano lavando dinheiro. É o BBB da igreja católica ?

luiza marcia em 21 de janeiro de 2014

sei que as imagens sao fortes, mas sao reais. realidade nua e crua vivida por muitos brasileiros todos os dias. quantas escolas de periodo integral poderiam ser construidas somente com o dinheiro investido em estadios? nenhum pais se transforma sem educaçao e cuidado com suas crianças....é muito triste, mas devemos sim denunciar as miserias de um pais tao rico e tao mal cuidado pelos nossos governantes.

Lucas em 21 de janeiro de 2014

Em vez de comentar ou criticar, você simplesmente resolveu me ofender pessoalmente. Então seu comentário foi deletado.

carlos h. ferreira em 21 de janeiro de 2014

Parabéns ao autor do vídeo pena que ele esqueceu de colocar e mencionar outros tantos problemas que enfrentamos com este desgoverno petralha, mas fica a sugestão de fazer novos vídeos com a nossa realidade do dia a dia que não foi mostrada neste. Quanto ao título do artigo este sim foi "uma coisa horrorosa" apesar de toda a experiência do autor e de dizer que "Eu vejo muitos outros Brasis, além desse. E olhe que eu viajo muito", sei tb que vc não é petista como foi classificado por um internauta, mas deixar de reconhecer que todas as imagens do vídeo representam a nossa realidade diária é subestimar a nossa inteligência.

sem noção em 21 de janeiro de 2014

Bom dia... Tirando as partes onde se tenta demonizar a Polícia - e é óbvio que há abusos - o vídeo mostra tudo o que acontece por aqui... E não me venham os esquerdopatas com ufanismo tupiniquim... É uma vergonha, mas é a nossa realidade.. Quem mora em São Paulo que o diga...Abraços!!!!

Sir ney Brasil de paz... em 21 de janeiro de 2014

O Brasil está cada vez melhor, só não vê quem não quer!

Jivago em 21 de janeiro de 2014

As imagens retratam fatos que se passam no Brasil de hoje. Se são horrorosas a culpa não é de quem as juntou e fez um vídeo. Diria até que elas somente retratam um pouquinho do que se passa no Brasil, e, somente quem passa o tempo nos gabinetes, diria no bem bom, não conhece essas realidades. É bom que os estrangeiros saibam isso, através da internet, postado por particulares, já que o jornalísmo brasileiro não o faz, sabe Deus porque.

santos em 21 de janeiro de 2014

Em 1983, Celso Furtado(Economista) em seu livro Um projeto para o Brasil, identifica um aspecto cultural e social no desenvolvimento. Para ele “o desenvolvimento não é uma simples questão de aumento de oferta de bens ou de acumulação de capital, possui ele um sentido, é um conjunto de respostas a um projeto de autotransformação de uma coletividade humana". Um país subdesenvolvido é marcado pelo que Celso Furtado denominou "dualismo estrutural", que nada mais é do que a convivência de dinâmicas de acumulação opostas em um mesmo território. (O termo subdesenvolvido foi substituído por "economias emergentes"). Fora isso ainda existe a distribuição desigual da riqueza gerada. O Brasil em 2014, ainda é igual ao do cenário de 1983 que inspirou o grande pensador. Contexto por contexto vivemos no mesmo ciclo. Acredito que por causar constrangimento, por doer no fundo da alma, não queriamos aceitar as cenas do vídeo. Nas periferias das metrópoles, grandes, médias e pequenas cidades deste País existem coisa piores. É necessário que se reconheça os problemas existentes para poder resolvê-los. Cada doença tem o seu tratamento adequado. Sem um mapeamento das reais necessidades de mudança no País é impossível mudarmos essa situação. "Um Projeto para o Brasil" é tão necessário para o Brasil de 2014 assim como era em 1983.

Eduardo em 21 de janeiro de 2014

Eu acho o Brasil muito pior que o que está no vídeo.

Roberto Sterling em 21 de janeiro de 2014

Olha Setti, tudo que foi mostrado existe e é assim, se está exagerado ??? Veremos, basta circular um pouco pelo país e teremos as mesmas visões do vídeo. Lamento pelos que acham que o país está uma maravilha, é porque não vivem a realidade... Aqui, perto da minha casa, em Porto Alegre, tem uma rua recheada de mendigos e sujeira, a buraqueira da cidade é impressionante, a sujeira e o fedor, agora com o calor do verão, assusta. Então, não sei se o vídeo exagera tanto assim. Acabei de ler no jornal que o aumento de crimes e roubos emPorto Alegre está À beira do absurdo... Será que é um exagero esse vídeo ????

Meia Verdade em 21 de janeiro de 2014

Caro Setti, seria muito bom a nossa democracia se tivéssemos vários Setti's em nosso jornalismo, respeito a nós leitores, nos trazendo fatos para refletirmos e não sermos conduzidos.

nedinho em 21 de janeiro de 2014

Estão reclamando do quê? Faltou alguma mazela não exposta? Dá prá apontar os milicos que estão submetidos a água (o pão foi superfaturado); o supreminho legislando de forma torta a todo vapos; confesso não vi o filme na sua totalidade, mas, está bem próximo da realidade do que se pretende.

Acorda Brasil em 21 de janeiro de 2014

Acho é pouco! Enquanto não compreendermos o lixo que somos, jamais demandaremos do governo as suas obrigações. Precisamos entender que isso aqui não é uma monarquia. Aqui o governo é funcionário do povo. Ah, mas ninguém sabe isso, né... Quando a gente vê, por exemplo: "ligue para o ministério tal, ligação gratuita, 0800". Gratuita o ca.....lho! Meus impostos pagam por isso. E por aí vai. Os europeus desenvolvidos têm essa consciência. Nós não. E nós somos iguais aos políticos. Afinal, eles não são japoneses nem marcianos. Nasceram aqui mesmo, onde no trânsito o filhinho vê o pai molhar a mão do guarda desde cedo. E aprende, e cresce igual ao pai. Outro dia assisti a uma palestra que supostamente seria sobre segurança pessoal. Mas o palestrante começou dizendo: "Vocês acham que o Zé Dirceu nunca foi criança? E o que foi que ele aprendeu em casa quando era pequeno? O que é que todos aprendemos em casa? Se o país está a vergonha que está, é culpa nossa". É óbvio que esse vídeo pegou os exemplos extremos. Mas não é mentira nada, nadinha do que ali se vê. PRECISAMOS ACORDAR. Fazer-nos de ofendidinhos não vai nos levar pra frente.

ney Brasil de paz... em 21 de janeiro de 2014

Esse vídeo não circula o mundo afora! (170 mil acessos). Não é...jornalismo, toda cobertura de estrangeiros é muito melhor que isso. Foi feita por um brasileiro frustrado, que usa isso como marketing para ....comércio nos USA, segundo ele, se é que ele fornece Nota Fiscal e paga todos os impostos devidos. Aliás deve estar revoltado com as medidas do governo para aumentar imposto de pagamentos externos. A renda dos brasileiros, na sua maioria, o seu poder de compra aumentou, isso é fato. Não confundam o país com o governo federal, mesmo porque há governos estaduais e municipais fazendo a diferença. Mais otimismo! Eu não votei no PT! Tente sair à noite no centro de Los Angeles, e andar 10 minutos. O primeiro que fizer isso , me passa o número da conta que eu deposito 100 dólares!!! E olha que eu tentei fazer isso. Não confundam...visão de turista, com visão de cidadão! Ninguém é mais pessimista hoje que os europeus e americanos! Parabéns Setti, excelente artigo.

nino em 21 de janeiro de 2014

Sr. Ricardo infelizmente nada que aparece pode ser contestado e o video está bem próximo da realidade.

ney Brasil de paz... em 21 de janeiro de 2014

Parabéns R. Setti, seu comentário é irretocável.

AJS-RJ em 21 de janeiro de 2014

Caro Setti, discordo. Esse vídeo e o atual país bananeiro petista.

Mariazinha em 21 de janeiro de 2014

Infelizmente, é a nossa realidade.

Observador100 em 21 de janeiro de 2014

Caro Setti, sugiro que voce promova uma pesquisa para quantificar os que concordam e os que não não com este vídeo. Acho que, pela primeira vez, vamos chegar perto da unanimidade. Fica a sugestão

Santana*100 em 21 de janeiro de 2014

Onde está Lula que não vê isto? Aposto que o estúpido e seus asseclas, - milhões de brasileiros ficaram de boca calada, bem calada!

Ronaldo Barra em 21 de janeiro de 2014

Caro Ricardo Setti,depende do ponto de vista. O Brasil não é isto se vc morar bem, tiver um salário de no mínimo 20 mil reais, carro novo,plano de saúde, casa de campo, dinheiro para viajar para o exterior e andar com o corpo fechado para não ser assaltado ou morto nos semáforos da vida. Tem de ter muita reza e muita sorte. E isto só ocorre com, talvez, 2 % da população. Para quem vive de salário mínimo, sem casa própria, sem carro, sem plano de saúde, viaja de ônibus e mora na periferia (a maioria da população brasileira) a realidade é esta mesma sem caprichar nas tintas. A descrição dos nossos políticos é a real, os hospitais, os canais entupidos, o lixo, a violência,nossas estradas, o trânsito, a miséria e o abandono foram mostrados da forma mais didática e verdadeira possível. Este filme merece um Oscar pela oportunidade e aviso aos estrangeiros que se arrisquem a vir ao Brasil nesta copa de bandidos e ladrões. E depois da copa vai ser muito pior, pois que pagaremos pelo roubo do Blatter, juntamento com as empreiteiras e a cumplicidade deste governo incentivado pelo maior dos corruptos -Lula. Realmente não entendo sua surpresa e discordância. Aproveito para parabenizar o diretor do filme, cujo nome dever ser colocado no panteão dos nossos heróis. Um abraço, Ronaldo

Titus em 21 de janeiro de 2014

Raras vezes discordo de você, caro Setti, que para mim é uma referência. Mas agora não tem jeito: acho sinceramente que o Brasil está até pior do que é exibido no vídeo. Faltou muita coisa ali. Sou pessimista: creio que quando a situação, especialmente na segurança pública,fugir definitivamente do controle, o que não está longe de acontecer, partiremos para uma guerra civil, seguida de mais um período de ditadura. É o eterno retorno do Brasil para o mundo das trevas.

Debora em 21 de janeiro de 2014

Gato de luz; gato de água; gato de telefone; gato de cabo/TV; inadimplencia pra tudo e bolsas, bolsas ++ bolsas...pra todo mundo que não trabalha, faz filho e se droga. PQP! Sou uma estranha neste mundinho chamado Brasil.

Debora em 20 de janeiro de 2014

Isto é o presente! Imagine então o futuro...

Debora em 20 de janeiro de 2014

Só não é mais perfeito porque é um curta metragem. Ficamos no lucro lá fora. Imagine um longa... Parabens ao produtor! Existe alguem com discernimento perdido em meio a tantas "bolsas". O país chegou ao fundo do poço já faz um bom tempo mas tem uma gama gigante, mais precisamente uma maioria, que adora fazer-se de cega. Tchau! Fui...pra Espanha.

Reynaldo-BH em 20 de janeiro de 2014

Exagerado. Tanto quando os anúncios oficiais mostrando um falso Brasil de cartório. Não se conserta um erro om outro. Mas que o Governo assuma que no oposto, é o que faz diariamente. Se um vende uma imagem piorada, o outro vende a falsidade em forma de imagens. Não concordo em jogar com as armas do PT. Nem com a tática do que foi oposição um dia. Mas chega a ser risível ler comentário se lastimando de ser atacado com exageros. quando fazem desta prática (no positivo do Brasil que só existe nos comerciais do governo, Petrobras, Caixa, BB etc etc) um país que não reconheço nem conheço. Pau que da em Chico dé em Francisco. Ambos errados. Mas - não nego - foi bom ver o superlativismo às avessas. Pobres petistas incomodados....

Photoshop! em 20 de janeiro de 2014

Não é com chauvinismo idiota que construiremos um país decente. Ser patriota é querer o melhor para nosso país vendo a realidade como ela é. Eu sempre vivi no quarto mundo maquiado!

Júnior (TO) em 20 de janeiro de 2014

Tornou-se petista Setti? (um histérico ufanista) ESTE É O BRASIL! Caso não concorde, deve fazer um post rebatendo cada uma das mazelas apontadas. Eu, "petista? Um "histérico ufanista?" De três, uma: 1) você analfabeto e não leu o post; 2) você só leu o título; 3) você leu, mas não entendeu nada, apesar da clareza com que expus a questão, compreensível para uma criança de 1 ano de idade. Escolha.

Fabian Oliveira em 20 de janeiro de 2014

Curioso o título do artigo. Certamente o Brasil do autor não é o mesmo que eu (e outros milhões) vivemos. O articulista perdeu uma grande oportunidade de ficar em silêncio. Eu vejo muitos outros Brasis, além desse. E olhe que eu viajo muito.

JB Figueiredo em 20 de janeiro de 2014

Caro Sr Setti, o senhor precisa mostrar um video desmentindo tudo isso que mostram. De certo esse video e um armacao, feito em algum suburbio americano. para atacar o brasil e o PT

Atentus em 20 de janeiro de 2014

Diz-se que as mentiras são perigosas. Porém, ainda mais prejudiciais que as mentiras são as meias-verdades. Assim, o video é a verdade nua e crua de um Brasil ladeira abaixo. Que venham os visitantes da Copa de 2014. Mas venham preparados e não aleguem desconhcimento ou ignorância.

hans staden em 20 de janeiro de 2014

Esqueceram muita coisa importante como por exemplo o preco e a qualidade dos hoteis. 800 dolares e o custo de um quarto 1 estrela na Cidade Maravilhosa que em cidades americanas custa coisa de 3o dolares ou menos.

sandra em 20 de janeiro de 2014

Essa é a realidade, infelizmente! O PT conseguiu destruir absolutamente tudo no país. O que mais me incomoda é o acordo feito por Lula em 2003 com Chavez, Cuba e Morales para permitir que drogas entrassem livremente no país. Quantas famílias foram e continuam sendo destruídas porque drogado não pensa, não se lembra de valores. Todos os crimes acontecem porque quem os pratica está drogado e a violência não para de crescer. Eles agem sem sentimentos. A violência, assassinatos, roubos, estupros, etc. estão diretamente ligados ao lucro que o PT tem com a livre entrada de drogas no país. É a forma que eles encontraram de ficar bilionários e imbecilizar o povo a se tornar comunista. Infelizmente essa é a realidade do país. Não é exagero não. O filme mostra o que é.

Kitty em 20 de janeiro de 2014

Olá caro Ricardo, realmente é chocante! Muitas das cenas, algumas verdadeiras, mas a maioria são exageradas..como bem você comenta, defeitos nós temos e não podemos tapar o sol com a peneira, já que o governo petista demonstrou bastante incompetência em não perceber que não era o momento certo de trazer a Copa do Mundo e que o país precisava melhorar as obras de infraestrutura muito mais importantes que a construção de estádios suntuosos, quando constatamos que a população está carente de hospitais, boas escolas com um ensino fundamental equiparado às escolas privadas,ensino médio aprimorado, falhas muito sérias na segurança. Não exagerou, nem sobre a roubalheira, corrupção dos político e tantas coisas como saneamento básico e o recolhimento de lixo.Ele também não mentiu sobre as torcidas de futebol truculentas e nem sobre a masmorras que são as prisões brasileiras, verdade dita, pelo próprio ministro da Justiça, os grotões da misérias existem sim, é só dar uma visitinha no NE para comprovar a miséria no seu pior estágio.Porém, também é verdade que muitas coisas boas o Brasil tem e ele fotografou seletivamente o lado escuro sem, em contra partida mostrar o lado nobre e pujante. Por tanto, esse brasileiro é evidente que não gosta nem um pouco do seu próprio país. A minha contribuição para demostrar como me senti mal de ver o que esse jornalista disseminou mundo afora, será a de não compartilhar este vídeo com amigos no Face..assisti aqui e morre aqui..Lhe garanto que me entristeceu muitíssimo esse desserviço do jornalista que filmou .///Um abração-Kitty

Cau Marques em 20 de janeiro de 2014

Já vi um outro vídeo com esta mesma "mensagem". Mas acho que não adianta nada. Basta as agências de viagem pelo mundo oferecerem para os excursionistas guarda costas, carros blindados para o transporte até o estádio, cadeiras numeradas com um segurança armado de cada lado, etc... Os estádios vão encher...

Daniel B. Silva em 20 de janeiro de 2014

Este é o nosso Brasil, infelizmente. E acho que ainda não foi mostrado tudo. O nosso país é um mar de sangue. Temos coisas boas. Mas qualquer um de nós poderá ser assassinado a qualquer momento e se tiver que fazer uma viagem por rodovias não terá certeza de voltar vivo para casa.

J.B.CRUZ em 20 de janeiro de 2014

------------------ REALIDADE -------------------------

Claudio em 20 de janeiro de 2014

O Zamir tem razão. Todos os dias vemos e vivemos exatamente isso no Brasil, e pagando preços de Dinamarca para tudo, comida, roupas.

Antonio R. Melo Jr. em 20 de janeiro de 2014

O vídeo é exagerado, tendencioso, pessimista... mas infelizmente retrata uma realidade nua e crua do nosso país. É triste, muito triste, mas é real. Entendo que o autor deste vídeo tem uma posição extremamente radical sobre a realização da copa aqui, mas em nenhum momento ele mostra algo que não seja real.

A. em 20 de janeiro de 2014

Não somos essa caricatura, Setti????!!!! Todos os posts abaixo deste, que se referem ao Brasil, confirmam,"ad nauseam", que a realidade é muito pior que a mostrada no vídeo!!!

norton em 20 de janeiro de 2014

PELA ALTERNÂNCIA NO PODER - VAMOS MUDAR O BRASIL FORA PT/ FORA DILMA O modelo petista de governar se exauriu, seja pela fadiga de políticas econômicas e fiscais que confiscam dos “que pouco têm para dar aos que nada possuem”. Todos os que estão insatisfeitos , indignados e rebelados contra o governo atual, em esforços individuais buscam alternativas de mudança nesta eleição de 2014. NOSSO ESFORÇO não será em vão, temos que nos organizar e utilizar todos os meios para disseminar nossas ideias e ideais. . NECESSITAMOS convencer pelo menos 20 MILHÕES DE ELEITORES para votar contra o governo atual – evitando o “voto nulo ou voto branco”, estratégia que beneficiará a atual governante de plantão sob a batuta de LULA. NOSSA UNIÃO deverá ser em torno das candidaturas de oposição e que pregam a MUDANÇA E ALTERNÂNCIA no poder. A sociedade brasileira ganhará e os brasileiros terão ganhos adicionais , evitando que os escândalos que “nunca na história desse País “ foram vistos, se repitam . O VOTO CONSCIENTE na mudança, transformará esse lodaçal da política em algo mais representativo - evitemos os políticos profissionais , vamos RENOVAR e MUDAR. Para tanto VAMOS NOS ORGANIZAR, disseminando nossos objetivos e ideias nos meios necessários – redes sociais, blogs, artigos de jornais, revistas, etc. Temos pouco tempo – a campanha eleitoral será curta , em virtude da COPA de 2014, todos os canais de expressão deverão contar com o apoiadores da mudança . Afinal, se cada um de nós convencer apenas 17 ELEITORES, nosso objetivo estará cumprido. Vamos disseminar a ideia de queremos um Projeto de Nação, não queremos Projeto de Poder. Por um Brasil Melhor – Participe, Lute , Mude. Nosso País merece MAIS...FORA PT

não é obra da oposição, POIS NÃO TEMOS em 20 de janeiro de 2014

- Começo a acreditar que o artifo que li sobre a turma ( não é daqui ) que está manobrando para que seja o último ano do LuloPetisnmo/Dilmês seja verdade.... - - PENSO QUE O LuloPetismo deixou a coisa rolar, e passou para a Dilma a boma, ela, se ter a menor noção doq eufazer, pois é boa de goela, fla sem ter a menor noçaõ do que diz... uma pândega... ficou perdida, com um "ministério dos horrores ", só pdoeia dar isso.... A CADA DIA SE LÊ QUE ISSO, AQUILO NÃO VAI FICAR PRONTO... nos aerOportos, farão os " PUXADINHOS DA DILMA" ... aeroprotos da copa, com calçadas esfacelando.. parece que aom invès de cimento, concreto, usaram farofa ( massa de empada )..... - O QUE O SENHOR QUERIA?????????????????? - - - - Espero que o Brasil vença, pois se perder, a coisa vai ficar afro... a bandidagem está só esperando... - - VAMOS TORCER PARA QUE TENHAMOS UMA COPA BOA, JÁ É O SUFICIENTE, DADOS OS ACONTECIMENTOS, A FORMA COMO ELA FOI TRATADA PELO GOVERNO.... como barsilerio, embora quera ver o pt bemm longe, jamis poderia quere ver uma vergonha pela desorganização, a bagunça, a zorra em umA copa do mundo.....

Marcos em 20 de janeiro de 2014

Caro Setti. Não vi exagero no vídeo. Antes, ao contrário, mostra somente uma dura realidade constatada em qualquer parte que se vá no território nacional. E olha que não mostraram uma das maiores chagas, senão a maior, deste país que é a corrupção endêmica. E mais, não se vê a miséria infinita e perversa da saúde pública e o caos criminoso da educação. Ademais, não aparecem o lixo do Sarney, do Renan, do Collor, do Lulla, do Sergio Cabral e tantos e tantos outros "homens públicos" nativos. O Brasil é mesmo uma vergonha!!! Abraço, Marcos.

Hélio em 20 de janeiro de 2014

Em minha opinião, acho que as pessoas podem demonstrar 4 diferentes padrões de comportamento em relação ao próprio país : 1)Ufanista - é o sujeito que acha que o seus país é o melhor do mundo, tudo é perfeito, problemas só existem em outros países. Nada nunca está ruim e nada precisa melhorar, pois tudo sempre foi e sempre será perfeito. 2) Pessimista ou vítima do complexo de vira latas - é o sujeito que acha que o seu país é o pior do mundo, nada nem ninguém prestam, tudo é uma tragédia, só enxerga problemas, ele acha que somente os outros países e povos tem qualidades e possibilidade de melhorias. 3) Meio termo - é o sujeito que se orgulha de seu país, mas tem o senso crítico para avaliar o que está bom e o que está mal, o que já melhorou e o que ainda falta melhorar, sem entrar na onda nem do ufanista e nem do pessimista. Ou seja, alguém que sabe que nenhum país ou povo é perfeito, mas que enxerga as situações com racionalidade, sem paixões ideológicas ou partidárias. 4) Volúvel ou Maria vai com as outras - é o sujeito que vai na onda do ufanista ou do pessimista, ou até na de ambos, dependendo da época. Em relação a este vídeo, ele não é um exemplo isolado, durante os protestos de junho de 2013 circularam e ainda circulam vários vídeos críticos ao nosso país, alguns usando dados corretos e fazendo críticas pertinentes, e outros, infelizmente a grande maioria, usando dados não tão corretos, fazendo críticas exageradas e às vezes indevidas, e utilizando uma linguagem apocalíptica, estilo "fim do mundo". Acho que, ao compartilhar um vídeo como este, ao invés de colaborar para a melhoria de algo, só se consegue semear o derrotismo e o desânimo, além de se perder o foco e acabar não mirando nos problemas reais.

Zamir Anjos em 20 de janeiro de 2014

Mas esta paisagem a tv mostra no dia a dia dos Datenas da vida, cidade alerta,jornal nacional. Pedrinhas,rolésinho , black block são apenas aperitivos no jantar.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI