Image
Astronauta-poeta Douglas Wheelock

Quando o russo Iúri Gagárin foi ao espaço, na condição de primeiro homem a ultrapassar as fronteiras do conhecido a bordo da nave Vostok, em abril de 1961, fez uma declaração extasiada que ficou para sempre: “A Terra é azul”. Permanece também na memória coletiva a frase previamente ensaiada pelo primeiro homem a pisar na lua, Neil Armstrong, a 20 de julho de  1969: “Um pequeno passo para o homem, um passo gigante para a humanidade”.

Depois disso, um grande número de astronautas de várias nacionalidades se aventuraram ao espaço. Já mandamos satélites examinar  planetas vizinhos e áreas longínquas do universo, sondas e jipes espaciais, além, claro, de estações espaciais que permanecem longo tempo em órbita.

Mas até junho de 2010 faltava um poeta no espaço, até que o americano Douglas Wheelock, astronauta da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, mandou de presente, da Estação Espacial Internacional, fotos de sua viagem, do planeta e de outras maravilhas do universo (https://twitter.com/Astro_Wheels).

Veja as fotos e os comentários do astronauta poeta:

Image
Vista da Terra a partir da Estação Espacial Internacional

“Por cima do Atlântico Central, pouco antes de outro pôr-do-sol espetacular, com as espirais do furacão Earl à mostra, ao cair do sol. Uma visão interessante da força de vida do nosso sol. Os painéis solares ao lado da Estação Espacial, assim como o furacão, recebem o pouco de energia que resta antes que o sol caia em eclipse”.

Image
Lá do alto, o Lago Titicaca, entre o Peru e a Bolívia

“Eu venho acompanhando a paisagem única e deslumbrante da América do Sul, e de vez em quando me encontro sem palavras para descrever tamanha beleza. Aqui vai uma foto de Peru, Bolívia e Chile com os majestosos Andes alongando a altura do continente. No centro da foto está o Lago Titicaca, na fronteira entre o Peru e a Bolívia”.

Image
As Ilhas Bahamas: “poucos lugares do mundo rivalizam em cores” com elas

“De todos os lugares do nosso planeta glorioso, poucos rivalizam em cores com as Bahamas. Aqui vai uma visão do nossa nave de reabastecimento Progress-37, com as Bahamas de fundo. Que mundo maravilhoso!”

Image
A fina camada de nuvens polares ao pôr-do-sol

“Essa é a estação do ano em que mais vemos nuvens polares, e com o nosso ângulo alto é possível capturar essa fina camada de nuvens no pôr-do-sol”.

Image
“Me leve até a Lua… Espero nunca deixar de estar maravilhado”

“Me leve até a Lua… Deixe-me dançar entre as estrelas… [Referência à  canção Fly me to the moon, popularizada por Frank Sinatra]. Espero nunca deixar de estar maravilhado. A paixão pela exploração e pelas descobertas é um nobre legado para deixar a nossas crianças. Espero que levantemos nossas velas e nos aventuremos um dia. Esse seria um dia glorioso…”

Image
Ilha de Oahu, no Havaí: “Beleza de tirar o fôlego”

“Ilha de Oahu, no Estado do Havaí. Algumas nuvens, mas é possível ver com clareza a capital, Honolulu, a cratera Cabeça de Diamante e Pearl Harbor. A ideia é capturar a beleza com a câmera, mas queria que minhas pestanas fossem como as pequenas ‘persianas’ da máquina fotográfica para que pudesse tuitar essas imagens. Beleza de tirar o fôlego”.

Image
“A Terra é uma explosão de vida num vasto mar de escuridão!”

“Outro pôr-do-sol é de tirar o fôlego… nós vemos 16 desses todo os dias na órbita terrestre, cada um é um momento especial. Essa linda linha azul é o que faz da nossa casa ser tão especial nos cosmos. O espaço é legal… mas, a Terra é uma explosão de vida num vasto mar de escuridão”.

Image
Montanhas Coastal, no Canadá: “O Criador ainda está trabalhando… apesar de nós”
“‘Rio de Gelo’… Existem incontáveis lugares na Terra que nos lembra que o Criador ainda está trabalhando por nós… ou melhor… apesar de nós. Aqui está uma vista da deslumbrante paisagem das Montanhas Coastal, na Colúmbia Britânica, no Canadá. O gelo prateado através de uma lente de 400 milímetros”.
Image
O brilho de Atenas: “Ver o esplendor dessas ilhas anciãs (as Ilhas Gregas) é surreal”

“As Ilhas Gregas durante uma clara noite da Europa. Atenas brilhando às margens do Mar Mediterrâneo. Ver o esplendor dessas ilhas anciãs de fora – do espaço – é um sentimento muito surreal”.

Image
Aurora Boreal: “As luzes do Norte começam a dançar pelo céu”

“Aurora Boreal. Nós temos aproveitado a beleza das luzes do Sul nas últimas semanas. Agora com o crescimento da atividade solar, enquanto o sol diminui devagar até o outono, as luzes do Norte começam a dançar pelo céu. A Terra nunca cansa de nos deixar maravilhados. Cores, movimento, vida, dias abençoados, noites sagradas”.

Image
O privilégio de ver pela janela da Estação: “Minha alma canta!”

“Cada vez que olho através da janela e contemplo nosso belo planeta, minha alma canta! Olho céus azuis, nuvens brancas e benditos dias brilhantes.”

Image
A Grande Barreira de Coral, na Austrália: “Cor, movimento e vida”
“O reflexo de cor, movimento e vida na tela do nosso maravilhoso mundo. Esta é parte da Grande Barreira de Coral ao largo da costa oeste da Austrália, fotografada com uma lente de 1200mm.”
Image
À noite, iluminada, “a beleza sedutora da Itália”
“A beleza sedutora da Itália, uma noite clara de verão. Pode-se ver numerosas ilhas que adornam a costa – Capri, Sicília e Malta. Nápoles e o Monte Vesúvio se localizam ao largo da costa.”
Image
A Patagônia, no sul da Argentina: “Perfeita harmonia”
“No sul da América do Sul se encontra a pérola da Patagônia. A impressionante beleza de montanhas rochosas, massivos glaciais, fiordes e oceanos se combinam em perfeita harmonia.”
Image
Na escuridão, a luminosidade vem do capacete

“A uma velocidade de 28,163 km/h (8 quilômetros por segundo) rodamos a órbita terrestre, fazendo uma evolução a cada 90 minutos, e encontrando-nos com um nascer e um pôr-do-sol a cada 45 minutos. Assim que a metade de nossa jornada é durante a escuridão, e para isso dispomos de luzes em nossos capacetes.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + dezoito =

18 Comentários

Cleidiane lopes lira em 11 de novembro de 2013

o piso da minha casa e preto e branco gostaria de saber combinar as cores sala duas cores todos os cômodos vão ser duas cores geladeira cor chumbo fogão pia branco e preto sala e quarto cinza e preto quero a opinião de vocês por favor me ajude...

Dulce Regina em 18 de abril de 2013

" A Terra é uma explosão de vida num vasto mar de escuridão ". Quanta emoção nesta frase. Com um por de sol, já nos estarrecemos maravilhados, imaginem esse astronauta-poeta assistir a cada dia 16, na órbita terrestre !!! Setti, acabei de ler os blogs do querido Augusto e do Reinaldo. Vim aqui, sabendo que iria encontrar um bálsamo para dormir tranqüilamente esta noite. Obrigada, por nos presentear com orações diretas do espaço. Tenha você também uma BOA NOITE, na certeza que, acordaremos com um belo amanhecer. Abraços, Dulce

ADI JOSE SCOPEL em 03 de dezembro de 2011

Gostaria saber o nome do Autor autor da Musica que esta nas fotos do Astronauta Douglas Wheelock Adi, gostaria muito de ajudar, mas até agora não consegui descobrir. Continuarei tentando. Um abraço e obrigado por prestigiar o blog.

Valdirene magalhães em 27 de setembro de 2011

Voce é abençoado por poder ver tal maravilha. E mais abençoado ainda por dividi-las conosco, vendo suas fotos me emocionei e me conectei a Deus. Obrigada

rudimar glapinski em 22 de setembro de 2011

Ricardo, algum tempo atras voce colocou o link para um site onde tinham varios textos curtos, muitos bons por sinal. ocorre que fui forçado a formatar minha maquina e perdi o site onde ficavam os textos.Gostaria de receber novamente a indicacao. Grato Rudimar Glapinski Ps: as fotos do astronauta são um exemplo de pequenez do homem em relacao ao universo. Caro Rudimar, gostaria muito de ajudá-lo, mas as indicações que você me envia são insuficientes para que eu localize esse post com o link a que você se refere. Já escrevi mais de 2.500 posts desde o começo do blog... Se você puder ser mais específico acho que conseguirei ajudá-lo. Abraços

Jefferson em 22 de setembro de 2011

Que perfeito! Magnifico! em meio a tudo de ruim isso é uma alegria incomparavel e magica! Realmente impressionante :')

CARLOS VENANCIO em 22 de setembro de 2011

Isso é o que se pode realmente denominar "privilégio"!!!

Luciana em 21 de setembro de 2011

Depois de ler tantas notícias deprimentes, ver estas imagens é com certeza um alento para a alma. Dormirei "nas nuvens".

M. J. Meireles em 19 de setembro de 2011

O que mais lamento é ter agora menos tempo de vida para acompanhar todas as maravilhas que ainda serão vistas como milagres da tecnologia, e da evolução humana. Aos 14 anos, pela primeira vez, vi alguém usando um telefone... Imagine o que sinto agora, aos 71, vendo essas fotos e os comentários admirados do astronauta Douglas Wheelock!

Kitty em 19 de setembro de 2011

Boa noite Ricardo, Neste particular momento de pura emoção, gostaria ser uma poetisa e ter o dom especial de escrever um poema de exaltação à indescritível beleza do nosso planeta azul!! Obrigada caro Ricardo, as fotos são magníficas “a very breath-taking spectacle”!! Um abraço/Kitty

Kaos em 17 de setembro de 2011

Pena que NENHUM astronauta conseguiu pousar e andar na lua. E não sei se um dia conseguiremos.

Keyse Karina em 16 de setembro de 2011

Sem palavras para descrever os sentimentos ao ver essas imagens. Lindas fotos!

Marbene Araújo Bueno em 16 de setembro de 2011

Lindo, maravilhoso, vou compartilhar com meu filho biólogo.

Wallace Marinho em 16 de setembro de 2011

Definitivamente fascinante, não apenas pelo fato de adorar fotografias, mas pela experiência única que, certamente, muitos gostariam de viver. Parabéns pelas fotos e pela conquista de estar em um lugar onde poucos estarão.. Wallace Araujo Marinho

Cristina Vasconcellos em 16 de setembro de 2011

Outro astronauta, o @astro_soichi, tb manda fotos lindas do espaço. Vale a pena seguir para ver.

Cristiana Dourado em 16 de setembro de 2011

Minha alma se alegra, meu coraçao pulsa, minha mente custa acreditar na emoçao que essas fotos revelam. Nada assim senti antes desse momento. obrigada. Valeu, Cristiana. As fotos são mesmo de tirar o fôlego. Que bom que você gostou! Abraços

Eddie Moraes em 16 de setembro de 2011

muito bacana! dá uma ponta de inveja do nosso amigo astronauta, mas a tecnologia, através das fotos, nos permite ter uma visão espetacular do nosso mundo. e mostra também como somos insignificantes nesse universo esplêndido.

Lucia s em 16 de setembro de 2011

Pode ser algo parecido com esperança, mas acredito que astronautas deixam de ser nacionalistas e tornam-se verdadeiros habitantes do planeta Terra. Exemplo, acho eu, a ser seguido...

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI