Amigos, muitos de nós — inclusive eu mesmo — estamos bobeando em não bloquear ligações dos insuportáveis serviços de telemarketing em nossos telefones.

Vejam que interessante esse trecho de reportagem da jornalista Luciele Velluto publicada hoje no Jornal da Tarde sobre o que muitos de nós podemos fazer, mas não fazemos para evitar essa aporrinhação.

Após dois anos de vigência da lei que permite ao consumidor bloquear seus números de telefone contra ligações de empresas de contact center (onhecida como lei antitelemarketing), a adesão ao cadastro está em queda. Só no dia 31 de março de 2009, data em que a lei entrou em vigor, quase 86 mil números foram inseridos no Estado de São Paulo. Em março de 2010, foram 11,6 mil números. No mês passado, a adesão foi de 7,1 mil linhas.

O pico de cadastros foi em abril de 2009, quando 285 mil linhas entraram na lista de números para os quais as empresas de contact center não podem mais ligar. O total de 761 mil números de celulares e fixos cadastrados nestes dois anos representa apenas 1,21% dos 62,5 milhões de linhas existentes no Estado de São Paulo.

O gerente de novos negócios da ZipCode, empresa provedora de dados e informação para o setor de marketing, crédito e cobrança, e que compilou os dados do Procon-SP para o JT, Arthur Guitarrari, acredita que a adesão está em queda por falta de divulgação da lei. “Há pessoas que têm interesse no bloqueio, mas não sabem que existe essa possibilidade.”

Pois bem, para bloquear essa chateação, basta acionar o site do Procon de seu Estado.

No de São Paulo, já existe essa possibilidade na própria home page, neste link.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − oito =

13 Comentários

Nat em 12 de setembro de 2011

Muito fácil para quem mora em São paulo. E o resto do Brasil? Estou recebdno ligações 6 vezes ao dia, TODOS os dias do mesmo número. Não sei o que fazer.. Isso tinha que chegar nas outras capitais... Como expliquei o post, Nat, em geral os Procons estaduais têm uma área que cuida disso. Por que você não experimenta? Um abraço e boa sorte.

Lia em 08 de abril de 2011

Infelizmente em BH é preciso pagar para manter os números de telefone cadastrados.

Markito-Pi em 07 de abril de 2011

Setti. Permita-me sugerir uma utilidade pública ainda mais sacal. Colegas: Aceitem tudo que lhes for oferecido por estes babacas. Comprem qualquer produto, aceitem todos os serviços.Os idiotas que dirigem estas empresas vão gastar uma grana de correios ou entregadoras. Nem abram o conteudo. Aguardem uns 20 dias e devolvam a porcaria. E tornem publica a devolução, mandando e-mails para todo lado, principalmente ao Procon. Os cretinos terão de gastar mais algum para retirar a porcaria. É LEI. Está no Código de Defesa do Consumidor. Fiz isto com uns chatos de filtros de água. Cheguei a ter 3 pacotes com a porcaria anunciada dentro de casa. Não os livrava( os pacotes) de um pontapé diário, para ferrar mesmo o produto. NUNCA mais fui incomodade por estes idiotas.

Natanael Teófilo em 07 de abril de 2011

Pelo que entendi a lei é estadual, por isso não tem abrangência em outros estados, No meu caso, Pernambuco. É isso mesmo? Não, caro Natanael. É lei federal. E os Procons estaduais estão ajudando os interessados em bloquear as ligações de telemarketing. Consulte o site do Procon PE ou telefone pra lá. Abraço e boa sorte.

terceira via em 07 de abril de 2011

Eu faço o seguinte.Assim que a atendente de telemarkting começa a falar, eu a interrompo educadamente e peço se ela esta me vendendo cartão de crédito,(é o que mais tem), ai, educadamente falo a ela que o pastor de minha igreja não permite que tenhamos cartão de crédito, que isso é coisa do diabo,etc, etc, etc. ( ai vale a imaginação para ENROLAR a pobre funcionaria, coitada, que vive disso) fico muito satisfeito com a reação dela do outro lado da linha, fica sem voz, pois contra a palavra do pastor não existe defesa. Ela não sabe nem como se despedir. E eu desse lado da linha me mijo de rir. Facil e gostoso, di-ver-ti-do (transforma-se chateação em diversão). hehehhehhh

F. S. Ferreira em 07 de abril de 2011

Podem esquecer. Bloqueei meu telefone e mesmo assim continuo recebendo ligações, principalmente de bancos, oferecendo coisas das quais não tenho interesse.

ETDS_br em 07 de abril de 2011

Presado Ricardo Lamento informar mas o Procon do Rio de Janeiro não disponibiliza este serviço.Vide o link:http://www.procon.rj.gov.br/guia_consumidor.asp O Rio, pra variar, continua muito,muito atrás de SP... abçs

JT em 06 de abril de 2011

Recebo, também, ligações de várias entidades que pedem doações em dinheiro para uma série de ONGs, asilos, hospitais e outros institutos - muitos dos quais nunca ouvi falar e teria dificuldade em verificar a real atuação social de cada um deles. Sempre que posso, ajudo de coração as entidades que conheço pessoalmente, mas como não dá para atender todo mundo - ou eu trabalharia apenas para isso - tenho um argumento na ponta da língua, que sequer é uma desculpa: digo que sou voluntário na minha comunidade religiosa, que é pequena e também necessita de ajuda. Sempre pergunto se não dá para enviar uma porcentagem da arrecadação para os nossos esforços. Com isso, muitas ligações, iniciadas num falso tom cordial treinado, são encerradas subitamente, as vezes de forma ríspida.

Marco em 06 de abril de 2011

Caro Marcos, a seu pedido não publico o comentário, mas obrigado por ter me chamado a atenção para um errinho, que corrigi. Abraços

Skander em 06 de abril de 2011

Boa noite Setti Obrigado pelo serviço de utilidade pública. Acho que com seu post os números terão um novo pico neste mês:o). Acabei de inscrever o número do meu telefone na lista do Procon. Que alívio...

Marco em 06 de abril de 2011

Amigo Setti: Aproveito a oportunidade para sugerir outro site de utilidade pública: www.calculoexato.com.br Abs. Muito boa dica, caro Marco. Fui conferir e já guardei entre os meus favoritos. Ótimo! Abraço e obrigado

Angelo em 06 de abril de 2011

Eu tenho meu cadastro no Procon e funciona mesmo são 2 anos sem esse pessoal de tlkmk pra me chatear

lillis em 06 de abril de 2011

Meus telefones estão bloqueados para telemarketing desde que esta possibilididade existe no RS. Funciona mesmo....

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI