Vamos ver se você conhece nossa história contemporânea: quem é o autor desse discurso?

Afonso Arinos, Aliomar Baleeiro, Carlos Lacerda, Paulo Brossard, Pedro Simon ou Ulysses Guimarães? Ouça e vote.

Vamos ver se os amigos do blog conhecem, auditivamente, história contemporânea. De quem é o discurso cujo trecho vocês ouvem clicando aqui?

Pode ser um político ainda vivo e até em atividade, como o senador Pedro Simon (PMDB-RS), ou atuando profissionalmente, como o ex-deputado, ex-senador pelo PMDB e ex-ministro do Supremo Paulo Brossard, advogado de grande prestígio. Que atuaram até há relativamente pouco tempo, como o “Senhor Diretas”, deputado Ulysses Guimarães (PMDB-SP), falecido em 1992, ou o ex-deputado da velha “Banda de Música” da UDN, ex-chanceler e senador pelo PSDB Afonso Arinos, que viveu política desde a era Vargas até morrer, no curso do mandato, em 1990.

Não se esqueça também de considerar nomes como o do jornalista, ex-deputado e ex-governador da extinta Guanabara Carlos Lacerda, morto em 1977, e do ex-deputado e ex-ministro do Supremo Aliomar Baleeiro, que se foi em 1978, ambos também expoentes da extinta UDN.

Vote e comente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

53 Comentários

  • Maria

    Afonso Arinos de Mello Franco pedindo a renúncia de Getúlio Vargas.

  • L.

    Para mim quem fez este discurso foi o Afonso Arinos! Boa dica, Ricardo…

  • gaúcha indignada

    É o Ulysses Guimarães

  • Eddie Moraes

    Oi Setti, boa noite.
    Eu confesso que não sei quem é. Então vou “chutar por exclusão”: Ulysses Guimarães e Pedro Simon eu sei que não são. Dos outros candidatos não reconheceria a voz. Pelas características do som acredito ser algo relativamente antigo. Então, nesse caso sobrariam Carlos Lacerda e Aliomar Baleeiro. Chuto no segundo. Abraços

    Obrigado por sua participação, Eddie.

    Abração

  • juli

    Ulysses Guimarães, eu acho!

  • Roberto Garcia

    Acredito que foi o Carlos Lacerda, pois tenho em mente que ele era crítico do governo e vice-versa.

  • Saulo Machado

    Deputado Afonso Arinos

  • Laís Bessa

    Afonso Arinos

  • Marco

    Caro R. Setti: Te confesso q vou na intuição, ALIOMAR BALEEIRO !
    Abs.

  • ETDS.br

    Ulysses.

  • Letícia

    Afonso Arinos

  • Thiago Lima

    Afonso Arinos, pedindo a renuncia do presidente getulio.

  • Maria Laura Benfica Galmozzi

    Dos discursos que me lembro ver meu pai ouvindo pelo rádio, diria que é Carlos Lacerda….

  • Marco

    Nem Ulysses, Simon ou Brossard, q, creio, reconheceria pela voz.
    De Aliomar não tenho, infelizmente, maior conhecimento. Fico entre Arinos e Lacerda, e pelo contexto, foi durante a queda de Getúlio. Discurso brilhante, me faz lembrar de Prof Luizinho,Gim Argello e outros do mesmo calibre (com duplo sentido, por favor). Chuto Lacerda.

    Ahahahaha, lembrar o professor Luizinho é ótimo. O Congresso praticamente não tem mais grandes oradores, como esse cuja voz você ouviu. Ainda bem que, como repórter, ainda peguei grandes, fantásticos oradores. Um abração.

  • Eduardo Marinho

    Carlos Lacerda

  • Renata

    Afonso Arinos

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Caro Setti:
    Afonso Arinos.
    ABRAÇOS

  • roberto

    Como acredito identificaqr as vozes de Simon,Brossard,Ulisses,Lacerda,aposto em Afonso Arinos.

  • costamcs

    Pelo tema, que fala em mentiras contra o seu governo, viuvez, mortos e orfandades, deve ser contra o Getúlio. Carlos Lacerda ou Afonso Arinos.

  • @outraideia

    Afonso Arinos pedindo a renúncia de Getulio Vargas!

  • Marcelo Caldas

    Resposta: Afonso Arinos.
    Parabéns por sua colaboração jornalística nos tempos de tantas nulidades. Recife/PE

    Obrigado, caro Marcelo, de coração.

    Abraços

  • SergioD

    Ricardo, a voz é a de Afonso Arinos.

  • Gra

    Ulysses!!
    Meu pai que falou, sem nem saber pq q eu tava ouvindo o discurso, então acredito!

  • JOSÉ CARLOS WERNECK

    Afonso Arinos de Melo Franco.Parece que ele próprio pediu a retirada deste pronunciamento dos Anais da Câmara dos Deputados,pois considerou o discurso muito violento e atribuia,ao mesmo,o suícidio de Getúlio.Depois,Afonso Arinos pessoalmente pediu desculpas à família Vargas,com a qual se reconciliou.Quem pode lhe dar informações completas sobre o assunto é a socióloga Celina Vargas do Amaral Peixoto,neta de Getúlio.

    Obrigado, caro Werneck, mas por enquanto estou desafiando os leitores a saber quem é.

    Um abração e volte sempre.

  • Silvia maynon

    Carlos lacerda.

  • fvieiradutra

    Afonso Arinos.

  • Alcides

    Concordo com o Werneck.Penso ser de Afonso Arinos na crise pelo assassinato do major Rubem Vaz. Dizem que ele, por causa do discurso, se julgava culpado pelo suicidio de getulio. Acho muito pouco; penso que o suicidio decorreu da humilhação imposta pela “Republica do Galeão” e da “traiçao” das forças armadas. O pronunciamento não me parece grande coisa, prefiro o discurso de Lacerda na Comissão de Justiça quando quiseram cassar-lhe o mandato de deputado, manobra do grande “democrata” juscelino que também cortou, pela censura, o acesso de Carlos a tv Tupi.
    Ricardo, parece que temos a mesma coleção de audio editada pelo Senado.
    Abraços

    Tenho coleções de áudio editadas pelo Senado mas este discurso não foi tirado dali.

    Abraço

  • Afonso Arinos.

  • Getúlio Lulla Vargas

    Sr. Ricardo, que pérola! Que presente maravilhoso o senhor me deu! Esse discurso parece que foi pronunciado hoje, mas não!, é o Dr. Afonso Arinos, meu conterrâneo, respondendo a Getúlio Vargas. Neste grande país, sempre haverá grandes homens como o Dr. Arinos e … homens moralmente pequenos que gostam de ser bajulados e incensados, quando no poder.
    E o Dr. Arinos disse mais: “Na primeira parte do seu discurso (do Getúlio Vargas) o que existe de fundamental é o auto-elogio a pretexto das obras realizadas pelo seu Governo em beneficio da terra e do povo de Minas Gerais.
    Servindo-se da técnica habitual da autopropaganda, servindo-se do estilo peculiar aos ditadores e aos espíritos de formação ditatorial, aos personalistas e aos crentes de que os benefícios do Governo são devidos à pessoa do seu chefe, enumera Sua Excelência uma série de medidas administrativas promovidas em seguimento a determinações da Constituição e das leis; enumera o cumprimento da execução dos orçamentos da República; enumera as vantagens conferidas pela assistência do Estado às unidades federativas, nos termos da organização federal e nos termos das leis que regem a espécie. E não se esquece, também de enumerar, com minucioso cuidado, até mesmo as providências tomadas no cumprimento dos dispositivos constitucionais adotados pela Assembléia de 1946, em relação à valorização do Vale do São Francisco. …”

    Abraços, Águeda.

    Obrigado, pra você também.

  • Fernanda

    Vixe…o Afonso Arinos está ganhando disparado por aqui, mas acredito ser Ulysses…o áudio parece ser bem antigo…não era do meu tempo não e tampouco consegui descobri-lo pelo conteúdo do discurso, mas enfim…
    PS: Embora sua coluna seja ótima, Setti, as fotos que “enfeitam” (ou enfeiam!?) seu blog são de dar medo…cruz credo…teremos pesadelos depois…

    Oi, Fernanda. Sobre as fotos, você acha mesmo? Dê exemplos, por favor. É importante eu saber.

    Obrigado e abraços.

  • Altamiro Martins

    Deputado Arinos, na tribuna (líder da oposição – UDN/MG)pedindo a renúncia de Vargas.

    Setti, que tal começar a premiar os ganhadores (que seja o primeiro a acertar) de suas enquetes? Eu mesmo gostaria de ganhar um livro de sua autoria, devidamente autografado! 🙂

    Caro Altamiro, como premiar no caso de serem muitos os acertadores?
    E que tipo de prêmio? Acho a idéia boa, mas o blog é vapt-vupt, pretende ter essas brincadeiras a todo momento e não seria simples viabilizá-la.

    E livro de minha autoria seria difícil. Colaborei em vários, escrevi capítulos de alguns, mas meu, mesmo, de minha autoria, e ainda assim um livro de entrevista, é o já esgotado “Conversas com Vargas Llosa”.

    Obrigado pela sua gentileza em me homenagear dizendo que gostaria de um livro autografado.

    Um abração

  • ÁLVARO JUNQUEIRA

    Afonso Arinos, e trata-se de uma das mais belas peças oratórias do nosso escasso cabedal. Ele simplesmente demoliu Getúlio, o que alguns poderiam ter feito com Lula, mas falta-lhes “cojones” e neurônios. Por falar nisso, o ACM deu uma copiadinha desse discurso pouco antes de morrer. lembra?
    Sabe outro discurso que vale ser postado um dia? O do senador Jefferson Peres em homenagem ao recém-falecido deputado Luiz Eduardo Magalhães. Foi uma maravilha, apesar de o orador não se dar bem com o velho ACM, que, em lágrimas, chegou a comentar (e deu para ouvir o áudio) sua surpresa com o magnífico discurso.

    Obrigado por seu voto e por sua dica, caro Álvaro.

    Abraços

  • Rosa Maria Pacini

    Setti, acho ótima essa sua ideia de desafiar nossos conhecimentos e memórias. A voz é do Afonso Arinos criticando Getúlio Vargas. Aliás, suas críticas ao Getúlio aplicam-se perfeitamente ao quase ex-presidente Lula, que escolheu Getúlio como modelo para desempenhar a função presidencial. Até ser chamado de “pai dos pobres” ele quis. Mas espertamente preferiu omitir, ou talvez ignorasse, a outra designação dada a G.V, ” mãe dos ricos”, devido ás “concessões generosas” feitas a empresários, com o dinheiro do povo, cujos interesses ele dizia defender. Assim como Getúlio, Lula pautou seu governo pelo pragmatismo, mostrando-se igualmente manipulador. Assim como Getúlio, Lula ama o poder. Este preferiu suicidar-se a ser afastado da presidência. O Lula mostra-se infeliz por ter que descer a rampa do Planalto. Será que vai imitar Getúlio até o fim?

  • João Carlos

    Por eliminação, deve ser de Aliomar baleeiro

  • Angelo

    Senhores,Caro Sr,Setti,não me recordo bem,mas,
    tenho a impressão de que é o discurso de Paulo
    Brossard. Um abraço.

  • netto-rs

    Prezado Setti
    Acredito tratar-se de pronunciamento de Afonso Ari nos. Parabéns pelo teu trabalho. Voltei no tempo e constatei que em 1954, tínhamos parlamentares como Afonso Arinos, Aliomar Baleeiro, Carlos Lacerda etc. etc. Graças a Deus que estas perdas serão compensadas com a eleição do Tiririca.

  • H. Thales

    A minha memória auditiva exclui Simon, Ulisses, Brossard e Lacerda. Esse discurso está mais para Afonso Arinos do que Baleeiro.
    Mas uma coisa é certa pra mim, fico feliz por ainda não ter perdido a minha audição!
    Valeu!

  • aze

    Caro Setti, não é Lacerda (falta virulência ao discurso e esse não era o tom da sua voz), não é Pedro Simon (que tem a voz mais grave), não é Ulisses (essa não era sua voz), não me lembro bem da voz do Beleeiro e não acho que é do Brossard. Como sou antiga hehe, algo no discurso veemente porém classudo e uma vaga lembrança sonora me faz optar pelo mineiro Afonso Arinos de Melo Franco, honra e glória da nossa diplomacia, que meu saudoso pai admirava muitíssimo e eu também. Aliás, bateu uma emoção nostálgica ao ouvir a gravação. Bons tempos aqueles… Esse seu teste é de muito bom gosto, obrigada!

    Quem agradece sou eu, cara Aze, pelo “bom gosto”. Continuaremos fazendo esses testes.

    Abração

  • Altamiro Martins

    Vixe! Meu voto foi censurado?

    Não censuro nada que não seja palavrão, ataques pessoais, incitação a algum crime ou ameaça, caro Altamiro. E acho que vc já sabe disso.

    Seu voto está devidamente consignado.

  • Fernanda

    Bem, você pediu exemplos, Setti, e aí vão alguns (se você quiser pode ficar em “off”): a foto da “Política & Cia”, com Lula e Guido Mantega, por exemplo…Lula está berrando, parece um buldogue inchado e raivoso…a de Genoíno aí do lado, limpando o olho, também é o “ó”…acho que você escolhe as piores de propósito…hahahaha…estou brincando…demonstra senso de humor…
    Abraços, Setti…

    Obrigado pelo seu comentário, cara Fernanda. A idéia é realmente ter senso de humor e fazer combinar a foto com o conteúdo do post ou com o estado de espírito da pessoa objeto do post. Enfim, algo por aí.

    Abraços

  • Antônio Simões

    Eu acredito que seja um discurso de Carlos Lacerda Setti.¡Adiós!

  • carlos nascimento

    Afonso Arinos.
    Que saudade dos grandes oradores, as concordâncias verbais e de caráter tinham simbiose, hoje, as concordâncias são imorais e criminais, éramos felizes até então e não sabiamos.

  • Miguel Alves pereira Jr

    Afonso Arinos de Mello Franco UDN , antes da queda do “pai dos pobres”e “mãe dos ricos”; Getulio Vargas.

  • Altamiro Martins

    Sei que não há censura em seu blog, Setti. Este é um dos espaços mais democráticos que conheço e, seguramente, o blog mais democrático do portal Veja. No máximo, você suprime trechos (substiuídos por asteriscos) que contenham conteúdos abusivos, de acordo com os critérios que você mencionou. Entretanto, nem isso pode ser considerado censura, mas medida de higiene. Quanto ao prêmio, sei que seria complicado adotar, até mesmo porque as enquetes são frequentes em seu blog.

    Valeu, caro Altamiro.

    Um abração e obrigado.

  • Perola Soares Zambrana

    Paulo Brossard e Pedro Simon são gauchos e tem um sotaque especial,além de falarem devagar.Carlos Lacerda,carioca,tinha também sotaque.Sobram Ulisses Guimarães,mas a voz não é dele;é meio parecida,mas não é.As considerações sobre mentira e verdade dificilmente entram na argumentação de políticos típicos e só são possíveis num ex-ministro,Baleeiro,ou num chanceler,Arinos,pelo nível de estudo.Meu voto vai para Afonso Arinos de Mello Franco,acho que esse era seu nome completo.

  • João Amaro Jr.

    Por eliminação, voto no Afonso Arinos, de quem nunca ouvi a voz, ao menos que me lembre. Se fossem dois votos, o segundo iria para Aliomar Baleeiro. Ao final da votação, gostaria de ouvir o discurso todo, até para situá-lo no tempo.

    O discurso todo é longuíssimo, mas vou pensar nessa possibilidade. Talvez fornecer dois links para o leitor: um com o trecho completo de onde foi extraído o fragmento do teste, e outro com o discurso inteiro.

    Obrigado pela sugestão.

    Abraços

  • sinisorsa

    Por eliminação, eu também voto no Afonso Arinos.

  • diocleciano

    Eu não sou daquela época, nasci em 83, mas aposto que essa voz é de Carlos Lacerda fazendo discurso ou contra Getúlio Vargas ou contra JK.

  • Lilian

    Setti,
    Tá dificil! Vale “chutar”? Aliomar Baleeiro, nem no Y&T consta!
    Abraços!

    Claro que vale chutar. E o YouTube ainda não contém material de muita gente importante. Aos poucos, porém, vão sendo postados lá velhos filmes transformados em vídeo ou mesmo áudios de figuras-chave da política brasileira a partir dos anos 40.

    Abraços

  • Georgia

    Afonso Arinos. Precisei pesquisar, senao votaria por “achismo” ou “chute” e prefiro saber melhor antes de opinar. Por isso gosto deste “pedacinho” do blog. Eh muito especial! Obrigada!

    Quem agradece sou eu, cara Georgia. Legal que você gosta desse tipo de material no blog.

    Abração

  • Elisa Cristina

    Chutei Afonso Arinos e lendo os posts abaixo, estou com a maioria ( que acertou ou errou).
    Elisa Cristina

  • Rosely

    No início pareceu-me a voz de Ulisses. As vozes dos três primeiros eu não conheço! Chutei Lacerda! Parece que errei!

    Sim, cara Rosely, você errou. Acabamos de publicar, há hora e pouco, o resultado do teste. Era a voz do então deputado Afonso Arinos, em 1954.

    Abração e obrigado por participar.

  • Tais

    aaaiin nada veer esse site !