Leiam abaixo e me digam se não é mais um sinal do desastre que é o governo Dilma

Usina termelétrica na Baixada Fluminense: cada vez mais sendo usadas (Foto: Petrobras)

Usina termelétrica na Baixada Fluminense: cada vez mais sendo usadas (Foto: Petrobras)

Os números são oficiais: no país com o maior volume de água do planeta e com o maior potencial hidrelétrico do mundo, o Brasil aumentou em 282% o uso de eletricidade proveniente de usinas termelétricas — que queimam petróleo, gás natural ou carvão mineral, produzem energia cara e poluem o meio ambiente.

Isso no governo da “gerente” Dilma Rousseff que foi, ela própria, ministra das Minas e Energia durante o primeiro lulalato e depois, como chefe da Casa Civil, era considerada a “grande supervisora” da área de energia.

Está na conta de Dilma também o fato de ter designado como ministro da área alguém que, de energia elétrica, só entende de acender e apagar a luz de casa: Edison Lobão, ex-jornalista tornado milionário de mídia e eterno apadrinhado do ex-presidente José Sarney.

Se esses 282% não significam um atestado de incompetência da “gerente” e do tamanho do desastre que vem sendo seu governo — perto do que poderia ter sido, com as bases lançadas por antecessores –, não sei mais o que poderia ser.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

Nenhum comentário

  • Duque Gonçalves

    Pois é…estamos bem arrumados para o futuro próximo.

  • nena

    Ôôôôôô! se é! Mais um dentre todos. Qual teria sido o maior deles?

  • Renato de Paula Eduardo

    O Brasil é o país das maravilhas. Se promete tudo e não faz nada! E o povo acostumou com migalhas.Precisa estudar e aprender trabalhar!

  • JUSCELINO

    mas vamos ser honestos também né.. tem uns **** **** , sujeitinhos da globo e umas também que tem grande culpa no cartório também.. alias os artistas??? do globo e a dilma são do mesmo partido…

    Generalizar sempre é injusto — além de não corresponder à verdade.

  • Roberto Souza

    Caro Setti,

    é o poste de Lula a não iluminar o Brasil.

    Parece que o PT anda mais preocupado com outras coisas.

    No vídeo abaixo, uma professora da rede pública estadual de Santa Catarina, Ana Campagnolo, resume o conteúdo discutido em uma reunião para tratar das diretrizes curriculares das escolas estaduais.
    É claro que é necessário uma melhor averiguação mas, se realmente for como ela relata, estamos mais próximos da Venezuela do que muitos pensam.
    Como leigo sem nenhuma experiência jornalística, fiz uma simples pesquisa na internet, território onde a professora parece ser bem ativa e parece gozar de um certo respeito, além de ser bastante patrulhada por ser de direita.
    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Zw_UZ7p32jQ

    Um abraço!

  • ELOY HOMERO PINHO D"ECANIO

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme alertei os amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • nedinho

    Lobão, Sirney, Diuma e outras figurinhas carimbadas, lembra a comédia as Rãs de Aritófanes:
    “Odeio o cidadão que, para servir a pátria, é lento,mas para prejudicá-la se mostra expedito – inventivo quando se trata de seus próprios interesses e incompetente quando se trata dos da cidade”. (fala de Eurípedes)

  • Alan XY

    R7, temos Cantareira num nível crítico e o calor excessivo que elevou ao máximo o consumo de energia no país, precisamos dá um desconto né? Claro que estamos longe do ideal mas temos grandes hidrelétricas em construção e se não estão com obras mais adiantadas deve-se aos embargos da justiça por conta da questão ambiental. Esse zelo exagerado às demandas dos índios tem parado o Brasil. Vcs , formadores de opinião, precisam “bater um pouco mais nessa tecla”.

  • rodolfo

    E as licitações superfaturadas da queridinha Odebrecht?
    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/03/auditoria-da-petrobras-aponta-precos-superfaturados-com-odebrecht.html

  • A.M.A

    Na iniciativa privada não duraria 1 minuto, vide a lojinha de R$1,99. Por isso do medo do capitalismo, que tem como ditado popular: “quem não tem competência não se estabelece”

  • Julio

    Ricardo,

    Não vamos esquecer de dar os “parabéns” a ala Greenpeace do PT por esta contribuição com o aumento da poluição no planeta!!

  • Luiz Pereira

    Setti, boa noite,
    O quadro é estarrecedor. TEnho um primo que dirige uma distribuidora de energia de médio porte.
    Ele me disse que até o governo FHC as linhas de transmissão Sul-SE e N-SE não podiam transmitir muita energia (estou dizendo grosso modo).
    Hj, as linhas podem carregar mais energia. Mas, devido aos reservatórios estarem baixos, não há excesso para ser transmitido.
    Durante os govs Lula e Dilma, pouco se cuidou de diversificar as fontes de geração de energia.
    Desse modo, apela-se para termelétricas. Elas não são projetadas para uso contínuo, já que trabalharem deste modo aumenta o risco de apresentarem problemas. E elas estão trabalhando direto e reto!
    Ou seja, o risco de pipocar problemas de energia é enorme.
    abs

  • Sidney

    Setti
    Certissimo ( infelizmente neee !! )
    Os buracos ( e botem buracos ni$$o neee !! ) sao mais em baixo.
    Sabemos a que estao e a que vieram essas tchurmas…. – NEFASTA – e caras de pau mesmo.
    Quem sabe estamos pertissimo de tira-los do trono.
    Baita abraco

  • Luiz Guerriero

    Uai !! Cadê os ecochatos para gritarem a plenos pulmões contra a poluição gerada ? Será que …

  • Geraldo de Freitas

    Estimularam o consumo e facilitarm o crédito. Mas esqueceram de dar fomento à indústria e de aumentar a capacidade de gerar energia. Resultado? Inflação, desindustrialização, desequilíbrio na balança comercial (excesso de importação) e falta de energia. Sim, é mais um sinal de desastre e de incompetência.

  • DIZ

    A gerentona ainda está destruindo o setor de agro-energia, que só de bagaço de cana é equivalente a uma Itaipu.

  • Kitty

    Bom dia caro Ricardo, um ótimo texto para rebater à incompetente gestão da outrora poderosa ministra que que o Lula não parava de se gabar dizendo que a Dilma era uma verdadeira expertise nos problemas energéticos que o Brasil enfrentava, e se isso não bastasse, quem atualmente administra essa pasta hoje é um incompetente aliado político que está aí por indicação do caduco Sarney.
    Seria muito bom que a oposição–PSDB–explorasse este fato incontestável. O governo apesar da “especialista” em Minas e Energia, até agora não fez muita coisa para melhorar o problema da energia no País que, continua dependendo da boa vontade de São Pedro. Governo e PT só sabem criticar o que os outros fizeram e atualmente estão sofrendo como na época do governo tucano de escassez d’água , e se não estamos tendo mais apagões é devido, justamente, a essas termoelétricas que, os espotricadores do ex-presidente FHC, falavam cobras e lagartos. Agora vai PT, baixe essa cresta empinada..um pouco de humildade lhe faria muito bem, não acha Ricardo?
    Um abração-Kitty

  • Bruno Sampaio

    Dilma vai conseguir alavancar as vendas de velas e lampiões, os setores do futuro no Brasil.

  • flavio

    Ainda tem “gente” que estará morrendo devido ao mau gerenciamento dessa mulher mas ainda assim vai achar que ela é uma coitadinha e votar nela. Esse é o Brasil atual ou o Brasil do lulopetismo

  • Rodrigo Santos

    A Dilma tinha obrigação de evitar o que está ocorrendo com a distribuição de energia. Foi Ministra de Minas e Energia, e segundo o Lula, uma das melhores e mais competentes que o Brasil já teve. Ele disse ter ficado encantado com a competência dela, quando ela fez uma apresentação para ele no laptop. Alguém mais lembra disso? Isso só prova que o Lula entendia tanto disso quanto a própria Dilma.
    PS: Será que o mais do título do post não está trocado, Ricardo?

    O “mais” não está trocado, não, caro Rodrigo. É um sinal mais, ou seja, um sinal adicional.
    Mas se você levantou a dúvida é porque poderia ficar mais claro.
    Vou mudar.

  • Paulo

    Já comentei num post anterior: Culpa do FHC que não chove. Aliás, por que ele está escrevendo artigos sobre política internacional em pleno carnaval ao invés de estar vestido de pajé fazendo a dança da chuva? Depois não quer que os petistas falem dele.

  • ZE PEDRO

    A meu ver, os afagos e elogios de Lula a Dona Dilma, então ministra das minas e energia, foi tão somente para esconder o tudo que ele precisava para dar continuidade em seu governo. Se ele não dispensasse os elogios a ela, certamente não teria sido eleita. Acredito que outra pessoa como presidente, não estaria recebendo ordens de Lula, enquanto ela, faz o que é do interesse dele. Lula faz um terceiro mandado por tabela. Não é tudo que ele queria, mas é tudo que ele precisa.

  • Moacir 1

    Prezado Setti,
    Queria que nossos DESASTRES fossem só nas Minas e Energias do Lobão.Mas o buraco é mais embaixo.Estão pintando de vermelho a América Latina.
    Está fazendo um ano que o Grande PresidentO Eterno dos Humildes Hugo Chávez I morreu e demorou um mês para ser sepultado,carregado nos braços de milhões e milhOas de hermanos .
    As Elitez daz Ezquerdaz Bolivarianaz estão em Caracas para grandes homenagens ao defunto.Raul Castro chegou lá que nem o General do Bando ,pois afinal, estão todos dominados.Será comunista o Continente do Bolívar.Já decidiram!
    http://www.youtube.com/watch?v=AHn_Xwk4Zfg
    E o Kim Jonguinho III deve estar orgulhoso…na Disney.
    Mas estes sociopatas estão orgulhosos de quê? Afinal ,qual foi o legado de Chávez?
    * Um revival desatroso do comunismo,fruto de um incesto do Comandante Invicto com Dona Cuba Falida.
    * A completa ruína da economia da Venezuela
    * Hiperinflação,desindustrialização,desabastecimento,uma exportadora de petróleo cujo câmbio é doido de pedra.
    * Índices estratosféricos de criminalidade
    * O colapso do Judiciário
    * A destruição da PDVSA
    * Eleições fraudadas
    * Ódio de classes.Olha aí a ProletáriA soldadA RevolúcionáriA x A EstudantA BurguesA e—-FascistA
    http://www.youtube.com/watch?v=7wmXloUZxhk
    * O Blackout das mídias locais,do twitter ,da internet e agora a perseguição e prisão de jornalistas estrangeiros
    * Um filme hollywoodiano chamado Mi Amigo Hugo,feito pelo sociopata do Michael Moore,mas que o Lula e a PresidentA
    adoooooraram
    http://www.youtube.com/watch?v=sxqTXxJQoD4
    * Uma nova versão da Internacional Socialista cantada por uma canditada ao posto de futura primeira filha da Revolução Bolivariana .
    http://www.youtube.com/watch?v=NGk4Ae41zb4
    * E os classe média e os estudantes escualidos lutando contra as balas,o gás ,os cacetetes,os tanques da Guarda Nacional e dos paramilitares ,atrás de barricadas e com cocktails molotov caseiros.
    * Um sucessor paranóico e debilóide que conversa com passarinhos e que de tão maduro ,está caindo em desgraça, para quem o Barba tem a cara-de-pau de pedir VOTOS.
    * Caos social ,uma terra dividida,um povo sendo massacrado pelo governo que elegeu.
    * E um túmulo visitado por Maradona
    http://www.dailymotion.com/video/xyzdhi_maradona-visita-tumulo-de-chavez_news
    A MandatáriA não foi às homenagens póstumas.Para nos representar mandou o nosso prezado Marco Aurélio Top Top Garcia
    http://www.youtube.com/watch?v=l5Gh9Q9Tol8
    É isso aí Top Top estamos F@#%&@S!
    Essa BanâniA LulopetistA será uma VenezuelA PajaritA amanhã.Está tudo combinado e sem papel higiênico
    A única coisa inteligente que o Comandante Galáctico Comunista fez na vida ,foi ir dessa para melhor antes que a m@#$a batesse no ventilador.
    Mas nós estaremos aqui.
    Oremos!
    Abc

  • Enio

    Recentemente lí uma reportagem/entrevista do Dr. Goldemberg a respeito do uso (ou do mau uso) das nossas usinas termoelétricas. Sou leigo no assunto e quem possa interessar, é so colocar no google que a reportagem está lá. Os descalabros que cometeram no passado recente e persistem nos dias de hoje é de arrepiar o cabelo. Estamos no limite vermelho das nossas cotas de energia e a beira de um eminente racionamento.Somente a alta administração petista não assumi essa posição (por enquanto). Mas tenham certeza de uma coisa, essa conta virá assim que passar o período eleitoral.

  • Marcos

    Caro Setti,
    Outro dia me chamou a atenção o fato de alguns moradores de Brasília aplaudirem o governador Agnelo Queiroz pelo não tão excelente trabalho que tem feito na cidade. Em seguida, ele tomou um pito. Acho que deveríamos fazer o mesmo não só com a excelentíssima presidente da república, mas com todos os políticos em geral. Ah… e não podemos esquecer, é claro, dos ministros do STF. A diferença em relação à plateia amestrada que sempre acompanha a presidente, é que as palmas serão de puro escárnio. Afinal, este é o pior governo e ministério de todos os tempos.

  • Ronaldo Barra

    Caro Ricardo Setti, muito feliz seu artigo. Estive em uma praia do litoral de Alagoas durante o carnaval. Houve um apagão de comunicação. Os telefones celulares ficaram mudos e surdos. Na praia mais procurada do estado de Pernambuco faltou energia elétrica durante o carnaval prejudicando os comerciantes(bares e restaurantes) e em Olinda faltou comunicação nas máquinas de pagamento por cartão de crédito/débito. Pagamento só em dinheiro vivo. Estes são os pré núncios da copa do mundo de futebol.

  • Ronaldo Barra

    A praia de Pernambuco é a famosa praia de Porto de Galinhas, frequentada por turista do mundo inteiro e nada de eletricidade. Apesar deste governo corrupto tentar negar vamos ter um apagão em plena copa!

  • lucio luiz de souza mendes

    Olha a Gerentona, entende tanto de agua e energia como eu entendo de medicina/pisquiatria ou seja somos leigo e agora pensando porque é presidente não retira um cidadão da Minas e Energia e não coloca alguem para dirigir com conhecimento de causa