Image
A culpa da falta de papel higiênico, segundo o governo Maduro, é de uma “campanha midiática” da oposição. O governo não consegue enxergar o ridículo da situação (Foto: toiletpaperworld.com)

Amigas e amigos do blog, já foi divulgada, sem grandes detalhes, a informação de que o governo “bolivariano” da Venezuela, diante da falta generalizada de produtos de consumo para a população, vai importar, entre outros itens, 50 milhões de rolos de papel higiênico e 750 mil toneladas de alimentos.

O país que detém as maiores reservas de petróleo do planeta não consegue suprir nem alimentar seu próprio povo — faltam arroz, farinha, óleo, massas, biscoitos, água mineral, refrigerantes, salgadinhos, ovos, carne, frango, peixe, frutas e legumes, leite e derivados — queijo, manteiga,iogurte –, até açúcar, com toda a “amizade eterna” com um país açucareiro, a Cuba comunista. Faltam também medicamentos, suprimentos hospitalares, produtos químicos essenciais à indústria local — e por aí vai.

Isso mais ou menos já se sabe aqui no Brasil. O que não foi suficientemente comentado é a grotesca, ridícula “guerra do papel higiênico”. As enormes filas de gente em busca do produto diante de supermercados, farmácias, mercadinhos e outros tipos de comércio em muitas cidades do país mereceram uma séria acusação por parte do governo: as pessoas seriam vítimas de uma “conspiração da mídia”, segundo penoso pronunciamento de Alejandro Fleming, que carrega o título de ministro do Poder Popular para o Comércio da Venezuela.

A mídia ligada ao que o chavismo chama de “oposição apátrida”, assim, não quer derrubar o governo pela força das armas, mas por meio de boatos alarmistas sobre falta de papel higiênico, que levam dezenas de milhares de pessoas às filas. As necessidades de asseio pessoal do povo, dessa forma, entrariam no esquema “golpista” divisado por Fleming.

Solene, e negando que falte o produto, assim mesmo ele explicou o porquê da importação:

— A Revolução vai saturar o mercado de papel higiênico de forma a que nosso povo se acalme e entenda que não se deve deixar manipular pela mídia, que diz haver escassez.

Vejam vocês como está a Venezuela: a “Revolução” está, no momento, dedicada a importar papel higiênico.

Image
Esta senhora venezuelana não acredita que a falta do papel higiênico seja invenção da “mídia golpista” — e se previne (Foto: Fernando Llano / AP)

O estrondoso fracasso que o desabastecimento geral do mercado mostra, após 14 anos de chavismo no poder, explica-se por vários fatores, todos eles ligados a medidas desastrosas tomadas pelo falecido “comandante” Hugo Chávez em seu afã de controlar tudo e todos no país.

Muitas fábricas venezuelanas de diferentes produtos operam bem abaixo da capacidade devido aos controles de câmbio impostos pelo governo, que tornam difícil e não raro impossível pagar por peças, máquinas e insumos industriais.

Dirigentes de empresas de diversos setores vêm anunciando, nos últimos dias, que cresce o número de empresas à beira da quebra por não conseguirem estender as linhas de crédito com fornecedores estrangeiros.

A raiz do mal está no controle de divisas imposto por Chávez há dez anos para tentar conter a fuga de capitais depois que seu governo expropriou vastas extensões de terras e centenas de empresas.

Agora, os empresários precisam enfrentar outro tipo de filas para conseguir tocar sua vida — filas diante do Banco Central venezuelano, mendigando a possibilidade de adquirir dólares para não paralisar seus negócios. O Ministério da Fazenda informou que 1.500 empresas de pequeno e médio porte já tiveram atendidos seus pedidos de compra de dólar para enfrentar a atual emergência. E que está “estudando” pedidos de cerca de mil empresas de maior porte.

Enquanto isso não se resolve — mesmo a liberação do câmbio por um período não produziria efeitos imediatos no funcionamento das empresas a ponto de o mercado mudar de percepção –, a Venezuela faz o que sempre fez: torra o dinheiro do petróleo importando o que precisa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 7 =

49 Comentários

aparecido f. em 07 de janeiro de 2014

Para prevenir a escassez por aqui o PT vai mandar os brasileiros usarem o papel nos dois lados....ou então usar jornal com a foto do ****....

vovozinha em 07 de janeiro de 2014

É.Depois de 14 anos dói constatar que está cada vez mais difícil para o povo limpar a ...casa!

pd em 31 de dezembro de 2013

A Dilma tenta. Logo ela conseguirá levar o Brasil a esse fantástico estado de desenvolvimento.

jorge em 31 de dezembro de 2013

Esta será a guerra mais suja jamais vista,a famosa "GUERRA DAS FEZES

pierre em 30 de dezembro de 2013

O bananão Maduro está se tornando a vergonha maior (depois do llulla) do estúpido bolivariaananismo sulamericano! Elle só se compara aos apagões argentinos promovidos pela viúva negra KK! Com tanta riqueza na Venezuela , o bananão foi mendigar na China e conseguiu arrancar daquelle país neo-capitalista, uma esmola de 5 bilhões de dólares, para importar comida e papel higiênico...da China! Essa vergonha bolivariana que o PT quer implaantar no Brasil! E estamos quase lá!

ZEBEDEU em 30 de dezembro de 2013

Parodiando o grande jogador e artilheiro Dario, o "Dadá Maravilha", a solucionática está na própria problemática. Sem ter o que comer, em breve o povo venezuelano não necessitará de papel higiênico. Viva o bolivarianismo!

NERVAL DA COSTA em 30 de dezembro de 2013

Se você quiser saber porque seu texto foi deletado, por favor consulte as regras para publicação de comentários no blog no link http://goo.gl/u3JHm Obrigado.

jze em 29 de maio de 2013

Tenho medo de que o atraso governamental da Venezuela seja estabelecido aqui também. Pelo visto, vontade para que isso ocorra, por parte do políticos não falta.

Logan em 23 de maio de 2013

Na falta do papel higiênico na Venezuela, os venezuelanos deveriam utilizar o Jornal Granma com a foto do Fidel Castro para se limparem!!!

Carlos Eduardo em 23 de maio de 2013

E é esse tipo de socialismo que os petralhas querem para o nosso país: Miséria, ditadura, muitos impostos, pouco investimento e boa vida para os corruptos.

Tomás Turbano em 22 de maio de 2013

Socialismo é isso aí: total incompetência gerencial, distribuição de miséria, recessão econômica acentuada e destruição do setor produtivo. Tudo isso em nome de ideologias que já se provaram um verdadeiro fracasso (vide a Europa Oriental na década de 80). Esse processo ignóbil todo mundo já sabe: Chávez escorraçou o setor produtivo com expropriações, controle de preços e do câmbio, aí os industriais não conseguem produzir nos valores impostos pelo governo e o resultado é a escassez crônica. Fica a velha frase do Dr. Tancredo Neves: O povo tem o governo que merece!!!

Paul em 20 de maio de 2013

Nao tem nem producao de milho para usar o sabugo ..., isso e' um governo progressista.

Luiz C. em 20 de maio de 2013

A qualquer momento, Maduro vai sugerir que a população use os Votos Impressos da última eleição, no lugar do papel higiênico...

antipetista em 20 de maio de 2013

Os depositos de papel higienico devem estar vazios. não adianta invadir nada. quem tem papel higioenico na venezuela já deve ter mandado ele para off shore. a solução pode ser importar aquele jornal cubano para substituir ...

SidneyCWB em 20 de maio de 2013

Camilo perez - 18/05/2013 às 14:37. Pois é amigo. Então pergunto porquê Maduro está importando papel higiênico se ele pode invadir estes depósitos e encampar tudo que tem lá dentro, já que a Venezuela NÃO é uma democracia? Você tem resposta para isto?

Corinthians em 19 de maio de 2013

Demorou mas não falhou. Já virou culpa agora dos empresários golpistas (como tem golpista neste mundo né - ou é imprensa, ou são os empresários, ou é a direita...). Já sei, a solução mias lógica correta e democrática é tirar as empresas dos empresários e deixar nas mãos eficientes e diletas do estado. Aí sim haverá melhora. Como vemos o quanto melhorou as empresas desapropriadas por Chaves, assim como a Venezuela. Ô pessoal pra curtir um ditador mandando neles....

Luiz em 19 de maio de 2013

Um alerta àqueles que estão "apurados": não confundir folha de mamona com urtiga. Muita calma nessa hora!!!

pierre em 19 de maio de 2013

Mais uma ideia copiada do regime cubano! Se o povo não come, ele não c...! E não precisa produzir ou importar papel higiênico! O Brasil petista ainda chega lá!

John Smith em 19 de maio de 2013

O governo fez tanta mierda que agora não tem nem com o que limpar, e tem maluco por aqui que acha o máximo o tal chavismo/lulismo, não se preocupem a venezuela de hoje é o brasil de amanhã, continuem votando no pt.

Maso em 18 de maio de 2013

O Bolivariano Cheiroso . Na pátria bolivariana uma terra madura ao norte segue avante a revolução com um cheiro de cadáver, forte . Não são os tombados na guerra pois até aqui não houve morte é um cheiro que vem lá dos fundos denunciando o militante sem sorte . As bandeiras, no passado, exaltadas, sugerindo aos reacionários, passaporte agora servem de abano rasgando o ar com seu corte . De Cuba o conselho vem ao aroma que não tem quem suporte aqui! sabugos e jornais resolvem e o povo que se comporte

Argelia em 18 de maio de 2013

Bom, se falta todo tipo de alimento entao pra que papel higienico!

Ismael Pescarini em 18 de maio de 2013

Caros amigos, com a finalidade de colaborar com a revolução bolivariana e enriquecer o conteúdo deste respeitado blogue, venho expor um método de economizar papel após o nº 2. Método socialista de economizar papel higiênico: 1 -pegue um pedaço de 15 cm de papel higiênico, i.é, um picote. 2 -faça um pequeno buraco no centro, o suficiente para introduzir nele seu dedo médio. 3 -introduza o dedo médio no anus e gire-o até a completa remoção dos resíduos de sua ração socialista processada 4 -coma outra mão, puxe o papel através do dedo, limpando a sujeira deste 5 - finalmente, dobre bem o papel utilizado e com cantinho limpe a unha do dedo médio, para sua completa higienização. Caros amigos, pode não ser agradável, mas é economico e tem segundo alguns usuários a finalidade de auto examinar a próstata nos homens, é calro. O crédito deste método deve-se a um médico cubano que prestou serviços em Angola e ensinou um velho amigo.

Zaratrusta em 18 de maio de 2013

Uma estatística curiosa que certamente poucos conhecem sobre o Meio Ambiente na Venezuela: . População total 2012: 29.890.694 habitantes . População residente em área urbana 2012:93,74% . População residente em área rural 2012: 6,26% . Áreas protegidas no total do território nacional em 2008: 65,70% . Áreas cultivadas 2009: 3,85 % da área total . Áreas de pastagens permanentes 2009: 20,41 % da área total . Produção de gás natural 2009: 27,92 bilhões de m³ Produção de petróleo 2009: 2.436,74 mil barris/dia . Ou seja, é uma população quase totalmente urbana, onde 2/3 do território é de reserva ambiental, e devido a isso com área cultivável extremamente reduzida e desproporcional à demanda da população de 30 milhões. Basearam sua economia exclusivamente na exportação do petróleo e são dependentes da importação de praticamente tudo! . Alguém que consiga dominar a fonte de recursos (a PDVSA nesse caso) de uma sociedade com esse tipo de dependência econômica única, certamente domina toda a sociedade,... . O que foi mesmo que o bolivarista Chaves fez para dominar a Venezuela? ... . (E qual não terá sido o "exemplo" que "ensinou" para o "delinquente de nove dedos", que aparelhou tão bem a Petrobrás, heim?) . Com esse "perfil econômico" e essa Brilhante gestão bolivarista hà mais de dez anos, não há como não ter de importar de tudo! Até mesmo itens de primeira necessidade e de consumo básico como o papel higiênico!

Bruno em 18 de maio de 2013

Caro Setti, . Muito agradecido por Vc. saber trazer uma coisa que poderia parecer pouco relevante para cima da mesa. E trata-la como deve ser tratada. . Existe um dito no mercado financeiro, que traduzido para português seria algo como "estamos caminhando para o precipicio". (we are heading to a cliff) . É preciso mostrar aos votantes, ao povo, o caminho que o governo deseja para o Brasil. E é preciso muita força e coragem para o fazer. Cada dia mais. Eles, os vermelhos, estão no poder. E tudo farão para nos entregar na ponta desse precipicio. . Hugo Chavez convidou os Venezuelanos para essa caminhada. E com eles deu um passo mais para o abismo. Assim temos um país, que ao contrario de Cuba que é uma miséria per si, milionário em riquezas de petroleo mas só divide com o seu povo a pobreza e a violencia. . Se existe no mundo de HOJE algum país que podemos indicar como um fracassado difilcilmente a Venezuela escapa. Mais uma experiencia do socialismo ditatorial que falhou. Quantas mais serão necessárias ? Quantos mais cidadãos que se quer sejam de bem terão que sofrer nas mãos de politicos mentalmente doentes ? . Nunca irei entender, e se fosse Venezuelano nunca iria perdoar, que o país com as maiores reservas de petroleo do mundo fosse um pais de miséria. Esse é o destino do Brasil nas maos dos vermelhos e no silencio dos brasileiros-de-bem. . "Eles sempre falam da Revolução, foda-se a Revolução !" (Bono-U2, em Sunday Bloody Sunday)

Camilo perez em 18 de maio de 2013

Empresários que lucram com o desabastecimento e políticos que procuram reditos com este desabastecimento golpista. Existem vídeos disponíveis no youtube feitos por empregados de empresas alimentícias e de necessidades basicas que mostram depósitos abarrotados de mercadorias. O Sr. Aurelio Jimenez apresentou provas irrefutaveis ante a justiça que involucram empresários e políticos Venezuelanos e colombianos neste DELITO. Nem os vídeos dos depósitos abarrotados de mercadorias e nem as palavras do Sr. Jimenez foram expostas nos médios "independentes". Estes médios "independentes" os mesmos que apoiaram o golpe de estado do ano 2002, so mostram as prateleiras vazias dos grandes supermercados e nada falam dos depósitos abarrotados de mercadorias nem da demuncia do Sr. Jimenez.

ze do matogrosso em 18 de maio de 2013

...e o molusco não tem nada a dizer? de merda êle entende...

Fernando X em 18 de maio de 2013

É assim, mesmo! Socialista faz muita merda e depois põe a culpa nas "zelites". Haja papel higiênico!

José em 18 de maio de 2013

Esse é o modelo do socialismo do século 21 que o DITADOR de quintal implantou na VENEZUELA e o PT quer importar para o BRASIL...

José em 18 de maio de 2013

Esse governo falido e tirano tem o total apoio da DILMA do PT, PCdoB...é assim que eles querem que o BRASIL seja... FORA PT!!

selminha em 18 de maio de 2013

Setti, uma foto na página 2 do jornal "O Globo" de hoje, com a legenda "Revolução na Privada", mostra, de forma patética, a situação a que estão submetidos os cidadãos venezuelanos, segurando seus preciosos rolos de papel higiênico como se fossem um tesouro. Será que eles acreditam que a falta do produto é culpa da imprensa oposicionista, como Maduro anda espalhando? Em pleno século 21, a que ponto chegamos! Lamentável!

sergio the original since 1ª leitura em 18 de maio de 2013

Caro Setti: Socialismo é isso aí: faz a população retroceder aos tempos do sabugo de milho!

ixe em 18 de maio de 2013

Olha aí no que deu o bolivarianismo amalucado: faltou papel,não faz mal, limpa com jornal - enquanto existirem por alí. Viram que o amalucado ditador está com a lista - RG , inclusive - dos venezuelanos que não votara nele ? Montou a lista negra direto da fonte: na justiça eleitoral. Vai acabar fazendo seguidores nisso também ?

Leonardo em 18 de maio de 2013

Se não tem alimento, pra que eles querem papel higiênico???

nino em 18 de maio de 2013

Não duvidem! Já, já virá uma campanha para a população usar o papel higiênico frente e verso, tudo culpa da imprensa golpista e do imperialismo americano.

Juju em 18 de maio de 2013

Alguém aí disse que cada país tem o governo que merece... infelizmente, o que se esquece, nessas frases de efeito,é que uma parcela bem significativa da população não concorda com nada que o governo faz, certamente votou contra a continuação desse sistema obsoleto e fracassado, que só os empurra para o buraco, e, mesmo assim, ainda precisa passar por essa situação vexatória de enfrentar enormes filas para comprar um mero pacote de papel higiênico! Sinto muita solidariedade por essas pessoas, que, por certo, não mereciam estar sendo governados por um Presidente insano, que conversa com passarinhos... PS: assisti, recentemente, a entrevista de Vargas Llosa no Roda Viva... ele foi perfeito ao dizer que um homem como Maduro ofende a inteligência dos venezuelanos... e que ele, como qualquer pessoa de bom senso, chegou a sentir "vergonha alheia" com a infeliz declaração do novo Presidente...

interrogações à distância em 18 de maio de 2013

Bom-dia Setti, A propósito! A ultra-séria “Radio France-culture” vem de dedicar esta semana 4 importantes émissões sobre o tema: DE KIRCHNER A CASTRO: AS ESQUERDAS LATINAS. A saber: 13.05.2013 (1/4) – Les racines idéologiques; 14.05.2013 (2/4) – La boussole cubaine (infelizmente com o concurso da pró-castrista Janette Habel); 15.05.2013 (3/4) – Les modèles économiques en question 16.05.2013 (4/4) – L’épreuve indigène Para ouvir clique http://www.franceculture.fr/ Buscar à rúbrica « émissions » – clicar à letra « C » no repertorio e localizar « Culturesmonde ». Muita, muita coisa vai certamente surpreender os mais incautos (ou os ainda crédulos desse auto-proclamdo "progressismo"). Obrigada.

Caio Frascino Cassaro em 17 de maio de 2013

Prezado setti: Do jeito que esses "bolivarianos" fazem merda, só pode mesmo faltar papel higiênico. Abs

Luiz Pereira em 17 de maio de 2013

Setti, Enquanto faltam coisas básicas na Venezuela, controle não falta. O "cumpanhero" Maduro diz saber a identidade de 900.000 pessoas que não votaram nele. Cada país tem o destino que merece. Que façamos por não merecer destino igual. abs

luiz em 17 de maio de 2013

Manda o Maduro importar folhas de coca para substituir o papel higiênico. Logo, logo, isso vai acontecer no Brasil. Mas o governo brasileiro já tem a solução, importar os livros escritos pelo Fidel Castro. Em Cuba papel higiênico é item de luxo, então eles compram o livro que é mais barato que o papel higiênico. E o maldito ditador pensa que ele é o cara. Antes eles usavam o jornal do governo, mas ao usarem, a bunda ficava toda vermelha por causa da tinta do jornal. PT, PARTIDO DA ÉTICA E DA MORAL. FORA LULA, FORA DILMA, FORA PT.

P Faustini em 17 de maio de 2013

Este imbecil fez tanta merda que falta papel para limpar, em cuba o povo usa o granma para se limpar, na venezuela podem usar grama ja que até a agricultura foi destruida e não tem sabugo de milho para quebrar o galho

Ricardo Frensch em 17 de maio de 2013

Aí, só de sacanagem, dá pra dar 368 voltas na terra.

moacir em 17 de maio de 2013

Setti, Eu acho muito estranha essa incapacidade que demonstram ter os líderes da Chavezuela de abstrair a forma pela qual,inevitavelmente,os preços controlados levam ao desabastecimento.Esse "fenômeno" é tão primário que é desvendado pelos calouros, na primeira semana de qualquer curso de microeconomia.Tudo o que se precisa é do mais elementar entendimento desses conceitos enraizados no senso comum econômico,chamados de - oferta e procura.Procura é aquela tal história de que,quanto menor for o preço,mais pessoas comprarão.Oferta é aquele tal enrêdo onde,quanto mais alto for o preço obtido por um determinado produto,mais dele os vendedores desejarão oferecer. Ponto de equilíbrio é aquele momento quando,todos satisfeitos,querem vender e querem comprar.Interferência é quando um governo intrometido ordena que os preços fiquem abaixo do ponto de equilíbrio.A consequência é que os compradores vão querer comprar demais e os vendedores vão querer oferecer de menos.E o final infeliz são as tais prateleiras vazias.Simples assim. Essa dinãmica de oferta e de procura,independe do rótulo ideológico do governo de plantão.Apesar de batizado de comunista ou socialista ou bolivariano,um país não faz madgicamente seu povo querer pagar mais pelas coisas que compra. Para o chavismo,no entanto,essas coisas como desvios capitalistas,individualismo e cobiça,devem ser aniquiladas pela Revolução ,enquanto ela importa toneladas de papel higiênico ,pois suas indústrias são incapazes desse tipo de produção sofisticadíssima. Então temos aqui o Grande Plano Utópico de criação do Novo Homem Bolivariano,um ser mítico que paga morrendo de felicidade duas vêzes o que algo vale, adora sua própria pobreza e tudo faz para aprofundá-la.Simples assim.Uma estratégia do tamanho do cérebro daquele nosso velho conhecido passarinho. De resto,apesar de lamentar as precárias condições de higiene dos hermanos venezulanos,acho essa ausência de papel higiênico a cara do Maduro.Ele merece! Abraço

Marco Felix em 17 de maio de 2013

Esses esquerdistas parados no tempo os de la e os de cá também e a espera da luz Stalinista, produzem tamanha quantidade de dejetos que a população não consegue papel suficiente para limpar. Seria algo extraordinário mas não é, simplesmente o de sempre; incompetência, corrupção e vagabundagem politica. Estamos aqui, indo na mesma direção.

jorge em 17 de maio de 2013

Caro Setti: começo a imaginar que na Venezuela,demora nada irá começar a guerra mas suja do mundo. Com certeza será a "guerra do cocô". Ou a guerra da bunda suja

luis em 17 de maio de 2013

meu amigo, com tanta "agada" que ele fez você acha que haveria papel suficiente???

Reynaldo-BH em 17 de maio de 2013

Setti, sorry. Mas continuando na falta de papel higiênico (ou seria excesso de merda?) vale a pena ver este texto (de O Globo) e o vídeo que consta do mesmo. A volta do voto à pico de pena, em pleno século XXI! Abraços. http://oglobo.globo.com/mundo/maduro-diz-saber-quem-sao-os-venezuelanos-que-nao-votaram-na-ultima-eleicao-8423666

Corinthians em 17 de maio de 2013

Cadê os defensores de ditaduras bolivarianistas nestas horas ?

Reynaldo-BH em 17 de maio de 2013

Esta ação bolivariana é tão sintomática de como se faz um país sujo que parece piada pronta. Passo! Mas não posso deixar de dizer: desde muito a gente alertava que ia dar merda... Só não esperávamos que fosse de modo tão literal.

Bruno Sampaio em 17 de maio de 2013

Que Hugo Chávez e seu "bolivarianismo" sempre fizeram um "govierno de mierda", todo mundo já sabia. O problema é que agora não tem como limpar!!!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI