Image
Prateleiras magérrimas em supermercado de Caracas: quase tudo é importado, mas falta quase tudo (Foto: camcomeciobolivar.com)

A herança maldita deixada pelo falecido caudilho Hugo Chávez na Venezuela após sua morte, na semana passada, não se limita ao autoritarismo, ao esfacelamento das instituições, a um dos índices de criminalidade mais altos do planeta, à corrupção e à ineficiência da máquina do governo, inchada de cumpinchas.

A economia do país está em frangalhos, como já mostramos em post. E, apesar de nadar num mar de petróleo — a Venezuela rivaliza com a Arábia Saudita em matéria de ter as maiores reservas do “ouro negro” do planeta –, Chávez fracassou redondamente em diversificar as atividades produtivas do país, concentradas na produção de petróleo, um desafio que diferentes governos não conseguem resolver há décadas e que, com o caudilho, chegou ao paroxismo.

Nem comida para seu povo a Venezuela produz suficientemente, e nunca as coisas estiveram no nível em atual: 70% de tudo o que os venezuelanos consomem vêm de fora — de alface até arroz, de farinha para pão até carne, de enlatados a frutas.

Vejam bem, um país imenso, de quase 1 milhão de quilômetros quadrados, com uma vasta área de terras agricultáveis e uma população relativamente pequena para sua extensão — perto de 30 milhões de habitantes, 12 milhões menos que o Estado de São Paulo — não consegue nem de longe produzir alimentos para seu próprio consumo.

Por esse dado, dá para imaginar o resto, não?

Ah, antes que me esqueça: boa parte das importações de alimentos vêm do Grande Satã, os Estados Unidos tão amaldiçoadas e hostilizados pelo chavismo.

É esse o regime tão incensado pelos lulopetistas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − treze =

Nenhum comentário

Luiz Alvorada em 26 de março de 2013

Diogo - 18/03/2013 às 12:59 Seu comentário calhorda, mentiroso e ofensivo foi deletado. Suma daqui. Não preciso de leitores do seu jaez. Isso não é Censura caro Ricardo Setti? Não, é defesa contra mentiras e ofensas. Não sou masoquista para publicar esse tipo de coisa. Pode esquecer. Ser democrático é uma coisa. Ser idiota e masoquista, outra. Civilize-se, seja educado e escreva críticas sem ofender que eu publico.

alvaroa em 23 de março de 2013

Esse Hugo chavez já morreu tarde, A hora do Lula , tambem vai chegar assim como dilma, a Inútil.Com letra minúscula para o nome dilma, a presidentaaaaaaaaaaa.

Reginaldo Gadelha em 20 de março de 2013

Os porcarias, ops, os petralhas são e serão sempre do contra.

Diogo em 18 de março de 2013

Seu comentário calhorda, mentiroso e ofensivo foi deletado. Suma daqui. Não preciso de leitores do seu jaez.

Roberto em 16 de março de 2013

O comunismo adotado pela ex-URSS nao deu certo e o Sr. Chaves repetindo a dose em Venezuela, atraso de vida .Eh o mesmo que usar carroca na era dos carros, e o pt brasileiro querendo copiar, inclusive querendo calar a imprensa.Quanta bobagem e atraso.O comunismo eh bom para os dirigentes, vide a China com mega ricos.

Nelio em 16 de março de 2013

Esta situação deprimente é o quadro perveros que o lullllla*** e o pt pretendem implantar no Brasil, afim de se perpetuarem no poder. Quanto mais o país se miserabilizar, melhores condições serão criadas para que lullllla e seus sequazes ,aficionados por cofres públicos, dominem a população dependente das migalhas distribuidas pelo desgoverno dessa raça sem limites, que aposta no anacronismo intelectual do povo para se dar bem. Num país de 1ºmundo, com um povo mais letrado, esse aprendiz de ditador sem escrúpulos, que nunca trabalho e hoje está rico, às custas dos idiotas, estaria preso numa penitenciária, pelo conjunto de sua obra apócrifa de dilapidação das instituições e de recursos públicos como o mensalão, com o intuito único de se manter ao redor dos cofres e se perpetuar no poder.Ou o Brasil acaba com esse elemento sem limites, sem ética e que institucionalizou a corrupção e a roubalheira indiscriminada em beneficio próprio e de sua quadrilha ou ele acaba com o que ainda resta do Brasil.

wanderlei em 15 de março de 2013

Isto e o que o PT defende.

Corinthians em 13 de março de 2013

Poxa Setti, Aqui neste post, que demonstra claramente o fracasso que é a Venezuela, os defensores de Chaves não comentam nada. Sabe como é... isso tudo é culpa da CIA.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões. em 12 de março de 2013

CHÁVESZUELA A ETERNA MENTIRA! http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/03/chaveszuela-eterna-mentira-quarta-feira.html . Abraço a Todos Osvaldo Aires

Jonas em 12 de março de 2013

sim, e a reforma agraria forçada de Cahvez causou enormes perdas, passando terras a gente amiguinha do regime (os sem-terra de lá) que nao sabem nem o que produzir.

Andre M. Andrade Jr em 12 de março de 2013

A melhor solução para esses países ricos em petróleo é educar o povo e não alimentá-los de facilidades.É o que acontece com nosso povo,especialmente os do nordeste ,que sempre receberam benesses em troca de votos e continuam os mais deseducados do país.É fracasso na certa e despesas para os outros estados que têm de mantê-los.

Adalberto Lasch em 12 de março de 2013

-Gostaria de saber se o povo venezuelano consome petróleo para viver, por que um país como a Venezuela deve produzir alimento como todos os países da América Latina ou este governo que hoje se encontra morto acharia que o povo iria se alimentar de petróleo. É por está e outras que o Brasil deve ficar alerta para com o governo que tem, tirando de quem produz para dar para os pobres, dizendo que quer acabar com a pobreza, mas não é desta maneira que se elimina este tipo de desigualdade social e sim gerando emprego para que os mesmos tenham seus salários. Para isto deve o governo investir em melhores formações acadêmicas para que o mercado de trabalho tenha excelentes profissionais, por que é disto que um país precisa para ser uma potência.

Paulo Matter em 11 de março de 2013

Arilson Sartorato, 11/03 às 17:36 Prezam os comentaristas pelo bom uso do português; você está a uma distância sideral disso, não é mesmo, comentÁrista?

PIB Venezuelano em 11 de março de 2013

Ainda assim, a Venezuela teve um crescimento maior que o nosso em 2012. Pibinhos já estão virando tradição no Brasil.

arilson sartorato em 11 de março de 2013

QUANTOS DETALHISTAS E MESTRES EM LINGUÍSTICAS TEMOS COMO COMENTÁRISTAS!!!!!!!!!!!!!!!DEVERIAM PEDIR EMNPREGO DE REVISOR NA 'VEJA'

arilson sartorato em 11 de março de 2013

ME PARECE QUE QUANTO MAIS CANALHA O GOVERNANTE, MAIS O ZÉ POVINHO IDOLATRA O ELEMENTO, VEJAMOS AQUI TAMBÉm A ADORAÇÃO DO ZÉ POVINHO AO LINCOLN,DIGO LULA. ENQUANTO ISTO ELES FAZEM FORTUNA PESSOAL AS CUSTAS DA MISÉRIA DOS BABACAS.

Fabricio em 11 de março de 2013

Visito diariamente este sítio. Faz bem ao meu espírito democrático. Desta vez só não concordei com o insensado - é incensado, prezado Setti. Obrigado, caro Fabricio, tanto pelo elogio ao blog quanto pela correção. Ao escrever errado, fui "incençato", hahahaha... Acontece. Abração!

Marco em 11 de março de 2013

Don Setti;É o q se esperava de um regime totalitário nacionalistas e monopolista com a criação de um santo patrono, comprometido só com a maciça reorganização trabalhista social monopolista gerados pelo governo com os privilégios especiais, e mais nada,sem nenhum outro propósito econômico livre e competitivo. Acabam em desabastecimento e inflação. No Brasil as figuras influentes do PT entendem, aprovam e recomendam esse tipo de modelo ideológico. Abs. PS; Corrige insensato, no texto! Valeu, caro Marco. É isso mesmo. E obrigado pelo toque. Outros leitores já haviam me puxado a orelha e já corrigi. Fui "incençato" ao não rever direito o texto... Abração!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI