Image
Chávez e o futuro adversário Capriles: para o coronel, tanto faz enfrentar o líder da oposição quanto “uma capivara, um burro ou um ornitorrinco”

Não poderia ser de mais mau gosto a tirada com que o ditador da Venezuela, coronel Hugo Chávez, depreciou seu futuro adversário nas eleições presidenciais de 7 de outubro próximo, o advogado tributarista e governador do Estado de Miranda, Henrique Capriles Radonski, vencedor das eleições primárias realizadas domingo para a escolha de um candidato único de oposição.

Passando, como ocorre com frequência, o limite do cafajestismo verbal, Chávez disse, numa de suas intermináveis entrevistas à TV estatal, que para ele tanto faz enfrentar Capriles quanto “uma capivara, um burro ou um ornitorrinco”. Naturalmente acusou Capriles, 40 anos, vencedor das primárias com 63% dos votos dos 3 milhões de eleitores que participaram, de ser o candidato preferido “da grande burguesia”, do “império ianque” e de seus “lacaios”.

Infeliz mesmo, porém, foi ao ironizar as comemorações da oposição como sendo “alegria de tísico”: o coronel lançou mão de metáfora recorrendo, justamente, a uma doença para atacar adversários que vêm se portanto com decência e elegância diante do câncer de que é portador, e cuja exata gravidade mantém rigorosamente oculta da população.

E notem que a campanha, na qual Chávez, no poder desde 1999, tentará se reeleger para um terceiro mandato de seis anos, ainda nem começou…

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 7 =

Nenhum comentário

fpenin em 22 de fevereiro de 2012

Setti, Desculpe-me a pergunta inconveniente: você acredita na existência do Inferno? Eu, de minha parte, confesso que não creio nisso. Mas se eu estiver enganado,tenho certeza de que o Diabo, ou coisa que o valha, já está afiando as pontas do seu tridente para receber Chávez com todas as mordomias e pompas que o criminoso merece.Eu não desejo a morte do carrasco. Primeiro, ele teria de sofrer aqui tudo o que cometeu contra os cidadãos venezuelanos. Depois, sim, o Inferno... Minhas crenças pessoais não são objeto de discussão aqui no blog, caro Penin, até porque não sou personagem, não é mesmo? Eu preferia, em vez de o Chávez ir para um eventual inferno, que um dia ele fosse julgado por um tribunal independente -- de modo a ir para numa cadeia por um longo período, cadeia dessas com barras de ferro bem grossas.

carlos nascimento. em 21 de fevereiro de 2012

Ricardo, Me tire uma dúvida: No meio jornalístico, quando alguém busca confirmar a veracidade de uma informação, qual a primeira agência de notícias que vcs recorrem, me fale no seu caso : - REUTERS - CNN - BBC - GLOBO - GOOGLE Feito isso , qual a verdade sobre o estágio da doença de Chávez ? Abraços. Carlos Nascimento. No exterior, vejo a CNN, a BBC, o The New York Times, agências como a Reuters que você mencionou, a AP ou a France Presse e, conforme o caso, consulto jornalistas amigos ou conhecidos, quando não -- mas isto é mais raro -- uma ou outra fonte que eu tenha de viagens que fiz. O estágio da doença de Chávez é objeto de muita especulação, e não tenho certeza sobre a veracidade dos diferentes rumores que correm. Pelo jeito da coisa, porém, não é um quadro animador para ele, não, caro Carlos. Abração

Marcos Conservador em 21 de fevereiro de 2012

Pedro Luiz Moreira Lima, não vi opinião nenhuma no seu texto. Sobre o Chavez, torço pela morte dele. Mas os venezuelanos de bem terão anos de trabalho para desfazer o que ele fez de errado.

tico tico em 20 de fevereiro de 2012

Lá como cá, mesmo que o terror do Orinoco, venha a morrer, levará muitos anos para a Venezuela, se livrar da sua influencia esquerdizante. O aparelhamento, que já deve ser total, não deixará.

Marinho em 19 de fevereiro de 2012

O mestre cancer dará um jeito neste lixo,só espero que o povo venezuelano não desperdice esta chance de ouro.Mandem esta imundície para o lixo da história,lá é seu lugar.

joao rodrigo em 18 de fevereiro de 2012

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:GOVERNAR,DE FORMA DITATORIAL,A VENEZUELA CAUSA CÂNCER,ACOMPANHADA DE MORTE SÚBITA!!! BEM FEITO,SEU MONSTRO!!! AGORA PAGUE SEUS PECADOS AO DEMÔNIO E SOFRA,BASTANTE,COM ESSE TEU CÂNCER!!!(UM CÂNCER CAUSADO POR FATORES MUTAGÊNICOS,DENTRE ESSES,O DE CALAR A IMPRENSA E ATACAR A DEMOCRACIA VENEZUELANA!!!)

tico tico em 18 de fevereiro de 2012

Setti, não seria uma boa idéia, a Veja fazer uma matéria sobre os da camarilha de Chaves? Deve haver alguma eminência parda se preparando a substituição. Vou sugerir ao diretor da revista. Obrigado, Tico Tico. Abração

Marcos em 18 de fevereiro de 2012

Não publico comentários depreciativos sobre colegas que, por sinal, têm seus próprios espaços para os leitores comentarem.

José Américo em 18 de fevereiro de 2012

Qual a diferença da postura do Chavez com a do Príncipe Lula na última eleição? Ou devemos esquecer os arroubos do "Eles, ou nós" divisionista, e que levou o Brasil a catástrofe em termos de união?

Leones L Rome em 17 de fevereiro de 2012

Pedro, muda prá Venezuela, já que você gosta de ditador.

Jefff em 17 de fevereiro de 2012

Ele (chaves)tem incontinencia verbal e o opositor (capriles) tem aquilo roxo! Em relação a baixaria tanto um lado quanto o outro estão bem servidos.

Marco em 17 de fevereiro de 2012

Amigo Setti: Segundo o Merval e um médico brasileiro, a saúde dele está com sério risco, em função de uma metastese sem cura. Abs.

Sergio em 17 de fevereiro de 2012

Ser "candidato do império ianque e dos lacaios", até as capivaras seriam. Basta ter mais de dois neurônios para ser contra essa corja que, infelizmente, domina quase toda américa latina.

Tuco em 17 de fevereiro de 2012

. Quando o Destino demora a fazer sua parte, temos o câncer a nos socorrer! .

Ismael em 17 de fevereiro de 2012

Finalmente, parece que esse tirano vai finalmente ser derrotado. Bom mesmo seria vê-lo na prisão, condenado pelos muitos crimes, tais como desvio de dinheiro do petróleo, prisão ilegal, corrupção e censura, mas já de tê-lo fora do poder e reatbelecida a ordem na Venezuela, já está de bom tamanho.

Natal Santana em 17 de fevereiro de 2012

Exatamente o tipo de comportamento que Lula usou e usa numa eleição. Como quando chamou Serra de "bicho" e não estava usando uma gíria da Jovem Guarda!

Mari Labbate *44 Milhões* em 17 de fevereiro de 2012

VIVA CAPRILES! É UM VENCEDOR NA VENEZUELA! O POVO JÁ PODE COMEMORAR! Pelo fato do Tirano Hugo Chávez, alma-gêmea de Luiz I e de Diluíza II, ter desrespeitado a própria doença, com certeza contaminou-se com essa terrível bactéria, mortal para os que não reconhecem o Poder do Criador. O coronel, energeticamente, transformou-se em um "verdadeiro burro", por toda maledicência, e até já adquiriu feição de ornitorrinco. Nota-se igual comportamento no "Mentor-dos-Males" em relação a FHC e José Serra! São pessoas que, para conquistarem o poder, matam os outros irmãos. Por serem extremamente egocêntricos e rebeldes, não conseguem respeitar as Leis do Universo e de uma Nação. Senhor Ditador: vá experimentar uma boa sauna, em um lugar mais apropriado... FORA!

Mariazinha em 17 de fevereiro de 2012

O Hugorilla está com medo, muito medo, tenta parecer invencível e "imorrível" e não consegue. A Venezuela merece coisa melhor como presidente.

Observador100 em 17 de fevereiro de 2012

Percebam a afinidade na postura deste crápula com a do Marco Aurélio Garcia, outro!

patricia m. em 17 de fevereiro de 2012

Carlos Nascimento, o cara eh um bandido e nao ha que perdoar coisa nenhuma, ha que se chamar a atencao sim. Entao so porque esta doente pode fazer o que quiser? Doente virou inimputavel agora? So faltava essa...

Corinthians em 17 de fevereiro de 2012

Nossa, que discurso mais... petista... E o pior é que o candidato da oposição se diz inspirado pelo PT do Brasil... pobre Venezuela...

Pedro Luiz Moreira Lima em 16 de fevereiro de 2012

Amigos: Sei que minha informação não será de grande alegria para vcs.O cara que deu a noticia do proximo "final de vida" de Chavez foi dado por uma figura marcada por golpes e envolvimentos em terrorismo, um cubano - americano - é daqueles que os EUA denominam "Terrorista do Bem"...é isso mesmo, "Terrorismo do Bem." Quanto a Venezuela - desculpa discordar de ser chamada de Ditadura e Chavez de Ditador - eleições abertas,plebicitos,imprensa pró e contra E LIVRE - e sem Guantanamos! ou seja sem existencia de presos politicos. Lamento informar mas segundo todas as pesquisas - Chavez e o o Bolivarismo têm amplo apoio da maioria da população venezuelana - apoio popular não pode ser chamado de Ditadura. É minha opinião Pedro Luiz

carlos nascimento em 16 de fevereiro de 2012

Ricardo, PERDOAI ! Chávez agoniza, está gravemente enfermo, tanto físico, como mental, o câncer que possui já é metátese, não leve em consideração o que ele vocifera. O castigo chegou de forma impiedosa. Finalmente a Venezuela irá se livrar dessas algemas que a conduziu ao fundo do poço. Carlos Nascimento.

Luiz Pereira em 16 de fevereiro de 2012

Setti, A campanha pode não ter começado. Mas, a se crer no post do Merval Pereira, ela pode acabar antes de seu final, para Chavez. abs

ze do matogrosso em 16 de fevereiro de 2012

é de se deduzir, pela foto, que a oposição venezuelananão terá adversário logo,logo...o bolivar de hospicio tá mais propicio pra gerenciar o "spa" do cramulhão ou coisa ruim, como dizem alguns. É uma pena que certos políticos brazucas não tenham tido o mesmo apreço pela medicina cubana, como têm pelos direitos "humanos" dos irmãos castro.

Edson Nordi em 16 de fevereiro de 2012

Meu caro Setti. São licões do Petismo.Quem não lembra da Marta Suplici perguntando ao Sr. Kassab durante debate eleitoral, se ele tinha filhos...pura apelação

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI