Image
O corpo de Chávez sendo velado na sede da Academia Militar: fotógrafos da imprensa só puderam trabalhar à distância (Foto: abc.es)

A tuiteira venezuelana Lourdes Ortega foi presa durante 24 horas, por ordem do presidente interino Nicolás Maduro, sob a acusação de tentar “desestabilizar” a Venezuela.

Seu crime pavoroso?

Dizer no dia 8 de março, três dias depois da morte do caudilho Hugo Chávez, em sua conta @ulilou, em resposta a um seguidor, a seguinte frase: “Não sei, mas foi convertido em cera”.

Referia-se ao corpo de Chávez, então exposto na sede da Academia Militar, em caixão do qual se podia ver — por exatos 3 segundos, de acordo com a estrita vigilância dos seguranças ali postados –, através de um cristal, o rosto do falecido coronel.

Outros tuiteiros tiveram problemas por descrever o cadáver como um boneco. E não foram apenas eles tiveram a impressão de que, no caixão, havia uma cópia em cera do dirigente “bolivariano”. O jornal ABC, de Madri, que mantém correspondente em Caracas, entrevistou uma dúzia de pessoas de diferentes segmentos e todas elas acharam estranha a aparência do rosto de Chávez.

O entrevistado que mais forneceu detalhes foi um funcionário de uma companhia internacional de fretes de 37 anos, que o jornal chamou de Óscar Medina para ocultar seu verdadeiro nome e protege-lo.

“Medina” passou duas horas na fila para ver Chávez. Para burlar os 3 segundos obrigatórios, simulou choro e desespero, de modo que pôde se inclinar várias vezes para observar bem. “Já tinha estado anteriormente ante cadáveres muito maquilados e arrumados, mas o que vi de Chávez foi um boneco de cera”, assegurou. “A pele, lisa, parecia demasiadamente brilhante e rosada, ele tinha lábios em cor natural, fechados, e parte do cabelo coberto por uma boina roxa. O pescoço também estava liso e ileso, sem qualquer sinal da traqueostomia que lhe praticaram quando de seu tratamento em Cuba”.

O corpo de Chávez deixou a sede da Academia Militar no dia 15 passado e foi levado a uma espécie de mausoléu no chamado Quartel da Montanha, onde uma laje de granito preto cobre sua tumba.

Como se sabe, o governo pretendia embalsamar o corpo e transformá-lo em objeto de culto, como ocorre com os cadáveres conservados de ex-dirigentes comunistas como Lênin, na Rússia, Mao Tsé-tung, na China, e Ho Chi Minh, no Vietnã, além de dos ex-ditadores comunistas na Coreia do Norte, pai e filho. Por incompetência e pela confusão e correria causados pela morte do coronel, porém, não se tomaram providências imediatas sem as quais o embalsamamento por tempo indeterminado não é possível.

Perto da praça que homenageia um narcoterrorista

O governo não divulgou fotos que mostrassem de forma minimamente nítida o corpo de Chávez morto. E, para as pessoas vê-lo em capela ardente na Academia, eram obrigadas a desfazer-se de câmeras fotográficas, celulares, gravadores e qualquer tipo de aparelho que pudesse gravar imagens. Fotógrafos e cameramen de veículos de comunicação não podiam fazer imagens de perto.

As mesmas restrições continuam em relação à tumba de granito no chamado Quartel da Montanha, que foi o centro de operações do então tenente-coronel Chávez quando ele liderou um frustrado golpe de Estado contra o presidente civil Carlos Andrés Pérez, em fevereiro de 1992, e funciona como Museu Histórico Militar.

Image
O ex-guerrilheiro e atual deputado chavista Fernando Soto Rojas falando em cerimônia diante do busto que homenageia o narcoterrorista fundador das Farc. O corpo de Chávez está exposto perto da praça (Foto: AP)

O governo diz que dois milhões de pessoas viram o corpo de Chávez. Até agora não se sabe se Chávez será transferido para o Panteão Nacional, junto ao Libertador Simón Bolívar — há restrições legais para isso, mas, como se sabe, elas pouco valem para os “bolivarianos” — ou se será definitivamente sepultado em sua terra natal, Sabaneta, no Estado de Barinas, a 420 quilômetros de Caracas.

De todo modo, e significativamente, o local onde se encontra o corpo do caudilho, num bairro popular denominado 23 de Janeiro, fica próximo a uma praça batizada em homenagem a um narcoterrorista — o fundador e ex-chefe das chamadas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Manuel Marulanda, o “Tirofijo” (“tiro certeiro”), morto em 2006.

Bolivarianamente, tem busto em homenagem a ele e tudo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =

20 Comentários

Claudia em 23 de abril de 2013

Eita gentinha ignorante. Que pena que as mídias do Brasil não são fiéis com a verdade; não mostram quem verdadeiramente era Hugo Chávez! Como se nossa política aqui fosse exemplar!! Sei que o socialismo sofre constante crítica mas não há sistema político mais igualitário e justo do que este. Mas fazer o quê, pensar no próximo dá "prejuízo" né e os eternos burgueses geradores de renda jamais abririam mão de 1 centavo que seja para abdicar da exploração trabalhista e pra promover uma sociedade sem miséria. Sendo assim é mais fácil sentar no sofá, ver o campeonato brasileiro e beber um cerveja fingindo que tudo por aqui; ao contrário do que dizem da Venezuela, corre perfeitamente bem. Plim plim!!!! Você já leu algum livro minimamente isento sobre o chavismo? Tem amigos venezuelanos? Já visitou o país? Quem escreve o que você escreveu parece estar vindo diretamente de Marte. "Socialismo"? A roubalheira no chavismo, inclusive com cala-boca de generais eventualmente insatisfeito, deixa o Brasil parecer Luxemburgo. VEJA esteve na Venezuela oito vezes nos últimos dois anos. E minha primeira viagem para lá ocorreu quando você provavelmente nem havia nascido -- foi em 1974. Informe-se, minha cara, antes de arrogantemente despejar críticas "à mídia" e à "gentinha ignorante".

jancsi em 04 de abril de 2013

Hugo Chaves Frias é putrefato de fato. Foi abraçar definitivamente o capeta ainda em Cuba. Maduro será provado pelos Chavistas, para depois cair de Maduro, putrefato é lógico e sem direito a ser de cera...

Bruno Sampaio em 03 de abril de 2013

Para sabermos o que de fato se passou com o corpo de Chavez, terá de transcorrer um grande tempo, décadas, até que as pessoas se sintam seguras para dizer a verdade. Quanto à história do boneco de cera, acho altamente plausível. Transparência nunca foi o forte de ditaduras.

Biagione Rangel de Araujo em 02 de abril de 2013

Esse episódio mostra de forma inequívoca, o motivo da América Latina continuar patinando e com tanta desigualdade social. Pois em nome desses, ditos excluídos, há os espertos que se aproveitam da situação de fragilidade desse povo para se locupletarem. O pior é que os governantes do Brasil, participam e até podem ter ajudado a montarem essa farsa. Até quando teremos que conviver com isso? Pelo visto vai demorar muito, já que a manipulação é grande, inclusive com o apoio da mídia.

Antonio Claudio em 02 de abril de 2013

Aproveitando a deixa do fpenin, poderia ser feito aqui no Brasil o museu dos caras de pau que alem do molusco entraria a petralhada toda, e garanto que nem os cupins iriam querer esses paus podres.

Luís Roberto SBO em 02 de abril de 2013

háháhá....realmente o todo poderoso-ditador e menino do lulla e da sua inventada.....virou boneco de cera....por isso os dois idiotas e mais um bando de vagabundos petralhas da comitiva(bolsa viagem no motel-aérolulla) Brasileira, adiantaram e retornaram a viagem de volta ao Brasil. Quer mais prova do embuste é ver q. os idiotas federais retornaram.....háháhá.....foram ver somente um boneco de cera.....é a MAIOR piada do mundo......enganou todos os chefes de estados que foram ver o boneco do mep.....háháhá....imaginem qdo. a mídia mundial tiver provas suficientes do acontecido, vai virar a coisa mais ridícula e idiota mundial.....háháhá.....não existe crime perfeito......o caixão do boneco-defunto ou defunto-boneco deve estár, em algum lugar, jogado ou pinchado de lado, sem valor algum......háháhá.....

fpenin em 02 de abril de 2013

Setti, Passeando pelo post, deparei-me com a dúvida de alguns leitores sobre qual seria o destino do corpo de Lula, ao passar desta para pior. Pois bem, acho que o Despudorado será transformado em um boneco de madeira: a perfeita cara-de-pau já está prontinha. O resto fica para depois...

fpenin em 02 de abril de 2013

Triste sina do caudilho venezuelano: em vida, um espantalho; morto, boneco de cera.

Adalberto Silverinha em 02 de abril de 2013

Provavelmente era um boneco de cera, pois não podiam expor um cadáver que morreu no final de dezembro e não quando NOTICIARAM que morreu, bem depois.

Bruno Sampaio em 02 de abril de 2013

Essa história foi dibulgada logo depois do funeral. Era plausível e ainda é!

PTralhas em Pânico em 01 de abril de 2013

...não precisa ser muito inteligente pra saber que o ditador morreu bem antes que o noticiário afirma. Acreditar na versão oficial, é dar atestado de burrice a esses idiotas. Vamos seguir uma lógica: o cara foi operado já sabendo que não se levantaria mais da cama, teve problemas sérios de infecção geral, precisou ser cortada a garganta para receber ar nos pulmões... então, logo na primeira semana, já deveria estar com aparência cadavérica além do rosto seco e magro. Aquela foto foi tirada antes da operação, ou em outras operações anteriores exatamente já premeditando seu uso assim que necessário. Pra mim, ele só deixou o hospital de Cuba, feito cadáver. A partir daí, foi pura ensenação, como o é tudo dessa esquerda maldita. Ha sim, a coisa no caixão, era um boneco de cera. Vejam uma das fotos de Cristina no velório, e notem a cara de enganada e traída que ela tem. Ela viu o boneco e não gostou, logo não soube disfarçar a raiva de ser enganada. Todos os dirigentes, alinhados com o coronel comunista/bolivariano, foram avisados e sabiam do boneco. Boneco ou não, esse o diabo já o levou, agora o próximo da fila, é o **** ***** ***** ***** ******. Esse vai fazer festa no inferno logo logo, e o diabo está doido por isso.

J. Carlos em 01 de abril de 2013

Gente... sério... "na boa": quem é que escreve mesmo esses comentários?? É o melhor conteúdo da 'Veja'. Simplesmente não dá pra deixar de rir. As viúvas e zumbis da ditadura ainda existem cara!!!

Dúvida em 01 de abril de 2013

E isso importa?

José Carlos Lopes de Oliviera em 01 de abril de 2013

Como sempre, essa gentinha inútil só sabem mesmo fazer espetáculos circenses. Dá pena da imbecilidade desses caras. Fico pensando, o que eles vão fazer quando o Lulla morrer.

Corinthians em 01 de abril de 2013

Não duvido nada. É a versão latino americana dos ovos chineses - aqui o pessoal falsifica caudilhos mortos.

Carvalho Netto em 01 de abril de 2013

Caro Setti!!! bem eu graças a Deus não fui lá e nem vi o "herói" de papel, mas.........aquela foto dele ao lado das filhas, é de mais para a minha pequenina inteligência, côr rosada, pele lizinha, simplesmente um Brad Pitt da Venezuela, que era um boneco, isso sem sombra de dúvidas, mas afinal, se toda essa frescura com a imprensa, fotógrafos e povão, não entendi, o cara já estava podre antes de bater com as 10, só falta agora o lula.

alberto oliveira em 01 de abril de 2013

Chaves apodreceu em Cuba, onde morreu provavelmente ainda no ano passado. O destino de seu cadáver é um mistério que demorará muito a ser desvendado. Esta palhaçada com o boneco de cera é só uma demonstração de como a Venezuela foi transformada nume verdadeira "república bananeira"

moacir em 01 de abril de 2013

Prezado Setti, Essa história de boneco de cera,para mim,é novidade.Mas perfeitamente possível em Macondo. A campanha presidencial é um delírio religioso populista,Louca de hospício. Maduro falou em embalsamar Chávez,só pra em seguida voltar atrás de pura incompetência. Depois anunciou que iam fazer uma emenda à Constituição para que o caudilho pudesse dormir o sono eterno ao lado de Bolívar.Parece que a coisa vai arquivada.Fica para depois da eleição. Jurou que Chávez,no Paraíso,teria influenciado a escolha lá do Papa Francisco. A mulher de Maduro,Cília Flores,aquela Procuradora Imoral da República,anunciou,dia destes,que Chávez ganhou a luta contra o câncer,já que hoje se encontra "multiplicado" para todo sempre. Ataques,diz Maduro,a ele e a qualquer chavista,são punhaladas,golpes no coração da Pátria,pois todos eles são fiéis "apóstolos" do comandante. Elles dizem e repetem a toda hora que, "nada" deve "incomodar" Chávez nos próximos 5 anos,que é para ele poder se transformar em paz,num "espírito santo".Sério! Os santos de barro e santinhos são vendidos em toda e qualquer esquina,junto com bonecos infláveis. Ainda mais agora,depois que as televisões são obrigadas a transmitir os vídeos infantilóides de um Chávez de alpercatas,blusão tricolor e meigo sorriso,entrando no Céu e trocando idéias com Jesus Cristo. Assustadora essa Santa Ignorância,num país com alegado analfabetismo zero. Abraço

Netinho em 01 de abril de 2013

La como aqui terroristas são herois governantes,ladrões sem disfarce,e felismente até agora nenhum morreu de cancer ,senão teriamos cristos para serem reverenciados como herois e salvadores da patria...

jamir abreu em 01 de abril de 2013

E isso é novidade ? Os comunas só deixam sair a noticia que interessa a eles, tudo o mais é proibido. O caudilho, ditaddor e populista, hipócrita e mentiroso Hugo Chaves é o melhor exemplo de como os comunas falseiam a informação: Chaves já veio morto de Havana e o tempo que ficaram fabricando informações foi o necessário para montarem seu esquema: o tempo suficiente pra fazerem um BONECO DE CERA, pois NÀO DARIA MAIS PARA EMBALSAMAR O CORPO DO DITADOR, como foi feito com LENIN, STALIN, MAO TSE TSUNG, os doidos da Coireia do Norte, porque COMUNISTA ADÓRA ADORAR CADAVERES EMBALSAMADOS e a GANG VENEZUELANA é tão INCOMPETENTE QUE NÀO FEZ A TEMPO O EMBALSAMENTO DO HUGO, o amigo de LULA CACHAÇA, e assim, se quiserem, os COMUNAS E MENTIROSOS VENEZUELANOS VÀO TER QUE ADORAR UM BONECO DE CERA sem a catinga comunista que eles tanto adoram !!! JAbreu

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI