Image
Meninos do Brunei que aparecem no clipe: um alfabeto de nações em pouco mais de 2 minutos

Por Daniel Setti

Às vezes o rock pode ser educativo. E, se depender de bandas como o They Might Be Giants, de Boston, EUA, esta faceta pode ter uma eficácia surpreendente.

Cultuado como um dos grandes nomes do rock alternativo americano surgidos no início da década de 1980, o TMBG possui uma longa discografia que, a partir de No! (2002), passou a incluir álbuns dedicados ao público infantil.

Image
They Might Giants: John Linell e John Flansburgh (Foto: divulgação)

E foi justamente para celebrar seu primeiro decênio como produtores de canções para crianças que John Flansburgh e John Linell, as cabeças por trás do grupo, regravaram o seu maior hit do período, “Alphabet of Nations” (tradução: “Alfabeto de Nações”), presente originalmente no CD Here Come The ABCs (2005). Além disso, criaram, com a diretora Emily Oberman, um novo videoclipe.

“Xilofone do Oeste”

Ambos são bastante divertidos e, como sugere o texto, baseiam-se em um alfabeto formado por nomes de países. Do A de Argélia ao Z de Zimbábue, Flansburgh e Linell repassam 37 países, todos correspondentes a alguma letra do alfabeto utilizado na língua inglesa.  Na falta de um para o W, inventaram uma certa ilha de West Xylophone (algo como “Xilofone do Oeste”).

A lista é cantada ao longo dos 2 minutos e 15 segundos da música, enquanto as nações são localizadas em um mapa-mundi, que também exibe fotografias de pessoas nascidas em tais países. Elas enviaram os retratos a pedido da própria banda, em convocatória realizada neste Tumblr.

O They Might Be Giants também lançou camisetas e cartazes relacionados ao clipe,e repassará o lucro das vendas ao Global Fund for Children, organização em Washington em  e que trabalha junto a crianças carentes de pelo menos 78 países do mundo.

Assistam ao vídeo de “Alphabet of Nations”:

Países citados

Confiram, aqui, a lista de países mencionados na letra: Afeganistão, Argélia, Austrália, Azerbaijão, Bolívia, Bélgica, Brunei, Bulgária, Camboja, Canadá, Chade, China, Dinamarca, Dominica, Egito, Equador, Fiji, França, Gambia, Guatemala, Hungria, Irã, Japão, Cazaquistão (Kazakhstan, em inglês), Líbia Mongólia, Noruega, Omã, Paquistão, Catar (Qatar, em inglês), Rússia, Suriname, Turquia, Uruguai, Vietnã, West Xylophone, Iêmen (Yemen, em inglês), Zimbábue.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 2 =

Nenhum comentário

Marco em 14 de outubro de 2012

Dom Setti: Daniel, parecia uma banda militar. Risos. Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI