VÍDEO: a esplendorosa Barcelona — 24 mil fotografias “resumidas” em time-lapse

Barcelona-time-lapse

As fontes de Montjuïc, em frente ao Museu Nacional de Artes da Catalunha, uma das belezas retratadas no vídeo (Imagem: Reprodução)

Há pouco publiquei um post com belo clipe de aspiração artística que reunia imagens “caleidoscópicas” de alguns dos cartões postais de Barcelona.

Agora volto a homenagear esta magnífica cidade, só que por meio de um vídeo que a mostra em imagens nuas e cruas. O único artifício presente – além da própria beleza barcelonesa – é a técnica de time-lapse, com a qual milhares de fotografias são combinadas a fim de “acelerar” o tempo do vídeo.

O resultado, claro, impressiona. Em pouco mais de cinco minutos, o diretor bielorusso Alexandr Kravtsov sintetizou o esplendor da capital da Catalunha.

Às custas, é verdade, de muito trabalho: foram necessárias nada menos que 24 mil fotografias – 480 gigabytes de material -, 100 viagens de metrô e “incontáveis horas” de pós-produção. Durante os trabalhos, que duraram de agosto a outubro deste ano – temporada em que Kravtsov esteve em Barcelona a convite de amigos -, uma câmera quebrou e um disparador de flash foi perdido.

No clipe, todas as principais facetas de Barcelona comparecem, da artística-arquitetônica (as curvas inventadas por Gaudí para o Parque Güell, a famosa basílica da Sagrada Familia, em construção há mais de um século, e outros edifícios) à histórica (a Catedral), passando pela geográfica (as praias, o porto, as montanhas de Montjuïc e Tibidabo) e urbanística-moderna (o metrô de superfície — o tranvia –, a controvertida torre Agbar).

Também dá para ver como “Barna” – apelido carinhoso dado à cidade – é privilegiada pelo clima em boa parte do ano. A música é  “Revolution”, do grupo francês Uppermost. Desfrutem:

BARCELONA. MOTION TIMELAPSE from Alexandr Kravtsov on Vimeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 5 =

5 Comentários

  • Meia Verdade

    Lindo maravilhoso

  • Marco Mesquita

    Nem um papel jogado no chão, me lembrou o Brasil com suas ruas limpas de lixo rsrsrs

  • adir maria leite

    Estive lá. É realmente uma linda cidade.A igreja Sagrada Família é algo de muito belo e arrojado.

  • Marcos F

    Meu filho morou lá por 4 anos, onde fez mestrado muito bom.
    Eu conheço as maiores e melhores cidades do mundo, sou amante inveterado de Roma, mas se tivesse que escolher uma cidade outra para morar, Barcelona ganhava estourado. É especial, simples mas especial.
    O time-lapse é de primeiríssima e deve ter dado um tremendo trabalho.

  • Cau Marques

    Conheço Barcelona. É linda! Ah! Gaudi! um gênio! Comparem a Europa mediterrânea com o norte da Europa. Lá também existem coisas belíssimas. O problema é o povo: o pessoal lá tem aquela severidade da civilização tribal, que lhes deu origem. O Império Romano e a Igreja Católica tentaram, mas não conseguiram mudar isso…