Image
A carcaça do enorme bombardeiro no solo da base na ilha de Guam, após o trabalho dos bombeiros (Foto: Popular Mechanics)

Foi alguns segundos após a decolagem que o Spirit of Kansas, enorme bombardeiro B-2 — cujos primeiros exemplares à prova de radar custaram 2,2 bilhões de dólares cada um — começou a perder força, tentou novamente arremeter, perdeu força uma vez mais, adernou para a esquerda e se esborrachou no chão, explodindo e pegando fogo.

Seus dois pilotos, um major e um capitão da Força Aérea dos Estados Unidos, conseguiram ejetar seus assentos e, embora feridos, se salvaram.

O incrível acidente aconteceu a 23 de fevereiro de 2008 na base aérea de Andersen, na ilha de Guam, território americano a 12.800 quilômetros de Nova York, no Pacífico Ocidental, a meio caminho entre Papua-Nova Guiné e o Japão.

Abaixo você poderá ver um interessante vídeo que inclui uma animação que oferece visão de dentro da cabine de comando, com os instrumentos indicando o que acontecia.

A causa foi banalíssima: a umidade de Guam interferiu nos sensores do sofisticadíssimo aparelho, o mais caro bombardeiro já construído (o preço médio depois passou a 1,6 bilhão de dólares), passando informações erradas aos dois pilotos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

3 Comentários

Ismael em 07 de fevereiro de 2012

Em 2008 tomei um baita tombo com ações. Foi como se um bombardeio de 2,2 bilhões caísse, talvez menos, comparando minha renda pessoal com o PIB do Tio Sam.

Reynaldo-BH em 06 de fevereiro de 2012

Um off topic bem atual. Lemos por aqui - até de amigos meus - a cobrança permanente acerca de comentários sobre o Livro "Privataria Tucana". Acabei lendo a coisa. Me arrependo por diversos motivos: por ter gasto meu dinheiro (honesto e suado) com o livro; por ler algo muito mal escrito; por não encontrar lógica alguma no que lá está exposto. Não conhecia (e nem conheço) o Amaury Jr. pessoalmente. Neste vídeo ele se apresenta. O resto fala por si. Abraços, Setti. http://www.youtube.com/watch?v=T82u9oAApCI PS: O que que o Azenha tem a ver com isto? faz parte do contrato dele com a TV Estatal? Zé de Abreu??? (Aquele ator que twita o dia todo contra tudo que for oposição)????

Lilian em 06 de fevereiro de 2012

Boa noite, Setti. Show de tecnologia, só não aprovo a finalidade da construção do B-2 (caça e bombardeiro). Essa "tentativa" de decolagem foi realmente estranha, se tiver um tempinho veja: B2 - Bombardeiro Invisível http://youtu.be/eNCurw877Eo Abração!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI