Image
Robinho? Que Robinho? Neymar, entrevistado ao 12 anos por Meligeni para a TV Cultura (Imagem: reprodução)

Estávamos em 2005. Robinho, que em 30 de julho daquele ano se transferiria ao Real Madrid por cerca de US$ 30 milhões, era a referência de craque em atividade no Brasil.

De fato, o jogador revelado na Vila Belmiro, hoje no Milan, fora fundamental para os títulos brasileiros conquistados pelo Santos em 2002 e 2004. Estava em seu auge, e depois da ida à Europa não conseguiria nunca mais manter o mesmo nível.

Neste cenário, eram frequentes as reportagens televisivas ou impressas em busca do “novo Robinho”. Uma delas, da TV Cultura, dirigida por David Vaz e disponível no YouTube, traz o ex-tenista convertido em apresentador televisivo Fernando Meligeni investigando novos talentos nas divisões de base do Santos.

E eis que surgem como protagonistas, em treino de futebol de salão no clube litorâneo, dois meninos, Jean Carlos Chera, de 9 – sob o qual já pairava o apelido de “novo Diego”, em referência ao companheiro de Robinho hoje no Atlético de Madrid – e  Neymar da Silva Santos Jr, de 12.

De Chera, hoje com 19 anos, o último que se sabe é que estava na reserva do Oeste de Itápolis durante o último Paulistão, após rodar sem sucesso por Genoa (Itália), Flamengo, Cruzeiro e Atlético Paranaense; de Neymar, bem, de Neymar…

“Eu vou chegar lá”

“Passo a manhã na escola e, às 12h30, venho a pé à Vila almoçar”, conta, no vídeo, o atual astro mais midiático do futebol mundial. Parece tímido, mas já exibe o mesmo sorriso carismático. Neymar da Silva Santos, pai do craque e homem por trás de todas as suas ações, aparece dando a fórmula para o sucesso: “estudar, em primeiro lugar, para que possa ser não só um bom atleta, mas um homem de futuro”.

Ainda na mesma reportagem, em desafio proposto por Meligeni, Neymar logo lhe aplica um chapéu. A seguir, quando a bola efetivamente rola, o argentino-brasileiro toma outra drible curto de tirar o fôlego.

“Ser o novo Robinho não é muita pressão?”, pergunta Meligeni.”. “É muita pressão, mas se deus quiser eu vou chegar lá.”, reponde Neymar.

Confiram, a partir do tempo 3’30”:

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =

Nenhum comentário

Meia verdade em 02 de julho de 2014

Excelente...."quando tomamos um bom vinho, normalmente, desconhecemos o trabalho que foi, para ser feito".

Alexandre de Jesus Veiga Lopes em 01 de julho de 2014

Última do Jean Chera. 10 dias após ser contratado por um time da Romênia, ele foi demitido, ainda não se sabe porque, mas acredito que tenha sido indisciplina. Mas Setti, me deixe opinar sobre o Robinho. Acho que ele é injustiçado, pois sempre o criticam pela sua carreira pós Santos, mas vejam números: Foram quase 3 anos de titularidade com a camisa 10 do Real Madrid, depois mais 2 anos no M. City, onde não se firmou por não se entender com o treinador, mas mesmo assim, foi a maior esperança da copa de 2010 junto com o Kaka, depois foi 6 meses com aquele time de craques do Santos, que enchia os olhos de qualquer apaixonado por futebol, então foi negociado com o Milan, onde está a 4 anos (não titular, é verdade, mas vem ajudando muito o time). O problema é que se esperava muito de um jogador que teve um começo de carreira badalado (quase como o Neymar). Vale também lembrar que ele está entre os 15 maiores artilheiros da história da seleção brasileira, e que na maioria dos - quase - 100 jogos pela seleção, ele entrou no segundo tempo. Em minha opinião ele está mais perto do Kaka, do que do Adriano Leite.

entendi em 30 de junho de 2014

Desculpe o offtopic, mas essa copa é a copa da carnificina. Dentro do campo. Os árbitros estão deixando jogadores extremamente violentos caçarem os craques em campo e no máximo dão um amarelinho e olhe lá. Fiquei revoltado vendo agora a entrada do francês no nigeriano.

Berta Reel em 30 de junho de 2014

Que legal!Parabéns pelo post Setti!Super emocionante!

Sidney em 30 de junho de 2014

Setti Parabens pelo - Post - !!!!solido e claro verdadeiro!! Vai para a nossa moldura o seu explendido ( como sempre ) teclo-informar. Segue cpy para os inumeros amigos que possuo Gracas a DEUS mundo afora inclusive. Baita abraco Ps: Excelente bate-bola com o grande Augusto ; again : parabens Baita abraco Obrigado, caro Sidney. Baita abraço pra você também!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI