Image
“Lighthouse” (“O Farol”), do diretor taiwanês Po Chou Chi

 

Por Rita de Sousa

Falar dessa animação é tarefa difícil, quase banal. Talvez por isso Po Chou Chi, o jovem diretor, natural de Taiwan, radicado em Los Angeles, não usou nenhuma palavra em Lighthouse (em português, “Farol”).

Cheio de sutilezas e simbolismos, o filme trata delicadamente da relação entre pai e filho, do crescimento, de amor e respeito. Mostra, em pouco mais de 7 minutos, o crescimento, o aprendizado, a partida, o retorno e o envelhecimento. E o fim, que é também começo.

O Farol é a casa, o lar, o porto seguro, o sinalizador de que está tudo certo, o abraço do pai. Os barcos a um só tempo simbolizam as conquistas, mas também as indas e vindas. Cartas são escritas, o pai espera, as estações mudam, e o inverno chega.

Tudo embalado, como a cereja do bolo, pelo delicado piano de Chien Yu Huang.

Po Chou Chi criou esta belíssima obra de arte na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), onde está atualmente fazendo seu mestrado em Belas Artes, o MFA, e ganhou com este curta 27 prêmios internacionais e participou de 50 festivais de cinema.

O reconhecimento não é uma novidade para ele: seu primeiro trabalho, o filme de animação 3D, A Gaveta da Memória (The Drawer of Memory), de 2006, já tinha levado diversos prêmios e sido aclamado em diversos países como Alemanha, Japão, China, EUA, Coreia e França.

O Farol, como não podia deixar de ser, foi dedicado aos pais de Po Chou Chi.

E a preciosa dica veio da muito querida amiga do blog Maria Regina Ribeiro Fortes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − um =

16 Comentários

Lorival costa em 02 de agosto de 2014

Lindo, lindo e profundo no simbolismo da mensagem. Me emocionei a ponto de chorar.

Diego em 14 de fevereiro de 2014

O vídeo é muito Emocionante e faz refletimos sobre nossas ações com as outras pessoas, em especial familiares mãe e pai especialmente. Gostaria de saber o nome da música?

carlos em 22 de agosto de 2012

Beleza pura, o relacionamento familiar, mais do que nunca, está precisando desse tipo de mensagem!

Denise em 22 de agosto de 2012

Muito lindo ! De rara sensibilidade. Continue nos brindando com criações maravilhosas como esta.

mirnacavalcanti em 22 de agosto de 2012

Bom dia, amigos! A beleza deste vídeo - tanto da mensagem - quanto da música e dos desenhos, leva-nos a pensar na importância do relacionamento entre pais e filhos - no amor existente, na dedicação e respeito. A sensibilidade afinal, está também na alma daqueles que se dispuserem a assisti-lo e, depois, pensarem se estão agindo como deveriam, com seus pais - se é que ainda estão nesta dimensão. Indico-lhes assistirem, pois certa estou de que poderá ajudar a muitos fazerem um exame de consciência.

Jeremias-no-deserto em 18 de agosto de 2012

É difícil não ver nesse filme uma notável influência do curta de animação "Father and Daughter", do diretor holandês Michael Dudok De Vik .Essa obra é um marco no cinema de animação moderno.

RAUL GODINEZ BALBOA em 17 de agosto de 2012

Sin palabras está dicho todo,,,amor, belleza, sentimiento, vagas por el mundo y al final siempre regresas a tu nido, a los tuyos.,gracias por hacerme derramar lagrimas.

Sel em 17 de agosto de 2012

Emocionante!!!

José Augusto Trombini em 17 de agosto de 2012

Parabéns e obrigado pelo presente que recebemos, poucas vezes vi uma criação tão linda, comovente e verdadeira. Que Deus te ilumine para criares coisas sempre lindas assim.

BETHS em 16 de agosto de 2012

Que lindo!

mario chen em 15 de agosto de 2012

gostou,Beleza!

Sergio em 14 de agosto de 2012

Massa

Marcos Aarão Reis em 13 de agosto de 2012

Beleza! Beleza!

Teresinha em 12 de agosto de 2012

Muita sabedoria, muita emoção pela identificação com a trajetória de vida em família. Espero que Chien Yu Huang prolifere com sua arte para o nosso bem!

Vera Scheidemann em 12 de agosto de 2012

Beleza pura ! Lindo, lindo ! Vera

Reynaldo-BH em 12 de agosto de 2012

Obrigado pela postagem. Rara sensibilidade.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI