VÍDEO CURTINHO, QUE VALE REVER: FHC mostra o perigo das “democracias autoritárias” na América Latina

O ex-presidente Fernando Henrique identificou e definiu com a agudeza de sempre um fenômeno novo que assola a América Latina do final dos anos 90 para cá — a praga bolivariana, governos que, com base em vitórias eleitorais, tornam-se autocráticos e populista, como ocorreu principalmente, mas não apenas, com a Venezuela.

FHC chamou-os de “democracias autoritárias”.

A sacada do ex-presidente se deu em seminário que, em maio passado, comemorou os 10 anos de criação da Fundação Instituto FHC.

Participaram, sob mediação de FHC, o ex-chefe de governo da Espanha Felipe González, os ex-presidentes Ricardo Lagos, do Chile, e Julio Maria Sanguinetti, do Uruguai, além do escritor e ex-chanceler do México Jorge Castañeda.

Vejam só:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =

10 Comentários

  • Helena

    Vou dizer uma coisa. Após passar mal DE VERDADE – vômitos, náuseas, dor de cabeça…(não, não estou grávida), como reação à medida ARBITRÁRIA, AUTORITÁRIA, NAZISTA E ABSURDA do governo sobre o Santander e a consultoria financeira), tive a suprema paciência de fazer uma pesquisa sobre relatórios ou reportagens similares em outros países. Vejam abaixo o que achei:
    http://moneyweek.com/endofbritain/
    http://www.paulcraigroberts.org/2012/07/08/the-collapsing-us-economy-end-world/
    http://www.spiegel.de/international/europe/why-germany-must-give-up-power-to-save-the-euro-a-837063.html
    http://www.globalresearch.ca/the-end-of-canada-s-sovereignty-as-a-nation-state-towards-a-u-s-canada-economic-and-security-perimeter/31976
    http://rt.com/op-edge/171728-economic-crisis-france-markets/
    http://www.centroeinaudi.it/rapporto-sull-economia-globale-e-l-italia/8474-la-crisi-che-non-passa.html
    Dona Coisa Ruim Rousseff e Senhor Demônio Inácio da Silva: DEMOCRACIAS SÉRIAS DEIXAM ANALISTAS EXPOR SEUS PENSAMENTOS E PREOCUPAÇÕES, SABIAM?
    e…em vez de censurar, eles LÊEM A COISA porque isso às vezes até ajuda os governos a acertarem o rumo!
    Os links acima referem-se a estudos econômicos feitos e divulgados no Reino Unido, nos Estados Unidos, na Alemanha, no Canadá, na França e na Itália.
    E sabem duma coisa?
    N-I-N-G-U-É-M FOI CENSURADO!!!
    Vou postar isso em todos os lugares que puder, e peço que os articulistas POR FAVOR COMENTEM ISSO!!!
    Essa gente é o PIOR ********** QUE JÁ SUJOU ESTE PAÍS, e espero que o povo desta vez acorde pra isso. Senão, as chances vão ser de que a gente acabe preso se disser que está fazendo sol quando o governo mentir que está nevando.
    ISSO É DITADURA, SEM SOMBRA DE DÚVIDA. Essa gente está escancarando seu viés autoritário, stalinista, e os expurgos pelo jeito já começaram.
    Só vomitando, mesmo.
    PT NUNCA MAIS!!

  • Moacir 1

    Setti,
    De saída, louvo o trabalho de pesquisa da comentarista Helena às 15:53 e compartilharei sim, o seu informativo – e indignado!! – comentário.
    De resto , ouvindo o FHC – já não tem PresidentE como antigamente – a gente fica se perguntando se, por acaso, ele teria antes de falar nas “DEMOCRACIAS AUTORITÁRIAS” visto o vídeo abaixo no qual o CO-PresidentO Luizinácio leva um lero-lero amestrado com os blogueiros DELE financiados por NÓIS, no último mês de abril.
    Nos 8.243 discursos chapa-branca homicidas da língua portuguesa,a cara autoritária do PT começa a aparecer em toda a sua cafajestice e truculência.
    O CO – PresidentO , um dos campeões de mentiras cabeludas na Internet, deixou escapar na ocasião que bom mesmo é governar a China pois lá não tem sindicatos nem Congresso.
    Declarou o nosso OráculO bolivariano de araque que:
    “O CONGRESSO E ATÉ OS SINDICATOS SÃO OBSTÁCULOS”
    *
    http://www.youtube.com/watch?v=gzGcbGOPAXM
    *
    Cumu é, CO-PresidentO? Obstáculos para O QUÊ ?
    Abc

  • jfaraujo

    Circula pelo Facebook um texto com diversos projetos, desde 1985, que foram absolutamente benéficos e que o PT, controlado pelo barbudo hipócrita, foi explicitamente contra. O PT foi contra até mesmo a Constituição de 1988!!!

  • Katia

    Imperdivel

  • Paulo Henrique

    Eu respeito o Fernando Henrique como intelectual e até reconheço muita coerência dele em toda a abordagem de assuntos que envolve a ditadura militar(coerência essa que muitos tucanos perderam,pois defendem a ditadura) .Muitas feridas que hoje estão sendo tocadas foi por iniciativa do seu governo.
    Mas,apesar disso,o vejo como um político fraco,pouco hábil e que não soube se impor como líder político diante dos interesses de lideranças econômicas.E,sinceramente,não gosto dessa maneira de criticar as fragilidades da democracia dos outros países da América do Sul, nem tão pouco os colocarem como um perigo para nós,buscando dessa maneira legitimar a nossa estrutura política e projetos d poder que temos por aqui.
    Pra começar, o que chamados de democracia por aqui é muito frágil,pois não leva em conta as grandes desigualdades sociais existentes por aqui;a falta quase que total de compromisso com a coisa pública em nosso país,que atingem de forma preocupante pilares da democracia,como imprensa, as universidades e o Poder Judiciário.E a corrupção é um mal grave e que piorou de maneira assustadora nos últimos 20 anos. Esem contar o fato que,com as alianças escusas com os poderes locais,a maioria esmagadora da população brasileira não vive sob o Estado Democrático de Direito.E eu provo isso:a minha família vive no Rio de Janeiro e todo o mundo sabe que nas favelas(onde vive 20% dos cariocas) vale a lei do tráfico,na Zona Oeste,com mais de 30% da população da cidade,vale o que as milícias determinam.E sem contar os matadores que dominam os chamados bairros-favelas.E eu estou falando da cidade do Rio.Imaginem como as coisas se dão nos grotões dos coronéis? E é esse tipo de gente que controla o Poder Legislativo,um dos grandes pilares da democracia.
    Eu sou um democrata,insisto que aquilo que nós chamamos de democracia faz essa palavra soar como um mero estrangeirismo or aqui.Um modelo que mereça ser chamado de democrático precisa de ,o mínimo,oferecer aos seus cidadãos ofertas de qualidade em saúde e educação,respeito a coisa pública e democratizar o aceso a justiça.Pois de outra forma,não o que teremos não é liberdade,mas um mero estado de abandono,que pode levar essa estrutura a perder a legitimidade . E aí,só Deus sabe o que pode acontecer

  • antonio silva

    O Paulo Henrique faz uma analise muito lucida da situação do Brasil. Sao gangues guerreando entre si com cidadãos mantidos como reféns permanentes.

  • Dulce Regina

    Palavras sábias e certeiras do presidente FHC. Que diferença !!! Na inteligência , elegância, cultura e educação. E, sabe ? HELENA-29/07/14-15.53H- pensei a mesma coisa que você, sobre o Bco.i Santander. Isso é tolhir o livre arbítrio , isso se chama DITADURA. Temos mesmo que colocar ” a boca no trombone “, não podemos admitir que LACREM nosso pensamento, nossa fala e nossas atitudes.

  • Meméia

    Endosso a opinião do antonio silva, teria mais a dizer mas basta por aqui…
    antonio silva – 31/07/2014 às 0:35
    O Paulo Henrique faz uma analise muito lucida da situação do Brasil. Sao gangues guerreando entre si com cidadãos mantidos como reféns permanentes.

  • Gerolino Sebastião Gonçalves Fº

    O projeto de transformar as Américas em regimes ditatoriais Bolivarianos está em curso desde 2002.

  • tico tico

    É cômico ver senadores se dirigirem a Renan Calheiros como se o mesmo fosse um senador *****. Será que não sabem que o cinismo desse homem, é sem fim?