Os sismólogos – cientistas que estudam os diversos movimentos que ocorrem na superfície do globo terrestre – estão elaborando alguns modelos de computador sobre o devastador terremoto que atingiu o Japão neste 11 de março de 2011, e um grupo deles produziu a incrível animação abaixo.

Ela foi gerada pelo laboratório americano NOAA Pacific Marine Environmental Laboratory, mostrando como o tsunami se propagou do epicentro do terremoto, a cerca de 80 milhas da costa japonesa e a uma profundidade de 15 quilômetros.

É impressionante ver o poder destrutivo da Terra em ação e a energia das ondas se dissipando em longas distâncias, afetando todo o Oceano Pacífico:

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 9 =

3 Comentários

Paulo Bento Bandarra em 12 de março de 2011

Até agora só 1 800 mortos. Com a tremenda devastação é um bom número.

Vera Scheidemann em 12 de março de 2011

Muito interessante e ajuda a gente a entender melhor toda essa tragédia que se abateu sobre o Japão. Sobre o Japão apenas não, sobre todo o planeta, pois tenho pensado muito naquela frase do poeta John Donne - "No man is an island". Não podemos deixar de entender que estamos todos interligados e que as forças da natureza podem nos atingir de muitos modos e nada podemos contra elas. Um grande abraço ! Vera

SergioD em 11 de março de 2011

Ricardo, muito legal você difundir isso. Um abraço

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI