Image
Excelência e exatidão em um desfile militar chinês

Falar em disciplina militar é uma redundância. Na China, gigante na economia que também é gigante em poderio militar, a disciplina para fazer bonito em grandes desfiles chega a extremos.

A perfeição milimétrica dos seus desfiles militares já é conhecida pelo mundo. Para esses desfiles, em geral os blocos são constituídos por 24 colunas cerradas em tão perfeito alinhamento que chegam a parecer uma peça única em movimento.

Para conseguir o padrão de qualidade exigido pelos comandantes, os treinamentos de ordem unida são realizados com o auxílio de fios esticados de lado a lado em todas as fileiras do bloco, ou com o uso cavaletes de alumínio dotados de fiação e colocados diante de cada fileira. Esses recursos se utilizam inclusive para marcar o grau de elevação das pernas ou a posição correta dos queixos.

O vídeo e as fotos a seguir mostram detalhes dos ensaios de uma parada militar chinesa, resultado de um exaustivo, quase paranoico treinamento que provoca alto custo emocional e físico dos soldados — como vocês poderão verificar.

h

Image
Este resultado final exige muito…

Image
Até a altura dos passos precisa ser a mesma

Image
Os treinamentos são exaustivos tanto para homens como para mulheres

Image
Tudo é milimetricamente ensaiado…

Image
… com marcações fixas que incluem a altura dos queixos

Image
Os gritos de guerra são parte importante dos treinamentos

Image
A supervisão dos superiores é onipresente

Image
A provação de passar horas exposto ao sol, calor… 

Image
… como também a chuva e o frio

Image
Técnica (argh…) para manter pescoço e cabeça na direção certa

Image
Este é o resultado de tamanha dedicação

LEIAM TAMBÉM:

VÍDEO IMPRESSIONANTE: Grande parada militar em time-lapse passa a ideia do poder da China

Vídeo: impressionante efeito dominó num desfile militar na Bielo-Rússia

VÍDEO DE ADRENALINA NA VEIA: 24 horas no porta-aviões nuclear “Carl Vinson” — o mesmo de onde foi lançado ao mar o corpo de Osama Bin Laden

Fotos com alta dose de adrenalina: as ousadas acrobacias aéreas dos Leap Frogs, os paraquedistas da Marinha americana

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + dezessete =

12 Comentários

Eduardo Antônio De Moura em 07 de setembro de 2014

Para um civil brasileiro acostumado ao ócio, à vagabundagem, a fazer o mínimo para ganhar o máximo pode parecer paranoico quando os chineses fazem o que têm de fazer, bem feito. Mas esta é a diferença entre fazerem parte do "primeiro mundo" (eles) e viver de esperança em demagogos e milagreiros tão irresponsáveis quanto os demais pilantras que citei lá em cima (nós) e que por essas e outras nunca saímos do 3º mundo... É pena, né?

Jorge Medeiros em 25 de agosto de 2013

Ja tinha visto videos sobre os militares chineses. Impressionam quanto à disciplina e precisão, Lembrar que a disciplina coreográfica de shows de dança sincronizada (lembrando Radio City Music Hall) tambem eram, ou são, extremamente rigorosas. Obviamente, com o mesmo resultado deslumbrante e impressionante. Quanto mais variedade nesse blog, mais curiosidade de fuçá-lo. Fora as mulheres.

NélsonX em 23 de agosto de 2013

RSetti, sem querer elogiar elogiando. O teu blog é tudo de bom. Não conheço outro igual. É variado, inteligente como o dono e gostoso de acessar. Qto a mulheres militares. Eu como militar da reserva, não apoio mulheres usando fuzil. Essa disciplina extrema na ordem unida na China, só cria uns soldados robôs, que não pensam, não questionam os superiores, aceitam ordens como autômatos. O mundo já viu isso. Leiam sobre a Alemanha nazista e o comportamento e disciplina do soldado alemão na época. Esse treinamento é desumano com o soldado. Caro Nelson, muitíssimo obrigado por suas palavras generosas, que são um incentivo para meu trabalho. E concordo totalmente com você a respeito desse tipo de suposta disciplina que massacra os soldados. Ela existe mais dura e mais louca ainda na Coreia do Norte. Um grande abraço

Cidadão desiludido em 21 de agosto de 2013

Fui militar durante 18 anos. O que aqui se mostra, chamamos na caserna de Ordem Unida. De que serve? Para que a tropa, obedeça ordens em batalha, sem questionar, apenas cumpri-las. Isto redunda em disciplina. Quem nunca foi militar (Marinha, Exército e Aeronáutica), não tem como opinar, mas cidadãos como "Noiado- 23:23" esbanjam palpites . Em todas as Forças Armadas de todo o mundo, Ordem Unida e disciplina, são parte do dia a dia. Nada a ver com o regime politico do país.

Santana*100 em 19 de agosto de 2013

Se isto fosse feito pelo Exército brasileiro os esquerdopatas diriam que são uns bandos de lunáticos medievais. Mas como é o Exército chinês..........!

toninho malvadeza em 19 de agosto de 2013

O Anselmo me fez lembrar dos meus 1 ano,um mês e dois dias de caserna (NB),detalhe : Eu era segundo homem,do segundo grupo,do segundo pelotão,da segunda Cia,do segundo batalhão de BPE (SP),da segunda região militar.Estava de sentinela no dia que Elvis morreu,...saudades.

anselmo em 19 de agosto de 2013

Na minha época de soldado artilheiro, não existia tanto rigor. E, já naquela época, as sextas eram meio período para se economizar "comida" do rancho. Hoje deve ter meio período de segunda a sexta.....

Noiado em 18 de agosto de 2013

Show deprimente... Só as forças armadas pertencentes a estados nacionais são capazes de criar coisas tão imbecis como desfiles militares. Não há nada de admirável ou nobre em obrigar dezenas de milhares de pessoas a tamanha disciplina apenas para marchar em homenagem ao grande tirano que é o Estado. Mas fazer o quê? Tem gente que gosta destes gestos inventados pelo grande instituição assassina, ladra e megalomaníaca chamada "Estado".

Daniel B. Silva em 18 de agosto de 2013

Enquanto isso, nós não temos condições de treinar e instruir corretamente nem nossa policia militar.- E, as nossas forças armadas estão sucateadas e desmanchadas. E, com orgulho somos a 6a. economia do mundo.- Não vou mencionar o estado dos serviços públicos.

sergio em 18 de agosto de 2013

PARABÉNS, RICARDO...Vc está cada vez melhor. Muito obrigado, caro Sergio. E continue conosco! Um abração

Geová Elias em 18 de agosto de 2013

Maravilho, isso sim!

Marco em 18 de agosto de 2013

Don Setti, uma perfeição quase infalível. Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI