Image
Byron, parceiro de vida da inglesa Kate Cruz, atende a mais de 100 comandos — desde ajudar nas compras no supermercado até arrumar sua cama (Foto: Caters / News Agency)

Por Rita de Sousa

Byron, este belo cão golden labrador, faz coisas de que até Deus duvida: arruma a cama, pega leite na geladeira, saca dinheiro no caixa eletrônico e até faz compras para sua dona.

Ele é oriundo do projeto inglês Canine Partners, que treina cães para serem parceiros de vida de pessoas portadoras de paralisia.

Não se trata nem de longe de escravizar animais, mas de aproveitar seu maravilhoso potencial e esperteza e tornar o que já é, desde sempre, o melhor amigo do homem, em um parceiro de vida que auxilia pessoas incapacitadas a readquirirem parte de sua liberdade.

Tal como cães-guia, que são os olhos de portadores de deficiências visuais, cães como Byron são pernas, braços e um ombro amigo. Recebem em troca carinho, conforto, alimentação sadia, cuidados veterinários e tudo mais que os cães pet costumam ter — com a diferença de que trabalha, com longos intervalos para descanso e lazer.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, Byron responde a nada menos do que 100 comandos.

Kate Cruz, portadora da síndrome de Ehlers Danlos, uma condição rara na qual os ligamentos, ossos e pele ficam tão fracos que para ela até abrir uma porta é impossível, não saía há ano e meio de sua casa em Hincley, Leicestershire, na Inglaterra, até receber Byron, então com 2 anos de idade.

Kate, 49 anos, hoje declara que não poderia imaginar sua vida sem o cão – e para ela, a palavra amigo recebeu outro significado:

— Ele me deu minha vida de volta. Posso viver de forma independente, sem precisar tanto do meu marido ou outras pessoas para fazerem tudo por mim, porque Byron está sempre lá.

Treinamento

Depois de meses de treinamento intensivo com voluntários adotivos de filhotes, os cães jovens são cuidadosamente combinados com novos companheiros, e o treino continua em suas novas casas.

Image
Com a alegria própria dos cães de estimação, Byron está preparado para ajudar Kate no que ela precisar (Foto: Caters / News Agency)

A Canine Partners vem atuando para ajudar pessoas afetadas por doenças debilitantes, incluindo ex-soldados que foram feridos em ação. Os cães são treinados para atender as necessidades individuais e específica de cada candidato.

O parceiro de vida canino traz aos seus companheiros necessitados benefícios práticos, psicológicos e sociais, proporcionando independência e confiança, motivação e autoestima, além de companheirismo, sensação de segurança e aumento da interação social.

Dia a dia de Byron e Kate

Byron ajuda Kate a partir do momento em que ela se levanta: ele a ajuda em sua cadeira de rodas, todas as manhãs, agindo como um suporte para ela se mover da cama à cadeira.

Nenhuma tarefa é grande ou pequena para esse supercão. Na preparação do café da manhã, Byron corre para abrir a geladeira e pegar o leite. Retira as tigela no armário e, depois da refeição, coloca-as na lavadora de louças.

Image
Byron e Kate, parceiros na vida (Foto: Caters / News Agency)

Ele acompanha Kate ao supermercado, conseguindo, nas prateleiras mais baixas, recolher itens da lista de compras. Sempre que precisa, abre a porta para fazer suas necessidades fora de casa.

Se Kate sofrer uma queda, Byron está preparado para  buscar o telefone, um travesseiro e um cobertor, mas tem bastante tempo para ser simplesmente um cão: uma das coisas de que ele mais gosta é correr pelo parque e ficar coberto de lama.

LEIAM TAMBÉM:

Vídeos e fotos FABULOSOS: instituição treina macaquinhos para ajudar pessoas com paralisia grave. Eles aprendem até a dar comida na boca

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 9 =

9 Comentários

Andreia C. M. A. em 04 de novembro de 2012

Lindoooo, mt lindo! minha amiga precisa de Byron, ficou cega aos 24 anos, mt jovem, mt linda, estudiosa trabalhadora sempre...mas com essa prova em sua vida seus planos para o futuro mudarao...hoje ela depende da familia para tudo, sua mae teve que largar o trabalho para poder ajuda-la em tudo inclusive nos tratamentos sao 2 guerreiras.Ela tem 2 sonhos que depende de milagres, e pessoas usadas por Deus, ANJOS...um deles e' de voltar a enchergar outro de ganhar um cao guia, quase impossivel mas para Deus nao!Por favor se alguem puder nos ajudar, nos orientar.Obrigado.Deus nos abencoe.

Vera Duarte em 21 de outubro de 2012

Muito emocionante,lindo o amor que os animais sentem por aqueles que tambem os ama.São fieis dedicados ,se arriscam para salvar seus donos.Eu amo os bichos em geral.Peço à Deus que os proteja dos perversos.

Carlos Roberto Bezerra Rolim em 20 de outubro de 2012

ESTE CÃO TEM A CARA DO MINISTRO RICARDO LEWAND..., NÃO É, ÉO MÁXIMO.

vera em 19 de outubro de 2012

Leiam o livro escrito pela veterinária brasileira respeitada no mundo inteiro por suas pesquisas c os animais DRA.IRVENIA DE SANCTIS PRADA!!

Lili em 19 de outubro de 2012

"Sou daqueles que acha que, se existe um céu, não são só as almas humanas que irão pra lá, não." Eu vou além, não só vão para lá...estas maravilhas certamente VEM de lá, e só quem tem a oportunidade de conviver com eles e observá-los atentamente ( como eles fazem conosco- adivinhando nossos pensamentos, desejos e intenções)sabe como é, e "QUEM" nos presenteou com estes animais abençoados... Lindíssimo trabalho. Obrigada por postar !!

ademar filho em 19 de outubro de 2012

Aprendemos muito diariamente, com essas criaturas divinas. Só quem convive é que sabe. Pena que na maioria das vezes não conseguimos envelhecer juntos. Muito bom o tema e o vídeo. Saudações. Você tem razão, Ademar. Conheci há algum tempo uma amiga de amigos que é cega e tem um cão-guia. Fiquei impressionado com o carinho e a preocupação que o cão, também um Labrador, tem com ela. Sou daqueles que acha que, se existe um céu, não são só as almas humanas que irão pra lá, não. Abraço

Dirce Venancio em 19 de outubro de 2012

Realmente me emocionei,já amava estes animais, agora eu além de amá-los respeitá-los, eu não tenho palavras para descrever o que senti, fazem muito mais que muitas pessoas. Parabéns a Byron e Kate por esta linda parceria.

Vera Scheidemann em 19 de outubro de 2012

Lindo demais ! Os animais sempre me emocionam. Vera

Marco em 19 de outubro de 2012

Dom Setti: Uma bela dimensão de uma força bem próxima e esperta! Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI