No coração de Londres surgiram na última década e meia novos e espetaculares arranha-céus, que se transformaram em marcos da cidade no novo milênio. Um deles é o Leadenhall Building (foto grande acima), projeto de um dos grandes arquitetos do planetal, o italiano naturalizado inglês Richard Rogers, morto em 2021.
As obras tiveram início em outubro de 2010 e seus 48 andares foram entregues em julho de 2014.
O vídeo impressionante mostra, em time-lapse, 6 meses de trabalho na construção e é assinado pelos cineastas Dan Lowe e Paul Raftery. A trilha sonora é de George McLeod.
LEIA TAMBÉM:
Espantoso recorde batido pelos chineses: construíram um prédio de 30 andares em 15 dias
4 Comentários
Prezada Dulce Regina, obrigado! Eu poderia recortar foto por foto, a partir de referências fixas (como uma junta de dilatação da guia da calçada e o cruzamento de fios de eletricidade) mas então levaria mais um ano para terminar o vídeo - e a minha paciência não é tão grande. Ainda preciso escrever um relato sobre essa obra e deixar o link disponível na descrição do vídeo. Assim as pessoas poderão ver fotos mais detalhadas da construção. Obrigado Setti pela atenção que você dá aos seus leitores - um diferencial que muitos colunistas não exploram na Internet.
Parabéns. JT- 09/08/13-21.18 H- Mesmo sem os recursos profissionais vc conseguiu um resultado muito bom. Bacana para o proprietário do imóvel, poderá ver cada passo da construção. Valeu !
Caro Setti, Inspirado pelos vídeos em time-lapse sobre arquitetura que você publica, resolvi fazer a minha própria experiência. Projetei um sobrado em Paulínia e assumi também a administração da obra, fotografando todas as visitas do mesmo ponto de vista, embora sem tripé ou equipamento profissional, ao longo de quase um ano. O resultado está aqui, em primeira mão: http://youtu.be/-I2Jf4cSaoY Caro Jean, obrigado pelo envio em primeira mão. A falta do tripé faz uma diferença, mas não deixa de ser muito bacana ver a obra subindo aos poucos. Que paciência você teve, não? Mas o resultado ficará -- tanto na obra como no vídeo. Parabéns. Abraço
SETTI, o dia que nossas construtoras aprenderem a construir dessa forma, limpa, organizada, planejada, aí sim seremos um país de primeiro mundo. Hoje somos apenas o quintal. Ser a 6ª maior economia, não quer dizer absolutamente nada. Somos apenas um brutamontes que se pretende gente.