Image
O Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro, em Nova York, teve sua construção documentada e ilustrada em um vídeo em time-lapse (Foto: Justin Lane/AFP/Getty Images)

Por Tamara Fisch

Uma empresa americana de monitoramento criou um emocionante vídeo em time-lapse que retrata o desenvolvimento do Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro. Para isso, a EarthCam, companhia baseada em Nova Jersey, passou nada menos que 4 617 dias filmando a construção, e o resultado foi um vídeo de dois minutos e meio mostrando a incrível transformação por que passaram os dois grandes terrenos onde ficavam as torres gêmeas derrubadas pelo atentado terrorista.

O CEO e fundador da EarthCam, Brian Cury, escreveu uma carta ao público para esclarecer o que foi o projeto. Ele explica que tudo começou quando ele mesmo instalou uma webcam nos arredores do Ground Zero, nome atribuído à área onde ficava o World Trade Center, poucos dias após o devastador atentado de 11 de setembro. O objetivo era transmitir imagens do resgate às famílias de pessoas desaparecidas.

Depois disso, mais câmeras foram colocadas no local, já com o propósito de registrar a construção do memorial onde estão gravados os nomes das 2.753 pessoas que morreram, e que está ao lado do gigantesco One World Trade Center, o edifício de 104 andares que substituiu as torres gêmeas.

A equipe da EarthCam manteve as câmeras ativas desde então, e acabou com mais de um milhão de imagens, distribuídas ao longo de uma década até a inauguração do memorial, em 11 de setembro de 2011, para criar este vídeo.

Cury dedicou o produto final às vítimas dos ataques de 2001, às famílias e amigos dos falecidos, e aos responsáveis pelo resgate e pela reconstrução daquela parte de Nova York.

A ideia é que a documentação continue para que futuras gerações conheçam a história do local. A câmera utilizada e todas as imagens produzidas foram doadas ao museu anexo ao memorial, aberto ao público em maio passado, às famílias das vítimas e a outras pessoas diretamente afetadas pelos ataques.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =

10 Comentários

Zeno em 20 de julho de 2014

Ofensas e xingamentos são as armas típicas dos covardes e dos canalhas

Zeno em 20 de julho de 2014

Ao me xingar covardemente, escondido no anonimato, tenho certeza absoluta que, para se inspirar, você se olhou no espelho. Suma daqui!

Luis Machado em 20 de julho de 2014

Precisa de tratamento mesmo.

Tuco em 20 de julho de 2014

. . . Esse tal de Zeno - 19/07/2014 às 20:52 está a um passo de prestar-se a homem-bomba. De sorte nossa se for fazer um test-drive no meio do oceano. Ao menos servirá como comida de peixe (se já estragado não estiver). . . .

Valentim-Pr em 20 de julho de 2014

E, tem mais: se a Ucrânia cair nas mãos dos russos, a Polônia, Rep. Tcheca, e outros da antiga cortina, que coloquem as barbas de molho porque o putin não se conforma, quer trazer de volta a antiga e mofada URSS. QUE O MUNDO BOICOTE MESMO E SE UNAM CONTRA ESSE TIRANO! Chumbo quente nos cornos desses comunistas russos. VIVA A DEMOCRACIA..!!!

Valentim-Pr em 20 de julho de 2014

Povo guerreiro esses americanos... quem se mete com eles, os atacam, eles vão até os infernos mas pegam os terroristas. Querem apostar que vão atrás dos covardes separatístas pró-rússia que abateram o avião da Malaysia...? Tinha um americano entre os mortos. Motivo suficiente pra pegá-los. O tirano putin (ídolo da petezada)e seus asseclas da kgb que se cuidem. Os Americans Boys não vão deixar barato.!

Zeno em 19 de julho de 2014

Basta conhecer minimamente o que se passa no mundo para saber que os EUA humilham os países muçulmanos há décadas com seu o apoio descarado a ditadores, com o controle de governos corruptos, com a exploração do petróleo e com a criação de bases militares. Sua ignorância subserviente é patética. E o tonto aí embaixo falando em "democracia americana" (rsrs). Mal sabe ele que os EUA financiaram o golpe AQUI no Brasil. O povo afegão serve de exemplo a todos os que REALMENTE lutam pela liberdade! É, nos Estados Unidos não há democracia, mesmo. Que países você acha democráticos? A Rússia do corrupto e truculento ditador Putin? A famélica Cuba? A Coreia do Norte? Para você, o que é democracia?

jfaraujo em 19 de julho de 2014

Excelente vídeo, vida longa à democracia americana.

Tuco em 19 de julho de 2014

. . . Não, Grande RSetti, não... Esse tal de "Zeno" não precisa de tratamento nenhum. Ele precisaria estar no WTC no dia dos fatos. Ou, talvez, confortavelmente na própria casa - enquanto familiares dele estivessem no meio do inferno causado pela sanha de criminosos. . . . Tratamento, dependendo do grau de periculosidade do elemento, pode incluir imobilização compulsória, correntes com bola de ferro nos pés etc etc....

Zeno em 18 de julho de 2014

O 11 de setembro foi apenas a conseqüência de uma lenta construção da política americana. A Casa Branca foi a única responsável pelo que ocorreu. Essa ladainha que vitimiza os EUA e que é amplificada pelos seus lacaios na mídia é nojenta. Deveriam ter a dignidade de fazer um memorial em homenagem aos milhões de mortos no Afeganistão! Você precisa de tratamento.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI