Image
Sensação por onde passa, a Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) está completando 60 anos neste 2012 (Foto: FAB)

A Força Aérea Brasileira espera pacientemente há uma década que se solucione o grave problema da renovação de sua principal frota de aviões de combate, com a aquisição de caças supersônicos, e, por contenção orçamentária, enfrenta dificuldades na manutenção de suas aeronaves e no treinamento de seus pilotos.

Quando se fala, porém, na Esquadrilha da Fumaça — tecnicamente, o Esquadrão de Demonstração da FAB –, é tudo alegria. A Esquadrilha da Fumaça é respeitada no mundo inteiro pela alta qualidade de seu espetacular desempenho, em manobras dificílimas, ousadas e arriscadas, do qual trazemos, aqui, em ilustrações, as principais formações. Depois, lá no final do post, vem o rigorosamente imperdível vídeo oficial da Esquadrilha, adrenalina pura.

 

Image
A Esquadrilha da Fumaça utiliza aviões de alta qualidade, os T-27 Tucano, fabricados pela Embraer e utilizados por várias forças aéreas estrangeiras

A Esquadrilha, composta por 17 aviadores militares altamente treinados, e voando com aparelhos considerados de alta qualidade, os T-27 Tucano fabricados pela Embraer — utilizados por forças aéreas de diversos países –, é um sucesso por onde se apresenta, no Brasil ou no exterior. São mais de 100 apresentações por ano e 3.500 desde seu início. (Consulte a agenda da Esquadrilha em seu site).

As apresentações podem ocorrer com cinco, seis, sete e até doze aeronaves. Vejam agora as ilustrações sobre as incríveis manobras dos pilotos da Esquadrilha. O nome de cada manobra vem junto a cada ilustração:

Image
Split

Image
Cruzamento duplo

Image
Looping leme

Image
Coração

Image
Looping com desfolhado

Image
Break

Image
Looping coincidente e cruzamento lento

Image
Bomba

Image
Espelhão

Image
Bolota

Image
DNA com duas voltas

Image
Barril com 6 aeronaves meio looping

NÃO SE ESQUEÇA DE CONFERIR O VÍDEO OFICIAL DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA:

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =

14 Comentários

edward em 14 de abril de 2013

Bateu uma saudade dos T6.

jose catunda em 10 de abril de 2013

Só vendo para crer.Espetacularrrrrr.Existe outra igual?Não acredito.

moacir em 13 de janeiro de 2013

Setti, Grande post.Eles são espetaculares.Nunca assisti a uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça.Pelo vídeo imagino que seja emocionante.

João Lourenço da Silva Netto em 08 de setembro de 2012

Esquadrilha da Fumaça é o orgulho da aviação militar brasileira e do Brasil João Lourenço da Silva netto Advogado- Historiador - Escritor site:www.jlourenco.com

renata em 03 de julho de 2012

boa tardde gostaria de ver uma acrobacia com nome de aecio. adorei e achei linddo o trabalho de vcs. bjs

Julieta Pedrosa em 21 de junho de 2012

Meus heróis, desde pequena! Parabéns pela reportagem-homenagem e parabéns à EDA pelos 60 anos de muitas emoções e orgulho com que brindam a todos nós, brasileiros!

Pedro Luiz Moreira Lima em 20 de junho de 2012

Amigo sinkthepink: Realmente fizemos o dobro e as vezes mais de missões que os americanos, na Italia,com o nosso Primeiro Grupo de Aviação de Caça, o Senta a Pua. Infelizmente foi um custo alto - A alta direção da FAB por falta de experiência ou mesmo de má fé - não fez o recompletamento necessário para uma unidade guerreira. A estatística era a implacável, a perda de pilotos no Teatro de Operações do Mediterrâneo era de 3 por mês (mortes,abatidos e prisioneiros,doenças...)e nosso Senta a Pua estava também nessa triste estatística. Na Ofensiva da Primavera, 02 de abril a 02 de maio de 1945,tínhamos apenas 22 pilotos dos 49, isso obrigou a cada piloto brasileiro a fazerem de 2 a 3 missões diária - cada missão em média durava de 2hs a 2,30hs.Caso a guerra na Itália durasse mais uma semana,não teríamos mais pilotos! seria uma vergonha para o Brasil. Aos interessados visitem o site www.sentandoapua.com - melhor site sobre o Primeiro Grupo de Caça,o Senta a Pua. Abraços Pedro Luiz

Atento em 20 de junho de 2012

Eles são sensacionais! O orgulho da FAB e do Brasil.

Mari Labbate *44 Milhões* em 20 de junho de 2012

ADORO Esquadrilhas da Fumaça, querido Setti. Arrepio-me, completamente! É impossível escolher a manobra-aérea mais linda! Todas são FANTÁSTICAS... No momento das acrobacias, o homem assemelha-se a Deus. Felicito as valorosas Forças Armadas do Brasil.

Pedro Luiz Moreira Lima em 20 de junho de 2012

Setti: Grande reportagem!!! Vivem no limite e os treinamentos são para voar no limite - são fantásticos e como bem diz o Hélio - dá orgulho de ser brasileiro. Abração Pedro Luiz

Luiz em 20 de junho de 2012

Quando vejo materias da Esquadrilha da Fumaça, sempre me lembro, da música do Planet Hemp.

sinkthepink em 20 de junho de 2012

Algumas manobras são próprias de combates aéreos. Não devemos esquecer que os pilotos brasileiros faziam o dobro de missões nos céus da Itália na Segunda Guerra,comparados aos pilotos norte americanos.

Iara Teixeira em 19 de junho de 2012

Que maravilha de matéria, parabéns Ricardo Setti!

Hélio em 19 de junho de 2012

Já tive a oportunidade de acompanhar exibições da Esquadrilha da Fumaça no Brasil e no exterior, e é impossível não ter orgulho de ser brasileiro ao ver este pessoal em ação. Parabéns à EDA pelos 60 anos de glórias!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI