Image
Uma ave-do-paraíso-de-vitória (Ptiloris victoriae) clicada por um dos autores do fantástico vídeo deste post (Foto: Tim Laman)

O que leva dois marmanjos a se embrenharem em meio a uma mata fechada, extremamente quente e úmida, cruzando perigosas pontes e utilizando técnicas de escalada para subir em morros e topos de árvore?

A resposta é simples: contemplar, bem de perto, as 39 espécies de aves-do-paraíso, que reúnem alguns dos animais mais belos e peculiares já catalogados pelo Homem.

Aventureiros com uma missão

Os dois aventureiros em questão são Tim Laman, biólogo especializado nas rain forests (modalidade de floreta que inclui a amazônica) e fotógrafo da revista National Geographic, e Ed Scholes, pesquisador focado nas aves-do-paraíso e cinegrafista.

Sob a batuta do quase centenário Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, no Estado de Nova York, a dupla se mandou para Nova Guiné – a imensa ilha no Pacífico asiático dividida politicamente entre dois países, a Indonésia e Papua-Nova Guiné –  para produzir vídeos preciosos como este, nos quais os bichinhos voadores dão um verdadeiro espetáculo. Boa parte deles só existe na grande ilha.

Show de cores, dança e cantoria

As imagens, que pertencem ao projeto Bird of Paradise, do laboratório da Cornell, flagram o quão belos são os pássaros, com suas plumagens multicoloridas em combinações somente encontradas nas espécies “paradisíacas”, e também seus curiosos (e divertidos) métodos de acasalamento. Os incríveis bailes e cantos protagonizados pelos machos e a cautela das fêmeas ao selecionar os pretendentes saltam aos olhos.

Estas características, segundo informam Laman e Scholes no vídeo, têm a ver diretamente com isolamento geográfico dos animais na ilha, e os consequentes fenômenos evolutivos que isso pressupõe. Confiram:

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 11 =

9 Comentários

henriqueta marinho em 20 de maio de 2013

Gostei muito de poder ver estas maravilhas da natureza,obrigada. Deus existe,eu penso.

Antonio Marmo em 25 de abril de 2013

Não resisti...vi e revi e revivi, rsrs!E pela primeira vez encaminho a vc dois endereços para vc postar. Não sei qual a política de compartilhamento, se vc pode postar tudo mas é um vídeo onde o próprio mestre do suspense, Alfred Hitchcok explica porque os pássaros atacam os humanos em seu obra clássica "The Birds", classificado por ele como o mais assustador de seus filmes. Vejai neste endereço, apreciando o sotaque (accent) londrino do diretor... The Birds Official Trailer #1 - Charles McGraw Movie (1963) HD Depois tem outro já conhecidona Internet: pássaros numa ilha isolada no coração do Pacífico (Midway) nesse endereço: http://www.youtube.com/watch?v=371RCaJup3I&feature=share Vejam e tentem não chorar...

Izabella em 25 de abril de 2013

Prezado Setti, obrigada por este maravilhoso presente. Tornou meu dia ainda mais bonito. Quem agradece sou eu, cara Izabella. Tentarei sempre mesclar coisas belas com as durezas que é necessário mostrar e comentar. Abração

Agnes em 24 de abril de 2013

Ricardo. A natureza é maravilhosa. Obrigada pelo presente,já salvei nos meus favoritos.

Evandro em 24 de abril de 2013

ESTA COLUNA, assim como o time de campeões que completam o fronte do saber de Veja, nos alegre, instrui e eleva todos os dias. Obrigado, Sr. Ricardo pelas belezas, lições de lucidez e originalidade. Num tempo que não acaba, onde jornalistas são assessores do mal, políticos empreiteiros da corrupção, ter boa informação e um pouco de beleza para aliviar o dia é uma grande luz! Valeu! Caro Evandro, comentários como o seu nos animam a prosseguir trabalhando ainda com mais entusiasmo! Muito obrigado. Um grande abraço e... continue nos visitando!

Marmo em 23 de abril de 2013

Super...super...mas os dois são garotões... Também curto o velhinho Attenborough e o invejo. Naquela idade e sem artrose, ele se deita no chão para escutar formigas, sobe morros e escala para nos mostrar as maravilhas da natureza.

Vera Scheidemann em 23 de abril de 2013

Verdadeiras jóias ! Lindo demais ! Vera

Rick em 22 de abril de 2013

Que coincidência incrível. Eu tinha acabado de assistir o primeiro capítulo de Attenborough In Paradise e desligado meu player no computador, e vi este post. Fascinante. Imagino o que vai sair desta nova pesquisa. Continue assim Setti. Obrigado, caro Rick. Sempre procuro o melhor que consigo para os leitores do blog. Um grande abraço

Marco em 22 de abril de 2013

D. Setti, o melhor de tudo é escutá-las! Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI