A presidente Dilma, máxima representante do PT no poder, aparece nesta montagem de dois trechos de vídeos dizendo o que já reafirmou em diferentes oportunidades: gostaria de transformar o Brasil num país de classe média — como tantos países prósperos e democráticos do mundo, poder-se-ia acrescentar.

No mesmo vídeo, porém, vocês irão contemplar o famoso destempero de uma das fundadoras ideológicas do PT, a filósofa Marilena Chaui, em que, entre outras belezuras, afirma que a classe média é “uma abominação política porque é fascista” e “uma abominação cognitiva porque é ignorante”.

Ao generalizar e, portanto, ofender dezenas, talvez mais de uma centena de milhões de brasileiros com essas declarações — todos os integrantes da classe média são fascistas? todos os integrantes da classe média são ignorantes? –, Chaui deixa uma grande interrogação para quem a ouve: afinal, a que classe social ela própria pertence?

Ela, por acaso, integra o proletariado?

Ou será que pertence à grande burguesia brasileira?

Como professora universitária, na verdade, Chaui faz parte, com toda certeza, dos que, segundo ela, são “fascistas” e “ignorantes”. Suas declarações absurdas dão a entender que os dois qualificativos podem ser aplicados a si mesma.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + três =

40 Comentários

Anderson em 30 de abril de 2014

Para uma filósofa, esta senhora está muito parcial, com definições políticas bem partidárias. Para mim, seria uma péssima professora de filosofia, já que teria sempre um discurso viscoso e influenciador para com a opinião das pessoas. Abominação é desvincular a classe média da máquina nacional. Afinal, se temos 20 milhões de pessoas recebendo bolsa família e 6% de desemprego, quem tá pagando toda essa conta? Abominação é declarar cordialmente que você é burguesa e que só deve existir os pobres e vocês, para continuar nessa colônia sem fim. A declaração desta senhora, é um tanto quanto preconceituosa e cheia de tendências. Típico do ideal PTista. O pobre elege, o médio trabalha e o burguês gasta. Acho até perda de tempo questionar um discurso tão nojento. Mas temos que abrir o bico, para não sermos os passivos de sempre e para não deixar que pessoas como essa tal, prolifere.

hugo leomnardo em 20 de novembro de 2013

a senhora ´ja ouvio a musica de esrael?: é assim:Que seja mais este dia, dia de amor e de alegria! que seja mais es dia , dia de amor,amor amor e de alegria.

Santana*100 em 17 de novembro de 2013

Sei disso Setti. Mas as vezes não dá pra segurar. Quando você não concordar com o um dos meus comentários não precisa mais justificar, delete automaticamente.

Melissa L'Abbate - São Paulo em 17 de novembro de 2013

Chauí + Haddad + Kassab: JUÍZO!!!

a curpa é da crace méda. em 17 de novembro de 2013

ihh...

Santana*100 em 16 de novembro de 2013

Santana, não publico ofensas, insultos ou xingamentos. Já escrevi isso mil vezes.

Paulo Sérgio em 16 de novembro de 2013

A Cahaui é uma "Abominação da Ciência Brasileira", uma "Pesquisadora" que recebe, do suor da classe média, seu salário e bolsa de "Pesquisadora 1A" do CNPq. Tudo pra falar besteira sem fundamento. Está velha e tem que se aposentar.

Hélio em 16 de novembro de 2013

Ue oque o Pt quer e dirigentes (eles) e o resto trabalhadores...a dita classe operaria "revolucionaria"....que deve seguir a linha revolucionaria...ditada pelos soberanos e infalíveis dirigentes sábios. Como se diz PT Saudações.

Joao Ivo em 16 de novembro de 2013

Chamar essa senhora de filósofa é uma infâmia, uma heresia, ela no máximo é professora de filosofia do ensino fundamental, o que cabe bem para o PT. Me digam qual a filosofia desta senhora? Me poupem de se referenciarem a ela como "filósofa".

Melissa L'Abbate - São Paulo em 16 de novembro de 2013

SENHOR, interne Dilma + Marilena + Lula + Carvalho. Essa é a minha mais forte oração. Amen...

Melissa L'Abbate - São Paulo em 16 de novembro de 2013

DURA-REALIDADE: Dilma + Marilena = duas-mulheres-fora-de-órbita = raciocínio-lógico-zero = duplo-autoataque-nuclear. Deus está vendo, e reagirá!

sheila lima em 15 de novembro de 2013

Ela olha o espelho e vê o que?Uma pequena burguesa,queira ou não!Odeia a própria imagem,uma inversão de Narciso,contrária deste!Ô mulherzinha desagradável!!!

Flavius Augustus em 15 de novembro de 2013

Essa daí, coitada, é apenas uma maluca. O inacreditável é que dá aulas na USP, segundo consta.

José Manoel em 15 de novembro de 2013

Gostaria de repudiar o comentário feito por Marcos, que na ânsia de tentar retratar a "fêssora de estoria da filosofia", agrediu desnecessariamente a ilustre, divertida e simpática Madame Min. Isso não se faz.

What's up? em 15 de novembro de 2013

Nesta gangue só sobrou escórias como essas ai, pessoas com moral e ética como o Hélio Bicudo já abandonaram a alfurja há muito.

razumikhin em 14 de novembro de 2013

Eu desconfio que é a idade, ou, na melhor hipótese, os remédios.

Zizi Cat em 13 de novembro de 2013

Uma tonta que de filósofa só tem os cachos! Péssima infuência sobre os bobócas da da FFLECH , carro chefe da bandidada depredadora da USP.

pedrao em 12 de novembro de 2013

Ela faz parte de uma classe muito especial que exigiu de Walter Piktin, o imenso trabalho de escrever um livro de oito volumes, específico sobre essa classe: "Os Estúpidos e a Estupidez Humana". Essa abominação pentelha já estava representada ,lá em 1934, naquele livro profético!

Meia Verdade em 12 de novembro de 2013

Setti eu só não entendo como a oposição com tanto material farto, para usarem em suas campanhas, não a utilizam. Chego a duas conclusões, ou temos uma oposição incompetente, ou me desculpe o palavreado ...é de melda.

Corinthians em 12 de novembro de 2013

Bom, a Marilena Chauí pelo menos é honesta. Diferentemente da Dillma, Lulla e PT que querem uma classe mérdia considerada como qualquer família com R$ 300 per capita por mês. Agora não deixa de ser irônico ver que falta intelecto a grande intelectual do PT, que falta idéia a grande ideóloga do PT. Existem mais coisas entre o mundo desenvolvido e o Brasil do que imagina nossa vã, vazia, oca, ilógica , irreal e burra filosofia. (Claro que nem todos os filósofos brasileiros são assim - porém infelizmente essa falcatrua intelectual atinge a maioria).

Meia Verdade em 12 de novembro de 2013

Não sei quem esta certa Marilena ou Dilmes....Marilena abomina a classe média....Dilmes se vangloria de ter inserido, não sei quanto milhões, para a classe média. Acho que esta havendo um descompasso de opiniões no PT. Afinal.....a classe média é ou não é maldita?

razumikhin em 12 de novembro de 2013

Atenção ôsseis da direita golpista e çalafrára! Pára dinsisti que Dona Marilena Chauí está idosa, com difiucudádi di concatená azidéia. Ela não está GAGÁ! Atenta Cumpanhêra Marilena: dê uma declarassaum para calá ecez nazista!

Ronaldo Barra em 12 de novembro de 2013

Esta falsa filósofa, pois que é professora da historia da Filosofia, mostrou-se uma figura caricata ao agredir a classe média. Ela ao nosso ver não passa de uma ativista de classe média baixa. Agora quer cuspir no prato que comeu a vida inteira.

Alex Wie em 12 de novembro de 2013

populismo, ufanismo, demogagia pura, minha nossa estou vivendo no Brasil mesmo.

What's up? em 12 de novembro de 2013

O PT não mente de novo, pois sendo uma imensa fabrica de mentiras não cabe o termo "de novo". Mentiras e lorotas saem continuamente das esteiras sustentada com nosso suado imposto. Se não vivêssemos num país de prêmio Nobel ZERO, essa que diz que ser filosofa não estaria discursando, mas num hospício juntamente com aquele que diz ser o Napoleão.

Guilherme Lobato em 12 de novembro de 2013

Típico da esquerda caviar , esses caras ainda acham que estão no tempo da guerra fria deveriam é ser exterminados !

Patrícia de Sampa em 12 de novembro de 2013

Essa mulher COM TODA A CERTEZA deve ter um sério problema psicológico ou, talvez mesmo, psiquiátrico. Essa raiva, esse rancor, esse ressentimento todo não é normal. Ódio assim deve ter sido causado por algum fato que ela esconde bem, mas deixa transparecer nesse momentos de destempero. Vai se tratar, dona Chauí, ainda está em tempo.

Santana*100 em 11 de novembro de 2013

Esta da só poderia mesmo ser uma FILÓSOFA E TEÓRICA DO pt (em minúsculo). - Ela é de uma mediocridade acachapante!

Roberto Sterling em 11 de novembro de 2013

Essa mulher é simplesmente ridícula, deveria olhar o próprio umbigo ao falar...

Sergio Costa em 11 de novembro de 2013

De minha parte, não tenho a menor dúvida de que essa pseudo-filósofa é fascista e ignorante. Esquerda caviar autêntica, diria o Constantino. Por outro lado, o PT não tem o menor interesse em transformar o Brasil num país de classe média, pois seus votos vêm dos miseráveis e parasitas do bolsa-família, não da classe média.

o desPTtizador em 11 de novembro de 2013

O PT, quando oposição, sempre fomentou o ÓDIO SOCIAL... e essa 'coisa' apenas confirma essa posição estúpida desse partido sujo!

Leonardo Saade em 10 de novembro de 2013

A campanha do PT sempre foi baseada na divisão de classes, pobres x ricos. A " musa" petista Marilena Chaui elege um novo inimigo: a classe média, justamente a a mola de qualquer economia. A mentalidade petista acha que realmente o lulopetismo acabou com a pobreza no Brasil: agora só existem ricos. Os insatisfeitos, são os representantes da classe media, que não conseguiram ficar ricos com a " revolução social" petista. Essa senhora , Marilena Chaui, uma intelectual de quinta, tem um excesso de cinismo, ou muita falta de sensatez.

Marcos em 10 de novembro de 2013

É a madame Min do PT. Entreguem-lhe uma vassoura e a verão, em noites claras, a vaguear pelos céus de São Paulo, fagueira, satisfeita e aterrorizando a todos.

Paulo Westhöfer em 09 de novembro de 2013

Essa senhora só mostra o quão infame é o partido que defendes. A ela falta intelectualidade com essa repetição de chavões ultrapassadíssimos.

Fábio Almeida em 09 de novembro de 2013

Caro Setti, essa Chauí só é levado a sério aqui mesmo. É uma intelectual medíocre, os livros dela sobre Espinoza são uma piada. Uma intelectual que não pensa, repete chavões da suposta esquerda, não tem senso crítico e defende o indefensável. Além disso, na vida prática, foi uma secretária medíocre de cultura do São Paulo, ninguém lembra de uma realização dessa criatura.Mas, não poderia ser diferente né, uma pessoa que diz: "Quando Lula fala as coisas se esclarecem, se iluminam", já fala muito a respeito da sua indigência mental. Que falta faz caro Setti um Llosa, um Merquior, um Francis. Mas, na falta destes, temos o Setti, um jornalista de verdade, como poucos na atual imprensa.

Santana*100 em 09 de novembro de 2013

Fico admirado como alguém pode dar crédito a uma estúpida como esta!

Ivomir em 09 de novembro de 2013

É muita hipocrisia de ambas as partes.

RONALDE em 09 de novembro de 2013

Marilena Chaui vive ainda nos anos sessenta. Naquela década, o comunismo era o ideal desse pessoal denominado "esquerda festiva". Como exemplo podemos citar Eduardo e Marta Suplicy. Pregavam o comunismo consumindo whisky 12 anos nos bares da moda. Em relação às classes sociais, a pregação comunista desse pessoal era a seguinte: A elite deveria ser extirpada, a classe pobre deveria ser homogeneizada. A classe média era vilipendiada devido ao sonho de chegar à elite, portanto reacionária à ideologia comunista. Marilena vive do passado, não evoluiu.

Moacir 1 em 09 de novembro de 2013

Prezado Setti, Quem foi mesmo que disse que o PT é o partido onde os filósofos não pensam ,os estudantes não estudam e os governantes não governam? Seja lá quem foi ,descreveu ipsis litteris a Marilena e a Dilminha - como a chama o Oráculo. Os petistras e petralhas não possuem working mind,não praticam o pensamento evolutivo,mas são - sacumé! - revolucionários nas idéias cheirando a mofo.Tão revolucinários quanto o Voltaire. A ILUMINADA poderia ser o mote da campanha à reeleição da Dilma,pois afinal ,o Lula falou que a bichinha é um Poste! E quando o Lula fala… Engraçado constatar que quando a coisa aperta eles citam a Marilena.A musa pensante de estimação do PT. Para mim,a liberdade de pensamento e expressão é um direito individual,uma liberdade individual,o maior pilar daquilo que entendo por civilização. Não posso,portanto – pois penso,apesar do meu pobre aporte intelectual – abraçar os arroubos filosóficos desequilibrados da nossa prezada Doutora Marilena – cuja biografia bolivariana se iniciou lá pelos anos 80,quando mandar os ditadores e antagonistas para a PQP - em público! -já não resultava em cadeia,pau-de-arara e choque elétrico. Nessa declaração INSANA aí no vídeo,essa pobre senhora decide de forma prepotente,autoritária e arrogante,quem tem o direito ou não de pensar neztepaiz. Peço vênia à impetuosa intelectual das esquerdas,mas consigo pensar por mim próprio – desde pequenino – e jamais pertenci a quaisquer partidos políticos,para o fazer mais livremente. Ou seja, não sou um tucano fascistóide hidrófobo, privatizador e engavetador,como nos adjetivam aqui. Critico o PT porque o entendo hipócrata,desonesto corrupto, antiético,ineficiente,ineficaz,iletrado despreparado,indecente defensor não mais das suas,não mais das nossas bandeiras democratas ,mas de um mesquinho e perverso projeto de poder eterno. A nossa pseudo-FILOSÓFA de plantão FALOU: // ” A classe média é uma abominação política,porque é fascista; é uma abominação ética porque é violenta; é uma abominação cognitiva porque é ignorante.Fim” // A Marilena em vez de abstrair,GENERALIZA. I-m-p-r-e-s-s-i-o-n-a-n-t-e! Ela tem todo o direito de afirmar,como fez já a algum tempo,que Lula ao falar ilumina o Brasil! Está no seu direito,ao “pensar” assim.Pena que desde que apareceu a Rosemary,ele tenha nos iluminado tão pouco. Fico aqui imaginando – e rindo-lhes do susto – no que teriam pensado os marketeiros lulopetistas diante destas surpreendentes palavras da Doutora! Quem precisa de fogo amigo,logo agora que a PresidentA tem amaciar o ego da classe média para se reeleger? Só esqueceu a FILÓSOFA de detalhes desimportantes: 1- ela e provavelmente aquela plateia ouvindo-a em transe "histérico ideológico" e não filosófico - procure ela no Google a diferença - são classe média 2- a classe média paga impostos 3- a classe média paga a aposentadoria dela - essa desvairada senhora foi paga por nós para PENSAR! e lecionar em nossas universidades.Barbaridade! 4- por ser tão brasileira quanto a MUSA,a classe média vota e em quem bem quer e entende.Ainda… 5- esse teorema aí da luta de classes,da burguesia ( segundo a Sra. Chauí a tal “antiga classe média”) versus o proletariado ( a nova classe média?!) era avançadíssimo no século XIX. Dona Marilena deveria fazer um curso de atualização em FILOSOFIA À DISTÂNCIA - tem excelentes universidades ministrando-os.Dona Dilma em vez de mandar os demais candidatos estudar mais deveria mandar o Lula fazer um bom supletivo. A MandatáriA deveria ainda, tentar terminar aquele Mestrado em Economia incompleto...que está fazendo MUITA FALTA para economia deztepaizzzzzzzzzzzzzz Estuda Dilma! Estuda Chauí! Estuda Lula! Nunca é tarde para se aprender! abc

Reynaldo-BH em 09 de novembro de 2013

Aqui um fascista (nestes tempos, todos somos!) e ignorante! Sigo a ideóloga do PT. E sei que Dilma mentiu. Chauí expôs a verdade que o PT venera. Simples assim.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI