Vídeo imperdível: Marta Suplicy preside de forma autoritária sessão do Senado, mas parece cachorro que caiu de caminhão de mudança

Amigos, vejam a senadora Marta Suplicy (PT-SP) em ação presidindo, como vice de José Sarney (PMDB-AP), a tumultuadíssima sessão do Senado em que, na madrugada de ontem, quinta, dia 2, o governo sofreu suas duas primeiras derrotas na Casa.

Reparem bem: Marta, mantendo o ar arrogante de costume, parece, não obstante, cachorro que caiu do caminhão de mudança, perdida entre a papelada que lhe passavam funcionários da Mesa Diretora e os protestos, justos, da oposição, diante de seu comportamento autoritário e contrário ao Regimento.

“Na marra não vamos votar, não!”

Você vai ouvir vários gritos de “Pela ordem!”, “Pela ordem!”, que Marta ignorou completamente. Quando um parlamentar aparteia dessa forma, quem preside a sessão tem obrigação de ouvi-lo, porque ele está questionando o andamento da sessão com base no Regimento Interno, que é a lei interna que rege os trabalhos do Senado.

É por isso que se ouvem vozes como a do senador Demóstenes Torres (GO), líder do DEM – “Na marra não vamos votar, não”, “Vai ter que respeitar o Regimento do Senado”, “A ditadura já acabou” – e do senador Álvaro Dias (PR), líder do PSDB, bradando que a sessão era “ilegal”, que Marta fazia um “papel ridículo” e anunciando que iria ao Supremo Tribunal Federal para anulá-la, se necessário. Marta ou não respondia ou acusava senadores – “Vossas Excelências querem fazer tumulto”.

Oposição queria ganhar tempo, e conseguiu

Explico isso, e alguma coisa mais, para que vocês entendam o vídeo, travado em linguagem parlamentar. A bancada do governo queria votar correndo duas medidas provisórias baixadas pela presidente Dilma que, se não fossem aprovadas pela maioria governista no Senado, deixariam de vigorar à meia-noite.

A tática da oposição, assim, foi ganhar tempo para que a sessão se esgotasse. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que você vai ver discutindo com Marta mais no final do vídeo, foi designado para um dos pronunciamentos.

Marta atropelou o andamento da sessão para colocar em votação requerimento do senador governista Marcelo Crivella (PRB-RJ), que solicitava o encerramento da discussão – embora houvesse mais oradores inscritos – para que se votasse logo as duas MPs. Apesar da gritaria de vários senadores, a presidente da sessão deu o requerimento por aprovado.

“Uma vergonha, um espetáculo deprimente”

Mesmo assim, o tumulto e a confusão acabaram fazendo o prazo se esgotar sem a votação das MPs, como queria a oposição. Apesar da vitória, senadores da oposição lamentaram o clima criado pela mistura de autoritarismo com inexperiência de Marta:

– O que mais está faltando agora? Nós vamos nos digladiar e sair no tapa para sermos respeitados? – reclamou o senador Demóstenes Torres.

— O que aconteceu aqui hoje foi uma vergonha, um espetáculo deprimente – disse o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Agora, apreciem o vídeo e vejam o comportamento da senadora Marta, que começa lendo o requerimento de Crivella:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

Nenhum comentário

  • jobson

    Sessão ridícula, Marta sem preparo para o cargo, como votam em em pessoa dessa?

  • Carlos Eduardo

    Prezado Ricardo,
    Eu não me surpreendo mais com qualquer coisa que venha desta senhora. O “relaxa e goza” foi suficiente para mostrar como se comporta a agora senadora. Rídiculo!

  • José Geraldo Coelho

    Marta Maravilha é um desastre político e pessoal.
    Eu não entendo como essa senhora se eleje ano após ano.
    Ela e seu ex-primeiro consorte são ridículos, cômicos, chatos, importunos, tudo menos políticos.
    É uma dupla inútil que São Paulo nos impõe, à eleições seguidas.
    É hora de acabar com a prática do voto inútil, irresponsável.
    Afinal o Senado da República merece mais respeito.

  • terceira via

    Já imaginou se ja tivesse sido liberado o cigarrinho do capeta??? Essa mulher deve ter fumado unzinho. Sabe o que aquela mulher que estava ao seu lado dizia??
    Marta, relaxa e goza, ou senão *** *** *** ***

  • Vera Scheidemann

    Um vexame total ! Nem aguentei ver o vídeo
    até o fim. Fiquei com vergonha, a famosa
    vergonha pelo que o outro (no caso a outra)
    faz. Como é que essa senhora conseguiu ser
    prefeita de uma cidade como São Paulo ?
    Incrível !!!!
    Vera

  • Paulo Henrique

    É uma sessão histórica do Senado. Mais um crime contra a democracia (ou seja, contra a população do país) feito pelo petismo.

    A foto, abaixo, registra outro momento histórico da “política” brasileira.

    http://2.bp.blogspot.com/-LbLvZftPrzc/TefKTpRrw7I/AAAAAAAAMII/Uhre7bnrRtA/s1600/Rindo.png

    Ps: obrigado pela resposta no meu comentário anterior. Um abraço também, Setti.

    Vou checar o link. Obrigado, caro Paulo.
    E outro abraço pra você.

  • Malur

    Que espetáculo lastimável. A senadora mostra-se despreparada, sem equilíbrio emocional, sem noção do que representa (ou deveria representar) o Senada da República.

  • André Pessoa

    É curioso que o sr. tenha dado destaque a uma briga de politiqueiros com outros politiqueiros piores e tenha ignorado inteiramente a questão substancial da notícia, que é a seguinte: com a sua atitude irresponsável, a oposição barrou 2 importantes medidas do governo, ou seja, a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que é fundamental para regularizar a situação funcional de centenas de servidores que trabalham atualmente nos hospitais universitários, e também o aumento da bolsa que recebem os médicos residentes.

    É claro que o sr. poderá dizer que o PT, quando estava na oposição, fazia exatamente a mesma coisa, tentando inviabilizar as medidas do governo. Só que isso é verdade só em parte. O PT nunca se posicionou contrariamente a um aumento para os servidores enviado pelo governo. Nunca.

    O objetivo de divulgar o vídeo era mostrar o comportamento de Marta ao presidir os trabalhos, que está virando um problema para o Senado.
    E quem está mal informado é você. A medida provisória sobre os médicos residentes foi objeto de um acordo e a oposição não apenas iria como QUERIA votá-la. Quem impediu foram os comunistas do PC do B, que propuseram uma inversão na pauta da sessão que foi rejeitada pela senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, relatora da medida. Isso bloqueou ainda mais a sessão até que o tempo se esgotou e a MP baixada pela presidente perdeu validade.
    Quanto à empresa gestora de hospitais públicos, o ilustre leitor talvez não tenha acompanhado os trabalhos o suficiente para saber que a senadora Gleisi Hoffmann não conseguiu responder aos sucessivos questionamentos da oposição, especialmente do senador Flexa Riberiro (PSDB-PA), sobre de onde viriam os recursos para a constituição da empresa.

  • Roberto Sterling

    Mas queriam o que da “relaxa e goza” ???? Isto é apenas uma mostra de quantos incompetentes estão lá no congresso ganhando os tubos para fazer-no de palhaços !!!

  • carlos nascimento

    Qual a surpresa ? A “casa do espanto” em tempo de MEDIOCRIDADE tem a dupla perfeita a representá-los, um sirnei que tenta assassinar nossa história e outros desvios, uma marta,desconexa, que goza e relaxa com nossas desventuras em aeroportos, dá nisso, aonde chegaremos ? Já chegamos, já chegamos, já chegamos……………

  • ezequiel

    que vergonha.. o pior é que foi a população que os elegeram…

  • MANOEL QUEIRÓS

    DESSA GENTE QUE ESTÁ ABANCADA NO PODER HÁ 9 ANOS NÃO PODERIA SE ESPERAR NADA DIFRENTE, ACREDITEM!!!

  • jose silvestre ferreira

    Tão ruim quanto foi essa sessão por ela presidida, toi também o Suplici senador usar a tribuna do senado para fazer apologia aos filhos, dando parabens a mãe, que chegou a exclamar ” meu deus do ceu”!!!! Votam nessas tartarugas e elas acabam subindo na árvore!

  • anonimo

    eles estão enrolando…
    pessoal, ela não sabe o que ordem no sentido exato da palavra, ordem para ela é: primeiro o que diz respeito aos seus interesses, segundo ao interesse do partido, terceiro ao interesse dela, quarto o que interessa o partido dela, e por ultimo, se sobrar tempo, o que interessa aos outros.

  • jose silvestre ferreira

    Ricardo, ela é candidatíssima a prefeitura de sao paulo e corre o risco do eleitor rasteiro fazer dela a proxima prefeita de sao paulo! vamos aguardar as novidades! Deveria ter vergonha de si e do ex marido que só faz ***!!!

  • jair felippe

    são os petralhas em ação

  • O que acontece com o Brasil? E essa gente está sempre ocupando algum cargo imortante. O povo merece.

  • Claudio Silva

    Eis aí a substância comportamental da espetaculosa senadora: tumulto, arrogância, autoritarismo e confusão. A ideologia dela quer manietar a liberdade de expressão das pessoas de bem, impondo orientações sexuais minoritárias goela abaixo da nação. Isso é um disparate sem tamanho.

  • Junior

    Boa tarde Ricardo.
    Infelizmente cada povo tem o governo que merece. Enquanto não tivermos cultura e aprendermos a escolher os políticos, não podemos reclamar.
    A Marta e os demais senadores não estão lá de forma voluntária, infelizmente foram escolhidos pela maioria.
    Abraço a todos e bom final de semana.

  • KDU

    De quem e a culpa dela está lá quem são eleitores ?

  • Marcelo

    Serra nella! Com o Serra candidato, a “relaxa e goza” não volta pra SP como prefeita. O Aloysio Nunes também desbancaria esta arrogante.

  • Flavio Costa

    Que cara nojenta e antipática! Esse é o verdadeiro retrato da política nacional…

  • JOSÉ CARLOS WERNECK

    Que vergonha!!!Mas o povo é que botou esta senhora lá.

  • Ailton

    Inevitável não comentar o famoso “relaxa meninos, relaxe e goze!! da Marta, na época da crise fabricada nos aeroportos do Brasil.

    crise foi um paradóxo:
    Em 2008 o país ficou nas mãos dos operadores de tráfego aéreos, tudo mostra que aquele ano tivemos uma greve velada, se não? Porque Hoje o Brasil tem 40% mais movimentos de pousos e decolagens nos aeroportos em relação aos ultimos três anos, nesse período entraram mais seis empresas de transportes aéreos, o númeor de passageiros aumentou, em 2008, apenas 3,8 milhões de pessoas voaram pelos Brasil, hoje já são 6,0 milhões de passageiros a voar, aviões de carga triplicaram a operação nesses ultimos anos devido as compras de internet feitas no Brasil.
    Vejamos que, apesar dos números terem praticamente dobrado nesses ultimos três anos, não ocorreu nenhuma crise, nenhum acidente grave, aeroportos não ficam congestionados de passageiros irritados e sem saber se serão atendidos em seus voos, seja domestico ou internacional.

    Aeroportos estão a operar tranquilamente, apesar de demanda triplicada.

    O que realmente ocorreu em 2007 e 2008??? quem foi punido, quantos estão presos pela morte de 380 pessoas nos dois acidentes aéreos?

    com a palavra a ANAC.

  • Jefff

    Cumprir o regimento é ser autoritário?! È dever dela cumprir o regimento (cada senador tem o tempo regimental que eles constantemente não cumprem)(e ela é dura mesmo tanto com a base quanto com a oposição). Enquanto os senadores tentavam prorrogar ao máximo a discussão para depois da meia noite quando a MP caducaria. O unico problema dessa sessão é o fato de ser a Marta Suplicy presidindo se não fosse isso nem teria video nem post. Quem le o post fica sem saber o que estava sendo discutido, qual o teor dos pronunciamentos da oposição e qual era o intuito da prorrogação da sessão.

    Quem não tem cegueira ideológica pode perceber, pela simples apreciação do vídeo, que o problema todo consistiu em que a ilustríssima senadora NÃO cumpriu o regimento.
    Se você tivesse alguma experiência no assunto, saberia que a Mesa Diretora é obrigada a ouvir apartes e considerações “pela ordem”, que têm a ver justamente com o cumprimento do Regimento, que vários senadores, citando artigos específicos, mostraram que Marta não estava fazendo.
    Meu propósito, com o post, não era comentar o conteúdo das MPs, mas a atitude autoritária e arrogante da senadora.
    Quanto ao conteúdo da principal MP, que resolveria o problema de milhares de médicos residentes que trabalham em hospitais públicos, quem atrapalhou o acordo com o qual concordou plenamente a oposição foram os comunistas do PC do B, que solicitaram uma inversão na ordem da pauta com a qual quem não concordou foi a relatora da MP, senadora Gleici Hoffmann, do PT do Paraná.

  • Marcus(MG)

    O engraçado é que quando os governos antes do PT que abusavam das MPs eram tidos como atropeladores do congresso e ditadores,agora com o Lula e sua sucessora Dilma acham que é democracia e justo impor diretamente mandos do executivo fazendo a presidente a rainha de sabá!O PT age de acordo com o poder do bolso e não com o poder justo e honesto ao povo como tenta parecer!

  • Jefff

    Flexa Ribeiro é o senador do PSDB do Pará que já foi preso pela policia federal por corrupção.

    Pois é, Jefff, você quebrou a cara por completo desta vez. Se lesse o blog, e não entrasse aqui seletivamente, só para provocar, teria visto que o Supremo Tribunal arquivou, dias atrás, por unanimidade, o inquérito que envolvia o senador na chamada “Operação Pororoca” da Polícia Federal.
    Se quiser ler, o link está aqui:
    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/a-pedido-do-ministerio-publico-supremo-arquiva-processo-contra-o-senador-flexa-ribeiro/

  • Ismael Silva

    Eu tenho mais respeito pelos meus subordinados nas minhas empresas do que esta senhora pelos seus iguais no Senado. Sua atitude é típica de quem não tem cultura democrática; de quem pensa que, em democracia, a maioria manda e a minoria cala-se. Este é o legado do ex-presidente Silva para nosso país: O governo manda e o resto obedece. Me lembra o General “Quem não quiser que abra, eu prendo e arrebento” Figueiredo. Quem diria, o governo do PT tão parecido com a ditadura militar.

  • nestor

    Prezado Sr. Ricardo,
    E pensar que naquele circo, os artistas são chamados de Vossas Excelências.

  • João Máximo

    Vergonhoso. A Marta não tem condições de conduzir qualquer sessão no Congresso, não tem nenhuma liderança e não respeita seus pares.

  • Samuel

    Imagina uma pessoa assim na presidência da república? Hugo chaves perto dela não é nada. Uma vergonha para nosso país.

  • Luiz Pereira

    Setti,
    Marta está precisando pegar um pouco do Mogadon do ex-marido.
    Sobre o que disse o André Pessoa 03/06/2011 às 12:00,
    francamente…
    Quer dizer que o PT nunca foi contra aumento de funcionário público?
    E ao ser contra o Plano Real, não terá sido? Depois da estabilização da economia os salários ganharam real poder de compra, como se sabe.
    De mais a mais, não podeser contra aumento de servidor, mas pode ser contra um monte de outras coisas que teriam feito bvem ao país (ou fizeram).
    abs

  • Danilo

    A eleição dessa mulher representa uma desonra para nós paulistas.
    A segunda opção deveria ter sido VOTO NULO.

  • V

    O Circo tem palhaço tem sim sim senhor.
    E dia Marmelada é sim sim senhor?
    É Noite de vergonha é sim sim senhor?
    Vota nela não não, não senhor?
    Merece a prefeitura de Capital de S P, Nem Nem,Nem
    Pensar?

  • Hélio

    Por que as respostas a quem discorda de você são sempre tão iradas meu caro? Você é tão afetuoso com os emails de apoio! Será que o mundo deve ser habitado apenas por aqueles que,em tudo, concordam conosco?
    Eu creio que podemos concordar inteiramente muitas vezes, concordar em parte em algumas e discordar em em outras sem que, por essa discordância, tenhamos que ficar a lançar as flechas da ira um ao outro.

    Caro Hélio, invoco o testemunho de leitores que postaram quase 40 mil comentários desde que iniciei o blog como não sou “irado” com quem discorda de mim. Às vezes subo o tom quando a pessoa é grosseira ou visivelmente mal-intencionada.
    Tanto não discrimino leitores que divergem de mim — e são milhares os comentários nesse sentido — que venho publicando com alguma regularidade Posts do Leitor com opinião inteiramente diferente da minha. Com destaque, com ilustrações etc.
    Se você quiser escrever um, aliás, o blog está à disposição.
    Abraços

  • AGOSTINHO

    quem é essa figura grotesca que foi colocada na presidência? Teria que ter pelo menos um pouco de discernimento e liderança. Nem boas maneiras tem…
    Querem falar mal da ditadura? Autoritarismo? Se o país tá virando uma merda a gente tá descobrindo o porquê.

  • Markito-Pi

    Foi trágico ou pândego???
    Um festival de chiliques ,de despreparo total, da professora de sacanagem e seus colegas de partido.
    Até mesmo uma oposição servil consegue dar um baile nesta gentinha. Mais pândega ainda foi a reação da quatrocentona dos trabalhadores ao discurso de seu ex-marido, no auge da alienação, ao cumprimenta-la pela viagem dos filhos “cantores”
    E julga-se a madame a única alternativa do partido dos quadrilheiros para governar São Paulo.
    É nesta hora que fico feliz ao ter saído da Paulicéia, que esta desvairada quer voltar a afundar.

  • Jean

    O que a Marta tá fazendo no Senado? E pensar que ela foi eleita por São Paulo! Volta a ser sexóloga, Marta!

  • edson

    Não simnpatizo com esta mulher. Acho-a arrogante e fútil. Quem pariu que a engula.

  • Augusto

    Essa mulher prepotente não percebe como é RIDÍCULA.

  • santos

    Culpa dos eleitores.

  • Sellba

    Agora entendo por que os neurônios do Suplicy oscilam como biruta de aeroporto. Depois de viver anos com essa maluca, não poderia ser diferente.

  • Jefff

    O supremo ter arquivado um processo não é atestado de idoniedade…vide os casos cabeludos que o STF já arquivou e que alias ja foi bem discutido pela imprensa. Quanto a quebrar a cara…o linguajar hein.

    Existe um princípio “neste país” que é o da presunção da inocência. Se o Supremo arquivou o inquérito da Polícia Federal no que se refere ao senador Flexa Ribeiro, para você mesmo assim ele seria criminoso? Por que razão? Por ser do PSDB, talvez?

  • Jefff

    Nem vou comentar ideologia com vc porque é perda de tempo. Seu manual não comporta e nem suporta contestação. Chego a conclusão que todos não cumprem o regimento nem a vice-presidente(a) do senado nem os ilustres senadores. Ficou melhor assim?!

    Se vc acha que não suporto e não comporto contestação é porque não lê o blog. Invoco aqui o testemunho de milhares de leitores que já postaram comentários aqui.

  • Jefff

    O que me intristece e como o senhor que gosta tanto de falar em arrogancia nos outros usa e abusa de um linguajar arrogante com os outros. A gente não exige dos outros aquilo que nos não podemos dar!

  • Salvador V. Conceição

    Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor. Este é o fruto da escolha do eleitor de São Paulo. Votar na pessoa errada para o senado federal (com letras minusulas, porque o circo está formado). Dá o maior espetáculo de truculência, e quer se eleger para a prefeitura de São Paulo. Triste é o pais que tem no Senado da República tais pessoas. Esta mulher é um escárnio ao bom senso.

  • diogo

    Oi, Diogo, obrigado por sua visita e seu comentário.
    Mas peço que dê uma maneirada nas palavras. Do jeito que veio, peço desculpas mas não posso publicar, tá?
    Abração

  • Ana

    COMO É QUE O POVO DE SP VOTA EM UMA TRANQUEIRA DESTAS??? ESTA SRA. BOTÓX, NEM PARA VEREADORA DA CAPITAL DEVERIA SER ELEITA, POIS É UMA COITADA.

  • Victor

    SE BURRICE E INCOMPETENCIA FIZESSE A CABEÇA DOER, (MARTA ‘A SEXOLOGA), ESTARIA UIVANDO DIA E NOITE.
    NÃO CONECE A CONSTITUIÇÃOP E MUITO MENOS O REGIMENTO INTERNO DA CASA PARA QUE FOI ELEITA POR ENERGUMENOS QUE NEM ELA…

  • Leonel

    Lamentável a ação prepotente da Senadora diante de sua função como presidente. Lamentável!.

  • Sandro

    Senhores e Senhoras,
    Precisamos ficar muito atentos para o que está acontecendo. O rolo compressor do Governo Federal está aí. Desse ponto para a Ditadura é um pulo.
    A turma do PT cada vez mais poderosa e rica e o povo tendo que receber bolsa família eternamente? Os cofres estão abarrotados de tributos e o que o povo recebe em troca? Greve e mais greve. Falta de saúde, segurança pública e não acontece nada????
    Quanto a Marta, uma coitada. Mas que opção tinha o povo de São Paulo? Se ela não é eleita, entra o Netinho?
    Muito lamentável tudo o que estamos vendo!!!!

  • Gilberto Campos

    Setti, o que fica claro neste episódio é a oposição tentando tumultuar o máximo a sessão para ganhar tempo e a presidente atuando como deveria para levar os trabalhos até o fim..
    Gostaria muito de saber porque vc publica um vídeo nitidamente editado para insuflar o ódio contra uma congressista, como se vê pelos comentários aqui publicados.

    Nós não editamos o vídeo, não. A oposição fez seu papel. Cobri o Congresso durante anos, como repórter, conheço os legislativos de vários países, e recursos de obstrução são absolutamente válidos e legítimos. Só ingênuos ou desinformados não entendem isso. Aliás, obstruir os trabalhos, com o uso do Regimento Interno das Casas, é uma das poucas armas da minoria parlamentar em qualquer país.
    Publiquei o vídeo para mostrar a intolerável arrogância com que a senadora Marta Suplicy se comporta no Senado. Não é possível que não tenha saltado isso a seus olhos. Quando preside as sessões, como nesse caso, junta-se sua arrogância à sua inexperiência para comandar uma casa de raposas — ex-governadores e ex-ministros em penca — como o Senado.Qualquer pessoa que assista às sessões, nas galerias, em Brasília, ou pela TV Senado pode constatar a atitude de permanente desafio, sempre confrontacional, da senadora.

  • cesar castelar queiroz

    começo a achar que esse governo dilma/PTralhas começa a acabar

  • Pimenta

    Setti,
    E a sirigaita ainda tem pretensão de governar a cidade de São Paulo.
    Do jeito que andam as coisas, é capaz de ganhar. Mediocridade… como sinal dos tempos.

  • gutemberg

    Tenho grande admiração pelo estado de São Paulo, pois, além de ser uma das economias mais fortes do pais, tem um grau cultural elevado. Agora, eleger uma tranqueira dessa para o Senado, me desculpe, voces erraram feio!

  • andre antunes

    eu sempre me pergunto….como o PT pode existir ainda??? atitude autoritaria nitida de um pais que usa a maquinha de forma CRIMINOSA para seus proprios interesses… EU NÃO ENTENDO COMO PODE EXISTIR PETISTAS…TODOS CEGOS!!!! totalitarismo petista!!!

  • Fernando

    Vou testemunhar caro Setti que o seu blog se não é o mais aberto a críticas, mais aberto não tem e o senhor sempre tratou a todos com muita educação se comparar com ****, **** **** e ***** ***** então.
    Agora, depois de ver esse vídeo e conhecendo o espírito de “czarina” que a senhora Suplicy possui, acho difícil não concordar que foi uma cena lamentável e de profunda falta de educação incompatível com a figura da senadora.
    De todo modo acho que a tendência desta senhora é piorar. Aguardemos

    P.S aquela do Paraná promete também, vai ser mal educada e debochada assim lá no diretório do pt.

    Obrigado, meu caro Fernando, de coração.
    Não publiquei o nome de colegas jornalistas citados por você porque me parece indevido fazê-lo. Acho que as críticas a eles devem ser-lhes dirigidas em seus respectivos blogs.
    Sei que você entenderá.
    Um abração

  • Henrique Vieira Leite

    Supla Sênior e a Dondoca Escarlate, serviçais de Odorico Lulla do Lero, o bem amado regente da Tzarina Robocop, são um espanto; até mesmo na bacia das almas transviadas da nomenklatura petelha eles se distinguem pela arrogância e pelo deboche, quanto a ela, especificamente, sem falar do stupendo *****, é uma espécie de proto Maria Antonieta das hordas mendicantes; pra aguentar tanto folclore de uma elite política falida, haja brioche, mordomias e golpes na viúva. Xô, cambada!

  • Robbin Soars

    Basta de abominação!Voces estão marcados!O Brasil não merece isso.Marta,Sarney,Collor,Renan,Requiao,Palocci,Dilma,Temer,Hadad entre outros.”Agora profetizo contra esses maus administradores.”Agora depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos, e porei sobre ti todas as tuas abominações””ez:7.8 O tempo urge.Pede -se mudanças, ou mudam ou encarem as conseqüências de seus atos inescrupulosos.

  • Alceu

    MEDIDAS PROVISSORIAS ONDE VARIOS ASSUNTOS SÃO COLOCADOS POR GUELA ABAIXO DA NISSO UM PAIS QUE TEM POLITICOS DESSA NAIPA ME ASSOMBRA TEMO PELO FUTURO

  • LUCIA

    Porgue esta sessão não esta no Jornal acional / Band etc,
    Estamos vivendo uma DITADURA FEROZ COM O PT E SEU LULA,
    Brasil devemos ir a Brasilia e que Deus nos ajude contra eles,pois eles não sabem o que fazem.

  • Corinthians

    Setti,
    Antes de mais nada parabéns pela paciência. Coloco aqui meu testemunho de que você se penitencia sim moderando e publicando todas as opiniões, mesmo as agressivas como vemos abaixo.
    E também testemunho que publica muitas opiniões contrárias às suas, como os Posts do Leitor sobre o desmembramento do Pará em três estados e o sobre Delúbio como exemplos.
    Aliás parabéns pelas suas respostas informando o que realmente aconteceu, quem era contra as medidas provisórias.

    Quem assite o vídeo percebe que Marta comporta-se como ditadora sim, é um absurdo. Fico muito feliz de saber que esta mulher não volta para cá tão cedo. E não acho que seja despreparo não, é possível notar que ela possui uma acessora muito competente. É o jeito petista de ser.
    Quanto ao comentário de Jefff sobre Flexa Ribeiro, acho interessante notar que o processo foi arquivado a pedido do Ministério Público Federal, que era o acusador. Não foi como no caso de Maluf que o crime prescreveu…
    E quanto ao comentário de Andre Pessoa, que diz que o PT nunca se posicionou contrariamente a um aumento dos servidores enviado pelo governo… lembrei-me do caso do salário mínimo neste ano… mas este argumento não serve para contradizer o Andre Pessoa por que afinal, o reajuste maior do salário mínimo não foi enviado pelo governo…

    Obrigado, caro Corinthians, por seu depoimento.
    O caso do senador Flexa Ribeiro foi exatamente como você descreve. O Ministério Público, que foi quem o denunciou, pediu o arquivamento.
    E eu registrei isso num post, porque, anteriormente, num post geral sobre políticos que foram presos e até algemados, eu o citei. Então era obrigação ética de minha parte mostrar o fim do caso.
    Muito obrigado.
    Um abração

  • Gilberto Campos

    Setti, eu não disse que vc editou o vídeo. Mas vc postou o vídeo. Não tem curiosidade de saber quem o fez? e com que objetivo?

  • Ailton

    Danilo

    Nulo? Ou Netinho diPaula? voto abstemicos para o nome da Suplicy, daria em cheio o diPaula no Senado.

    Ser fã do camarada é uma coisa, más desejar vê-lo no Sentado no Senado e ainda por Sampa é uma coisa inadimissivel.

  • Ailton

    Danilo

    Já basta os Tiricas da vida, que um dia vocês votaram e elegera Deputado federal.
    Triste bancada paulista desta atual legislatura.

    Aliás, SP manda cada figura para o congresso que Deus me livre.

    Epa, Ailton, calma lá. Não é apenas São Paulo, não. Todos os Estados têm suas figuras exóticas e discutíveis. São Paulo tem 3 senadores e 70 deputados, e excelentes nomes entre eles.

  • Gilberto Campos

    “Mesmo assim, o tumulto e a confusão acabaram fazendo o prazo se esgotar sem a votação das MPs, como queria a oposição. Apesar da vitória, senadores da oposição lamentaram o clima criado pela mistura de autoritarismo com inexperiência de Marta:”
    Palavras suas Setti: O tumulto e confusão era o que a oposição queria..
    Então quem criou o “clima”, não foi a Marta, foi a oposição

    Aí divergimos, caro Gilberto. Ela tinha a obrigação de escutar os apartes de “pela ordem!” e seguir o Regimento. Na verdade, o que se viu, claramente, foi que ela facilitou a tarefa da oposição.

  • Marco

    Nem com todo meu esforço cívico consegui assitir integralmente. De qq forma: o Brasil merece. Claro q merece!!!!

  • toninho

    Essa senhora não envergonha só São Paulo, muito mais o Brasil, atuando no Congresso Nacional.

  • Ailton

    Setti,

    Procurei criar um pouco de galhofas com o caro Danilo, realmente, não é só SP que manda essas figuras exóticas para o congresso, nós mesmos temos o Popó, Arcelino popó na árdua luta em defesa das causas da Bahia na Camara dos deputados. ‘Vê se eu aguento’?

    Não me leve a mal pelas pilherias.

    Não levo a mal, de jeito nenhum, caro Ailton.
    Um abração

  • Gilberto Campos

    A oposição queria tumulto e confusão, como vc mesmo disse, para ganhar tempo. Conseguiu. Se a presidente do congresso autorizasse todos os “pela ordem”, “apartes”, “pronunciamentos”, etc.. também conseguiriam ganhar tempo. Há um tempo estipulado para cada parlamentar. O que não seria suficiente para obstruir a votação. a “confusão e o tumulto” conseguiram.

    Os “pela ordem” se referem ao andamento dos trabalhos e devem ser atendidos pela Mesa. Se o parlamentar pede a palavra “pela ordem” e se aproveita para tocar em outro assunto, quem preside a sessão pode, além de adverti-lo, cortar-lhe o som.
    A Mesa tem a obrigação regimental de resolver no ato as “questões de ordem” que são apresentadas pelos parlamentares.É atitude irregular e truculenta não dar atenção a elas.

  • Corinthians

    Uma informação para Gilberto Campos.
    As imagens foram feitas pela TV Senado, com o objetivo de mostrar aos brasileiros como e quando os senadores trabalham. A TV aliás já existe há bastante tempo.
    Não é recorde de audiência mas tem seus momentos como esse.

  • Antônio Simões

    Nada como um dia após o outro.Esses são os membros de partido “progressista” e “democrático” mostrando a sua verdadeira face;a da boçalidade e autoritarismo pois nunca foram democratas de verdade ou as pessoas probas que fingiram ser durante todos esses anos.Somente o fanatismo ou estar ganhando alguma vantagem desse governo,justificam a defesa que alguns leitores do seu blog fazem das atitudes estúpidas dessa senhora.Um abraço Setti!

  • chorei antes de nascer

    Setti.
    Marta Suplicy caiu do caminhão de mudança, faz muito tempo. Se esta senhora tivesse casado com Jair Bolsonaro, o rumo das coisas poderia ter sido outro. Quem sabe nem pela faculdade Globo de manipulação e impostura teria passado. E por isso mesmo, nem perto do PT, teria chegado.

  • Pedro

    A Marta Suplicy ainda vai ter seu dia de Imelda Marcos.

  • LIMA

    RICARDO
    A SEXOLOGA ESTA EM CRISE DE ******. O CASO É MUITO GRAVE E, PARA SOLUÇÃO, PRECISA DE MUITA FORÇA, MAS DE *****. ELA JAMAIS TERÁ UM COMPORTAMENTO ETICO E ELEGANTE. NÃO NASCEU PARA TANTO.

  • Gilberto Campos

    “Oposição queria ganhar tempo, e conseguiu”
    “A tática da oposição, assim, foi ganhar tempo para que a sessão se esgotasse”
    “o tumulto e a confusão acabaram fazendo o prazo se esgotar sem a votação das MPs, como queria a oposição.”

  • Gilberto Campos

    Setti, Como jornalista experiente e bem conceituado, atuando em um grande portal de notícias, vc conseguiria a transcrição completa da sessão “confusa e tumultuada”. Seria de muita valia também a posição da mesa e da Senadora Marta sobre a votação em questão. Na minha opinião, basearmos qualquer discussão em um vídeo incompleto e editado, não favorece o debate. Principalmente, se só há colocações de um dos lados (no seu post e no vídeo só aparece parlamentares oposicionistas).

  • M.Teresa

    Os eleitores de Serra votaram em Aluísio Nunes, os eleitores de Dilma votaram em Marta e Tiririca, portanto não foram todos os paulistas que votaram nessas figuras, mas mesmo assim sinto vergonha por São Paulo ter mandado essas pessoas para representa-lo.

  • Gilberto Campos

    Informação para: Corinthians -04/06/2011 às 1:05:
    O vídeo foi covardemente editado, distorcido e modificado pelo senador Flexa Ribeiro e postado em sua página pessoal com o objetivo de atacar a senadora Marta e enviado ao youtube. Acabou sendo usado até por pessoas de boa fé, mas que se deixaram manipular. O que não é o seu caso.

  • Gilberto Campos

    Agora sabemos porque apenas um lado aparece:
    http://www.youtube.com/user/senadorflexa

    Leia o comentário da leitora M. Teresa, Gilberto. Ele fala por si. Ela assistiu à sessão toda e acha que eu publiquei um trecho leve demais para o que realmente foi o comportamento da senadora. Faça o favor de ler, está publicado aqui mesmo, neste post.

  • Jefff

    Presunção de inocencia não é presunção de não culpabilidade como demonstra bem Walter Maierovith em brilhante artigo na revista Carta Capital.
    Alias tem outro artigo na revista que diz que nos estados unidos o controle dos aeroportos é publico e não privado como se tenta por aqui.

  • Memyself

    Essa mulher deveria ser demitida.

  • M.Teresa

    Assisti a sessão inteira, foi realmente um espetáculo triste promovido pela senadora.Esta parte do vídeo que está no blog não foi o pior momento.Eu não estava acreditando no que estava assistindo.Marta não respondia aos questionamentos dos deputados da oposição, respondia só aos do governo e da base.Quando era indagada em alguma questão ela virava o rosto e bebia água ignorando o deputado numa atitude ditatorial,grosseira, indigna de uma presidente do senado.Querendo ou não, o presidente tem obrigação regimental, sobre ouvir os “a partes”, “pela ordem” ou “questão de ordem”, faz parte do jogo político tanto do governo como oposição. Foi realmente lamentável.

    Pois é, Teresa, e tem leitor aqui que está brigando comigo por considerar o vídeo editado, mal-intencionado etc.
    Tenho visto a atuação de Marta quando assume a Presidência do Senado, é algo de uma arrogância que eu, durante muitos anos repórter político, nunca vi em ninguém. Ela, que mal acaba de assumir o mandato, trata raposas graúdas — o Senado está repleto de políticos que governaram seus Estados, alguns várias vezes, sem contar que tem 3 ex-presidentes da República — como uma professora ranzinza e prepotente trataria aluninhos irrequietos.
    Um dia ainda vai dar um grande rolo no plenário, tem senador que não aguenta mais.
    Abração

  • Tuco

    .

    Sorte nossa, RSetti, que você nos socorre ao
    relatar tratar-se de uma atitude autoritária
    dessa senhora… Não fosse assim, eu, na minha
    ingenuidade, imaginaria tratar-se de uma
    funcionária de ***** tendo um chilique…

    .

  • DONI

    ISSO É BRASIL…RELAXA E GOZA.

  • Neile

    Esta senhora é nojenta ,asquerosa ,***** ,tem cara de pau como toda a petralhada .Ela é simplesmente insuportável!
    P.S.Parece **** ***** ***** nas maracutaias do ministro da casa de horror.

  • marcia costa

    Vergonha deste país, é o que sinto.

  • marcia costa

    Há tempos assisto às sessões do Senado e nunca havia visto qualquer coisa parecida. Isso é uma afronta ao povo brasileiro que não votou neste governo promíscuo do PT. Quem irá nos proteger?

  • Gilberto Campos

    Amigo, o vídeo foi editado.EDITADO.. e pelo senador Flexa Ribeiro. Tente ouvir o outro lado Setti, não custa nada e só reforçaria as suas colocações. Veja vc mesmo a integra da sessão. Não precisa nem disponibilizar no blog. Mas tente ver com o espirito desarmado. Sei que vc é uma pessoa generosa e tolerante. Aplique isso em relação a senadora. Sei que não é sua intenção, mas involuntariamente vc acaba alimentando o ódio. Veja as ofensas que seus leitores estão postando contra a mulher: nojenta, ridícula, asquerosa, desequilibrada, sirigaita, tranqueira, botox, entre outras agressões impublicáveis….

    Caro Gilberto, você é novo no blog. Você não viu ainda o que escrevem a meu respeito. Felizmente uma minoria de leitores. Mas me chamam de vendido, de estar a soldo disso ou daquilo. A agressividade e a ferocidade das pessoas eu infelizmente não posso controlar — mesmo quando ela se volta contra mim. Publico a grande maioria dos ataques a mim, escoimando-os de palavrões e coisas do gênero, e muitas vezes respondo.
    Não pretendi alimentar o ódio, e deletei alguns comentários impublicáveis, e estou cortando palavras pesadíssimas de outros tantos. Mas julgo que o vídeo mostra algo que se tornou corriqueiro na atuação da senadora Marta, Gilberto. Eu próprio tive experiência, experiência pessoal, com sua prepotência e arrogância. Foi no caso que narro em post que está na home page, por coincidência. O post sobre a ex-sem-terra Débora Rodrigues.
    Marta falou o diabo de mim e da revista que eu dirigia sem ter a menor noção do que se passava. A própria moça estava feliz da vida com o contrato que assinara e lá estava a então sexóloga, num programa de rádio, dizendo coisas sem o menor fundamento.
    Isso não quer dizer que postei o comentário por ressentimento pessoal, de forma alguma. Mas considero a atitude de Marta como política condizente com o sentimento de superioridade que ela parece carregar da classe social a que pertence.
    Mesmo que o vídeo tenha sido editado, as passagens, digamos, negativas com a senadora são absolutamente evidentes, falam por si.
    Repito: leia o comentário da leitora M. Teresa sobre este post.
    Um abraço

  • joao

    Você é um cafajeste mal-educado que prefere desqualificar o interlocutor, que não tem a menor ideia de quem seja e de suas credenciais, a discutir ideias.
    Suma daqui e vá procurar sua turma.
    Se voltar com algum comentário, nem que seja para pedir desculpas, será deletado.
    Suma daqui, não volte mais. Esse tipo de comportamento representa o que de pior tem o nosso país.
    Suma!

  • Corinthians

    Gilberto Campos,
    parece-me que infelizmente a ideologia, mesmoqeu absurda e contradizendo a verdade é quem fala por você.
    Isso se você não estiver tentando aparelhar o blog do Ricardo Setti, o que é comum.
    Tenho muita boa-fé, trabalho e vivo sob as leis epago meus impostos.
    O vídeo foi editado, mas as imagens não foram modificadas. É um absurdo não verificar o desprezo e arrogância de Marta Suplicy, a quem eu tenho grande prazer de ver longe de meu estado (mesmo que tendo sido eleita para representá-lo, coisa que não o faz).
    Apesar de seu desprezo pela instituição, já que aprova o que a senadora Marta fez como presidente da mesa, informo que é da natureza democrática não só o debate entre as partes (governo, oposição, independentes, etc.) mas também seguir as leis.
    A lei que ordena a casa é o regimento, e é no mínimo obrigação da senadora como presidente segui-lo e atender todas as partes.
    O absurdo era tanto que foi necessária a intervenção de um governista para requisitar uma recessão de cinco minutos – ou seja, até um aliado do governo viu a falta de decoro e ética da senadora presidindo a sessão.
    Independentemente de ela concordar ou não em ouvir a oposição, independentemente da oposição querer ganhar tempo ou não – o que aliás é direito de qualquer senador – ela devia ter seguido o regimento, e ponto final.

  • julio santos

    Espetáculo deprimente é ficar literalmente “à pé” por estar “ligeiramente alcoolizado’ ao volante. Não sei bem a razão, mas deixei de simpatizar com a ilustre senadora desde o momento que ela trocou o Senador Suplicy pelo argentino. Dessa forma, não posso deixar de reconhecer uma ponta de “orgulho ferido do macho brasileiro” quando penso “bem feito para ela a batata quente que colocaram na mão dela”, que é presidir uma sessão do senado, na eterna e etérea ‘briga’ entre situação e oposição. Não que eu já tenha presidido uma sessão do senado, mas até sessão de assembléia de condôminos é problema presidir…bem feito pra ela!!

  • ademir costa

    Infelizmente moro no Canada e nao assisto esse tipo de humor por estes lados. Para ver esse tipo de comedia, teno que assistir comedy channel…

  • Eduardo

    Conversa, Gilberto. Eu assisti até à meia-noite daquele dia! Tem e aconteceram coisas mais escabrosas ainda!

  • Eduardo

    Não sou e nem falo pelo dono do blog, mas acho que vc postou no lugar errado, cara! Sua tropa de choque é outra, Gilberto.

  • João Caetano

    Pior que ainda tem eleitor (nordestinos) que conseguem votar na madame *****, né.

  • Gilberto Campos

    Setti, observe o comentário do João Caetano – 05/06/2011 às 11:59 – “…Pior que ainda tem eleitor (nordestinos)…”
    Eu sei que não é sua intenção, mas, infelizmente quando se fulaniza o debate é isso que acontece. Manifestações claras de preconceito e intolerância como o deste leitor…
    Os ataques contra mim não importam. Dá pra perceber a confusão mental destas pessoas. Mas ao contrário deles, não generalizo e sei que a maioria que visita seu blog é tolerante e esclarecida.

  • cesar mendes

    Essa senhora é uma vergonha!! Sou Paulista e me sinto envergonhado por ser representado por ela no senado.
    Arrogancia, prepotencia.. são costumaz nas suas entrevistas, e ainda tem que vote nela. Esse é nosso Brasil!

  • eduardo

    .
    essa marta renegou o sobrenome da sua própria familia para adotar o sobrenome do marido de quem se separou, na maior cara de pau !!
    Petista não é mole não … os caras usam oleo de peroba na cara !!
    .

  • Rocha

    Meu Deus! que vergonha.Uma demonstração de total falta de conhecimento do regimento interno.Poxa senadora uma vergonha a senhora presidindo uma sessão do senado.

  • donizzeti dias santana

    esta mulher não devia ser eleita nem para sindica.Fora marta sulici vc envergonha o Brasil

  • Marcia Freitas

    Ridicula,ela envergonha as mulheres na politica,e o mais surpreendente é que ela representa o estado mais rico da nação enquanto estados como Goiás e Tocantins tem nas senadoras Lúcia Vania e Kátia Abreu exemplos de senadoras.Essa senhora é só mais uma perua e jamais deveria estar onde esta.

  • fiodor

    Olá Ricardo, boa noite.
    Se ela age assim no meio de seus pares, imagine o que não faz com seus empregados e os acólitos que a rodeiam. Esses pequenos exemplos nos dão a medida do que são capazes os crápulas que nos governam já a um bom tempo.

  • fiodor

    “Já há” um bom tempo temos políticos de todas as partes do Brasil a nos representar. Não nos deixemos levar por bairrismos, achando que este ou aquele é melhor que outro dependendo da sua região. O remédio para os maus é a votação mais consciente, talvez um dia cheguemos a ela. Mas que tá difícil, lá isso tá.

  • Rosa Maria Pacini

    Setti, eu tenho a impressão que logo, logo, a Marta Suplicy sofrerá alguma agressão física, pois a postura arrogante e absolutamente irresponsável com que ela “preside” a sessão do Senado chega a ser desafiadora. Se ela continuar com essa postura – e penso que vai, pois ela tem perfil autoritário e prepotente -, cedo ou tarde levará algum safanão de um senador ou talvez até mesmo de uma senadora. Sinceramente, penso que essa atitude dela poderá, com o tempo, tirar qualquer um do sério, pois uma hora a bomba tenderá a explodir!

  • luiz

    Antes deste acontecimento, os senadores da oposição em pronunciamentos, a sra. Marta, percebi nela ironia e descaso,com trejeito de falem bastante, a medida(primeira) já esta aprovada.
    Como vice, sua ostentação de arrogância é incrivel, como se dizendo, sou superior aos
    outros parlamentares.
    Mas, o cavalinho dela vai tomar muita chuva.
    Dar tempo ao tempo.
    Até

  • domingos roberto

    O povo merece os governantes que tem, aprendam a votar e ficaremos livres de maus políticos.

  • MARCELO

    Esse Gilberto Campos é muito chato. Meu amigo, é a maioria que pensa assim. Essa Marta é desiquilibrada, não poderia jamais presidir sessão do Senado.

  • run, dont walk.

    Um C H A R M E, essa sessão!!!

  • Enock

    Ela não pode ocupar cargo público, pois é surda. Já fizeram uma audiometria nela?

  • Danilo Barros

    Caro Ricardo. Me chamou atenção a palavra do Senador Romero Jucá, que aos 8:20 diz que os senadores são representantes do Estado. Não seriam representantes da população, acho que realmente a democracia no brasil não existe mais. Isso não foi gafe, muitos dali, são representantes do estado mesmo.

  • PPMIX

    Como esta senhora foi eleita? Como e por que ????
    Meu Deus, que esculhambação !!!!!!

  • molina

    essa fulana não resiste a uma consulta de exigências mínimas em um psiquiatra honesto.

  • Raquel

    Setti,

    Assisti ao vivo pela TV Senado. Sem edição, foi pior do que isso.

    Alguém aí chame Sarney, por favor!

  • andré luiz simões de andrade

    lamentável. Esta é a democracia do PT.

  • Howard França

    ACHO INTERESSANTE TODOS ACHAREM EXTRANHO !OS DEMAIS NÃO FICAM MUITO LONGE DISTO, PRESTE ATENÇÃO QUANDO FALA O LIDER DO GOVERNO, DEPUTADOS DO PT. SENADORES, GENTE ELES SÃO OTORIDADES, QUEREM O QUE ? A SENHORA A QUEM SE REFEREM É FICHINHA, O EX PRESIDENTES ESTA AI DANDO ORDENS E NINGUEM VE ISTO O PRESIDENTE DO RIO GRANDE DO SUL ( É ASSIM QUE ELES SE COLOCAM) FALA COMO MINISTRO DA JUSTIÇA AINDA, A NOSSA PRESIDENTA É A MAIS HUMILDE MAS TAMBEM É AUTORITARIA, O LULA ESTA AI FAZENDO CAMPANHA E QUANTO QUEREM APOSTAR QUE ESTE ” REGIME” VAI DURAR MAIS UM TEMPO? O EX JA ESTEVE LA DIZENDO PARA A PRESIDENTA FAZER COMO ELE MANDOU, E ESTOURA DENTRO E FORA ESCANDALOS E MAIS ESCANDALOS, E FICA TODO MUNDO ESTRANHANDO NAS COLUNAS, ESTE É UM POVO MAGUADO, MAS UM POVO FELIZ, GUENTAAAAAA, E A OPOSIÇÃO ? QUE OPOSIÇÃO QUE NADA, APAGARAM A LUZ DO SALÃO E TODO MUNDO DANÇA NO ESCURO O SAMBA DO “”””””” DOIDO.

  • Maria Aparecida

    Realmente o senado federal é um circo.E esta senadora é a palhaça.

  • Anderson Silva

    Reaxa e goza!

  • Moisés

    Putz!

    Ela parece que está rifando frango em quermesse!
    Pessoas como esta relaxa e goza, fazem a comunidade internacional gargalhar do Brasil!

  • Dawran Numida

    Se o ex-governador e atual senador por Minas Gerais achou “deprimente”, dá para imaginar o que os demais acharam. A senadora sente-se a dona de tudo e de todos. Arrogante e autoritária seria pouco para definir tamanha incompetência.

  • Alexandre

    Esse governo está mais para um jardim zoológico…
    Bem, também pode-se ter uma compreessão sobre o alto grau de ****** apresentado pelo Senador Suplicy.

  • f penin

    Caro Setti,
    A política brasileira caracteriza-se ,hoje, por analogias tão bizarras. Surgiu a estória dos 3 Porquinhos, reduzidos a um. No momento,apresenta-se ao distinto público o Um Pateta. Quem seria?

  • Vera Jorge

    PERFEITA BAIXARIA NO SENADO BRASILEIRO
    Inacreditável, a senadora Marta Suplicy preside uma sessao com descaso não ouvindo nem deixando falar os senadores.Foi uma gritaria sö…ela queria aprovar de qualquer jeito uma MP do senador Marcelo Crivela.Ridicula,sem a menor responsabilidade,ia lendo rapidamente em meio aos senadores gritando”pela ordem”…eu não posso acreditar que elegemos politicos para aprovarem nossas leis com tamanho descaso.ODEIO A SENADORA MARTA SUPLICY

  • Luiz

    … e êsse país quer ser membro do conselho de segurança da ONU ?

  • Ivanildo

    Como essa senhora Marta, representar um Estado como São Paulo?

  • Ivanildo

    Essa senhora é louca!

  • Marcelo Gaspar

    sem comentários…. enquanto não houver o discernimento de quem colocamos para nos representar , ficaremos observando esse desrespeito ao púlpito do plenário que deveria ser ocupado por pessoas despreparadas. Além do mais, não trabalha gratuitamente. Deveria ter vergonha .. Só nos resta “relaxar e …..”com toda essa bagunça… LAMENTÁVEL

  • Lígia Gomide

    Será que ela estava com muita pressa ou não conhece a matéria tratada? Parece uma verdadeira feira livre !!!!! O que será que ela está vendendo? Bacalhau? Inacreditável se o Brasil fosse sério !!!!

  • jefff

    Ontem foi a estreia do programa assunto de estado da TV senado. Lá da para ver a “doçura” do jamais criticado senador Aloysio Nunes.

  • ESTA MULHER SÓ SABE O QUE É RELAXA E ***** ******* ***** ESTA MARTA ******.

  • Mário

    Os eleitores q votaram nela gozem e relaxem

  • Ellen

    É ridícula a atuação do senadores do PSDB e DEM! Patéticos, infantis, inconsequentes! Querem sempre ganhar no tapetão, como tentou o Zé Bolinha, digo José Serra, com a sua repentina transformação no final da campanha presidencial de 2010: transformou-se em radical religioso, homofóbico e direitista de primeira hora! Além da risível estória da bolinha de papel na cabeça, claro! Tudo para ganhar a eleição no tapetão! Triste fim de carreira do Sr. Serra! Ele poderia fazer como o aquele seu outro amigo de partido, que disse “esqueçam o que eu escrevi”. Pois bem, Sr. Serra, o Sr. poderia dizer “esqueçam o que eu fiz” ….

  • Denúncia do Arruda Setembro/2010

    Sr. Setti,

    Nem um post sobre os escândalos das emendas em São Paulo? Que parcialidade, transparência, partidarismo….

  • *Mari Labbate*44milhões

    No Senado, fica comprovado que TODO extremo da Vida é condenável! Nem homem, nem mulher: somente os dois JUNTOS edificam! Esse hilariante governo feminista Dilulla está com os dias contados, nos dedos das mãos de Lulla! Que seleção maravilhosa de temas, querido SETTI! Deus está muito paciente com esses ditadores comunistas. Com certeza, deseja mostrar-nos nitidamente essas barbáries, para não errarmos mais! Interessante observar que a Madame Marta Suplicy está sendo, terrivelmente, rejeitada pelo partido e ainda luta por ele! Significa estar desprovida de qualquer discernimento ou “vergonha na cara”, para ser mais exata. O PSDB e o PSD vão livrar o País dessa ultrapassada ideologia. FHC, José Serra, Gilberto Kassab, Aloysio Nunes, Álvaro Dias e outros políticos sérios, agora com “olhos direitistas”, salvarão a Pátria, tirando-a da boca dessa incrível Besta, em pleno Terceiro Milênio! Como o PT e as Madames, por não representarem o Estado de SÃO PAULO e estarem envergonhando-o, creio que o TEMPO deles acabou! As Energias do Plebiscito realizado, em 31/10/2010, demonstram claramente que o Sul do Brasil NÃO aceita o comunismo! Como escravos tratados, os sulistas estão rebelando-se! Outra vez! E a VITÓRIA é certa! Que vençam os MAIS FORTES! Justamente, os defensores dos ideais da CENTRO-DIREITA, que representa o lado correto da Vida: A LUTA CONTRA O MAL!

  • Rosa

    É triste ver isso! Mas é exatamente assim que “eles” se impõem: arbitrariamente cortando a fala dos seus pares, impondo e censurando ( vejam o caso da Gisele…), para governar, Pergunto-me: quando isso vai acabar?

  • AUGUSTO...SOSBOMBEIROS

    Não esquenta não, relaxa e goza!

  • Jefff

    Enquanto na Assembleia de São Paulo deputados vendem emendas parlamentares ressucitam um post velho. È brincadeira!
    Saiu no Estadão, pág. A4:

    O deputado Roque Barbiere (PTB), da Assembléia Legislativa de São Paulo, diz que levará a promotor denúncia de negociação de emendas.

    Ele disse ao Estadão que empreiteiras “compram” emendas de deputados ao Orçamento do Governo e oferecem aos prefeitos de São Paulo.

    Segundo ele, colegas foram alertados sobre irregularidades, mas mantiveram o esquema assim mesmo.

    Na mesma denúncia, Barbiere revelou que 30% dos deputados estaduais de São Paulo fazem parte do esquema.

    O assunto é do meu interesse, Jefff. Devo tratá-lo no blog.

  • Sandra

    OLHA A DITADURA DO PT AI!!! Isso é um absurdo!!

  • Froide

    A senadora não está bem emocionalmente, indico uma reavaliação das dosagens de seus remédios controlados. Acho que isso ajudará mas não é o bastante para mudar seu caráter tiranoide.

  • Nossa, eu tava vendo o vídeo aqui e imaginando como deve ser difícil lidar com uma pessoa assim..Nesse vídeo tem um pouco de tudo (arrogância, ignorância, estupidez e etc, etc)… Impressionante,chega a ser deprimente!

  • marina silva

    Que os seus fieis eleitores gozem bem com a baixaria de sua senadora!!!

  • Anderson

    Matária da VEJA, kkkkkkkkkkk até parece democrática essa… PSDB, PMDB, PT são todos iguais meu povo …

  • Jung

    O caso da senadora é psiquiátrico mesmo, caberia pedir fastamento até que ela tenha condições novamente de assumir suas atividades. É visível que ela está fazendo uso de medicamentos controlados e que deve-se fazer uma avaliação da dosagem.

  • Fabio Tenca

    Que mulherzinha detestável!
    Representa muito bem a legenda em que milita: autoritária, desrespeitosa, ignorante de suas responsabilidades, prepotente, desconstrutora de liturgias necessárias ao exercício parlamentar, enfim, uma rematada incompetente.
    Dona Marta representa, sem retoques, o abismo que separa seu PT da democracia.
    Esse comportamento deve desagradar o “timoneiro” do partido, pois ele precisa de gente que saiba ser mais dissimulada do que ela. Que tenha algum talento para escamotear o que verdadeiramente são: um grande ajuntamento de enganadores.

  • Jefff

    O tal projeto foi aprovado na camara e está em tramitação no senado. Vamos ver quem presidirá a sessão e como será o comportamento da oposição. O lider da oposição é o senador Mario Couto.Couto é a cara da oposição, quando fala grita, baba até espumar a boca de ódio e ofende quem discorda dele. Mario Couto para presidente já!

  • Jefff

    O ocorrido segundo o site congresso em foco.
    Por volta das 21h, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deixou o plenário e repassou a função para Marta Suplicy, que deu início às discussões sobre a polêmica MP 520/2010, relatada por Gleisi Hoffmann (PT-PR). A proposição cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (Ebserh), com o objetivo de administrar os hospitais universitários de todo o país.
    O clímax da baderna foi verificado pouco depois das 23h, quando vários senadores já haviam desferido críticas à postura governista de impor ao Senado a aprovação, por meio da ampla maioria, das medidas provisórias. O senador Flexa Ribeira (PSDB-PA), que já havia discursado por duas vezes da tribuna – e tantas outras das cadeiras azuis do plenário –, queria questionar a relatora Gleisi sobre pontos do texto, em inversão do chamado aparte, quando quem está na “plateia” pede para intervir na vez do orador.
    Mas Marta não permitiu o drible ao regimento interno. O tempo ia passando, e os cinco minutos regimentais de Flexa na tribuna chegavam ao fim – o senador parecia enrolar e deixar os minutos correrem, uma vez que as MPs deveriam ter sido apreciadas até a meia-noite, quando perderiam validade, como perderam. Nesse meio tempo, já se ouviam insultos de lado a lado, e Marta deu prosseguimento à sessão à revelia do plenário, lendo requerimentos e tentando ignorar a gritaria.
    A situação ficou insustentável quando a senadora petista, alheia aos diversos pedidos de “pela ordem” (para discutir o mérito da MP), leu o requerimento de Marcelo Crivella pelo encerramento da discussão e início da votação – momentos antes, Crivella já havia pedido a palavra e constrangido alguns senadores ao exigir respeito à presidenta da sessão, em intervenção repetida por Lindbergh Farias (PT-RJ). A essa altura, os gritos se confundiam em alto volume.
    “Os Senadores que aprovam permaneçam como se encontram. Aprovado o requerimento. Encerrada a discussão. Em votação [a MP 520]”, prosseguiu Marta, simplesmente diante de senadores reunidos à sua frente, aos gritos – em certo momento a senadora cortou a captação de som dos microfones do plenário. A oposição veio abaixo.
    “A ditadura já acabou!”, exclamou Cyro Miranda (PSDB-GO). “Nós vamos recorrer ao Supremo Tribunal Federal para anular esta sessão. Esta sessão é ilegal. Vossa excelência atua como representante de uma ditadura da Maioria no Congresso”, emendou o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), amparando-se no artigo 270 do regimento interno, que exige discussão de requerimentos apresentados em plenário.

    “A senhora violenta o Parlamento, senadora Marta. A senhora violenta o Congresso Nacional”, gritava Aécio Neves (PSDB-MG). “Vergonha, Brasil, vergonha!”, gritou ao ponto de ter ficado rouco o líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), com as duas mãos levadas à cabeça e olhando para as câmeras das galerias superiores – pouco antes, o parlamentar goiano jogou ao chão, violentamente, uma espécie de cartilha que parecia ser o regimento interno do Senado. Com a cabeça raspada, Demóstenes exibia no couro cabeludo e no rosto a vermelhidão decorrente do exaspero súbito.

    Depois de alguns instantes, Flexa voltou a ocupar a tribuna. E a “fazer cera”, como se diz no futebol. “Se o senhor ficar discutindo, o seu tempo vai acabar e o senhor não vai usar nadinha da sua palavra”, advertiu Marta, vendo o correr dos cinco minutos regimentais e evitando olhar para o oposicionista. “Eu vou descer da tribuna, e vossa excelência vai ter de me restituir o tempo. Eu estou me dirigindo a vossa excelência e vossa excelência está conversando, não ouve o que eu estou querendo perguntar” (lembrando que discurso na tribuna não se destina a isso), reclamou Flexa, diante das conversas ao pé do ouvido entre Marta e a secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra.

    Às 23h39, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), resolveu aparecer – durante a sessão, o senador exibiu postura atipicamente discreta ao não interferir no embate entre base e oposição. Ele sugeriu a Marta a suspensão da reunião plenária por cinco minutos, “para tentar acalmar os ânimos e construir uma solução”, no que foi atendido. Na volta aos trabalhos, às 23h44, a palavra foi concedida a Alvaro Dias que, da tribuna, fez mais um discurso contundente.

    “Pedimos ao povo brasileiro perdão por esse triste espetáculo aqui patrocinado. Mas, a oposição não poderia deixar de reagir a esta ação de imposição ditatorial de quem quer não parlamentar, não deliberar, mas sim impor autoritariamente”, declarou o tucano, perguntando onde estava José Sarney naquela hora (e como se Alvaro disse-se precisamos de um homem para botar ordem na casa), com o plenário ainda sob tensão, embora apaziguado. Aécio Neves em seguida também discursou, voltando a reclamar do “rolo compressor” governista como “instrumento cotidiano das relações congressuais”.

    Mais calmo, embora visivelmente indignado, Demóstenes Torres também voltou à tribuna, e lembrou um dos períodos mais negros do Senado, quando o senador Arnon de Mello (PDC-AL), pai de Fernando Collor (PTB-AL), matou a tiros – e por engano – em plenário, em 4 de dezembro de 1963, o colega José Kairala (PSD-AC). O alvo era o desafeto Silvestre Péricles (PTB-AL). “Nós vamos voltar ao tempo aqui em que os senadores compareciam armados a esta Casa? Ao tempo aqui em que, em vez de ideias, nós vamos esgrimir armas? Nós vamos nos digladiar, nos tapas? É isso que nós queremos?”, questionou Demóstenes, diante de um plenário silente, mas movimentado. No fundo do plenário, Collor assistia à fala impassivelmente, com expressão grave.

    “Senador Demóstenes Torres, falta menos de um minuto para a nossa sessão encerrar. Foi aprovado o PLV [Projeto de Lei de Conversão] número 13, proveniente da Medida Provisória nº 517. As duas outras medidas caem à meia-noite. Então, acabaram de cair as duas outras medidas provisórias”, resignou-se Marta, olhando o relógio do painel eletrônico e anunciando a derrota governista. A sessão foi encerrada exatamente no primeiro minuto desta quinta-feira (2).

    Ao deixar o plenário, a reportagem conversou com alguns senadores sob o ocorrido. Marcelo Crivella pouco quis falar sobre o embate com Mário Couto, limitando-se a dizer que são “coisas da política”, e que o oponente perdeu a linha ao não querer aceitar um requerimento previsto no regimento.

    Já Marta Suplicy disse que não havia perdido o controle da sessão. “Pelo contrário, tive muito controle. A oposição é que fez seu papel de tumultuar”, enfatizou a senadora ao Congresso em Foco, rodeada de assessores e seguranças. “Não estou acostumada com esse tipo de tumulto. Eu cumpri exatamente o que determina o regimento. Todos eles [oposicionistas] provocaram. Sendo mulher, eles provocaram um pouco mais”, lamentou a petista, que recebeu a solidariedade de companheiros como o líder do PT, Humberto Costa (PE).

    Já para a relatora da MP 520, Gleisi Hoffmann, a oposição perdeu a razão durante o debate. “Foi uma irresponsabilidade da oposição, que usou todos os meios para evitar a votação”, reclamou a senadora.

    Mas a declaração de Flexa Ribeiro mostrou que, depois de tanta animosidade, o bom-humor continua a ter vez no embate legislativo. “Hoje o governo sentiu o Complexo de Cinderela: tudo acabou à meia-noite”, zombou o congressista paraense, cujas gargalhadas se alternavam com suas bravatas durante todo o transcorrer das deliberações desta noite. “Regimentalmente, demos uma demonstração de que a democracia não se faz à base do chicote, ou impondo uma vontade imperial.”

    Por fim, a frase-síntese do senador Armando Monteiro (PTB-PE), já a caminho de seu gabinete, serviu de reticência para a reflexão. “O Sarney desapareceu…”

  • Pierre

    Os cariocas são mesmo muito malandros!!!!! Eu, nascido e criado nesta cidade, acho que somos uns tremendos malandros otários! Não elegemos para o senado federal o prefeito Cesar Maia, que tanto fez por nossa cidade, e elegemos um alienígena desprezível chamado Lindberg Farias e esse ***** travestido de bispo chamado Crivella. Hoje, ajudamos a tirar os royalties do RJ. Realmente nós cariocas somos muito espertos! kkkkkkkk

    Por hoje passa, caro Pierre. Coloquei asteriscos numa palavra cujo uso viola as normas do blog. Da próxima, deleto o comentário, tá?
    Se não as conhece, por favor clique no link http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/143081/

  • Pierre

    Ela precisa de tratamento Psiquiátrico!

  • A SEQUESTRADORA DO ABÍLIO DINIZ… QUER SABER DA VERDADE? ME CONVIDE PARA UMA ENTREVISTA… SEQUESTRADORA, FILIADA AO MIR CHILENO… A MARTA SUPLICY QUE TALVEZ VOCÊS NÃO CONHECEM.

  • marcelo cunha - rib preto/sp

    A Dona Botox é isso aí mesmo.
    Esperar o que duma louca como essa?

  • Ana

    UMA VERGONHA! ESTOU CANSADA DESSES PARTIDOS POLÍTICOS. O PT PERDEU TODA A COMMPOSTURA DESDE QUE CHEGOU AO PODER. MEU VOTO ESSE PARTIDO NÃO IRÁ TER NUNCA MAIS. BASTA DE DITADURA!

  • jose

    Prezado Jornalista, parabéns pelo artigo. No entanto, sem ironia, somente considero que o uso pejorativo do cachorro não deveria ser usado. Cachorro teve ser associado com o que há de melhor na humanidade.Assim, significado de humildade, lealdade, amor e companheirismo.

    Adoro cães, caro José. Utilizei a expressão “cachorro que caiu de caminhão de mudança” porque, quando isso ocorre, os pobrezinhos ficam perdidaços, não é mesmo?
    Nada, absolutamente nada, contra os cachorros, fiéis amigos, sempre.
    Abraço

  • João Franco

    Estou ficando muito preocupado com a bomba que estão armando contra o povo brasileiro. Sera que perdemos o nosso censo de discernimento para aceitarmos tudo que esta acontecendo? O que passa na cabeça dessa gente? Será que é só o ego que conta?
    Muito triste e preocupante.
    Franco

  • Silvio

    Quando ela não relaxa e goza ela faz isso ai. É escola do PT. Autocracia!

  • João Fonseca MG

    Quem planta colhe, se vc plantar vendavaL colhe com certeza tempestade; se plantar uma coisa deverá colher essa coisa q estar aí para representar uma Nação. Esse é um dos frutos q germinou nas urnas pelas mãos dos insanos eleitores brasileiros…

  • ALAERCIO FLOR

    Esta senhora não tem o menor preparo nem para Presidir o Senado,nem para ser a prefeita de São Paulo…Nota-se claramente que ela, dona Marta,é uma perfeita desquilibrada e autoritária,que vexame passa o Seanado Federal.

  • raphael

    Interessante que o próprio jornalista diz que “A tática da oposição… foi ganhar tempo para que a sessão se esgotasse”, o que justifica o fato da Senadora dizer que se queria fazer tumulto. A votação foi forçada não porque a oposição tivesse ainda argumentos contra as MPs, mas porque recorreu à uma tática infantil de atrapalhar o andamento da sessão. E aí, sinto muito, mas é o papel dela manter a ordem.

  • Camada von Ozonio

    MARTA, A SENATRIZ…

  • Luiz Marques

    Que coisa feia falar presidenta, desse jeito logo começam dizer Dentisto, estudanto, estudanta. Pow, presidente é quem preside e não quem presida. Mudando assunto.
    O pau está comendo no mundo todo contra os políticos, pois criaram um sistema de governo capitalista de votos e dinheiro fácil. Já perceberam que depois de entrar na politica eles deixam de ser gente e ficam milionários. É gente está na hora de surgir um novo sistema, por que essa democracia não vai longe.
    Luiz Marques – http://www.abaixoassinado.net Um sistema de fiscalizar ações de políticos e exigir direitos para gente.

  • Luiz Marques

    Que coisa feia falar presidenta, desse jeito logo começam dizer Dentisto, estudanto, estudanta. Pow, presidente é quem preside e não quem presida. Mudando assunto.
    O pau está comendo no mundo todo contra os políticos, pois criaram um sistema de governo capitalista de votos e dinheiro fácil. Já perceberam que depois de entrar na politica eles deixam de ser gente e ficam milionários. É gente está na hora de surgir um novo sistema, por que essa democracia não vai longe.
    http://www.abaixoassinado.net Um sistema de fiscalizar ações de políticos e exigir direitos para gente.

  • graziele matroni

    voces que estao criticando devem ser todos perfeitos.nao erram nunca. nao acho certo o que ela fez ,mas nada justifica essa falta de respeito

  • rubens machuca

    Já se passou muito tempo,desde o comentário da graziele(18/10/2011),mas o fato é que quem faltou com o respeito (alias não poderia ser diferente),pois este partidinho de VAGABUNDOS,não respeita ninguem,acham e agem como verdadeiros terroristas.O pais esta lascado com essas “Coisas”que estão em cargos importantes.ACORDA POVO DE SÃO PAULO, NãO VOTEM MAIS NESSE PARTIDO.

  • beto lima

    È realmente esta senadora não tem condições nenhuma de de presidi uma sessão, nem de reunião caseira ,quanto mais do senado federal.ficou feio.

  • Jefff

    O senador Mário Couto (PSDB-PA), que no mês passado (outubro de 2012) ocupou a tribuna do Senado Federal para acusar colegas de serem ladrões, teve seus bens bloqueados nesta terça-feira por decisão da Justiça do Pará. O nome do tucano aparece em uma relação de 39 pessoas acusadas de fraudes na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). Mais um herói da mídia apodrece. Quem sera o próximo?

  • Edalado

    Infelizmente existe pessoas para gostar dessa gente !

  • Geraldo de Freitas

    Autoritarismo é ruim quando “o outro” é a autoridade.

  • moacir

    Setti,
    Esta senhora pelo seu menosprezo -relaxem e gozem –
    pela sua incoerência – Kassab tem filhos? – pela
    sua prepotência -não tem questão de ordem – pela sua hipocrisia – lula é Deus – não me merece qualquer comentário.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Os caras não deixavam a Marta Suplicy falar – gritavam – “No grito não!” berrando e a Marta que é grosseira?
    Vão pros diabos que os carreguem!

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Mais calmo recomendo a leitura:

    http://www.revistabrasileiros.com.br/2012/12/19/o-primeiro-voo-do-condor/

  • Justiceira

    Deprimente é ter essa velha maluca presidindo o Senado…

  • Corinthians

    O vídeo demonstra o que é realmente gritante no PT.
    A falta de noção de ordem, de decoro. Marta, por ser a presidente, se achava no direito de falar a hora que bem entendesse – e qualquer um com um mínimo de noção sabe que em debates cada um tem seu tempo, seu momento, e não pode ser interrompido, como Marta insistentemente fez.
    O desprezo dela pelos pedidos de “pela ordem” é só mais uma das demonstrações de desprezo do partido pelas instituições, e portanto pela democracia. O desprezo pela palavra do parlamentar na tribuna só demonstra o desprezo que o partido tem pela oposição, e portanto pela democracia.
    Deprimente mesmo.

  • Luis

    É a própria prof.a Dolores Umbridge do Harry Potter! Coisa má!

  • Sérgio de Souza

    Seu comentário ofensivo e mentiroso sobre VEJA foi deletado. Sugiro não voltar mais aqui.