Image
O magistrado Gualberto Cusi: em vez de consultar leis e tratados, consulta as folhas de coca (Foto: La Patria)

A dica preciosa foi passada ao blog hoje pela leitora Márcia, a quem agradeço.

O delírio do presidente boliviano Evo Morales de criar várias nações dentro da Bolívia, em vários casos com Justiças próprias, baseadas na “tradição” dos povos indígenas que compõem o país — o que em determinadas situações implica em punições absurdas, com castigos corporais e outros disparates –, chegou, vejam vocês, ao Tribunal Constitucional.

Ali, o magistrado Gualberto Cusi, da etnia aymará, resolveu que, antes de decidir em favor ou contra uma determinada petição, deve “consultar” as folhas de coca, a matéria-prima da cocaína que, na Bolívia, é mascada e utilizada em chás e outros alimentos desde sempre.

Ele as lança no ar e, conforme o lado em que cai a maioria delas, a decisão é “positiva” ou “negativa” em relação à demanda.

Não são, pois, as altas razões de fundo constitucional, os tratados, as leis, a confusa Constituição da Bolívia ou os princípios fundamentais do Direito que orientam esse ministro — e ministro não do Caixa-Prego, mas do Tribunal Constitucional!

A chuva de críticas contra essa prática descabelada inclui a de que consultar as folhas de coca para saber o que é certo ou errado equivale a decidir na base do par-0u-ímpar.

Mas — adivinhem — o magistrado tem o apoio total do presidente Morales, que, por sinal, foi quem o designou para o tribunal.

Vejam o vídeo abaixo em que Cusi, tranquilamente, explica à agência de notícias espanhola EFE como é seu “processo de trabalho”:

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + dezoito =

Nenhum comentário

Gilberto em 27 de março de 2012

É triste mas não surpreende. A Bolívia é um país miserável em termos sociais, presidida por um sujeito idiota e incompetente. Nossos vizinhos na América Latina, com raríssimas exceções, são uma lástima.

relume romano em 26 de março de 2012

O Para pente O dia se consome e vira noite; consumindo minha carne. Na noite eu me deparo com faíscas de sóis.E é o fim do fogo, a poeira dos ossos de minha carne. Na noite vejo a verdade oculta na clara mentira do dia a hipocrisia que permeia sob abaixo das nuvens dos humanos como numa renda sob comoda sua besta assentada vomitando-lhe o seu mundo aos seus olhos,òchala olhos bem fechados, dentes bracos em sorrisos em seus pés como lama de negrume que se derrama sob sua glória das pedrinhas de areia que caem de suas bocas criando cobras para serem picadas no seu amanha de fogo azul.

Jefff em 26 de março de 2012

Tem politico que consulta pai de santo, vidente e astrologia para tomar decisões isso é bem comum. Até o candidato de vcs em são paulo o José Serra só toma decisões importantes após o inferno astral passar. Sei que ser bem informado incomoda mas não abro mao disso. De vocês, quem, cara-pálida?

AFORTUNATTA em 24 de março de 2012

America Latrina é isso aí !!!!

Osvaldo Aires em 24 de março de 2012

Vejam também: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/03/terrorismo-no-brasil-versos-satanicos-o.html#!/2012/03/terrorismo-no-brasil-versos-satanicos-o.html

patricia m. em 24 de março de 2012

Nojento. Totally disgusting.

wilson em 24 de março de 2012

regredimos ao periodo cretácio.

Ananias de Souza Mendes em 23 de março de 2012

Édificil comentar uma coisa dessas, o certo é que na Bolivia existe uma imensa mina de Silicio a ser explorada, e que poderia ajudar o Pais sair da pobreza, mas quem anima investir dinheiro e tecnologia naquele Pais, quando tudo estiver produzindo vem o Indio e toma tudo como tomou a petrobras Boliviana, o jeito e continuar mascando folha de coca mesmo,

José Cláudio em 23 de março de 2012

Ok ????? Isto é um pais de m.....

marcello fonttes em 23 de março de 2012

É para esse tipo de "autoridades chincheiras" que perdemos a usina da Petrobrás, é para esse tipo de gente que o BNDS está financiando a transcocaleira na Bolívia com milhões de dólares, é prá cheiradictos daqui e de Cuba que jogamos nosso dinheiro fora. Lá na ilha paraiso dos irmãos assassinos Castro, Dilma e os seus entregaram 1 bilhão de dólares de dinheiro nosso enquanto por aqui ela e os seus imprestáveis e crespuculares volta e meia falam em novos impostos para a saúde. Sacanagem é pouco. Essa gente está se tornano inominável.

Corinthians em 23 de março de 2012

Nada mais latino-americano do que isso. Aqui temos juízes federais decidindo de acordo com o "clamor das ruas" ao invés da Constituição...

palhaço carequinha em 23 de março de 2012

Aqui no Brasil conheci um juiz que consultava Pai de Santo antes de dar a sentença! E se aprovarem a maconha... hum... não sei, não! Vai ter juiz fumando um baseadinho antes de nos condenar! Isso é verdade ou não é, gente? Eiiiiiiiiiiiiiiiiii!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI