Amigos do blog, vejam que sensacional proeza da empresa alemã Festo, especializada em tecnologia de automação: seus engenheiros tornaram realidade um dos sonhos/projetos de Leonardo da Vinci, decifrando pela primeira vez o código do voo dos pássaros e criando um robô voador capaz de alçar-se do solo, voar com autonomia e voltar à terra como a gaivota em que se inspirou.

O pássaro artificial pesa apenas 450 gramas, tem estrutura em fibra de carbono e uma complexa “unidade motora de articulação torcional” que, em combinação com um igualmente complexo sistema de controles, lhe permite bater asas o sentido de cima para baixo e também inclinar-se em ângulos específicos, conforme as necessidades do voo, como fazem as gaivotas.

O SmartBird foi apresentado em Edinburgo, na Escócia, pelo chefe da equipe que o criou, o engenheiro Markus Fischer, no âmbito da TEDGlobal 2011, evento reúne anualmente pensadores, cientistas, inventores e pessoas influentes em vários setores de atividade, sob o lema da organização sem objetivo de lucros TED — “Ideias que vale a pena divulgar”.

Confiram o vídeo:

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 13 =

8 Comentários

Fabio Maldonado em 02 de novembro de 2011

Notável realmente, mas não tão novo: www.ornithopter.org

tarso em 14 de outubro de 2011

É frustante morar num país que sempre promete mas nunca alcança seja lá o que fôr. No governo militar a velha frase vamos deixar crescer o bolo pra depois dividí-lo. Agora, a corrupção, a impunidade e a falta de caráter e interesses próprios tomaram conta. Bem!, não vou viver quando o futuro chegar nesse "fim de mundo", nesse grotão governado por jecas tatu.

Pedro em 14 de outubro de 2011

Só queria saber porque o ministro Aloiso Mercadante está segurando o passarinho do alemão: http://www.festo.com/PDF_Flip/corp/smartbird_en/index.htm#/52/

P Faustini em 13 de outubro de 2011

E tem uns idiotas que falam que que a Europa está acabada, ela está só dando um passo a frente, enquanto o Brasil assiste a simbiose do pt com sarney.

Avelino Taveiros em 13 de outubro de 2011

TODOS os vídeos do TED (http://www.ted.com) são ótimos e esse é simplesmente fantástico. Parabéns por demonstrar (mais uma vez) que você está "antenado" nas coisas boas da Internet. Obrigado, caro Avelino. A gente faz o possível para atender ao interesse dos amigos do blog. Abração

Tuco em 13 de outubro de 2011

. Onde estão as legendas? A Veja (e este espaço) cultua a Língua Portuguesa, não é mesmo? Sugiro que assistam no original e escolham o idioma das legendas! http://www.ted.com/talks/a_robot_that_flies_like_a_bird.html .

Think tank em 13 de outubro de 2011

"O pássaro artificial pesa apenas 450 gramas," Como se vê o apresentador cometeu um erro ao mencionar wheight como 450 grams, que é unidade de massa, qualquer objeto na superfície terrestre sofre ação da gravidade, quando diz "pesa" deve se expressar em unidade de força.(N, Kgf, por exemplo)

Juarez Belém em 12 de outubro de 2011

Fantástico!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI