Image
Uma das proezas do robô humanoide Asimo é jogar futebol (Foto: Honda)

A versão 2012 do incrível Asimo da Honda é considerada o mais avançado robô humanoide já construído até hoje.

Não vou me estender muito sobre o Asimo — que parece ser uma homenagem ao grande autor de ficção científica Isaac Asimov, norte-americanona nascido na Rússia e falecido em 1992 (e bem que poderia), mas que, segundo a Honda, é o acrônimo de “Advanced Step in Innovative Mobility” (passo avançado em mobilidade inovadora).

Bota mobilidade nisso.

Image
Vejam a habilidade do robô no uso de mãos e dedos para servir uma bebida (o vídeo mostra uma cena assim) (Foto: Honda)

No vídeo que você verá, o Asimo realiza as seguintes proezas: anda entre outras pessoas, desviando-se quando é o caso; anda sobre superfícies irregulares; reconhece vozes de diferentes pessoas, e reage a elas; dá boas-vindas a visitantes e os conduz por determinados recintos; serve café; usa linguagem de sinais, inclusive para apresentar-se e dizer seu nome; realiza diferentes tarefas usando as mãos e os dedos, como abrir garrafas e verter líquidos; corre, a velocidades de até 9 quilômetros por hora (há um trecho do vídeo que mostra a corrida em câmara lenta); salta com um pé só; gira o corpo apoiado em um só pé.

Chega de escrever. Melhor ver o vídeo:

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + seis =

7 Comentários

black em 18 de maio de 2014

onde e que compra

Leandro em 04 de abril de 2013

Cara a tecnologia ta massa ! e esses idiotas que falam que o robô vai conquistar o planeta sao nubs que nao se encaixam com as novas tecnologias

Think tank em 08 de junho de 2012

Que tipo de algoritmo e processador cognitivo será é empregado? O processador convencional é ótimo para tarefas numéricas repetitivas mas é extremamente lento em tarefas simples como caminhar numa sala com objetos irregulares. O giroscópio e o servo também tem que ser rápido para manter em pé ao saltitar em uma só pata.

Miro Hildebrando em 08 de junho de 2012

Impressionante, quase comovente... o futuro realmente está aí, brilhante e assustador. A Honda faz um trabalho admirável realmente.

Luiz em 08 de junho de 2012

Hoje este robô joga bola, servi bebidas, amanha quem sabe, ele conquiste o MUNDO!!!!!!!! Tenhamos cuidado com este simpático robô.

LIVIO LUIZ SOARES DE OLIVEIRA em 08 de junho de 2012

Fantástico Ricardo! Esse Asimo é muito melhor que o R2-D2 e o X3PO de Guerra nas Estrelas. Ele até chuta a bola melhor que alguns pernas de pau do futebol brasileiro, que ganham muito, e jogam pouco. Em algumas décadas, com o aperfeiçoamento dessas máquinas, poderá existir um campeonato brasileiro de futebol só com robôs como Asimo. Os clubes não precisarão pagar salários milionários para jogadores de carne e osso cujo retorno futebolístico e financeiro é bastante questionável, se afundando em dívidas. Esses jogadores cibernéticos também tem a vantagem de serem bastante disciplinados, não se envolvendo em brigas dentro de campo, nem faltando ou chegando cansados aos treinos por causa de noitadas sem fim. Um abraço .

Nascimento em 07 de junho de 2012

Meu deu medo. Ele já sabe fazer mais coisas que eu. Me senti um imprestável

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI