Image
Fortes e versáteis, os cavalos frísios chegam a pesar 600 quilos. Ameaçados de extinção ao longo da história, atualmente são criados em dezenas de países do mundo (Foto: Dedoc / Editora Abril)

Dotado de porte nobre, um animal forte — chega a pesar 600 quilos — e versátil, sempre pronto a qualquer aventura, o fabuloso cavalo frísio quase foi extinto várias vezes, ao longo da história, por seu uso intensivo em guerras.

O cavalo frísio, originário do norte da Holanda, é considerada a última espécie diretamente descendente dos cavalos selvagens originais da Europa Ocidental.

Eram frísios os cavalos que conduziam soldados com armadura na Idade Média. A ameaça de extinção voltou a ocorrer novamente na II Guerra Mundial durante a qual, mesmo havendo grande mecanização nas forças armadas envolvidas, centenas de milhares de cavalos foram utilizados para transporte de tropas, peças de artilharia, outros tipos de carga  e soldados de cavalaria.

Diz a lenda que, ao final, restaram apenas poucos garanhões e algumas fêmeas no mundo para garantir a espécie. De todo modo, esse magnífico animal é hoje criado em dezenas de países do mundo. Vejam a beleza de vídeo:

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − quatro =

20 Comentários

Maria maia em 11 de janeiro de 2014

Oi, eu adoooro cavalos e monto desde os 3 anos, mas em relacao a racas n entendo muito, mas me apaixonei pelos frisios de uma tal maneira inexplicavel! Voce poderia me responder umas perguntinhas? -vc sabe onde posso encontra aqui no brasil? -sabe se eles podem ser usados para saltos? -vivem quantos anos? -sao doceis? Ps: sei q muitos podem me achar besta de n procurar na net mas eh q achei q seu site pudesse ser mais confiavel do q outros, obrigada desde ja! Cara Maria, infelizmente não tenho como responder a suas perguntas. Certamente pesquisando pelo Google ou outro instrumento você encontrará as respostas que pretende. Um abraço

Fernando Martins em 09 de outubro de 2013

Belíssimos animais. Como ex soldado da cavalaria (1º Regimento de Cavalaria de Guarda -Dragões da Independência) sou fã destes animais. Parabéns a todos os envolvidos na conservação de tão bela criatura.

pedro em 14 de julho de 2013

Sr.Setti felecito-o pelo maravilioso video,que nos premia com a visão de maravilhosos e imponentes animais.obrigado!

Oswaldo C Gribel em 25 de maio de 2013

Uma obra prima da natureza, Os Frísios são inigualáveis. De uma estética que não tem reparos. Só olhando-os podemos dizer que Deus existe. Ninguém mais poderia fazer algo tão bonito e perfeito.

Osvaldo P.Castanha em 08 de março de 2013

Belíssimos, magníficos, e que elegância no porte e na marcha.

Mara em 08 de março de 2013

Magnífico! Fiquei deslumbrada. A cabeça erguida, as pernas que vão à frente do corpo, assim, como quem dança um Tango, com vigor e beleza.

Luiz Caetano em 08 de março de 2013

Cavalos frisios, não conhecia que animais nobres! Espero q já hja criação deles por aqui. Quanto ao comentário sobre Chavez, só tenho a dizer: "O homem põe e Deus dispõe". Que o Senhor proteja a pobre Venezuela dessa maléfica influência malévola. E o Lula, esse não aprende mesmo. Também, com o nosso povo que não lê e o q lê não entende... Se Hitler conseguiu hipnotizar a Alemanha, coitados dos países tão menos letrados e informados. Toda dessemelhança com Lincoln não é mera coincidência...

Priscky em 07 de março de 2013

Setti, sabes dizer-me se aqui no Brasil existe algum criador? Não sei dizer, mas pelo Google a gente acha em minutos. No Brasil tem criador de tudo quanto é raça de cavalo, deve haver desses também. Abração!

Ricardo Velez Rodriguez em 07 de março de 2013

Belíssimo video, parece que os cavalos frísios, de tão leves no andar, flutuassem no ar. Elegância, força e beleza! Obrigado!

Nivaldo em 06 de março de 2013

Animais maravilhosos. Fui criado em contato diário com cavalos, e quando bem tratados são amigos mais fieis que os cães. Sinto inveja de quem tem o privilégio e ter um animal destes.Obrigado Setti por nos proporcionar o prazer de admirá-los.

bereta em 06 de março de 2013

Caro Setti, como sempre a nos brindar com matérias bem menos ácidas que comentários políticos. Apreciar o belo é privilégio de poucos. Só mesmo aqueles cuja sensibilidade se desenvolveu para ideais nobres. Sim, pois só quem lidou com cavalos sabe quão nobres são esses animais. Usados para muitos fins, quem os doma e adestra sabe o que conseguir deles. Nas muitas raças, o mais diversificado trabalho. Se me permitir, gostaria de falar sobre outro animal extraordinário, o CAVALO PANTANEIRO, quase um patrimônio nacional.

NélsonX em 06 de março de 2013

Obrigado Setti, por este vídeo. Vc não existe. Por isso sou fã do teu blog. Muito obrigado por seu comentário atencioso e gentil, meu caro NelsonX. Volte sempre! Um abração

Geová Elias em 05 de março de 2013

Adorei o vídeo dos cavalos frísios fiquei encantado com tanta beleza em uma raça é simplesmente espetacular parabéns.

Franco em 05 de março de 2013

Belo vídeo. A julgar pela utilização bélica e pelas imagens, esses cavalos estão mais para Hammer do que para Rolls Royce. Não conhecia a raça. Outra raça européia interessante é a Fjord da Noruega. São menores que os frísios, mas também robustos. Procure ver, via Google, como são os enormes, esplêndidos cavalos normandos. Idem o cavalo andaluz. Abração!

VIVIANE AZARIA em 05 de março de 2013

Que lindo....o animal que mais me fascina....Uma perguntinha:Essa raca so tem na cor negra? Não estou seguro, Viviane, mas, por tudo o que vi e consultei, só cavalos dessa cor. Abração!

Hildete Pimentel em 05 de março de 2013

Maravilhoso!

Edson Motta de Almeida em 04 de março de 2013

Maravilhosos estes animais parecem ter uma força descomunal, e a marcha deve ser macia, e o seu dorso deixa muito onfortável o cavaleiro

nena em 04 de março de 2013

Que elegância! Lindíssimos!!!!

olivia em 04 de março de 2013

Lindo, magnifico! Obrigada por essas belas imagens. Espero que o ser humano ou desumano preserve essa raça linda de cavalos!

Sergio the original since 1ª Leitura em 04 de março de 2013

Espetacular caro Setti! Não conhecia essa raça de cavalos (aliás sei muito pouco sobre a espécie). Monumental vídeo que vc posta em homenagem à beleza! Parabéns! Muito obrigado, caro Sérgio. Abração!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI