VÍDEO: O jurista Hélio Bicudo, homem íntegro e corajoso, que enfrentou o Esquadrão da Morte durante a ditadura e foi fundador do PT, fala sobre o Bolsa Família como fábrica de votos para o partido — que ele, desiludido, abandonou

Hélio Bicudo é jurista, professor e tem sido um militante pelos direitos humanos em toda a sua vida adulta. Homem respeitado internacionalmente por sua integridade e coragem, fez uma trajetória raríssima para alguém quando, já na idade madura, migrou de editorialista do jornal O Estado de S. Paulo para fundador e militante do PT, pelo qual foi deputado federal e obteve grande votação na disputa para o Senado em 1986 — perdendo para a dupla do então PMDB Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso.

Foi vice-prefeito de São Paulo na gestão da prefeita Marta Suplicy (2001-2005) e presidente da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos.

Durante o regime militar, exibiu coragem exemplar como membro do Ministério Público no combate ao Esquadrão da Morte.

Deixou o PT, desiludido com os rumos do partido, em 2005, ano em que explodiu o mensalão, e apoiou Marina Silva (então no PV) no primeiro turno das eleições presidenciais de 2010 e José Serra (PSDB) no segundo turno.

Neste vídeo, ele conta uma significativa conversa com o então ministro José Dirceu sobre o significado eleitoral do Bolsa Família para o PT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

24 Comentários

  • Winston

    Inacreditável que tal vídeo não tenha sido aproveitado pelos “marqueteiros” da oposição na campanha eleitoral.
    Ah, talvez haja uma razão: a oposição jurou o bolsa família, inclusive com a décima terceira bolsa.

  • Skarilha4

    Pois é, Seu Hélio… tempos bicudos, estes! Bom saber que o senhor escapou de passar à galeria da infâmia petista. Significa, para 51 milhões de brasileiros, que ainda há alguma esperança.

  • JB Figueiredo

    FHC e o PSDB pariram “bolsa familia” mas o filhote foi abduzido pelo Grande Irmao e os petralhas. Agora e tarde. Nas proximas eleicoes deverao aumentar em muito o numero de recipientes que votarao no PT.

  • JB Figueiredo

    Por falar em direitos humanos e estrondoso o silencio sobre a abolicao da Lei Aurea e o trafico de escravos entre o nazipetismo bolivariano e os ditadores Castro.

  • Desconfiado

    Porque temorou tanto para saido PT ?
    Tenho um pé atras com esse pessoal que demorou pra sair do PT, sendo que a roubalheira começou em 2003.

  • renato

    Eu e o meu irmão entremos no partido do PT no RIO GRANDE DO SUL quando ficamos sabendo que sr HELIO BICUDO tinha se filiado no PT , nós não acreditava muito nas pessoas que faziam parte no PT com a entrada do grande jurista , nós achemos que seria um partido sério algo novo na politica brasileira , mas o LULA logo mostrou o que ele mais conhece e sabe fazer maracutaias , **** **** **** , mentir , mentir , mentir e o que ele mais sabe mentir, e ele é especialista na areá da ****** , o sr LULA passara para história do BRASIL como a maior farsa da politica do Brasil , e o governo mais corrupto que essa nação já teve incluindo o governo da Dilma que é uma farsa , quem governa e da as cartas é o Zé Dirceu e o lula, só um petista entende como funciona a partido do PT

  • lourdes Marchi

    Esse é a verdade em pessoa. Bicudo é a única CONSCIÊNCIA viva que deveria servir de SUPEREGO a estes arremedos de políticos petistas.
    Eu tenho 61 anos e vivi a Ditadura da Direita e hoje vivo na da Esquerda. Eu sempre soube que eles eram assim…mas eles conseguiram enganar bem. Só até aqui. Daqui eles não passam! temos que mostrar ao povo o quanto esses pts são DESMORALIZADOS. Vamos à rua dia 15 com a Bandeira Nacional…sem falta! Eu já suspendi um programa nota 10! para poder participar…e levar em cartazes o que não posso dizer a eles através da mídia vendida!

  • Ronaldo Força

    O bolsa família e um programa eleitoreiro que com pressuposto de inclusão social serve para manutenção do PT no poder,através de autêntico fraude eleitoral. **** age como um verdadeiro Robin Hood tupiniquim, da com uma mão e rouba com a outra. Quem não tem vida autônoma e depende do estado para votar deveria ser impedido de fazê-lo. Os políticos deveriam ter a coragem de denunciar esta verdade.

  • Ronaldo Força

    Estou de Lisboa acompanhando nossa política,torcendo pelo movimento do dia 15 de novembro. Sigo no fim de semana para Paris ,mas sem esquecer do impeachment da Dilma e a prisão do Lula. Vim curar minhas feridas eleitorais no velho mundo, antes que a quadrilha petista nos tire o direito de viajar e assalte nossos bolsos com impostos extorsivos, inviabilizando a classe média tão odiada pelo PT.

  • Emília

    Ele deixou o pt em 2005, mas a quadrilha produz mistérios que ninguém sabe, ninguém viu, anos antes do mensalão.
    .
    Os beneficiários do bolsa-família deixariam de ser curral eleitoral se virar programa de estado com diversas alterações. O que não muda jamais são os fanáticos da seita.

  • Santana*100

    É Bicudo, sempre soube que eles não valiam nada. Já o senhor, serrou fileira ombreando com Lula e toda sua patota durantes anos e anos! só agora percebeu de quem se tratava! POBRE doutor, – O senhor não me engana, nem nunca me enganou. É petista desde criancinha.
    Com à chuva de escândalos dos petralhas Hélio Bicudo só está tirando o corpo fora pra sair bem na foto.

    Você não leu o post. Como, “só agora”? Ele deixou o PT há quase DEZ ANOS.
    Como você provavelmente não lerá minha resposta, fica para os demais leitores o esclarecimento, para você não manchar o nome de um homem digno, que já arriscou literalmente a vida para fazer justiça “neste país”, mesmo sob a ditadura militar.

  • Wake up

    Não se pode esperar nada que não seja gatunagem do erário de alguém que chegou ao poder com dinheiro saqueado dos cofres dos sindicatos e FAT.
    Esses saquearam o dinheiro dos trabalhadores sindicalizados e torraram em beneficio próprio para se elegerem, e agora fazem o mesmo com os impostos estratosféricos confiscados de todos os brasileiros.

  • Ione Celestino

    Tenho dito.

  • Berlatto

    Só imbecis, néscios e delinquentes morais não enxergam que o bolsa-família, ops, bolsa-esmola e bolsa-voto serve ao partido, no caso o PT, para se perpetuar no poder.
    Ninguém é contra distribuição de renda, ajuda aos necessitados. Somos contra o uso de um programa de governo,- não de um partido, pois o dinheiro é do contribuinte pagador de impostos – como trunfo eleitoreiro.
    Outra questão importante é a porta de saída do programa com prazo e qualificação pra que essa pessoa possa ter um emprego digno. Já não dizia o Apedeuta Lula da Silva, quando criticava os programas do FHC, que tem de ensinar a plantar a macaxeira, não dar a macaxeira, ou, ensinar a pescar, não simplesmente dar o peixe?
    Mas, não esperemos nada melhor do que diz o sr. Bicudo a respeito do Bolsa-Família. Que é sim um programa eleitoreiro e, que quer perpetuar a pobreza. Que o diga, Lula, Zé Dirceu e o PT.
    Neguem isto, PeTralhas?

  • Paulo

    Eu lamento profundamente o comportamento preocnceituoso,sectário e grosseiro de alguns participantes desse espaço contra o grande jurista e notável brasileiro,que é o professor Hélio Bicudo.
    Parece que vivemos nos tempos da Guerra Fria,que o mundo está dividido entre direita X esquerda e quem não estiver do meu lado,não presta.Uma estupidez total,que eu só posso creditar a um despreparo em diversos aspectos de algumas pessoas,que as levam a um perigoso espírito aventureiro ( coisa que nem deveria caber na direita!).
    As pessoas precisam entender que vivemos uma crise moral sem precedentes em nosso país eque ela não deve ser creditada nem mesmo apenas ao PT ou aos partidos políticos.Ela está presente no meio empresarial,nos serviços públicos,no trãnsito,na vizinhança e até nas famílias.E só uma grande frente formada pelas pessoas de bem desse país poderá nos levar a superar esse período tão difícil!
    O conservadorismo já teve um papel fundamental na História em momentos delicados como este,restabelecendo as relações de compromisso na sociedade e até promovendo grandes conquistas sociais,pois,ao contrário do que muitos pensam,conservadores são revisionistas( apesar de não serem revolucionários).Mas advirto do imenso perigo quando conservadores assumem postura egocêntrica e irracional.Aí sim,as piores tragpedias podem acontecer!

  • José Henrique

    Ele está longe de se apresentar que um dia defendeu os direitos humanos, além do mais é no meu entender é mais uma vítima do sistema nefasto capitalista que criou o maior exército de famintos de todos os séculos no mundo.

  • JB Figueiredo

    O “sistema nefasto capitalista que criou o maio exercito de famintos…” vigora na Coreia do Sul, nao na Coreia do Norte. Vigorou na Alemanha Ocidental, nao na Alemanha Oriental. A historia registra a fuga de paises comunistas para paises capitalistas, nao o contrario. O “paraiso” dos ditadores castristas pratica o trafico de escravos abertamente com os nazipetistas bolivarianos em flagrante violacao de direitos humanos.

  • karina

    No início o PT enganou a muitos, mas quem tem compromisso com a honra e justiça já deixou o barco ha muito tempo. Quem ainda é PT ou é deficiente de caráter ou de inteligência.

  • Santana*100

    “Você não leu o post. Como, “só agora”? Ele deixou o PT há quase DEZ ANOS.
    Como você provavelmente não lerá minha resposta, fica para os demais leitores o esclarecimento, para você não manchar o nome de um homem digno, que já arriscou literalmente a vida para fazer justiça “neste país”, mesmo sob a ditadura militar.”
    Caro senhor Ricardo Setti,
    Se o Mensalão não tivesse EXPLODIDO com você bem diz, o doutor Bicudo estaria lá quetinho. Particularmente, não acredito que ele não sabia dos desmando do PT há tempos, fingiu não acreditar, deu de ombros – Será que ele “navegou” durante anos e anos sem saber que o BARCO DAVA ÁGUA?

  • Moacir 1

    Prezado Setti,
    Não tenho certeza quem disse – acho que foi o Churchill – que o melhor argumento contra a democracia era uma conversa de 5 minutos com um eleitor democrata mainstream…
    Não sei quantas vezes li por aqui que “uma vez petista sempre petista”.É lógico que em relação à Marina Silva , um ser nefasto de cujo peito o PT jamais saiu, que no entanto, nos deu uma lição democracia ,brasilidade e civilidade apoiando Aécio Neves no segundo turno.
    No hall dos condenados às chamas eternas do inferno ex-petista ardem ainda: Cristovam Buarque ,Fernando Gabeira,Flávio Arns,Heloísa Helena,João Fontes , Orlando Fantazzini,Plínio de Arruda Sampaio e, é claro, Hélio Bicudo.
    Acho estranho que se pense que caráter é uma questão de latidude ideológica e me pergunto se , quando formos finalmente situação neste país , permitiremos oposição.Tomara que sim . Senão não vai ter graça.
    Abraço

  • Rodrigo

    E aí está a verdade, nua e crua, por Hélio Bicudo.

  • razumikhin

    Comunista íntegro é o quadrado redondo. Mas, no caso do Helio Bicudo tem arestas arredondadas.

  • Nádia

    O que me indigna e me deixa triste é saber que o lula e os demais são pessoas riquíssimas e nada foi investigado como ganharam esta dinheirama toda e tb porque não estão presos. Se não declaramos 10 reais ao fisco imediatamente ficamos retidos e devemos explicações. Afinal o que fazem os dignos representantes da Receita Federal , sempre que faço o IR fico me perguntando como estes cidadãos passam incólumes neste país fundado pelo pt e a receita federal nada faz, fico tão irritada que não tenho vontade de declarar nada.

  • Santana*100

    Comparar o Capitalismo com o Comunismo é o mesmo que comparar Madre Tereza com Fernandinho Beira Mar!
    – O Comunismo ASSASSINOU mais de 80 MILHÕES de pessoas! Na China, na URSS, na Polônia, em Cuba, na Coréia do Norte, no Vietnam em muitos outros países onde este regime SATÂNICO foi implantado.
    Uma vez comunista; sempre comunista – Uma vez petista; sempre petista.
    “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”