Por Domitila Becker

Antes de mais nada, assista a este vídeo:

Admita, demora alguns segundos até desconfiarmos que o homem nmostrado é um robô, não é mesmo?

Com traços extremamente realistas e a capacidade de imitar a respiração e as expressões humanas, o DK Geminoid, como é chamado, é um dos robôs geminóides (robôs “gêmeos”, idênticos na aparência a um ser humano) mais realistas já desenvolvidos.

Image
DK e Scharfe: a semelhança entre máquina e pesquisador é impressionante

É também o primeiro modelo de barba e o primeiro baseado em uma pessoa não-japonesa – nesse caso, o professor Henrik Scharfe da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, um dos responsáveis pela criação do andróide, que guarda grande semelhança com o criador.

Assim como outros robôs humanóides, o DK é controlado remotamente por softwares avançados que transmitem os movimentos faciais de uma pessoa. Os cientistas dizem que não é difícil imaginar num futuro não distante a autonomia plena dos robôs.

Segundo os criadores do DK, a intenção do projeto é estudar tanto a ciência quanto a filosofia por trás das interações com as máquinas, na busca por respostas para questões como:

O que é um humano?
O que é presença?
O que é relação?
O que é identidade?

Assista abaixo o processo de modelagem das mãos do robô geminóide:

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 2 =

3 Comentários

clovis em 15 de outubro de 2012

clovis juliano acoplagem androides humanos futuro exis.

kalid em 14 de outubro de 2011

valha meu deus como e qui isso pode acontecer olha a cara desse robô são indenticos muito obrigado por você ter amostrado

Lílian em 14 de março de 2011

Setti, Veja o contraste: robôs humanóides x a forma de um tijolo (figura geometrica diferente, mas o processo é o mesmo). Gosto de observar estes detalhes. Abraços!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI