Image
Cuidado! Assista ao vídeo de barriga cheia!

Domingo: há dia mais apropriado para este vídeo?

Pois a riquíssima gastronomia da Itália, onde todas as regiões possuem pratos marcantes e produtos locais não menos, orgulho da população de cada recanto do país, é tema deste saboroso vídeo 10 Things We Love About Italy, ou 10 coisas que amamos sobre a Itália, em tradução livre,

O vídeo é mais um episódio da saga de documentários do pessoal do The Perennial Plate, que sob as espátulas do chef e ativista Daniel Klein e do cineasta Mirra Belas, apresenta semanalmente uma aventura das maravilhas, complexidades e histórias por trás do sistema alimentar global.

Para este vídeo, listaram 10 coisas deliciosas da Itália, entre tantas: o macarrão (claro!), a pizza (claro!), o café (antigamente brasileiro por excelência, mas que ninguém faz melhor do que os italianos), o azeite de trufas, o vinho (alguma dúvida?), o queijo parmesão, o vinagre balsâmico, o gelato e o prosciutto (que rivaliza com o sagrado jamón espanhol, e para muita gente é ainda melhor), e avisam: é apenas uma pequena amostra da seleção maravilhosa de ingredientes do país-bota.

(E é mesmo.)

Para tanto, viajaram por toda a Itália, atrás dos alimentos e seus processos de produção, além, é claro, da tradição de comê-los.

A música é Pizzica de San Vito, de Domo Emigrantes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + dezenove =

9 Comentários

kitty em 01 de setembro de 2015

Navegando e curtindo textos e fotos, eis que encontrei esta pérola: as deliciosas comidas italianas, claro que eu sou suspeita, mas tenho de convir com você que na Itália se 'mangia bene'. há outros pratos que são bem característicos que chamaríamos de regionais. Por exemplo. no veneto temos um delicioso prato como o 'bacalá alla vicentina, os gnocchi al sugo ou bolognesa; na região da Reggio Emilia, temos os tortellini ou cappeletti; os ravioli verdi al sugo di pomodori; spaghetti alla matriciana, sem esquecer os delicioso risotto ai fungui e muitos outros pratos..Caro Ricardo, gostei demais este simpático texto sobre pratos da culinária italiana.///Este seu site está no meu cabeçal, mas, ultimamente quando clico nele, um aviso aparece 'You are banned..Não intendo o porquê deste aviso, será que escrevi alguma coisa ofensiva ou fora de lugar?..Tive de usar o google para entrar aqui e deixar este comment..Talvez seja um spam..de qualquer maneira,, espero que este este comentário chegue e seja mediado..Alguns comentários ficaram muito tempo sem mediar e um bom dia sumiram. Se errei peço desculpas. Estou saudosa do tempo de VEJA e do FACE. Apareça no blog de Augusto com um belo texto, tantas coisas acontecendo no nosso Brasil, suas analises serão bem-vindas.//Um forte abraço-Kitty Vou, sim, aparecer no blog do Augusto e, eventualmente, na TVEJA. Mas, se você tiver Twitter, dê uma olhadinha: tenho estado lá diariamente, desde meados de maio. @ricardosetti Um grande abraço!

silvio em 30 de setembro de 2013

Setti pelo amor de Deus, não posso ver isso. Estou de regime!!!

Patrícia de Sampa em 26 de setembro de 2013

Como descendente e recente cidadã italiana, fiquei orgulhosa de ver que tudo o que foi mostrado no vídeo, hoje encontra-se espalhado pelo mundo: a pizza, a pasta, o vinho, o azeite, enfim, tudo.

Kitty em 23 de setembro de 2013

Caríssimo Ricardo, o vídeo e os comentários dos leitores falando da minha cara Itália, conseguiram que eu chorasse porque me emocionaram profundamente tanto as suas palavras pronunciadas com um certo orgulho de estar entre os 35 milhões de oriundi, quanto aos amáveis comentários dos leitores..me emocionei muito acredite!! Permita-me por esta especial oportunidade que, além do forte abraço vai um beijo também! Obrigada caro amigo, por sempre nos surpreender com temas ou vídeos como este...Simplesmente adorei!!!///kitty Como não amar a Itália, não é mesmo? Ainda mais para quem, como eu, tem seus maiores sepultados no generoso solo da Toscana. É o país mais bonito do mundo! Beijos pra você também.

danir em 23 de setembro de 2013

Eles não incluíram os Sfogliatelli. Os que comi em Roma eram simplesmente especiais. E os pratos feitos com enguias do Laco Braciano em Vina di Mare. A Itália é um lugar sensacional. Uma vez ouvi uma frase que ficou gravada em minha mente: Mesmo com a Mafia e com o Fascismo (de triste memória), um povo que faz musica e comida como os italianos não pode ser tão mau. Sem contar sua herança cultural, seu talento para fazer máquinas e sua alegria contagiante.

Oliveira em 22 de setembro de 2013

Mesmo de barriga cheia estou babando. Nada como a Itália para tanta coisa gostosa e tanta arte fantástica.

Marco Balbi em 22 de setembro de 2013

Setti! Sensacional! Eu e minha mulher, legítimos oriundi, vez por outra fazemos pasta em casa, como a nona o faz logo no ato 1. Mas, usamos uma máquina ancestral, que pertenceu a minha sogra, para cortar o macarrão. A nona resolve o problema(?) de uma maneira muito simples. Entretanto, ela não dá o pulo do gato. A pasta tem que secar. E, pasme você ou não, nós penduramos no varal do apartamento, torcendo para que a umidade relativa do ar não esteja muito alta para não comprometer a qualidade do nosso produto. Fica ótimo. Mas, o melhor vem depois. Preparar o molho e escolher o vinho. Valeu. Ainda bem que amanhã é segunda e portanto estou começando uma dieta, até porque, em menos de um mês estaremos por lá. Também sou um dos 35 milhões de brasileiros "oriundi". O país mais lindo do mundo. Aproveite! Abraço

Marco em 22 de setembro de 2013

Don Setti, É a melhor origem do mundo, onde tudo é de primeiro gosto. É o povo mais alegre do Mundo. O time de futebol mais elegante do mundo! Tudo lá é coisa boa, bonita e refinada. Itália acima de tudo, bela alegria, bela alegria amigos! ( Risos)... Abs.

Dulce Regina em 22 de setembro de 2013

Mamma mia !!! Belíssima Itália...

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI