Image
Jovem salta de linda cascata: beleza oculta pelas más notícias (Imagem: reprodução)

Infelizmente, o Haiti ainda ocupa o primeiro lugar na lista de países mais pobres da América Latina. O balanço mais recente a confirmar isso foi feito pela consultoria multinacional Latinvex e publicado no ano passado.

Graças a esta péssima fama, o país caribenho raramente é associado a fatos positivos. Uma pena, como prova o vídeo South of Haiti, dirigido por Alex Horner, americano de Minneapolis.

O clipe resultou da viagem de dez dias que o autor realizou com um a dupla de amigos pela costa ao sul do país, que divide o território da Ilha São Domingos com a República Dominicana.

“Tendo estado várias vezes na (capital) Porto Príncipe, foi revigorante ver o Haiti sob uma nova luz”, explica Horner. “Queria captar a faceta do Haiti que raramente é vista”.

O vídeo é narrado em idioma crioulo haitiano (créole), mas há legendas em inglês disponíveis. Nem são necessárias, na verdade.

As cascatas e praias presentes na edição não têm os seus nomes especificados, mas o “conjunto da obra” serve para enfatizar o argumento de Horner de que “é importante reconhecer que as imagens normalmente mostradas do Haiti ou de qualquer país de Terceiro Mundo não necessariamente representam os países como um todo”.

A música de fundo é “A Thimble Full of Sorrow”, do compositor neozelandês Rhian Sheenan.

South of Haiti from Alex Horner on Vimeo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dezoito =

4 Comentários

Carla em 27 de maio de 2014

Estava com meu filho de 6 anos tentando fazer uma pesquisa sobre pontos turisticos do Haiti... como foi dificil fazer ele ver tantas fotos feias... Aí encontramos este video. Foi lindo !!!! Obrigada pelas imagens.

Nicolae em 27 de dezembro de 2013

Se você quiser saber porque seu texto foi deletado, por favor consulte as regras para publicação de comentários no blog no link http://goo.gl/u3JHm Obrigado.

norton em 02 de novembro de 2013

COMO CONVENCER DEZ MILHÕES leia até o final os políticos atuais estão viciados na pior forma de fazer política o prato do dia é a pizza, o interesse é somente individual não vote em branco, não anule seu voto voto de protesto? e daí? aquele(a) que você votou decepcionou? troque, virão novos canditados você vai deixar os outros decidirem por você? cada eleitor convence em média 10 eleitores para votar até as eleições convencer em média 1 eleitor por mês 1, 10, 100, 1.000, 10.000, 100.000, 1.000.000, DEZ MILHÕES VAMOS FAZER UMA GRANDE LIMPEZA DEMOCRÁTICA, PELO VOTO VAMOS RENOVAR A MAIORIA DOS ATUAIS POLÍTICOS você vai continuar somente reclamando? converse com vizinhos, no trabalho, na universidade, etc. vamos começar cedo a conscientização compartilhe no facebook etc., entre nesta corrente copie o texto e envie por e-mail aos seus amigos AJUDE A MUDAR O BRASIL

Marco em 29 de outubro de 2013

Lord Setti, Vou escrevendo ate terminar de carregar o vídeo, q coisa demorada, então vou chutar riquezas naturais sempre tem em abundância em qq lugar. Acho q não vai rodar trancou no meio. Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI