Image
Alguns brasileiros fizeram bonito no maior clássico do mundo; será a vez de Neymar? (Foto: AFP)

Por Daniel Setti

Dá para se perder no verdadeiro oceano de atributos que o clássico entre Barcelona e Real Madrid, válido pelo Campeonato Espanhol e previsto para as 14 horas do horário de Brasília deste sábado, oferece.

Poderíamos citar a presença, no Camp Nou de Barcelona, dos dois jogadores mais caros da história do futebol, o galês Gareth Bale (100 milhões de euros) – em sua primeira aparição em El Clásico – e o português Cristiano Ronaldo (94 milhões), ambos do Real Madrid; ou do argentino Lionel Messi, da equipe da casa, o maior artilheiro da história do duelo juntamente com o mítico compatriota Alfredo Di Stéfano, do time merengue (ambos registram 18 gols anotados).

Poderíamos também mencionar a estreia dos técnicos das duas agremiações, o argentino Gerardo “Tata” Martino por parte dos catalães e o italiano Carlo Ancelotti representando os madrilenos; ou o fato de que a somatória dos elencos resulta na espinha dorsal da seleção espanhola, atual campeã mundial e bicampeã europeia. E muitos outros motivos.

Mas é claro que, para os brasileiros – e não apenas – o maior atrativo é o début de Neymar no histórico embate, realizado desde 13 de maio de 1902. O ex-santista, que vem atuando bem, mas ainda sem o destaque explosivo que a torcida do Barça espera, possui suficientes credenciais para continuar com uma trajetória gloriosa de astros tupiniquins que deixaram sua marca em grande estilo em edições passadas do encontro de titãs.

Abaixo, repasso os cinco gols mais bonitos de autoria de craques brasileiros em enfrentamentos entre Real Madrid e Barcelona. É imperdível:

5-Roberto Carlos, pelo Real (Real Madrid 3 x 0 Barcelona, estádio Santiago Bernabéu, 26 de fevereiro de 2000; crédito: The MrLakey)

Mais uma das indefensáveis bombas do inesquecível lateral-esquerdo.

4-Ronaldo, pelo Real (Barcelona 1 x 1 Real Madrid, estádio Camp Nou, 1º de abril de 2006; crédito: Shanecavo)

“Cavadinha” com frieza que só grandes, como o Fenômeno, conseguem dar.

3-Júlio Baptista, pelo Real (Barcelona 0 x 1 Real Madrid, estádio Camp Nou, 23 de dezembro de 2007; crédito: Mr Alberte9)

Um petardo de bate-pronto no ângulo de “La Bestia”, como era conhecido Baptista na Espanha.

2-Romário, pelo Barça (Barcelona 5 x 0 Real Madrid, 8 de janeiro de 1994; crédito: Luís Gandarez)

No auge do Baixinho, nem um zagueiro com a velocidade de Usain Bolt seria capaz de acompanhar seu característico drible, “cortando” para dentro com a bola “grudada” no pé. O zagueiro Alkorta procura a bola até hoje. Romário balançou as redes outras duas vezes na goleada.

1-Ronaldinho, pelo Barça (Real Madrid 0 x 3 Barcelona, 19 de novembro de 2005; créditos Antonio Morillas e FCBarca01:

Aqui vale uma exceção, e há de se mostrar os dois gols que o hoje atleta do Galo fez nesta partida: o primeiro é uma pintura,  o autêntico número 1 deste ranking: e o segundo, também bonito, provoca históricos, inéditos aplausos da torcida adversária em Madri.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezoito =

6 Comentários

maisvalia em 28 de outubro de 2013

Bela premonição. O garoto, que eu fazia questão de ir a Vila para assistir enquanto atuava no meu Santos, deu show. Que assim seja ano que vem.

Cronos em 28 de outubro de 2013

Faltaram os gols de Giovanni e Rivaldo.O Messias,aliás,a exemplo de Neymar, fez gol logo no primeiro embate entre as duas equipes,o que não aconteceu com os demais.

carlos nascimento em 27 de outubro de 2013

(off topic) Ricardo, Vejo movimentações,Mestre AN no Roda Viva, RA na FSP, não seria hora de RS ter também um maior espaço ? Preferencialmente, na telinha, temos de ocupar os espaços com gente e conteúdos inteligentes. abração. Caro Carlos, me comove seu interesse, mas, em mais de 45 anos de carreira, tive mais do que jamais poderia imaginar. Não quero ocupar mais espaços, não. Felizmente, não é por falta de convite. Um abração!

carlos nascimento em 26 de outubro de 2013

Ricardo, O garoto fez sua estréia no clássico catalão com "chave de ouro", fez um golaço, deu assistência, chamou o jogo para si com responsabilidade, atuou como um gigante do futebol, saiu ovacionado. Sinto muito amigo, como comentei anteriormente, Neymar nasceu com a proteção dos deuses, já é um estrondoso sucesso, espero que as suas dúvidas sobre o desempenho do craque estejam dissipadas. A sina do Real Madrid continua, depois do fiasco Mourinho, temos agora o novo fiasco, BALE o garoto de 100 milhões de euros....... é para chorar...... abração. Acho que o Neymar está indo otimamente. E torço pelo garoto. Quanto ao Bale, muitos dizem que o Real Madrid supervalorizou o jogador. O intrigante, para mim, é que o time já estava bem servido na posição dele. A diretoria fez muito dinheiro negociando jogadores e, creio eu, queria fazer figuração com a torcida. Não conheço o futebol de Bale o suficiente para saber o quanto bom ele é (ou não). Aguardemos Abração

Leonardo Saade em 26 de outubro de 2013

Barça x Real é um clássico que pára o mundo do futebol. Mesmo quando não estão disputando nada, é um jogo fantástico, pela presença de tantos craques nas duas equipes, como pela rivalidade. Jogo imperdível. Tenho que reconhecer que Neymar me surpreendeu. Achei que ele ia ser um " novo Robinho" , mas Neymar me surpreendeu. Além de estar jogando muito bem, tem demonstrado muita humildade no relacionamento com os novos colegas e com a imprensa. Se jogar bem hoje conquista a torcida catalã .

Meia Verdade em 25 de outubro de 2013

Maravilhosa lembrança....

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI