Vídeos

Privilégios aos bancos, Collor, Lula, reforma fiscal e mais num “Fogo Cruzado” com Quércia, em 1994

Em companhia de Claudia de Souza (Jornal do Brasil) e Tão Gomes Pinto (IstoÉ), entrevistei Orestes Quércia, do PMDB, em edição do programa “Fogo Cruzado”, apresentado por Alexandre Machado na TV Gazeta, em 25 de julho de 1994.  A entrevista integrava a série “O Povo e os candidatos”, que contava com plateia de personalidades políticas e tinha como protagonistas os candidatos às eleições presidenciais em 1994, grupo que incluía aquele que fora o governador de São Paulo entre 1987 e 1991. À época, eu ocupava o cargo de diretor editorial adjunto na Editora Abril.

Em uma das minhas participações, perguntei a Quércia como ele pretendia financiar todas as suas promessas de governo, que não eram poucas, a partir de um país cujas contas estavam em ruínas. Ele deu voltas e atacou os bancos por lucrarem 17 bilhões de dólares no ano anterior e cobrarem dos clientes 8% de juros ao mês. Depois, disse: “nós vamos eliminar estes privilégios dos bancos, e ter, só neste sentido, recursos imensos para fazer as obras que nós queremos”. Rebati, questionando-lhe sobre como fazer com a dívida interna. “O primeiro ato nosso é uma reforma fiscal”.

Indaguei ao peemedebista, depois, quem seria seu ministro da Fazenda, caso fosse eleito. A resposta foi vaga: “vou buscar as melhores cabeças do Brasil para me ajudarem a governar o país, independente de filiação partidária”.  Ao descartar o PT nste cenário, por ser “estatizante”, “radical” estar “na contramão da história”, quis saber se ele votara em Collor nos egundo turno das eleições de 1989. Quércia riu e dise que não votou nem em Collor, nem em Lula. Sobre o petista, aliás, disse em outro momento do programa ter ficado “chateado” quando o PT trabalhou por CPI para investigá-lo que, segundo ele, resultou em nada.

Ao longo do programa, Quércia foi confrontado mais de uma vez por causa de episódios em que perdeu as estribeiras – o mais recente havia sido uma semana antes quando discutiu, ao vivo no “Roda Viva”, com o jornalista Rui Xavier – e recebeu perguntas de telespectadores, entre outras coisas.

(Assista à íntegra aqui)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =

Veja mais vídeos