Vídeos

O dia em que fui, como diretor de “Playboy” em 1996, entrevistado por Pelé

Certas coisas a gente realmente nunca imagina que possam acontecer.

Em 28 de março de 1996, quando eu era diretor de redação de Playboy, fui o entrevistado de edição de “O Quarto Poder”, da TVE. O programa, que abordava os bastidores da imprensa, era apresentado pelo jornalista Roberto Feith e trazia como entrevistadores convidados presentes no estúdio a fotógrafa Vania Toledo – que bateu insistentemente na tecla do machismo ao falar da revista – e o publicitário Euler Matheus, então vice-presidente da Salles DMB&B.

O formato do programa abrangia, também, uma matéria sobre meu trabalho cotidiano na Playboy, conduzida por Bernardete Duarte, incluindo entrevistas com colegas de redação – Humberto Werneck, Nirlando Beirão, Marcos Emilio Gomes – e a participação de outras pessoas, que enviavam suas perguntas pré-gravadas. Entre elas, outros integrantes da equipe de então (os repórteres Mônica Rentschler e Ivan Marsiglia, e a produtora Ariani Carneiro), o fotógrafo Otto Waisser e até mesmo a então deputada petista Marta Suplicy, que quis saber se “mulher faz política igual a homem”.

Mas… e não é que a última destas pessoas era ninguém menos do que ele, Pelé?

Ocupando o cargo de ministro dos Esportes naquele período, o Rei do Futebol me questionou sobre a saída de “seu amigo” Juca Kfouri do cargo que eu passara a ocupar. Tentei manter o jogo de cintura diante de quem me perguntava e fiz o meu melhor na resposta. Confiram, no final do vídeo.

Outros assuntos

Mesmo a conversa tendo como foco central a situação de Playboy, que então era muito boa, falamos de outros assuntos relativos à minha carreira. Por exemplo, o mau humor da imprensa,  a respeito do qual disse que “nós da mídia somos muito negativistas” e que a” a imprensa fica discutindo a cartolagem da crise”.

O início de minha carreira em Brasília, meu livro “Conversas com Vargas Llosa”, de 1986, e minha matéria sobre a elaboração do Plano Cruzado (“O Dia em que Sarney derrubou a inflação”), que rendeu o prêmio Esso de reportagem no mesmo ano, também foram abordados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais vídeos