VIRADA ESPETACULAR: Datafolha mostra Aécio Neves indo para o 2º turno e pulando de 14% a 26% das intenções de voto em apenas um mês — enquanto Marina caiu 10 pontos no mesmo período. MAIS AINDA: no 2º turno, a diferença Dilma-Aécio é de apenas 6 pontos

Aécio quando eleito presidente do PSDB, em maio de 2013: mais uma análise minuciosa mostra que as chances de o senador ser eleito não só existem, mas são grandes (Foto: O Globo)

Aécio quando eleito presidente do PSDB, em maio de 2013: Datafolha de hoje mostra não apenas que o tucano passou Marina, mas que manterá disputa apertada com Dilma no segundo turno (Foto: O Globo)

Tucano disparou de apenas 14% das intenções de voto no dia 3 de setembro contra 34% para Marina — e o Datafolha mostra um segundo turno com Dilma à frente por apenas 6 pontos

Amigas e amigos do blog, as informações que estão abaixo nesta matéria de VEJA.com mostram uma virada espetacular do candidato Aécio Neves, que das profundezas de 14% de intenções de voto — o ponto mais baixo que apresentou ao longo da campanha — está, agora, à boca do segundo turno.

Mais do que isso: a enorme diferença que separa Dilma do tucano no primeiro turno se reduz a apenas 6 pontos no segundo — sengo que, se o cenário se confirmar, ambos terão o mesmo tempo no horário eleitoral (no primeiro turno, Dilma dispôs de quase o triplo do tempo do presidenciável do PSDB) e os debates não incluirão mais nanicos, serão cara a cara, um contra o outro.

Vejam o texto de VEJA.com:

DATAFOLHOA: AÉCIO ULTRAPASSA MARINA E DEVE IR AO 2º TURNO

A última pesquisa feita pelo instituto Datafolha antes das eleições deste domingo aponta que o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, ultrapassou Marina Silva, do PSB, e agora é favorito para disputar o segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT).

Segundo o instituto, o tucano tem 26% das intenções de votos válidos (excluídos brancos e nulos), contra 24% da ex-senadora. Dilma lidera com 44%.

Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, Aécio e Marina estão tecnicamente empatados. Porém, a cronologia das pesquisas mostra duas candidaturas em trajetórias completamente opostas: no levantamento feito no dia 3 de setembro, quando o tucano marcava 14% das intenções de votos, e a ex-senadora, 34%. [Aécio vem subindo há seis levantamentos do Datafolha, e Marina, nos mesmos seis, vem caindo.]

De acordo com os números do instituto, Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. Os demais candidatos, juntos, alcançam 1%.

Outros 4% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo, e 4% disseram que ainda não têm um candidato definido.

O Datafolha também simulou um segundo turno entre Dilma e Aécio: a petista venceria por 48% a 42% (em votos válidos, 53% a 47%). Contra Marina, a petista ganharia por 49% a 39% (55% a 47%, válidos).

Encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01037/2014.

O instituto entrevistou 18.116 eleitores nos dias 3 e 4 de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

79 Comentários

  • Antonio R. Melo Jr.

    Vamos lá! Varrer o partido mais corrupto da história do Brasil do poder.
    O Brasil não merece mais 4 anos com a dona do lijinha de R$ 1,99 que faliu.

  • H. Medeiros

    Vai ter muito petralha safado, já começando o show de horrores, por causa dessas pesquisas. Morrerão aos bofes…

    45 neles!É Aécio presidente! E viva a democracia!

  • Carlos Vieira

    Maravilha de notícia! Quem Aécio ganha no primeiro turno. Carlinhos vidente profetizou: “que Aécio ficaria em primeiro, Dilma em segundo e Marina em terceiro; e que seria um dos melhores presidente do Brasil”.

  • Na Planície

    Pra cima e avante ! A vitória de Aécio no segundo turno é perfeitamente factível. Agora é fazer uma boa campanha no segundo turno para vencer a eleição.

  • Virgínia Souza Pereira

    VIVA!!! Avante, Aécio!!! Vire esse jogo e destroce a Dilma no segundo turno!

  • Marcelo Melo

    Você estava certíssimo nas suas previsões Setti !
    Só não contava com a tragédia com Campos.
    2 turno é outra eleição !
    Aécio Aécio Aécio Aécio Aécio Aécio Aécio Aécio ….pra frente Brasil.

  • J Augusto

    Alívio é o sentimento que prevalece. Parabéns Aécio pelo espirito guerreiro e aguerrido! Depois do seu exemplo de perseverança cabe a nós buscar votos para a sua vitoria redentora. Rumo a vitória!!!

  • Ronaldo Braga

    A virada pode ser ainda maior e Aécio vencer no primeiro turno, a subida agora é firme e continua amanhã.
    agora um poema para o Lula

    DOUTOR EM MENTIRA

    Mentir é do Lula
    tanto que quando ele não mente
    se sente uma *** ****,
    e da mentira ele jura já é carente
    Não espere do Lula
    outra coisa que não mentira
    pois como alimentar sua gula
    se quando ouve verdade logo ele se retira
    A verdade a Lula ofende
    é tanta coisa escondida
    que ele pensa que o povo é demente
    e assim ele vive assustado por toda vida
    Mas ele sente a perda de cabelos
    pensa no povo acordado
    e quando dorme tem vários pesadelos
    com um povo zangado e ele *****.

    http://www.ronaldobragas.blogspot.com
    R.B.Santana

  • SILVIO

    mérito total do Aécio, ele sempre acreditou, mesmo quando nós fraquejávamos. agora, vamos ratificar isso na urna.

  • Carlos Vieira

    Maravilha de notícia! Quem sabe Aécio ganha no primeiro turno? Carlinhos vidente profetizou: “que Aécio ficaria em primeiro, Dilma em segundo e Marina em terceiro; e que seria um dos melhores presidente do Brasil”.

  • neil ferreira

    Olha O Carlinhos Sensitivo ae geeennteeee !
    Olha a Maricy ae geeennteeee !

  • Rodrigo- Marina, presidente; Serra, senador!

    Se assim for, voto nulo pela primeira vez em 26 de outubro. E acho que Dilma será reeleita. Não lhe será difícil amealhar 6 pontos no segundo turno. É a democracia.

  • Sandy

    1-Super interessante os esclarecimentos da Veja e seus colunistas. Nós eleitores que temos a oportunidade de esclarecimento, já colocamos(dividimos) estas notícias/ análises no nossos Facebook, twiter, what´s up e-mails com nossos conhecidos?
    As eleições são importantíssimas, unidos pelo Brasil, contra esta corja e o comunismo! O último momento é agora!
    2–Sempre votei em candidatos de centro esquerda, mas no momento, contra o COMUNISMO (Dilma e Marina), vou votar na direita para o Congresso Nacional. (não sei se é o melhor caminho, mas na falta de outra idéia…)
    Um congresso sem a base do governo (85% do atual congresso- inclusive até pouco antes da eleição o partido da Marina fazia parte). Marina que, nas palavras dela, tem um programa similar a da Luciana Genro (radical comunista).
    Tudo para o congresso (com oposição para valer)tentar barrar a implantação do comunismo bolivariano na reforma política como foi implantado na Venezuela.
    http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/10/03/quer-colinha-veja-lista-de-candidatos-de-direita-por-estado/#comments
    http://liberdadeeconomica.com/vempradireitabrasil/candidatos2014/
    3-O que o PT e aliados afanaram da Petrobrás daria para pagar 10 anos de bolsa família! (Jornal Estadão de hoje)
    Marina e Dilma, além de Luciana Genro, querem transformar a democracia do Brasil em uma ditadura estilo Cuba e Venezuela.
    Excesso de poder para o Executivo com a participação dos grupos sociais, ONGs socialistas/comunistas em prejuízo do legislativo. Esses grupos ligados a Cuba, não!
    Legislativo tem como monitorar:http://www.memoriacivica.com.br/
    4-Um congresso sem a base do governo ( base do governo: 85% do atual congresso- inclusive até pouco antes da eleição o partido da MARINA fazia parte). MARINA que, nas palavras dela no último debate, tem um PROGRAMA SIMILAR AO DA LUCIANA GENRO(radical comunista/SOCIALISTA bolivariano-Foro de São Paulo). Marina e Dilma professam os dogmas deste Foro. Venezuela e Argentina que o digam e nós também depois destes 12 anos de PT, se prestarmos atenção.
    http://www.youtube.com/watch?v=5NoT3xoohhM
    E aproveitar e demitir a Dilma ( Na democracia o poder é do cidadão através do voto. O momento é agora).

  • Guilherme Outeiro

    E o que mais chama a atenção, Setti é que em 2010 o Serra fez uma campanha muito ruim do primeiro turno, mas conseguiu chegar ao segundo graças a boa votação que a Marina Silva teve. Nesta eleição, Aécio chega crescendo e independente se irá ou não para o segundo turno, foi uma reação espetacular, no jargão do turfe, atropelou na reta.

  • Taumaturgo Lopez

    E tudo se deve à enorme energia de Aécio, que não esmoreceu nunca, nem quando tudo parecia perdido. E um valente, merece nosso respeito.

  • MILTON SIMON PIRES

    CARTA ABERTA AO SENHOR SENADOR E CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, AÉCIO NEVES DA CUNHA
    Exmo.Sr.Senador Aécio Neves,
    Ao cumprimentá-lo pela passagem para o segundo turno das eleições venho, representando os 14.000 membros do Grupo de Facebook Inglourious Doctor, declarar abertamente nosso apoio ao senhor numa campanha em que terá como adversário o “retrato do mal em si”.
    Sabemos, senador Aécio, que muito mais do que o cargo para presidente, é o futuro das pessoas de bem que agora se encontra em jogo no Brasil. Desde 2003 estamos convivendo com os apóstolos da liberação das drogas, dos acordos com o narcotráfico, do aborto, do casamento gay e do alinhamento internacional com forças genocidas como a Al Qaeda, o Regime da Coréia do Norte, da China e do Estado Islâmico do Iraque e da Síria. Todas essas pessoas se reúnem sob a sigla PT (Partido dos Trabalhadores) – a mais corrupta, assassina, e estelionatária organização da história política brasileira que, sob as ordens do Foro de São Paulo, nos quer levar em direção ao regime cubano.
    Senhor senador, há 20 anos sou médico, vi minha profissão ser destruída por colegas petistas que não tiveram dúvida em jogar nossa história na lata de lixo e pago hoje pessoalmente o preço de enfrentar essa gente aqui em Porto Alegre. Desde 2013 venho denuciando a farsa do Programa Mais Médicos e eu o tenho feito através do Blog Ataque Aberto, em artigos na Revista VEJA, no próprio grupo de facebook que acima mencionei, na primeira web radio conservadora do Brasil – a Rádio Vox – e na minha atividade diária. Devo dizer ao senhor que há anos venho anulando meu voto mas que, devido a gravidade do panorama político, não tenho dúvidas agora em oferecê-lo ao senhor no segundo turno como já o fiz no primeiro. Jamais fui filiado a partido político algum e longe estou de aceitar as teses do PSDB bem como sua visão de poder como um todo, mas nada me resta a fazer senão subscrevê-los no sentindo de evitar a permanência no poder dos marginais petistas que estão destruindo nossa nação. Comigo estão mais de 14.000 brasileiros que, comungando da mesma posição, acreditam na necessidade urgente de varrer do poder as forças que nos levam no caminho de uma ruptura constitucional completa, de uma crise econômica sem precedentes e de uma falência das nossas instituições. Jamais em toda minha vida escrevi nada em benefício de político algum. Abro agora essa exceção, digna de mais um entre tantos milhões de brasileiros desesperados com o futuro que espera seus filhos, e despeço-me desejando ao senhor nossos melhores votos e a esperança da justa vitória.
    Cordiais Saudações,
    Dr.Milton Simon Pires – CREMERS 20958
    Porto Alegre, 5 de outubro de 2014.

  • Maria

    Aécio mostrou que tem fibra,não se deixou abater. É como se diz aqui no extremo sul: “Não tá morto quem peleia.” Ele mostrou que está bem vivo,tão vivo que vai passar para o 2o. turno.Vitória para ele!

  • JB Figueiredo

    Infelizmente a eleicao vai ser decidida pelo que a massa de votantes acha que vai acontecer com a renda deles. Sao 65 milhões de dependentes do bolsa família, os favelados de classe media, os milhares pendurados em orgaos e empresas do governo que avo decidir quem vai ser o proximo presidente dessa terra. Aecio foi poupado pelo lulalato na primeira fase mas se chegar ao segundo turno essa canalhada vai cair de pau e pedras em cima dele. Vao espalhar mentiras do tipo que ele vai acabar com o bolsa família e e bastante possível que a turba ignara acredite nisso. Anunciar o Arminio Fraga como ministro da Fazenda foi um tiro no pe, ja que ele e associado a austeridade econômica. Esse povo de QI baixo vota com o bolso e a boca. Não esqueçam que dilma tem 44% e Aecio 26%. Depois dos ataques sera que Marina vai perdoar e apoiar Aecio? Não me surpreenderia se ela ficar ausente e ate viajar para o exterior para dar a mensagem.

  • Jorge Alessandri

    Aécio no Planalto para não virarmos uma Venezuela!

  • Cidadão Quem

    Marina vai ao segundo turno. Os institutos de pesquisa estão equivocados. Todos votando em Marina!!!
    .
    hehehehehehehehehehehehehehe

  • Salvador Gossens

    Aécio até o fim! Sangue novo, decência e competência na Presidência! Fora PT! Fora presidente que não sabe pronunciar uma frase sem tropeçar, fora presidente do crescimento zero, fora presidente dos escândalos da Petrobras!

  • Sandy

    Que o Hino Nacional Brasileiro seja entoado mais forte do que o Hino da Internacional Comunista (do Foro de São Paulo de Marina e Dilma)!
    P.S.:políticos do Mensalão do PT entoaram este hino comunista e fizeram gesto característico ao serem presos pela polícia federal.

  • lourdes Marchi

    Ainda temos tempo de fiscalizar! compartilhe!
    http://www.vocefiscal.org/

  • Berta Reel

    Infelizmente não posso confiar nunca em Marina, afinal ela esteve com os petistas por quase 30 anos. Ela também nada sabia. Mas sabia das denúncias da oposição e ficou ali quietinha. Espero que tenha a dignidade de aceitar apoiar o Aécio no segundo turno e assim provar que passa longe do petismo atualmente, o que sinceramente não acredito ainda.Aécio para Presidente no primeiro turno!

  • Sonia Regina

    Boa noite Sr. Setti
    Excelente a carta do Dr. Milton.
    Muito bom saber que temos cidadãos corajosos que tem, nome e sobrenome.
    Pessoas são alçadas no ar pelos fios de cabelos, são finos, mas juntos adquirem força.
    Um abraço

  • Mello

    Amanhã será um grande dia para o Brasil. Teremos a nossa querida Presidente Dilma gloriosamente reeleita no 1º turno. Será uma dura resposta àqueles que desejam o nosso país de joelhos ao capital estrangeiro, que torcem para que tudo dê errado e que sonham com a volta da sociedade segregacionista conservadora ao poder. Amanhã a verdade virá à tona. Viva o Brasil! Viva o PT!

  • Mario Sergio

    Aguardemos amanhã a tarde para ver o que os pesquisadores vão inventar para explicar.Não aconteceu nenhum fato novo e relevante para justificar a subida do senador,no meu entendimento ele esta na posição que sempre esteve.Tentaram tirar nas pesquisas e não colou.Aguardem!!!!!!!!!!!!!

  • Costa

    Aécio estamos com você desde o começo, e com certeza você será o nosso próximo presidente.
    Fora petralhas corruptos.

  • Marcus Prado

    Caro Setti,
    Lembro de, no começo do ano, você ter gentilmente respondido um post meu aqui na seção de comentários do seu blog, onde dizia na ocasião que Aécio Neves por sua habilidade política, capacidade de articulação e enorme perseverança, iria surpreender muita gente. Agora na véspera do 1º turno, parabenizo o candidato e também o nobre escriba, que por sua competência e brilhantismo, bem poderia ser o Ministro das Comunicações de um eventual Presidente Aécio…pense a respeito. Saudações.

    Obrigado por suas palavras gentis. Quanto a sua sugestão, não passa por minha cabeça trabalhar para governos, seja quem for o governante.
    Um abração!

  • Gil Santos

    O lema da bandeira das Minas Gerais é “Libertas quae será tamen”, ou seja, liberdade ainda que tardia. Das montanhas de Minas os inconfidentes se levantaram contra a exploração do Brasil realizada por Portugal. Juscelino Kubstchek mostrou ao Brasil o caminho do progresso. Tancredo Neves lutou, junto com outros notáveis brasileiros comandados pelo paulista Doutor Ulisses Guimarães pela redemocratização. Cabe a Aécio Neves a responsabilidade pela dificil tarefa de retomar o Brasil para todos os brasileiros.
    Jamais duvidei da capacidade de Aécio Neves para aglutinar forças em torno de seu nome. Aecio Neves tem 30 anos de vida publica honrada.
    Esse é o momento para que todos os brasileiros decentes tomem as redeas do comando deste nosso imenso Brasil.

  • Patriota

    Parabéns ao Aécio e aos seus eleitores que nunca desistiram, sempre acreditaram que tudo é possível e fizeram campanha entre os amigos indecisos e marinistas, mostrando as diferenças e atacando com a verdade. O que está em jogo é tirar essa turma do FORO de SP. Amanhã todo mundo com azul de Aécio ou camiseta do Brasil para votar

  • Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    Vamos tirar essa corja do poder. E fora dele, sem condições mais para influenciar o legislativo e o judiciário, vão acabar todos na papuda – Luizinacio à frente.
    Vamos à vitória.
    Abs

  • Reynaldo-BH

    Depende da gente.. De cada um de nós. De se perguntar: melhoramos? Avançamos? Somos mais dignos? Temos um país melhor que no passado? Nossa luta valeu a pena? É o país que sonhamos? Somos uma nação? Somos um só povo ou fomos divididos entre nós e eles, como se quis e se e conseguiu? Nossos esforços foram reconhecidos? Somos mais respeitados no mundo ou somos – mais que nunca – em país exótico de gente esquisita? Conseguimos fazer com que o mérito valesse mais que a indicação de amigos e simpatizantes de um grupo? Temos futuro? O crime diário dos donos do poder passou ao ser, ao menos, uma preocupação? A corrupção avançou? Os poderosos mentem? Usam do poder para demonizar quem é somente adversário de ideias? Estamos com uma democracia consolidada ou em risco? Estamos prontos a defender que nunca haja mais censura e mordaças à imprensa, seja em nome do que for? As reformas feitas privilegiaram quem? E as prometidas ou ameaçadas, são mesmo as que o povo deseja? Temos uma educação melhor ou pior que há doze anos? E a Saúde? Vamos continuar a usar escravos de um regime que o mundo todo identifica como uma ditadura fossilizada? Teremos que suportar os zumbis de sempre, donos de dinastias hereditárias, em nome de uma pretensa governabilidade? Temos, após uma década, uma herança que nos orgulha? Ou é maldita? Iremos interromper a mentira institucionalizada como práxis política? Continuaremos a suportar a tentativa de reescrever a história, a nossa história? A desprezar o que conquistamos, as nossas conquistas? Ou será o momento do BASTA? Do CHEGA?! E de se exigir respeito! E acima de tudo, acreditar e fazer UM FUTURO.
    https://www.youtube.com/watch?v=c29McuGfycA

    E você, querido amigo Reynaldo, que esteve quase jogando a toalha, não? O mundo dá voltas, a política mais ainda!
    Abração

  • Gil Santos

    Como previsto, todos os institutos de pesquisa mostram a real situação do quadro eleitoral. Aecio Neves esta no segundo turno numa curva ascendente. Previamos, e anotamos neste espaço, que na vespera das eleições deixariam de omitir a realidade, isso para não ficarem ainda mais desmoralizados. Mas numa ultima tentativa para atender os interesses pejtistas colocam o candidato tucano no estado de Minas Gerais numa situação irreal de fracasso eleitoral. Como pode isso acontecer se justamente no estado de Minas, conforme os próprios institutos o candidato tucano tem uma arrancada monumental? Não seira muita incoerencia ter o candidato à presidencia e o candidato ao senado, ambos do PSDB uma enorme aceitação e o candidato a governador ter um desempemho tão baixo? Nas minas Gerais teremos sim segundo turno entre Pimenta da Veiga do PSDB e Pimentel do PT. Institutos de pesquisa cooptados e paghos pelos petistas estão preparando munição para o segundo turno contra o candidato Aecio Neves.

  • JB Figueiredo

    Infelizmente tudo indica que a ***** de burca escarlate ainda ganha no segundo turno.

    “Tudo” o quê? As projeções dos institutos de pesquisa indicam uma eleição apertada. Entre 5 e 6 pontos dividiriam os dois candidatos, e haverá uma longa campanha pela frente.

  • Reynaldo-BH

    Caio, Dulce , Moacir, Berta, maria-maria, Milton Pires, e tantos outros que minha memória comete o crime de esquecer!
    Neste nosso espaço, lutamos, nos expomos, brigamos e fomos somente HONESTOS. De princípios.
    AMANHÃ é o dia o início da virada!
    Dia em que termos a oportunidade de sermos ainda mais intensos!
    Queria – mesmo! – dar um abraço em cada um e dizer: VALEU!
    A máquina opressora, avassaladora, comprada, usada, paga com nossos impostos, financiada com o roubo na Petrobrás, o “fazemos o diabo” para ganhara eleição, o “bicho vai pegar” a vitória inconteste no primeiro turno, NÃO VEIO! Eles perderam esta!
    É o início. Temos mais um passo. E daremos!
    SEJAMOS OS MESMOS QUE SEMPRE FOMOS! É isto que eles temem!

  • ze do matogrosso

    ..já é quase hoje, dia cinco. Dia do s brasileiros decentes, votarem no 45 emostrarem dignidade. Por nossos filhos e netos. É hoje.

  • Reynaldo-BH

    Setti, a tolhaaha foi sim quase jogada. Assumo. Era um misto de desespero e desesperança. EU tenho pressa, você sabe disto. Mas, estou de novo onde nunca deveria ter pensado em desistir estar!
    OBRIGADO pela FORÇA eterna que você deu a todos nós!
    Meu voto AMANHÃ será em nome de tantas coisas, que nem saberia elencar.
    E de tantas pessoas…
    Entre estas, também em seu nome.
    “Se muito vale o já feito, mais vale o que será!”

  • domenico

    45 é o raticida ideal para combater a peste-bubônica-petralha ! Aécio – Presidente do Brasil !

  • soninha

    Sempre acreditei na vitória de Aécio,nenhum dia desacreditei, ele lutou, mesmo quando os seus colegionários, quase jogaram a toalha. Ele sempre otimista, e tendo que lidar com os inseguros, mostrando com firmeza que ele chegaría ao segundo turno, mostrou ao povo, como se desperta o gigante adormecido, fez todo mundo observar, que ele veio mesmo para mudar, lutar por nos. Nos fez refletir,que será possível um Brasil, mais próspero, educado, alegre e fraternal, para todos…

  • lourdes Marchi

    Gente!!! Estou apavorada! olha o do que Marina escapou:

    http://www.youtube.com/watch?v=61DRGGUck2Y

  • Winston

    Ainda creio que a eleição esteja em aberto e que Aécio não estará no segundo turno, embora não seja do meu feitio questionar os números surpreendentes indicados nas pesquisas, entre os quais, a queda vertiginosa na taxa de rejeição de Dilma.
    Amanhã os institutos de pesquisa serão bem testados.
    Mas, seja quem for para o segundo turno, o mais importante para os brasileiros será, mesmo, o “terceiro turno”.
    Nesse sentido, o texto de um dos nossos grandes jornalistas, poder-se-ia dizer um decano, pareceu-me tocar em um ponto bastante sensível, que não deve passar desapercebido, razão pela qual o transcrevo, em seguida,
    ” Independente da escolha final, qualquer um dos três candidatos que disputam a entrada no segundo turno das eleições presidenciais terá pela frente um desafio mais complicado do que um hipotético terceiro turno.

    Não se trata de uma eventual contestação dos resultados, mas de algo ainda mais penoso, conturbado, talvez insuperável: rejuntar um país fragmentado pelo ressentimento, tomado pela indignação e terrivelmente assustado com os fantasmas que próprio debate eleitoral solta nas ruas.

    Esta é terceira reeleição presidencial em nossa história política. Antes de 1964, o conceito de inelegibilidade era tão arraigado que mesmo os generais-presidentes durante a ditadura militar não ousavam contestá-lo. A partir da aprovação da emenda constitucional que instituiu a reeleição para cargos majoritários (1997) o processo eleitoral radicalizou-se gradativamente. Em 1998, apesar da falta de tradição, a reeleição transcorreu razoavelmente. A seguinte, com Lula buscando a confirmação no cargo, o processo foi algo mais encrespado, por conta do mensalão.

    Esta tentativa de reeleição da presidente Dilma Rousseff conta com dois diferenciais, cada um mais dramático do que o outro: 1) manifestações populares em junho-julho de 2013 libertaram um fortíssimo impulso de mudança ainda insatisfeito; e, 2) pela primeira vez rompeu-se a tradicional bipolaridade PT-PSDB com a entrada em cena de um terceiro contendor (o PSB) compondo inédito triângulo de forças disputando sem escrúpulos as duas primeiras colocações.

    Vírus mutante

    O fogo cruzado aumentou de volume e de calibre: três concorrentes disparam mais projéteis do que apenas dois e a sua carga costuma ser mais letal de modo a obter duplo efeito.

    Não há números, impossível quantificar as mentiras e imposturas proferidas nos palanques, entrevistas e debates formais. Os marqueteiros descobriram simultaneamente por força da Lei do Menor Esforço que neste tipo de confronto a única arma válida é o vale-tudo: mentira, fraude, falsidade, patranha e peçonha. Com o pretexto de descontruir o adversário mais ameaçador estabeleceu-se um modus matandi sem qualquer consideração de ordem moral.

    Estamos numa jihad, empenho extremo, autêntica guerra santa, com o agravante de que pela primeira vez confrontam-se na urna representantes de confissões religiosas cristãs que há anos afiavam em silêncio suas armas e agora finalmente parecem prontas para desembainhá-las. Além disso, desta vez entraram na liça interesses político-econômicos que, diante do perigo de fecharem os guichês, serão capazes de tudo.

    O vírus da violência é mutante, oportunista, transmuta-se e se espalha com enorme velocidade. Também a delinquência, com a sua formidável carga magnética e capacidade de agregação.

    A solução deve ser individual: escapar das manadas”.
    Por fim, que a eleição transcorra em céu de brigadeiro e mar de almirante, com o resultado respeitado inteiramente por todos.
    Isso não é pouca coisa, se olharmos à nossa volta.

  • Comentarista

    O cenário, pelo o que tudo indica, parece favorável a Aécio. Se, de acordo com a última pesquisa do Datafolha, no segundo turno, Aécio tem 42% e Dilma 48%, uma diferença de 6% entre eles, então, isso significa que, se Aécio tirar mais 3% de Dilma, eles ficariam rigorosamente empatados em 45%. As pesquisas de todos os Institutos vêm demonstrando que a tendência de Dilma é de queda e a de Aécio é de ascensão, ao longo do tempo, desde a divulgação das primeiras pesquisas deste ano de 2014. Considerando esses fatos, então, se Aécio tirar de Dilma um pouco mais que 3%, ele será o vencedor dessa eleição. Vamos ver se ele realmente passa para o segundo turno, pois isso confirmaria essa tendência, o que seria ótimo e uma grande esperança para o nosso país sair desse mar de lama imposto pelo PT durante mais de 12 anos.

  • Helena

    Infelizmente é só o PT – dono das urnas – escolhendo o candidato…

  • Edson

    é só o Aécio não vir com essa estória de “autonomia’ do Banco Central, continuar no BRIC e não dar uma de Pastor Everaldo “Privatiza Tudo”, que pra mim tá tudo certo.

  • marco

    já estou feliz em saber que os paulistas humilharam o PT no estado para governador e senador. Até que enfim teremos um verdadeiro representante no senado depois de 24 anos de comédia com o Suplicy.

  • Gerson (PR)

    Amanhã o resultado será ainda mais favorável a Aécio do que indicam as pesquisas. Podem apostar!

  • Robinson

    Tomara que o Aécio consiga mesmo ir para o segundo turno.

  • Moacir 1

    Prezado Setti,
    Tudo já foi dito – e muito bem ! – pelos amigos do blog aí embaixo.Só faltou o seguinte:
    VIVA A DEMOCRACIA!
    Bom voto e vamos em frente!

  • Miriam

    Também acho que o resultado será mais favorável ao candidato tucano do que indicam as pesquisas.Estou no Japão e já votei.45.Ponto final.

  • sandra

    Hoje o Toffoli informou que tentaram invadir os computadores do STE. Provavelmente como os hackers dos petistas não conseguiram fazer isso para “justificar” os vários IBOPES divulgados com favorecimento de Dilma, o IBOPE resolveu contar a verdade.

  • Leonardo Saade

    Aecio passando para o segundo turno vai ser confirmada uma das maiores surpresas em eleições presidenciais. Nessa em especial, a mais imprevisível das últimas eleições Aecio Neves realizou uma tarefa hercúlea ao virar 20 pontos contra a candidata Marina em 2 semanas. Quando parte da sua equipe já sinalizavam apoio a candidata do PSB, contra Dilma em um 2o turno quase certo, Aecio traçou novas estratégias para sua campanha sem duvidar nem um minuto de uma reação. Neto de Tancredo Neves e de Tristao da Cunha dois célebres políticos de Minas Gerais, um celeiro de hábeis e notáveis homens públicos , Aecio mostrou que além do DNA político,sua experiência de vida pública, aliada a uma força de vontade gigantesca, podem realizar grandes feitos. Se confirmada sua passagem para o segundo turno Aecio entra com potencial para enfrentar o PT de igual para igual. Nos debates presidenciais, Aecio tmostrou domínio total no debate de ideias, e mastigou Dilma Roussef explorando as visíveis fraquezas da presidentA como sua oratória ruim e pela fraca reação a questionamentos. O PT sabe que Aecio vai explorar isso mais ainda durante no 2o turno que entra no 2o turno com a desvantagemde Dilma do imenso tempo de televisão a mais que tinha no 1o turno. Vai ser um domingo eletrizante, que o resultado vai ser lembrado é usado como exemplo em várias eleições no futuro.

  • Comentarista

    Será que a Dilma e o PT cometeram um gravíssimo erro estratégico, ao desconstruir Marina Silva cedo demais, rápido demais, proporcionando, inadvertidamente, a criação de um adversário poderoso para o segundo turno: Aécio Neves, que poderá sobrepujar Dilma e o PT, de forma surpreendente e inesperada? O PT sendo vítima dele mesmo, devido a sua arrogância, caindo como um patinho em uma armadilha criada pelo destino? O PT pode ter se preparado para enfrentar seus adversários, mas estaria completamente despreparado para enfrentar as circunstâncias do imponderável? PT vítima se suas próprias armadilhas? A resposta estará nas urnas e poderá ser um fato extraordinário, completamente amargo e inesperado pelo PT.

  • Cronos

    Em um mês pulou de 14% para 26%.Já pensou se tivessem informado a verdade há um mês?
    Provavelmente,se elegeria no primeiro turno.Ninguém me tira da cabeça que houve manipulação.

  • Alan XY

    O homem deixou a preguiça de lado e começou a trabalhar. Assim funciona. Mas os votos de Alckmin em SP são determinantes nesta virada.

    Que preguiça? Tenho acompanhado o trabalho de Aécio desde o começo do ano, e o homem não dorme mais do que quatro horas por noite, viajou o país inteiro, procurou dinamizar o PSDB — de que se tornou presidente — nas 27 unidades da Federação. Informe-se melhor, meu caro, para não escrever bobabem e não fazer injustiça.

  • Toninho Malvadeza

    A BALA DE PRATA (Aécio),já está na câmara do fuzil chamado URNA ELETRÔNICA.
    E quem dará o tiro fatal será o eleitor.
    PERDEU,PT !

  • Leandro

    Fantástica essa virada. E pode escrever que o tal de Pimentel vai ter uma surpresinha no dia de hoje em Minas. Vai tomar uma virada no 2º turno, pode apostar.

  • Leonardo X

    Aqui em Minas se diz que “principio de angu é mingau”. Se de fato o eleitor quer mudar este
    país da trajetória bolivariana que está a nos
    levar para Cuba – e eu não duvido nada disso –
    é claro que Marina a navegante confiável dessa
    mudança. Lagartixa é da família do jacaré. É de
    asas que nós precisamos para sair dessa enrascada.

  • RONALDE

    Meu voto: Aécio, Serra, Alckmin. Thame(4577) e Bandeira(45999) candidatos de Piracicaba.

  • Luiz Pereira

    Setti,
    Como diz uma amigo, “tamo junto, mermâo”!
    Abs

  • alexandre

    Vc acha que o Geraldo Alckmin vai se esforçar para ajudar o Aécio no segundo turno ? Lembremos que uma derrota do Aécio coloca o Alckmin como o primeiro nome do PSDB para 2018.

    Vai, porque é um político decente. Aliás, o Estado está forrado de propaganda dele para governador e de Aécio para presidente. Os jornalões também têm anúncios dos dois.

  • Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    As meninas do Vôlei brasileiro ontem deram a todos nós uma lição. Era o quarto set do jogo contra a fortíssima seleção da Rússia. O jogo estava 2×1 para as brasileiras, mas em um apagão digno do meu Verdão perdíamos o set por 20×11. Isso mesmo 20×11!!! Todos que assistíamos ao jogo dávamos o set como perdido, só torcendo por uma melhora no final do set para “voltar ao jogo” e ir para o tie-break com chances de vitória. Pois é. Em uma reação espetacular (eu jamais havia visto igual) as meninas, com garra, talento e técnica viraram o jogo, vencendo o set por 27×25 e o jogo por 3×1.
    Amigo, para mim há coisas na vida que têm significados que vão além das aparências. Aécio Neves será consagrado Presidente da República em 26/10/2014, na virada mais sensacional da história política “destepaizzzz”. E aí e só deixar a PF, o MP e os tribunais fazerem o trabalho deles. A sede do PT vai ser transferida para a Papuda.
    Abs

  • Caio Frascino Cassaro

    Prezado Reinaldo-BH:
    Faço minhas as suas palavras. Você é nosso capitão aqui do Blog, o Zinedine Zidane do texto, um estilista cuja categoria está consagrada ao longo de tantas e tantas pelejas disputadas.
    Após a vitória, bem que poderíamos dar um jeito de nos encontrarmos para comemorar juntos. Fica o convite para você, Moacir 1, a doce Dulce, dr Milton Pires, Corinthians e outros que quiserem se unir a nós para celebrar o renascimento moral do País, o fim da Bobolândia e a refundação do Brasil.
    Abs

  • Cidadão Quem

    A gravidade com que fala esse Reinaldo-BH é tão ridícula quanto a seriedade num criança. Menos, cara, menos…
    .
    Componha-se.

  • Debora

    Que ele ganhe!… e se espelhe em Geraldo Alckmin daqui para a frente.

  • tiao

    Aecio já ganhou!!!!!! Viva!!!!!!

  • Debora

    Muito me parece que dados de pesquisas foram manipulados, induzindo eleitores. Há quatro dias das eleições tiveram que começar a mostrar a verdade para não serem de todo desacreditados.

  • Paulo

    No País onde o partido da mentira e da corrupção desgoverna, no País onde os parlamentares recebem “propinas”, no País onde o Judiciário tem o mesmo valor que a nota de 3 reais, qual a credibilidade das pesquisas eleitorais?

  • Nasdarra Turião.

    Não existe melhores chances do PT ser retirado do poder, isto é fato. Sabendo que daqui a 4 anos o jogo será contra Lula, o peso pesado do PT, muito provavelmente. A responsabilidade de quem entrar com o eleitor e a democracia também será grande e bem cobrada ou pelo menos, deveria. Os protestos de junho de 2013 mostram que a consciência popular e o que podem fazer para alterar este panorama é uma coisa concreta. Temas como o fim do voto obrigatório serão cobrados. O grande fato é que para a eletivas, isso pouco ou nada interfere, mas para deputados, senadores, vereadores isso fará toda a diferença. Ninguém discorda de que, se a democracia no Brasil não tivesse se tornado o excelente negócio que a tornaram, o voto já não seria obrigatório a muito tempo. O problema é que as campanhas são cada vez mais caras e o oba-oba nas estatais, a promiscuidade entre políticos, empreiteiras, banqueiros e empresários sempre está em alta. Seus salários e mordomias são irreais, além do fato de que a prole de suas excelências crescem e precisam de mais tecido eleitoral para também fincarem seus caninos no erário. O que foi dito de positivo sobre a obrigação de votar, não se sustenta mais em qualquer base de raciocínio genuinamente democrática ou de razoabilidade. É a imposição covarde de quem não quer mudar o que é hoje este país. De quem não vê a política como um dever com a pátria, mas apenas um negócio, um excelente negócio.

  • JB Figueiredo

    “Nessepaiz” ate o leite e falsificado portanto tudo e possível. Não se surpreendam se Dilma vencer no primeiro turno. Se as urnas não forem manipuladas pode ate ser que Aecio vença no Sudeste mas e pouco provável que o Norte-Nordeste, os milhões de dependentes do bolsa família, os favelados de classe media vao votar nele. O efeito pratico dependente das eleições foi quando ficou claro que Dilma não era a “gerente” e sim corrupta e incompetente. Vendi tudo na Bovespa, com lucro, a ultima sendo a Cemig, antes da destruição causada por Dilma. Acredito que o dólar vai disparar no paralelo, assim como na Argentina e Venezuela. Infelizmente no Brasil so uma minoria investe na Bovespa e isso não tem a menor influencia nas eleições.

  • RobertoSouza

    Caro Setti,

    você acredita mesmo que houve uma mudança tão radical na intenção do eleitor em tão pouco tempo?

    Não estariam totalmente erradas as pesquisas anteriores?

    Repito o que já escrevi aqui, em meus inúmeros relacionamentos pessoais e profissionais,que são muitos, jamais percebi qualquer proximidade com os resultados das pesquisas divulgadas até a última quinta feira.
    Aliás, também não consigo perceber onde estariam os 55% de votos para Dilma no eventual segundo turno.

    Um abraço!

    Caro Roberto,

    Também estou um tanto perplexo com esses números, e de onde saíram…
    Um abraço

  • Ronaldo Braga

    Na verdade Dilma e Marina estão na frente por que tem uma boa parcela que aposta em Aécio e Marina, se somados este numero com Aécio e Dilma, vai ver que este vence, e quem vota em Aécio e Marina, tenho certeza que a maioria vota em Aécio.

    http://www.ronaldobragas.blogspot.com
    R.B.Santana

  • adriano

    Não teve nenhuma virada espetacular,o que aconteceu,na virada de Aécio sobre Marina,já era previsto.Passada a comoção nacional pela morte de Eduardo Campos,os eleitores,direcionaram seus votos em Dilma e Aécio,que já eram suas escolhas.Aliás,penso que política se resolve com racionalidade,não sentimentos.Candidatos a cargos eletivos adoram fazer terrorismo de estado,por isso a racionalidade teria que ser usada nas escolhas dos candidatos!

  • marco

    Amigo,
    Quero ver no segundo turno caso fique Aécio e Dilma, quem que a dona Marina irá apoiar.

  • adriano

    “Eu só acredito em pesquisas se o meu candidato estiver na frente`´.Já notaram que isso é uma verdade?Por exemplo:Dilma aparece liderando as pesquisas,mas os eleitores de Aécio,não acreditam.Mas essa mesma pesquisa mostra Aécio na frente de Marina,mas essa é válida e insuspeita!!Incrível esse tipo de raciocínio!!Eu particularmente desconfio de tudo nesse país,mas há que se pensar.Se as pesquisas geram dúvidas sobre quaisquer circunstancias,sobre qualquer candidato que lidere,porque a boa imprensa desse país não investiga e publica como tem feito ultimamente?

  • Carlos Vieira

    Caro Setti, que vergonha para os institutos de pesquisa! Primeiro boletim do TSE divulgado e mostra Dilma c/ 40,36 e Aecio c/ 35,23 c/ 75% das urnas apuradas. Explica institutos! Aecio no segundo turno.

  • Gerson (PR)

    Eu não disse?! (05/10/2014 às 0:29)

  • Maria das graças Santana

    Caro Aécio Neves
    Trabalhe duro e com honestidade para que o nosso país saia das mãos do PT.

  • Mintira

    Seu comentário foi deletado por estar redigido em linguagem ininteligível.