
Um dia de intensa chuva em São Paulo, como o 11 de março de 2014, foi um bom exemplo entre muitíssimos de como, entre más notícias e uma boa, ainda que esta seja mais importante, grande parte da imprensa prefere divulgar a notícia ruim. Travo um combate contra isso a vida inteira, pessoalmente, no que escrevo, e nas redações que comandei.
Pois bem, a maior cidade do país estava sob ameaça de falta de água devido ao baixíssimo nível da maioria dos oito complexos de represa que a alimentam, em especial o Sistema Cantareira.
Como choveu muito nesse 11 de março de 2014 — como em outras ocasiões –, imaginei que as emissoras de rádio e TV e os sites noticiosos que se interessam pelo assunto iriam o dia todo, além de informar sobre o sofrimento de milhares de paulistanos afetados, tentar conferir o impacto das chuvas na questão da possível falta d’água.
Que nada! O que li e ouvi, em quase toda parte, foi sobre… alagamentos, bueiros entupidos, caminhões enguiçados, congestionamento de trânsito, o intenso e heróico trabalho dos bombeiros e do pessoal da Defesa Civil — tudo causado pela chuva.
Com exceção de um pequeno registro pela Rádio CBN — façamos justiça –, o público só recebeu as MÁS notícias a respeito da chuva — quando a queda de chuva era, àquela altura, também e principalmente uma ÓTIMA notícia.
Então, fui conferir no site da Sabesp, a estatal responsável pelo fornecimento de água e o tratamento de esgotos da maioria dos municípios paulistas, e verifiquei que, a despeito da situação crítica dos reservatórios, havia, sim, boas notícias.
Uma delas é que, nos onze dias de março, já tinha caído dos céus 92,8 milímetros de chuva, contra 73 milímetros ocorridos ao longo de todo o mês de anterior, e de 87,8 milímetros em janeiro. O caso de janeiro fora extremamente preocupante, pois esses 87,8 milímetros significavam pouco mais de um terço da média histórica para este mês — 259,9 milímetros.
Em março vinha chovendo muito mais do que em janeiro e em fevereiro, os meses em geral mais chuvosos da região, o que poderia afastar o perigo da falta de água para 22 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo.
Mas a queda pela notícia ruim, a qual acabou prevalecendo, é uma praga difícil de exterminar.
O genial jornalista Marcos Sá Corrêa, sempre bem humorado, expôs sua tese brincalhona a respeito, em palestra que proferiu para empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a que assisti:
— Provavelmente a importância da má notícia começou com um homem das cavernas vigiando a entrada da de seu grupo e e alertando, aos gritos, sobre a aproximação de um urso.
(Post de Ricardo Setti, de São Paulo, publicado originalmente a 11 de março de 2014 no blog que o autor manteve no site da revista VEJA entre 2010 e 2015)
ATUALIZAÇÃO
Não faltou água nem houve racionamento ou medidas do tipo no verão de 2014
Nenhum comentário
Setti, Estes petistas fazem uma leitura seletiva dos jornais.É característica da seita. Eu,a tchurma da PostA,rezaria ajoelhado no milho todo dia pra que chovessse muuuuito! Pois além da ex- MinistrA das Minas de Energia ter chutado feio o pau da barraca do sistema elétrico * http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral%2cperdas-com-a-crise-no-setor-eletrico-chegam-a-r-32-bilhoes-em-um-ano%2c179171%2c0.htm * a PresidantA nos atrasou perigosamente a transmissão * http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,transmissao-tem-ate-4-anosde-atraso,1121766,0.htm * O que faz o RACIONAMENTO ser uma possibilidade bem DILMAL em plena campanha REELEITORAL * http://oglobo.globo.com/economia/pais-precisa-que-volume-de-chuvas-dobre-para-afastar-risco-de-racionamento-diz-consultoria-11664898 * E olha que dessa vez a culpa não será do FHC em lua de mel e, conforme a PostA, nem mesmo do Mr.RAIO * http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,dilma-diz-que-sistema-eletrico-brasileiro-e-a-prova-de-raios,177294,0.htm * Rezem aí,cumpanheiros! Abraço
Sobre Sistema Cantareira. É fato: Quando atingir 5% de sua capacidade, o Cantareira deixará de funcionar como sistema integrado (que reserva e transfere água de uma represa para outra por túneis) e só poderá ser possível tirar água dele por bombas especiais. O uso da água do fundo das represas (chamado volume morto) nunca foi feito.(Estado de São Paulo - 11/03/2014) É fato: São diários; 1,5 bilhão de litros de déficit entre o que entra e o que sai dos reservatórios interligados. Um pouco mais, um pouco menos, graças á chuva benfazeja que vem caindo. O colapso do Sistema Cantareira é questão de tempo. A má gestão do sistema de águas da capital e arredores será a pá de cal na administração de Alckmin. Sem água ou com grande racionamento não haverá blindagem que salve o governo atual. Um dado interessante: A seca em São Paulo e arredores é a pior em 80 anos, a seca em Los Angeles é a pior em 100 anos e a seca no Nordeste a pior em 50 anos. Mas que não sustentam nem mesmo o consumo diário
Caro Jornalista, De fato. Seus colegas adoram uma má notícia. Aqui em Minas temos o problema do Norte e Vale do Jequitinhonha. Passaram por uma seca brutal. Choveu. Perguntei a diversos Jornais, Sites e Jornalistas sobre eventual efeito benéfico das chuvas. Nem um pio. Nenhuma referencia. O Globo Rural fala sempre sobre a seca no Nordeste. Lá choveu e ai? Nada. Mas quando há enchentes etc a noticia vem na hora. Sobre notícias é de louvar a constante presença do Governador Alkmim de São Paulo. Não foge da raia. A qualquer fato está sempre, mesmo com ar professoral, a explicar, justificar e informar a respeito dos assuntos, sejam bons ou não. Já os Hadadds, Queiróz, Genros etc nunca ví.
Isso já é um hábito arraigado na nossa imprensa. Se existem 9 aspectos positivos e somente 1 negativo sobre algum tema ou acontecimento, é quase 100% de certeza que o aspecto negativo será o que vai receber mais destaque. Mas há de se considerar também que, além do aspecto de ganhar repercussão ou audiência, em muitos casos geralmente também está embutido um componente político, para desgastar um adversário e proteger aliados.
Setti Pragas são as inundações. Causam, no mínimo, perdas materiais, muitas vezes irrecuperáveis. Veja os carros mergulhados em água suja, as casas destruídas, com móveis e eletrodomésticos ainda nas prestações inutilizados.Precisamos ver e rever tais cenas para nos sensibilizarmos, sobretudo aqueles que não estão invariavelmente sujeitos a tanto prejuízo, quando não a doenças e até a morte. Mais: já perdi um carro em uma inundação (estacionado), já que meu seguro não cobria "força maior" (agora acho que há uma cláusula especifica)e fiquei em outra, dentro do carro, com água pela porta. É aterrador! Tanto que hoje, quando chove e estou dirigindo, o pânico é tal que tenho de tomar um calmante para prosseguir. Culpa também do povo que emporcalha as ruas? Sim, mas, sobretudo, dos poderes públicos que não cumprem sua parte: disciplinar o uso do solo, coletar o lixo a contento, não empreender obras necessárias ( no Rio estão fazendo piscinões, quando deveriam concluir uma obra de um túnel extravasor; talvez porque não dê tanto dinheiro para alguém enfiar na cueca). Prezada Ana, também sou prejudicado por chuvas fortes, tanto como muitos amigos e parentes. O que eu quis dizer não é que as chuvas não causam problemas, mas sim que, quando há falta de água nas represas e as chuvas têm, dessa vez, este aspecto positivo, o de diminuir a possibilidade de racionamentos e outros problemas, a esmagadora maioria da mídia não atenta para só para o primeiro aspecto e continua enfatizando apenas os dissabores e tragédias que chuvas fortes causam. Adoram-se as más notícias, desprezam-se o lado bom dos assuntos. É isso. Abraço
Todo jornalista deveria ler este livro http://www.slideshare.net/universalismo-7/huberto-rohden-educao-do-homem-integral , para uma formação melhor.
Setti, se toda a água que cai na bacia do alto Tietê fosse tratada e aproveitada para diversos usos, ainda que não para consumo, se resolveriam esses dois principais problemas: água e enchente. Porém, o nível educacional do povo não permite que se elejam melhores gestores, mas permite que prestem mais atenção nas piores notícias. Antigamente havia o jornal NP, que espremia sai sangue, continua parecido.
Sempre impliquei com o termo "tempo bom", significando sol escaldante, mesmo que não chova há dois meses. Bom pra quem, cara pálida?
Há alguns meses o que eu vejo acontecer é a exposição diária do governador Geraldo Alckimin nos telejornais. Parece que o Brasil inteiro só tem um governador, ou que nada acontece em outros Estados, pois somente as mazelas de São Paulo são exploradas pela mídia e Alckimin é entrevistado todos os dias. Estão fazendo uma marcação serrada em cima do governador de São Paulo, e a falta de chuva ou o excesso dela, sempre resultam em mais uma entrevista para expor o Alckimin. Acredito que exista uma forte pressão do PT por trás, pois querem de todas as maneiras ganhar o Estado de São Paulo nas próximas eleições!
Ricardo Setti, onde estão sendo formados os nossos jornalistas? E os chefes de redações? Os jornalistas não tem um código de ética?
Nessa voce foi na veia, e impressionante como a desgraca estimula os neuronios do povo e enriquece a midia....o exemplo maior e a tv nos compativos ibopes nos finalis de tarde
Estava vendo o pronunciamento do SENADOR MARIO COUTO, na tribuna do SENADO FEDERAL, hoje a tarde, e fiquei estarrecido com o Senador falou.Disse que no programa do FANTÁSTICO do último domingo, foi apresentado como o governo cuida da educação no nosso nordeste, onde faltam escolas, faltam cadeiras, os professores dão aulas embaixo de árvores, onde nem agua para dar de beber aos alunos a professora dispõem. O mais grave das denucias deste Grande opositor deste DESGOVERNO DO PT, é quando diz que tanto a professora quanto os alunos precisam fazer as suas necessidades pessoais no MATO, JÁ QUE NÃO EXISTEM BANHEIROS, para eles. E pensar que este DESGOVERNO DO PT, alega que coloca nas escolas mais de 90% das nossas crianças. É VERGONHOSO, É TRISTE, SABERMOS QUE O DESGOVERNO DO PT, no ano passado, arrecadou mais de 1,7 TRILHÃO DE REAIS, e o Brasil se encontra nesta situação vexatória, onde a educação, que deveria ser prioridade a gente ver denuncias como esta que o FANTASTICO EXIBIU. o senador MARIO COUTO, mostra uma foto, onde se vê um brasileiro penso que seja de uma cidade do PIAUI, exibindo uma RATAZANA, que seria a MISTURA DO ALMOÇO dele e de sua familia.Agora fico a pensar, será que estes nossos irmãos nordestinos, que são aqueles infelizes que este DESGOVERNO DO PT, usa e abusa para se perpetuar no poder, lhes dando estas cestas, que não atende nem mesmo por alguns dias as suas necessidade de alimentação, com a pura e VERGONHOSA INTENÇÃO DE SE APROVEITAR DOS SEUS ESCASSOS CONHECIMENTOS, POIS NÃO TEM COMO ACESSAR A INTERNET, A TV, na cidade onde moro aqui na BANHIA, estava num consultorio e resolvi perguntar a alguns que lá estavam o que achavam do MENSALÃO E TAMBEM o que achavam da maneira de conduzir o STF na ação penal 470, e para minha perplexidade, o que ouvi foi que ninguem SABIA DESTE PROCESSO, E MUITO MENOS OUVIRAM FALAR DO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA. Claro que em cidades, como esta, e muitas espalhadas pelo este imenso Brasil, fica muito fácil este DESGOVERNO DO PT, comprar os votos destes infelizes, assim como a LAVAGEM CEREBRAL QUE FAZEM NESTES NOSSOS IRMÃOS. Todos sabemos que governos DITATORIAIS, QUE PREGAM O SOCIALISMO, QUANTO MAIOR FOR A EDUCAÇÃO, O CONHECIMENTO, DE UM POVO, MAIOR É POSSIBILIDADE DE ENGANA-LOS. Como brasileiro, que mesmo com tudo isto acontecendo, tenho fé que poderemos ter ESPERANÇAS que o GIGANTE ACORDE DE VEZ, e que venha a extirpar, mandar para o INFERNO, este DESGOVERNO DO PT, que está acabando com o nosso país, que em vez de cuidar do nosso povo, fica a CONTRUIR PORTOS, AEROPORTOS, ESTRADAS PARA ESTES DITADORES SANGUINÁRIOS, DA AFRICA, E TAMBEM DAQUI DA AMERICA, ( cuba, venezuela, bolivia, costa rica,etc) e o povo humilde do NORDESTE, COMENDO RATAZANAS PARA MATAR A SUA FOME. iNFELIZMENTE NÃO DÁ PARA ME ALONGAR E DIZER TODOS OS DESATINOS, TODAS AS PROMESSAS MENTIROSAS DESTE QUE AO CHEGAR DIZIA, QUE VINHA PARA TRAZER; ÉTICA, MORALIDADE, COMBATE A CORRUPÇÃO, e o que vimos nestes 12 anos de DESGOVERNO FOI JUSTAMENTE O CONTRARIO DO QUE APREGOAVAM.Diz o DITADO QUE TODO POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE, não aceito de modo algum que nosso povo ordeiro, trabalhador, de paz, mereça este DESGOVERNO. Não pude assistir este programa do FANTÁSTICO DE DOMINGO PASSADO, mas se ALGUEM TIVER POSSIBILIDADE DE COLOCAR O VIDEO DESTA REPORTAGEM NO FACEBOOK, E AGRADECERIA MUITO, POIS TENTEI VER NA INTERNET NA GOOGLE E NÃO CONSEGUIR VER.