Até março de 2011 existiam exatos 22.600 táxis em Londres, de acordo com a autoridade de transporte do Reino Unido, em seu último levantamento publicado sobre o assunto.

E, considerando que anualmente o número quase sempre cresce – ainda segundo o mesmo informe -, é de se supor que hoje em dia, em março de 2014, circulem na metrópole 24 ou 25 mil dos mundialmente famosos táxis negros, também conhecidos como Hackney Carriages, que podem existir em modelos clássicos ou modernos.

O movimento frequente e frenético desta inquieta frota chamou a atenção de uma produtora de vídeo de Bristol, Inglaterra.

Como parte de uma série que realizou com o objetivo de mostrar grandes cidades – e até países – vistos de cima, a partir de dados de satélite animados, a agência traçou um mapa em movimento dos deslocamentos de táxis londrinos.

Juntas e em ação, as milhares de idas e vindas em todas as direções da grande cidade formam, no vídeo Britain From Above – London Taxis (“Grã-Bretanha desde Cima – Táxis de Londres”) uma dança de luzes imprevisível, constantemente mutante e muito bonita.

Não se deixe levar pelo anúncio em inglês dizendo que não dá para ver o vídeo. É só clicar na janelinha “Watch on Vimeo” que ele vai aparecer.

(Este post foi originalmente publicado a 28 de março de 2014 no blog que o autor manteve entre 2010 e 2015 no site da revista VEJA)

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

maria luiza guião bastos em 29 de março de 2014

Ah, não fiquei satisfeita, rsrs...... uma vez vi num documentário o que se faz necessário para ser taxista em Londres....... um primor de treinamento, completo, dificílimo mas altamente compensatório. (Quase escrevi ''capacitação'', usadíssimo aqui no País, mas essa palavra perdeu o sentido...... pelo menos em Sampa 100% das pessoas afirmam: ''Aqui nada funciona!").

Antoninho em 28 de março de 2014

Gostei e tb da classificacao danca de luzes.

VER + COMENTÁRIOS