O ex-presidente Fernando Henrique identificou e definiu com a agudeza de sempre um fenômeno que assola a América Latina do final dos anos 90 para cá — a praga bolivariana, governos que, com base em vitórias eleitorais, tornam-se autocráticos e populista, como ocorreu principalmente, mas não apenas, com a Venezuela.
FHC chamou-os de “democracias autoritárias”.
A sacada do ex-presidente se deu em seminário que, em maio passado, comemorou os 10 anos de criação da Fundação Instituto FHC.
Participaram, sob mediação de FHC, o ex-chefe de governo da Espanha Felipe González — embora afastado do dia-a-dia da política, talvez o último grande estadista vivo na Europa –, os ex-presidentes Ricardo Lagos, do Chile, e Julio Maria Sanguinetti, do Uruguai, além do escritor e ex-chanceler do México Jorge Castañeda.
Vejam só:
(Post de Ricardo Setti, de São Paulo, publicado originalmente a 29 de julho de 2014 no site que o autor manteve no site da revista VEJA entre 2010 e 2015)
27 Comentários
FHC parece ser o ultimo presidente de um Brasil que esta desaparecendo. Cada vez mais prevalece um estilo de politico onde pontificam a mediocridade, corrupção e ate escatologia. Esse novo estilo parece encontrar apoio na população imbecilizada que vota em nulidades, alimentando a maquina do barbarismo.
Em vez de me xingar -- crítica é uma coisa, ofensa é outra --, você deveria mostrar sua solidariedade aos bravos bolivarianos e mudar-se para a pátria-mãe desse bestialógico, a Venezuela. Mas atenção: leve uma mala só com papel higiênico, e mais duas ou três outras com tudo o que puder comprar: lá também faltam carne, leite, laticínios em geral, pão, sabonete, detergentes, produtos de higiene pessoal, óleo de cozinha, macarrão, arroz, xampu, desodorante, cereais para o café da manhã, café, chá...
Era bom e melhorou muitas coisas, difícil é aceitar outros e outras usufruir de todos seus projetos. Quanto ao Brasileiro que será executado no domingo, temos uma lista grande para mandar para Indonésia. Aqui no máximo ele seria convidado a delação.
Após apreciar todas opiniões, cheguei a conclusão que o dito Lula não serve nem para engraxar os sapatos de FERNANDO HENRIQUE.
Morro de saudades do tempo em que eu tinha orgulho de haver um presidente como FHC no Planalto. Santo Deus, que diferença, depois dele...
Que saudades deste grande brasileiro! Com ele presidente, eu era feliz... e sabia.
Admiro o "Presidente" que ele foi. Porém, para não se diferenciar da essência do ser humano, ele TAMBÉM NÃO acreditou na capacidade CRUEL/DESMORALIZANTE dos ptistas. Até quando "pousaremos" de vítimas? VAMOS ÀS RUAS, GENTE!
Brasileiro será executado neste sábado na Indonésia http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/01/brasileiro-sera-executado-neste-sabado-na-indonesia-diz-jornal.html
Aos poucos os brasileiros vão perceber que esse Sr. foi o melhor presidente do pais, a história vai registrar e corrigir isso. Tudo que se tem no momento foi concebido no governo dele e rebatizado por oportunistas que gerenciaram de forma populista e errada e corrupta . Cheguei a essa conclusão depois depois de muita pesquisa e leitura sobre o governo desse Sr.
Obrigado pela resposta. Escreverei mesmo em outros logs. Considerar FHC estadista e não responder à blindagem que ele faz das esquerdas realmente não me agradou. Fico com os outros blogs de Veja, opositores de fato do PT. Em tempo: nunca soube que "nojo" é termo grosseiro. Valeu pela dica. Hahahahaha, é divertidíssimo ver que seu nível de inteligência conseguiu concluir que nós, aqui, não somos opositores do PT. Santo Deus, você quer quem: Átila, o Huno?
Hilário - para certos leitores da extrema-direita do conceituado BLOG o ex-presidente FHC não passou de um agente do comunismo internacional que colocou o inocente sindicalista LULA no mau caminho ( inclusive colaborando para a hegemonia “gramsciana” do PT ). Aliás para estes "olavetes" ( seguidores daquele eminente filósofo geocentrista ) o dualismo PT X PSDB, é na verdade um embate entre BOLCHEVIQUES X MENCHEVIQUES. Karl Marx deve estar se revirando neste momento em Highgate - se já não bastasse o que sofreu em vida nas mãos dos obtusos reacionários. . . Despeço-me para umas prolongadas férias, desculpando-me do nobre jornalista Setti pelos arrazoados ( mas continuarei como assíduo leitor do melhor BLOG da VEJA ). Aliás o que deve ter acontecido com o dileto leitor tucano CORINTHIANS, que não deu mais o ar de sua graça com suas sapientes intervenções ? . . CORDIAIS DESPEDIDAS.
Tenho uma grande admiração por FHC. Como disse o senador T.Jereissati "a história fará sua justiça". Qe pena o PSDB não ter defendido o seu legado lá em 2002. Tinha 11 anos e não vi o Serra defender o sucesso de seu governo. Eis o grande erro do partido. Um homem honrado. Não podemos dizer o mesmo do "deus" Lula.
Perto de FHC, Lula, Dilma et caterva são anões políticos e morais.
Não se trata de um fenômeno novo. O partido PRI no México ficou 70 anos no poder.
O problema e que a vaca ja tussiu varias vezes e mergulhou no brejo. Ninguem fez nada para evitar que isso acontecesse. Agora e tarde.
- Senhor, fui admiorador do FHC, qaundo senador, mas, no PODER, monstrou que não valeu a pena, que eu estava engando .... APESAR DE RECONEHCER O QUE FEZ PELA ESTABILDIADE DO PAÍS, fez muita M .. a começar pela zorra dos modismos, do revanchismo contra os milicos, etc .... LI, CERTA VEZ, QUE NEM NA DITAURA SE FEZ ISSO ( não mercordo qual a atitude dele, )... o PSDB tem muita culpa em tudo d ruim que temos hoje .. PT do Lula, fiel seguidor, apenas deu continuidade e aperfeiçõu .... - - Em São Paulo, e outros estados, colocou pessoal dos DH na segurança e a bandidagem tomou conta ..... - - INDENIZAÇÕES, PENSÕES , ETC , LEIS FRACAS, ..... - - CPI, travava todas .... não é por nada que é de esquerda .... Discordo total e integralmente de você, mas publico seu comentário. FHC é o único estadista brasileiro vivo, foi um dos melhores se não o melhor presidente desde o advento da República, em 1889. --
Grande Setti, Não sei se vc concorda comigo, mas FHC um hipócrita. Foi ele, com seu governo inerte, quem pavimentou a estrada para Lula ser presidente. Ele fala do PT mas blindou Lula no mensalão e, depois de tudo que Dilma Rousseff falou de Aécio e do PSDB na campanha, esse **** ainda a elogia - como fez recentemente. Não confio em FHC. Ele é mais esquerdista e comunista que o PT inteiro. Tenho *** dele. Você acho que não é leitor habitual do blog. Obviamente, não concordo em absoluto com você. FHC é o único estadista brasileiro vivo. Tenho enorme admiração pelo ex-Presidente, que foi um dos melhores senão o melhor presidente desde o advento da República, em 1889. Seu "governo inerte" fez reformas fundamentais para o país. Se tivéssemos mais períodos na mesma linha, o Brasil teria dado um salto de duas gerações em 12 ou 16 anos. Se for para falar mal de FHC, ainda mais nos termos grosseiros em que você o fez, de tal forma que precisei colocar asteriscos, pode ir escrever em outro blog.
É cômico ver senadores se dirigirem a Renan Calheiros como se o mesmo fosse um senador *****. Será que não sabem que o cinismo desse homem, é sem fim?
O projeto de transformar as Américas em regimes ditatoriais Bolivarianos está em curso desde 2002.
Endosso a opinião do antonio silva, teria mais a dizer mas basta por aqui... antonio silva - 31/07/2014 às 0:35 O Paulo Henrique faz uma analise muito lucida da situação do Brasil. Sao gangues guerreando entre si com cidadãos mantidos como reféns permanentes.
Palavras sábias e certeiras do presidente FHC. Que diferença !!! Na inteligência , elegância, cultura e educação. E, sabe ? HELENA-29/07/14-15.53H- pensei a mesma coisa que você, sobre o Bco.i Santander. Isso é tolhir o livre arbítrio , isso se chama DITADURA. Temos mesmo que colocar " a boca no trombone ", não podemos admitir que LACREM nosso pensamento, nossa fala e nossas atitudes.
O Paulo Henrique faz uma analise muito lucida da situação do Brasil. Sao gangues guerreando entre si com cidadãos mantidos como reféns permanentes.
Eu respeito o Fernando Henrique como intelectual e até reconheço muita coerência dele em toda a abordagem de assuntos que envolve a ditadura militar(coerência essa que muitos tucanos perderam,pois defendem a ditadura) .Muitas feridas que hoje estão sendo tocadas foi por iniciativa do seu governo. Mas,apesar disso,o vejo como um político fraco,pouco hábil e que não soube se impor como líder político diante dos interesses de lideranças econômicas.E,sinceramente,não gosto dessa maneira de criticar as fragilidades da democracia dos outros países da América do Sul, nem tão pouco os colocarem como um perigo para nós,buscando dessa maneira legitimar a nossa estrutura política e projetos d poder que temos por aqui. Pra começar, o que chamados de democracia por aqui é muito frágil,pois não leva em conta as grandes desigualdades sociais existentes por aqui;a falta quase que total de compromisso com a coisa pública em nosso país,que atingem de forma preocupante pilares da democracia,como imprensa, as universidades e o Poder Judiciário.E a corrupção é um mal grave e que piorou de maneira assustadora nos últimos 20 anos. Esem contar o fato que,com as alianças escusas com os poderes locais,a maioria esmagadora da população brasileira não vive sob o Estado Democrático de Direito.E eu provo isso:a minha família vive no Rio de Janeiro e todo o mundo sabe que nas favelas(onde vive 20% dos cariocas) vale a lei do tráfico,na Zona Oeste,com mais de 30% da população da cidade,vale o que as milícias determinam.E sem contar os matadores que dominam os chamados bairros-favelas.E eu estou falando da cidade do Rio.Imaginem como as coisas se dão nos grotões dos coronéis? E é esse tipo de gente que controla o Poder Legislativo,um dos grandes pilares da democracia. Eu sou um democrata,insisto que aquilo que nós chamamos de democracia faz essa palavra soar como um mero estrangeirismo or aqui.Um modelo que mereça ser chamado de democrático precisa de ,o mínimo,oferecer aos seus cidadãos ofertas de qualidade em saúde e educação,respeito a coisa pública e democratizar o aceso a justiça.Pois de outra forma,não o que teremos não é liberdade,mas um mero estado de abandono,que pode levar essa estrutura a perder a legitimidade . E aí,só Deus sabe o que pode acontecer
Imperdivel
Circula pelo Facebook um texto com diversos projetos, desde 1985, que foram absolutamente benéficos e que o PT, controlado pelo barbudo hipócrita, foi explicitamente contra. O PT foi contra até mesmo a Constituição de 1988!!!
Setti, De saída, louvo o trabalho de pesquisa da comentarista Helena às 15:53 e compartilharei sim, o seu informativo - e indignado!! - comentário. De resto , ouvindo o FHC - já não tem PresidentE como antigamente - a gente fica se perguntando se, por acaso, ele teria antes de falar nas "DEMOCRACIAS AUTORITÁRIAS" visto o vídeo abaixo no qual o CO-PresidentO Luizinácio leva um lero-lero amestrado com os blogueiros DELE financiados por NÓIS, no último mês de abril. Nos 8.243 discursos chapa-branca homicidas da língua portuguesa,a cara autoritária do PT começa a aparecer em toda a sua cafajestice e truculência. O CO - PresidentO , um dos campeões de mentiras cabeludas na Internet, deixou escapar na ocasião que bom mesmo é governar a China pois lá não tem sindicatos nem Congresso. Declarou o nosso OráculO bolivariano de araque que: “O CONGRESSO E ATÉ OS SINDICATOS SÃO OBSTÁCULOS” * http://www.youtube.com/watch?v=gzGcbGOPAXM * Cumu é, CO-PresidentO? Obstáculos para O QUÊ ? Abc
Vou dizer uma coisa. Após passar mal DE VERDADE - vômitos, náuseas, dor de cabeça...(não, não estou grávida), como reação à medida ARBITRÁRIA, AUTORITÁRIA, NAZISTA E ABSURDA do governo sobre o Santander e a consultoria financeira), tive a suprema paciência de fazer uma pesquisa sobre relatórios ou reportagens similares em outros países. Vejam abaixo o que achei: http://moneyweek.com/endofbritain/ http://www.paulcraigroberts.org/2012/07/08/the-collapsing-us-economy-end-world/ http://www.spiegel.de/international/europe/why-germany-must-give-up-power-to-save-the-euro-a-837063.html http://www.globalresearch.ca/the-end-of-canada-s-sovereignty-as-a-nation-state-towards-a-u-s-canada-economic-and-security-perimeter/31976 http://rt.com/op-edge/171728-economic-crisis-france-markets/ http://www.centroeinaudi.it/rapporto-sull-economia-globale-e-l-italia/8474-la-crisi-che-non-passa.html Dona Coisa Ruim Rousseff e Senhor Demônio Inácio da Silva: DEMOCRACIAS SÉRIAS DEIXAM ANALISTAS EXPOR SEUS PENSAMENTOS E PREOCUPAÇÕES, SABIAM? e...em vez de censurar, eles LÊEM A COISA porque isso às vezes até ajuda os governos a acertarem o rumo! Os links acima referem-se a estudos econômicos feitos e divulgados no Reino Unido, nos Estados Unidos, na Alemanha, no Canadá, na França e na Itália. E sabem duma coisa? N-I-N-G-U-É-M FOI CENSURADO!!! Vou postar isso em todos os lugares que puder, e peço que os articulistas POR FAVOR COMENTEM ISSO!!! Essa gente é o PIOR ********** QUE JÁ SUJOU ESTE PAÍS, e espero que o povo desta vez acorde pra isso. Senão, as chances vão ser de que a gente acabe preso se disser que está fazendo sol quando o governo mentir que está nevando. ISSO É DITADURA, SEM SOMBRA DE DÚVIDA. Essa gente está escancarando seu viés autoritário, stalinista, e os expurgos pelo jeito já começaram. Só vomitando, mesmo. PT NUNCA MAIS!!