Poucas ações ilustram mais o caos que a administração Trump está trazendo aos EUA (e ao mundo) como a questão das tarifas que indiscriminadamente está aplicando e vai aplicar a produtos importados de países estrangeiros, na maioria dos casos de 25% sobre os preços. Trump, que não ouve ninguém, não tem paciência para ler documentos e toma decisões às dezenas por dia, acha que causará grandes problemas para esses países e que beneficiará a indústria americana, especialmente a automobilística.
Nada disso! O que vai ocorrer, pura e simplesmente, é que os americanos vão pagar MAIS por uma de suas grandes paixões — os carros.
Basta dizer o seguinte: dos dez carros mais vendidos nos Estados Unidos, cinco são fabricados no todo ou em parte no México e no Canadá — e, portanto, precisam ser importados pelos EUA –, e os demais são estrangeiros. Portanto, vêm igualmente de fora.
Os americanos gastaram incríveis 676 bilhões de dólares comprando carros em 2024. Vamos à lista dos mais vendidos de qualquer origem e de onde eles vêm:

Camionetes da série Ford F-, como Ford F-400, Ford F-350 ou Ford F-150: Líderes do mercado, com poderosas 765.649 unidades vendidas, continuam reinando como os modelos mais vendidos no país. Embora sejam montadas em fábricas da Ford nos Estados em Michigan ou Kentucky, essas camionetas incluem a transmissão ou outros componentes importantes feitos no Canadá (por fornecedores como Magna International para transmissão, estruturas do chassis, componentes eletrônicos e até assentos, além da empresas do México, para componentes responsáveis por gerar e transmitir a potência do motor, fiação especial e módulos eletrônicos).
Além disso, levam semicondutores e sensores vindos do Japão, da Alemanha e da Coreia do Sul. Tudo isso vai tornar mais caras essas camionetes.

Camionetes Chevrolet Silverado: com 542.517 unidades vendidas, essas pick-ups da General Motors mantêm sua posição de fortíssimo competidor nesse segmento. Vários modelos usam componentes — chassis, painéis ou módulos eletrônicos feitos no Canadá ou no México. A Silverado 1500/HD é produzida inteiramente na fábrica da General Motros em Oshawa, no Canadá. Também precisa ser importada do país vizinho para os EUA.
Camionetes RAM: com recorde de 373.120 vendidas no ano passado, a pickup inventada pela antiga Chrysler – hoje fundida junto a 14 outras marcas de países como Itália, França, Alemanha, Inglaterra, Reino Unido e Estados Unidos na multinacional Stellantis, comandada na prática pela Fiat italiana – continua muito popular entre consumidores americanos. Muitas RAM são equipadas com motores feitos no México, como o modelo 5.7, cujos motores V8 são produzidos em Saltillo, no Estado mexicano de Coahuila, e levados para fábricas nos EUA. A RAM 1500 é inteiramente produzida no México, incluindo seus vários modelos heavy duty – serão seis neste ano.
Tesla Modelo Y: o compacto da empresa de Elon Musk chegou a 372.613 veículos vendidos, presença dominante no mercado de carros elétricos. Quase todos os seus componentes são feitos nos EUA, mas alguns circuitos e componentes vêm do México e do Canadá.
GMC Sierra: a robusta pick-up da GM vendeu 322.946 unidades, fazendo com que esse tipo de carro da GM passasse de um milhão, somados a Sierra com a Silverado. É feita nos EUA, mas o modelo cabine dupla é proveniente da fábrica Silao da GM em Guanajuato, México.
Dos 10 carros mais vendidos nos EUA em 2024, temos, portanto, cinco marcas americanas que dependem de fábricas no estrangeiro. As demais cinco marcas mais vendidas são, TODAS, estrangeiras, a saber:

Toyota RAV4: japonês, é o SUV mais vendido nos EUA, com vendas perto de meio milhão em 2024 (475.193 unidades).
Honda CR-V: também japonês, vendeu um recorde de 402.791 veículos, dominando o setor dos chamados SUV compactos.
Toyota Camry: outro portento do Japão, liderando o setor de sedans médios nos EUA.
Nissan Rogue: mais um veículo japonês que bate seu próprio recorde de vendas, com 245.724 veículos, sendo considerado um forte competidor do Honda CR-V no setor dos SUV compactos.
Honda Civic: o quinto carro japonês nesta lista de dez com 242.005 carros vendidos, o carro compacto mais vendido nos EUA.
Com as tarifas de Trump, TODOS esses carros custarão mais caro para os americanos este ano.
9 Comentários
Mais uma loucura destrambelhada do que ser rei dos EUA. Bela matéria.
Um mestre do texto
Muito obrigado, querido amigo Sérgio Buarque. Que, em matéria de texto, fala com muita autoridade. O que me faz especialmente grato.
SettiSetti O corretor automático está de brincadeira com você . Leia, no primeiro parágrafo, a frase " Trump não Houve ninguém...". Artigo ótimo, coloca os pingos nos " os".. i! Coisas de Setti
Muito obrigado pelo reparo e também pelo elogio, querida Bia Bansen. Vou corrigir já. Grande abraço
Settielegeram, agora guentem!
O problema é que não cabe só a seus eleitores americanos aguentá-lo. Trata-se de uma ameaça à paz do mundo e, como ele é negacionista de tudo o que é científico, inclusive das dramáticas mudanças climáticas que todos já sentimos, também uma ameaça mais à sobrevivência do planeta.
SettiAdorei poder ler a Coluna do Ricardo Setti! Vou ficar freguesa.
É um privilégio ter uma leitora de sua qualidade como jornalista, escritora e pessoa, querida Marta Góes. Muito obrigado!
Setti